Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Como estão fartos de saber, ando a fazer uma remodelação profunda numa casa térrea. Ando a montar a rede eléctrica e vão surgindo algumas dúvidas em pormenores que seguramente quem já tenha feito várias acha triviais...
    Talvez me possam ajudar:

- o meu forno/placa de indução ficam montados sob a chaminé que fica num canto. Os tubos para cada um deles terão que chegar pela parede lateral. Onde é costume colocar as caixas de ligação? na parede por trás dos equipamentos ou na lateral ? Algum cuidado especial com a profundidade dos roços ou tipo de caixas devido ao calor?

- vi alguem dizer que o exaustor também deveria ter uma ligação directa ao quadro. é verdade?, onde se coloca a tomada? fora da zona da chaminé (p.ex. dentro de um armário) ou dentro da zona da chaminé ?

- No caso da placa de indução, já vi aqui dizer que tem 2 fases. isto é o normal? ou os 3 fios "tradicionais" bastam? (No caso da placa de indução já vi neste e outros forums ligações que vão desde 2,5mm2 e tomada, até 6mm2 com 2 fases e caixa de ligação)

- Vou colocar uma tomada no WC, perto do lavatório. Algum cuidado especial além de ser daquelas de portinhola? pode ficar no mesmo circuito que as da cozinha?

Obrigado e um abraço
  2.  # 2

ola
    tomadas na casa de banho tem de estar ai a 1.20m do solo
    forno,é uma tomada normaldireta ao quadro
    placa de induçao tambem com tomada direta ao quadro
    tomada de exaustor , á quem a ligue através de um interruptor e direta ao quadro
    todas elas com fio de 2.5mm
    mas tenho visto algumas instalaçoes recentes em que todas as tomadas e interruptores saem do quadro geral
    ou seja nao existe caixas de derivaçao pela casa.
    boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
    •  
      cocas2
    • 3 junho 2012 editado

# 3

- Vou colocar uma tomada no WC, perto do lavatório. Algum cuidado especial além de ser daquelas de portinhola? pode ficar no mesmo circuito que as da cozinha?
    tomada estanque, de preferência acima de 1,20mt directa ao quadro e proteger o circuito não vá o diabo tece-las
    - o meu forno/placa de indução ficam montados sob a chaminé que fica num canto. Os tubos para cada um deles terão que chegar pela parede lateral. Onde é costume colocar as caixas de ligação? na parede por trás dos equipamentos ou na lateral ? Algum cuidado especial com a profundidade dos roços ou tipo de caixas devido ao calor?
    sempre por trás dos aparelhos
    - No caso da placa de indução, já vi aqui dizer que tem 2 fases. isto é o normal? ou os 3 fios "tradicionais" bastam? (No caso da placa de indução já vi neste e outros forums ligações que vão desde 2,5mm2 e tomada, até 6mm2 com 2 fases e caixa de ligação)
    directo do quadro e utilize fio de 4mm
  3.  # 4

- o meu forno/placa de indução ficam montados sob a chaminé que fica num canto. Os tubos para cada um deles terão que chegar pela parede lateral. Onde é costume colocar as caixas de ligação? na parede por trás dos equipamentos ou na lateral ? Algum cuidado especial com a profundidade dos roços ou tipo de caixas devido ao calor? Normalmente neste tipo de equipamentos é usual a ligação direta sem ficha nem tomada, EU costumo executar a ligação numa caixa quadrada de derivação, uso placas de bornes para a ligação, o tubo passa por um bucim na tampa da caixa, para ficar isolado. Utilizo silicone para isolamento.

- vi alguem dizer que o exaustor também deveria ter uma ligação directa ao quadro. é verdade?, onde se coloca a tomada? fora da zona da chaminé (p.ex. dentro de um armário) ou dentro da zona da chaminé ? EU utilizo uma caixa de aplique na zona da chaminé, utilizo bornes automáticos para a ligação. Costumo utilizar o mesmo disjuntor da placa para o exaustor visto ser um aparelho de pouca potência.

- No caso da placa de indução, já vi aqui dizer que tem 2 fases. isto é o normal? ou os 3 fios "tradicionais" bastam? (No caso da placa de indução já vi neste e outros forums ligações que vão desde 2,5mm2 e tomada, até 6mm2 com 2 fases e caixa de ligação) EU costumo verificar na placa de indução quais as necessidade, utilizo fio de 4mm. Normalmente 1Fase + 1 Neutro + 1 Terra é suficiente.

- Vou colocar uma tomada no WC, perto do lavatório. Algum cuidado especial além de ser daquelas de portinhola? pode ficar no mesmo circuito que as da cozinha? Não deve ficar no mesmo circuito da cozinha, EU costumo fazer disjuntor direto do quadro com diferencial de proteção, se inexistente na restante instalação.

Cumprimentos
  4.  # 5

Boas tardes pessoal,

Muito obrigado pela vossa ajuda!!

AlexMontenegro: vou seguir as suas indicações para a caixa de ligação... parece-me uma óptima solução. Coloca duas caixas (fogão/forno) ou só uma para os 2?

Relativamente ao exaustor, a caixa de aplique parece uma boa ideia também, até porque para já não vou colocar exaustor e se colocasse uma tomada ela ia ficar cheia de gordura...
    Só uma coisa, alguns exaustores não vêm com ficha? costuma cortar o fio? ou normalmente os exaustores não trazem ficha?

Realmente o melhor é escolher a placa e ver depois o fio necessário, até porque tenho problemas com a largura da bancada e tenho que ver bem a placa.

