Tenho uma casa no Altentejo com cerca de 200m2 cobertos mais 100m2 abertos. Tem R/C e 1º andar. A casa é muito antiga (com certeza qualquer coisa como 100 anos) e tem quase tudo de origem. O chão é parece barro avermelhado e os tectos são feitos com madres (acho que é assim que se diz). Não existe água no interior da casa nem wc. Em termos de divisões, será qualquer coisa com 18 (umas maiores e outras menores). As paredes têm muito salitre e a cobertura da casa (telhas) não estão em bom estado. Chove em algumas divisões. A cozinha(não tem água nem esgotos) tem de pé direito qualquer coisa como 5 metros. O que existe na cozinha é uma pia, onde se encaixam umas espécies de alguidares para fazer de lavarório. A casa tem electricidade, apesar da cabelagem não ser dentro da parede, mas sim à superficie.
Não tenho uma fotografia, mas encontrei uma na net que é muito parecida.
Alguém tem ideia qual seria o custo de tornar a casa habitável?
O potencial preço de recuperação poderá variar imenso com factores como o estado de conservação até ao tipo de intervenção que se pretende fazer de seguida. Talvez disponibilizando alguns elementos adicionais possamos ter uma ideia mais aproximada. No entanto será bom ter uma avaliação profissional no local, pois frequentemente tende-se a tentar limpar e demolir coisas sem pensar muito. E assim se perdem imensos elementos de valor que mais tarde podem resultar em importantes mais-valias. Pela descrição que faz, terá por aí pés-direitos bastante interessantes, possivelmente a pia em pedra. Logo é mais uma questão de tentar tirar o melhor partido possível do que há, considerando o seu estado de conservação real e função a acolher.
esse valor é para construção....e mesmo assim ha muito a dizer sobre esse valor.
preço medio de construção ronda os 750 eur/m2.....para reconstrução será mais! mas apenas aquilo que apresenta nao ha maneira de lhe darmos uma ideia.....
Como diz o loverscout, é muito complicado dar uma ideia pela descrição. Não conhecemos o estado e qualidade da alvenaria, pelo que descreve será necessário picar toda a construção. A introdução de infra-estruturas é mais uma incógnita, talvez concentrando ao máximo se consigam soluções mais económicas. Talvez seja melhor pelo que descreveu começar por tratar a cobertura para parar a degradação no interior (também não sabemos exactamente como está a estrutura da cobertura). Uma construção com 200 m2 ainda dá espaço para uma variação bastante grande. Para ter uma ideia aproximada minimamente realista, só fazendo umas medições e apreciação no local com preços descriminados, e mesmo assim existirão surpresas ao longo da intervenção decerto. Julgo que assim, com alguma informação do que pretende para depois (só recuperação, ou mudança de completa de divisórias e acabamentos interiores, etc)
Preços a "olho" serão sempre aproximações genéricas e é complciado tomar decisões que serão importantes para si apenas com base nelas. Lamento não conseguir dar uma ideia aproximada para a sua situação aqui Luís, mas é um pouco como conseguir dizer quanto será o arranjo de um carro que está parado a 100 metros de nós. Pode custar 100 ou não ter motor sequer...
Antes do mais, deixe me dizer-lhe que não tem que pensar no custo que a casa vai ter, mas sim o valor do investimento que vai fazer. Esse investimento só poderá ser contabilizado com rigor com projectos das diferentes especialidades onde estejam contabilizados todos os trabalhos e materiais a instalar na intervenção. Também é necessário saber qual o estado de conservação do edificio para que se possa saber os elementos a demolir, ou a recuperar, ou a alterar.
O valor por m2 pode diferir muito consoante o volume de trabalho destes apontamentos que lhe referi anteriormente.
Mas tudo é passivel tendo em conta as realidades económicas e as realidades do luis para investir nessa sua obra.
Pense em contactar primeiro um arquiteto/a e exponha todas as duvidas. Mais vale começar por o principio. Depois faça as suas contas e veja quanto quer ou pode gastar e a partir dai com o gabinete veja o que pode fazer. E para a obra não se esqueça de fazer um mapa de quantidades. É só uma opinião.
Boa noite. Casa e muito jira e tem uma arquitectura serta. Ja remodelei varias casas de cantoneiras com mejmos anos e estilos..tambem remodelei uma igreja.. Cazo esta interessado pode contactar [email protected]
nestas coisas das recuperações depende até onde quer ir, é muito relativo e ainda mais sem fotografias e mais dados concretos. mas pelos dados que dá não será assim muito barato, já que tem problemas básicos e precisa de os tratar para tornar minimamente a casa habitável. o meu palpite é que andara quase/ou a preço de construção nova, agora como disse é muito mas muito relativo.
Ao certo é mto difícil porque depende do que vai fazer.
Eu estou a reconstruir a minha também no Alentejo e já lá vão 6 anos e ainda estimo mais 2 pela frente.
Os orçamentos que pedi eram muito elevados então decidi ir fazendo aos poucos.
Comecei pelo telhado, paredes etc.
Se tem salitre isso é um grande problema um cancro mesmo eu tb tenho e depois de fazer paredes novas ele apareceu na mesma isto pk os pedreiros não utilizaram o material adequado.
Uma coisa é certa pela experiencia que tenho e por aquilo que estou a passar acredite se fosse hoje a primeira coisa que tinha feito era falar com um arquiteto.
Tenho a certeza que a obra já estaria pronta, com materiais adequados e tinha poupado mto mto dinheiro.
Os pedreiros é tudo à grande e com um arquiteto ele faz uma estimativa do tempo, dinheiro e material aplicar.
Acredite vale bem a pena gastar esse dinheiro com um arquiteto e se juntar tudo vai ver que é significativo no custo da obra.
Oh, sr Tocha, quando fala nos pedreiros, não pode falar no geral, tem falar dos que o sr escolheu. Não quer dizer que todos são iguais, é como tudo na vida, há de tudo, em todas as profissões, até pode apanhar um arquitecto que não o satisfaça.
são dois predios diferentes o do 1º post e este agora mais recente não é??
de qualquer das formas este segundo dá pano para mangas, penso que para fazer só uma casa será um investimento avultado pois ficará com um "palacete", poderá dividir isso em duas ou tres frações e tentar rentabilizar. parece-me um bom lote urbano e com umas pre-existências com muito interesse.
Realmente a casa é bastante grande. Dividir para rentabilizar não me parece uma opção. O objectivo seria tornar a casa habitável, mantendo o sua identidade e não gastando uma fortuna (que não tenho).
Penso que um orçamento fazer a obra no seu todo será muito elevado. Talvez se fosse possível dividir por etapas ao longo por exemplo de 10 anos... penso eu de que...
Do pouco que entendo as principais coisas a serem tratadas seriam:
*Telhado *Tectos/Chão (o que os suportan são madres em madeira) *Alguns rebocos principalmente ao nível do 1º andar *Casa de banho (não existe no interior da casa *Colocar água na cozinha (só existe água lá fora)
Faz um leilão e vende pela melhor oferta. Tens aí um sorvedouro de dinheiro que dificilmente rentabilizarás. Depois de gastares o que tens eo que não tens na recuperação da dita ainda terás as finanças à perna para pagares o quota parte deles. Eu nem lhe tocava.