Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Parabéns pelo vosso fórum, é dos que vi e li com muita utilidade, e como tal preciso de uma ajudinha, porque por aqui há mesmo entendidos.

    Ajudem-me a calcular as mais valias...

    Em Janeiro de 1998 comprei um T2 em Vila do Conde, Solteira e a trabalhar em Leça, optei por isso.

    Desde há 4 anos a esta parte, tenho vivido com o meu namorado e temos 2 filhos em comum, actualmente vivo na casa que era dos pais dele e passou para ele, fazemos a declaração de IRS desde esse tempo com o titulo Unidos de Facto.
    Como precisamos de dinheiro e o apartamento estava a maior parte das vezes sem lá irmos, vendemos.
    Sendo assim :

    Em Janeiro de 1998 comprei :

    Valor da compra com recurso ao crédito habitação .......................................... 52.373,78 Euros
    Valor de obras de beneficiação e descrita na escritura aquando do empréstimo ......... 9.975,96 Euros

    Valor total do empréstimo para compra do Imóvel ........................................... 62.349,74 Euros

    Valor de despesas de registos ................................................................... 5,49 Euros
    Valor de despesas de escritura ................................................................ 1.246,20 Euros

    Valor do Amortização/Cancelamento da hipoteca para poder vender e escriturar ..... 15.491,37 Euros

    Valor dos emulamentos à conservatória para entrega da Amortização/cancelamento .. 100,00 Euros


    Vendido em Novembro de 2008

    Valor da venda .................................................................................. 86.500,00 Euros

    Valor da despesa com a imobiliária para promover a venda ........................ 1.800,00 Euros


    Todas os valores aqui possuo documentos comprovativos.

    Podem-me ajudar com as tal formas e que valor a preencher no modelo G que tenho de apresentar.

    Obrigada

    Manuela
  2.  # 2

    Como compreende, aqui apenas lhes podemos dar uma ideia, para certas duvidas. O que está aqui a querer, é preencher o IRS. Isso (eu) não faço. É um trabalho PAGO.

    Quanto ás suas questões, elas já foram respondidas no forum.
  3.  # 3

    Colocado por: ParreiraComo compreende, aqui apenas lhes podemos dar uma ideia, para certas duvidas. O que está aqui a querer, é preencher o IRS. Isso (eu) não faço. É um trabalho PAGO.


    Boas

    Já conheço o fórum há algum tempo, mas só hoje me registrei. Acho que é de extrema utilidade.

    Mas não seria preferível não dizer nada, ao invés de escrever um comentário como este? Que o trabalho é pago (em tom de grito, com maiúsculas).

    Cumprimentos e parabéns pelo fórum.
  4.  # 4

    Colocado por: mãos à obra
    Colocado por: ParreiraComo compreende, aqui apenas lhes podemos dar uma ideia, para certas duvidas. O que está aqui a querer, é preencher o IRS. Isso (eu) não faço. É um trabalho PAGO.


    Boas

    Já conheço o fórum há algum tempo, mas só hoje me registrei. Acho que é de extrema utilidade.

    Mas não seria preferível não dizer nada, ao invés de escrever um comentário como este? Que o trabalho é pago (em tom de grito, com maiúsculas).

    Cumprimentos e parabéns pelo fórum.


    Respeito o seu entendimento:não é o meu. A questão tb foi escrita com letra grande (entretanto foi alterada).

    Já reparou a questão como a questão está colocada em cima? parece um exercicio dum exame. Tudo tem limites.
  5.  # 5

    A minha dúvida é a seguinte...
    A minha habitação própria permanente foi-me doada pelos meus pais aquando o seu divórcio em 2000, ficando o meu pai com o usufruto do mesmo. De momento penso mudar de cidade e portanto vender o imóvel para comprar outro (de novo para habitação própria permanente), e tenho a autorização do meu pai para o fazer. Terei de pagar mais valias? O valor da aquisição na altura foi de 60000 euros e mas hoje vale cerca de 120000.

    Cumprimentos e obrigada.
  6.  # 6

    Colocado por: CarbrancoA minha dúvida é a seguinte...
    A minha habitação própria permanente foi-me doada pelos meus pais aquando o seu divórcio em 2000, ficando o meu pai com o usufruto do mesmo. De momento penso mudar de cidade e portanto vender o imóvel para comprar outro (de novo para habitação própria permanente), e tenho a autorização do meu pai para o fazer. Terei de pagar mais valias? O valor da aquisição na altura foi de 60000 euros e mas hoje vale cerca de 120000.

    Cumprimentos e obrigada.


    Será tributado,claro.O valor, dependerá tanto do valor da venda, como do englobamento geral, de todos os seus rendimentos.Que não sabemos.
  7.  # 7

    Colocado por: Parreira
    A questão tb foi escrita com letra grande (entretanto foi alterada).

    Já reparou a questão como a questão está colocada em cima? parece um exercicio dum exame. Tudo tem limites.


    Sr. Parreira,


    Da forma como coloca a questão em relação ao facto da questão parecer-se mais com um ‘exercício dum exame’, e que a questão também tem limites. E também, porque acho que participa bastante neste fórum, logo, não está a fazer nenhum frete. Gostava de lhe colocar a seguinte pergunta – Qualquer profissional, no exercício da sua profissão, deve encarar todas as situações que lhe aparecem (à frente) como desafios profissionais que o estimulam, certo? Então acha normal que uma questão que é colocada num fórum (net!) ser encarada como sendo ‘um exercício dum exame’? (publicamente).