Já agora, se alguém souber de algum modelo de placa de indução, com 3 ou 4 bicos, estreita e com boa relação qualidade/preço, eu preciso de sugestões...

A tomada do WC vou então por directa ao quadro com protecção...

Mais uma vez obrigado
  5.  # 6

Boas!

Atenção que, segundo as RTIEBT, a alimentação ao forno e placa tem de ser em condutor de 4mm2 (no mínimo) e termina em caixa, não em tomada, pois estas só vão até 16A e o condutor de 4mm2 é protegido com disjuntor de 20A ou 25A e o de 6mm2 a 32A. Atenção também à dimensão da tubagem. Os condutores e protecções devem ser calculados em função da potência dos aparelhos, tendo como valores mínimos os atrás indicados.

O exaustor deve estar num circuito diferente destes, de 2,5mm2, podendo terminar em tomada ou caixa.

A tomada do WC tem que ficar a mais do que 0,6m da banheira, num circuito cuja protecção diferencial seja 30mA.

Cump.s
  6.  # 7

Colocado por: TenazesBoas tardes pessoal,

.. parece-me uma óptima solução. Coloca duas caixas (fogão/forno) ou só uma para os 2? Só após a escolha dos aparelhos decido e porque existem conjuntos de placa/ fogão que funcionam só com uma alimentação

Relativamente ao exaustor, a caixa de aplique parece uma boa ideia também, até porque para já não vou colocar exaustor e se colocasse uma tomada ela ia ficar cheia de gordura...
    Só uma coisa, alguns exaustores não vêm com ficha? costuma cortar o fio? ou normalmente os exaustores não trazem ficha? Normalmente não trazem ficha, se trouxer, corta.

Realmente o melhor é escolher a placa e ver depois o fio necessário, até porque tenho problemas com a largura da bancada e tenho que ver bem a placa.

Já agora, se alguém souber de algum modelo de placa de indução, com 3 ou 4 bicos, estreita e com boa relação qualidade/preço, eu preciso de sugestões...

A tomada do WC vou então por directa ao quadro com protecção...

Mais uma vez obrigado
  7.  # 8

Bom dia a todos

Obrigado pela vossa ajuda, parece que não mas este tipo de dúvidas pode "moer a cabeça" a uma pessoa e voces já me safaram!!!

Relativamente à tomada do WC, alguém me poderia explicar porque tem que ser directa ao quadro? Vou colocar assim mas gostaria de ficar a perceber...
    No quadro vou colocar um diferencial para a iluminação e outro para as tomadas e máquinas, por isso todos os circuitos ficam protegidos. (ou estou enganado e é preciso proteger especialmente a tomada do WC ?)

Outra coisa, andei a ver fio de 6 mm2 e encontrei um preço razoável, mas em vez de ser um único condutor de 6 mm2, são vários condutores mais finos - fio tipo H07VR. Algum problema com isto?

Relativamente ao forno/placa, vou mesmo escolher primeiro e depois faço a parte eléctrica. De qualquer modo posso sempre considerar 2 caixas e em caso de ter apenas uma alimentação só ligo a uma delas, assim fica preparado para um dia mudar um dos equipamentos caso seja necessário... ou há casos em que o forno/placa têm 2 alimentações no mesmo cabo e tenho que ter uma caixa só onde vão dar os dois circuitos?

Desculpem estar a chatear de novo....

Obrigado
    • eu
    • 11 junho 2012

# 9

Colocado por: TenazesRelativamente à tomada do WC, alguém me poderia explicar porque tem que ser directa ao quadro? Vou colocar assim mas gostaria de ficar a perceber...

As instalações elétricas nos WC têm que obedecer a regras muitos específicas. Procure neste fórum que existe muita informação disponível...

Algo importante que tem que pesquisar, principalmente se tem canalização metálica ou janelas metálicas: circuito equipotencial.
  8.  # 10

Obrigado pelo comentário.

Já pesquisei bastante e já vi que existem bastantes regras, principalmente quando se trata de banheiras de hidromassagem, etc...
    A minha pergunta era mais no sentido da explicação que estará por trás da regra de colocar a tomada geral do WC directa ao quadro... curiosidade...
    (vou aliás colocar a tomada directa ao quadro).

Já agora, alguém me pode dizer se o interruptor diferencial terá que ser exclusivo para essa tomada ou poderá proteger outros circuitos de tomadas ?

O circuito equipotencial é uma chatice... :)
    Para minha sorte tenho janela de madeira e canalização de plástico... até a banheira é fibra... :)

Obrigado
  9.  # 11

pode ter só um diferencial de 30ma na instalação toda.

desde que a casa de banho esteja ligada aos 30ma o resto não interessa, se estiver aos 30ma melhor, mas se não estiver não tem problema, mas isto desde que os valores de terra permitam tál tolerância.
  10.  # 12

Boa noite,

~Foi-me oferecido algum cabo de 6 mm, mas que é daquele em que o fio condutor é multifilar (com vários condutores) - penso que seja H07V-R.

Tem algum inconveniente em relação ao fio com condutor rígido unifilar?
    Alguma precaução ao ligar nas placas de bornes nas caixas? (estanhar as pontas por exemplo?)

Outra coisa, nas caixas para ligar placa/forno as placas de bornes convem serem ceramicas?

Obrigado
  11.  # 13

Boas para o fio multifilar existem ponteiras cravadas com um alicate proprio, para o aperto em placa ,ou então ligador de patilha proprios para fio multifilar

0.0161 seg. NEW