    (não querendo fazer qualquer juízo de valor)
    O Troll
  8.  # 8

    Colocado por: ParreiraComo compreende, aqui apenas lhes podemos dar uma ideia, para certas duvidas. O que está aqui a querer, é preencher o IRS. Isso (eu) não faço. É um trabalho PAGO.

    Quanto ás suas questões, elas já foram respondidas no forum.


    Bom dia,

    Obrigada pela amabilidade, mas como disse precisamos de dinheiro, e se ando pela net é porque quero ajuda gratuita. Ainda existem pessoas solidárias.

    Podem fazer a formula de como devo incluir as contas, depois eu preencho os papeis com ajuda de mais alguém. Só as formulas como devo fazer as contas.


    Sr. Parreira, tenho lido um pouco este forum e as respostas que dá, e sinto que este espaço é seu, pelo menos sinto, pela autoridade com que enfrenta os outros utilizadores. Não queira ser tão lucrativo!.

    Obrigada.
    Manuela
  9.  # 9

    Colocado por: Parreira
    Colocado por: mãos à obra
    Colocado por: ParreiraComo compreende, aqui apenas lhes podemos dar uma ideia, para certas duvidas. O que está aqui a querer, é preencher o IRS. Isso (eu) não faço. É um trabalho PAGO.


    Boas

    Já conheço o fórum há algum tempo, mas só hoje me registrei. Acho que é de extrema utilidade.

    Mas não seria preferível não dizer nada, ao invés de escrever um comentário como este? Que o trabalho é pago (em tom de grito, com maiúsculas).

    Cumprimentos e parabéns pelo fórum.


    Respeito o seu entendimento:não é o meu. A questão tb foi escrita com letra grande (entretanto foi alterada).

    Já reparou a questão como a questão está colocada em cima? parece um exercicio dum exame. Tudo tem limites.


    Boas,

    São entendimentos. E ninguém é obrigado a nada, mas quando nos debatemos por uma 'dama' devemos defende-la até ao fim, e não abandoná-la.

    Cump.
  10.  # 10

    Concretamente que ajuda necessita? Tem aí os valores todos..... é só coloca-los nos locais correctos. As despesas com imobiliaria, registos, emolumentos,são despesas validas. Tem o valor da venda, tem que saber o valor pelo qual o bem foi comprado, o ano, o numero do artigo matricial,freguesia. No 1º emprestimo, valor de realização 62 mil (quadro 4)Despesas e encargos soma essas despesas que refere, que são enquadraveis.

    Tenha em atenção, se vai vender habitação propria e permanente. Caso NÃO, Não ha reinvestimento.
    •  
      FD
    • 16 dezembro 2008

     # 11

    Manuela,

    Já viu o anexo G?
    Aquilo é relativamente fácil de preencher, lendo as instruções no verso. De qualquer forma, aqui fica:
    http://www.e-financas.gov.pt/impressos/Mod3AnxG.pdf

    Pelo que vejo, já têm casa própria, sem empréstimo. Logo, não há reinvestimento. Apenas tem que preencher o campo 401 com três valores e identificar o imóvel, nada mais.
    Acho que não há grande espaço para dúvidas...

    O valor a pagar em impostos só o consegue saber fazendo uma simulação de todo o IRS, pelo que não é possível ajudá-la nesse sentido. Vá ao site das finanças e faça a simulação utilizando o simulador disponível.
  11.  # 12

    Colocado por: ParreiraConcretamente que ajuda necessita? ....


    Está a ver, quando o sr, quer sabe ajudar...

    Queria saber a formula e se posso meter essas despesas todas e aonde as meter no impresso G. Se preciso do dinheiro, não vou reinvestir...

    Vá lá, as formulas e o resto ...

    Obrigada
    Manuela
    •  
      FD
    • 16 dezembro 2008

     # 13

    Mas qual fórmula?!

  12.  # 14

    [(Valor de compra x coeficiente de correcção momentário) - valor da venda]x50%
  13.  # 15

    boa tarde,
    sobre mais valias.
    desculpe a gramatica estudei fora de Portugal, nos USA.
    Minha mãe é cabeça de casal e casa está em nome dela. Foi em 1997 as partilhas. Minha irma e eu semos os filhos.
    caderneta consta €4,000 se eu comprar e constar na escritura €100,000, como se faz a calculação de pagar mais valias?
    obrigado e este espaço é muito informativo.
    David
  14.  # 16

    Colocado por: david caetanoboa tarde,
    sobre mais valias.
    desculpe a gramatica estudei fora de Portugal, nos USA.
    Minha mãe é cabeça de casal e casa está em nome dela. Foi em 1997 as partilhas. Minha irma e eu semos os filhos.
    caderneta consta €4,000 se eu comprar e constar na escritura €100,000, como se faz a calculação de pagar mais valias?
    obrigado e este espaço é muito informativo.
    David


    Como já foi referido, depende da globalidade dos rendimentos, ou seja, todos juntos originarão ou não, valor a pagar. Os valores depende da analise dos documentos. O que conta é o maior entre o valor patrimonial, e a escritura. Ou então, opta por um, e depois contesta.
 
0.0216 seg. NEW