Iniciar sessão ou registar-se
    • jjag
    • 16 julho 2012

# 21

Resumi (admito que mal) o que apanhei do user Costa53 (salpique+reboco+estuque/gesso), mas vejo lá que discorda da opinião (tal como o Anonimo16062021).

Então como se deve fazer? Ou como aconselha que eu faça?

Agradecido.
  1.  # 22

Olá jjag

Veja o meu diário e pode ser que o ajude a ter ideis para o seu sótão ;) O meu iniciou com cerca de 120m2 brutos (sem contar com as áreas que não tenho acesso pelo interior) e no final fiquei com cerca de 112m2 úteis (após móveis etc).

https://forumdacasa.com/discussion/8195/1/aproveitamento-de-sotao/

Claro que os meus valores finais não ficaram/ficam nem uma sombra daqueles que apresenta (mas muitos trabalhos fui eu que fiz!)
    Concordam com este comentário: jjag
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 29 julho 2012

# 23

Obrigado Cimento,

A sua discussão foi uma das primeira que li na integra e está marcada para ver as novidades. Desde já os meus parabéns! Reconheço que me falta o jeito e o tempo para meter-me numa aventura dessas, para já em todos os orçamentos pedi para não cotarem: pinturas e electricidade (velhote é electricista da velha guarda e eu Informático). Mão-de-obra e conhecimentos para me atirar de cabeça a solo para a obra, não me aventuro!

Peço só que me esclareça 2 questões, que têm a ver com esta discussão sff:
    - no seu caso, o gesso foi directamente projectado no wallmate que colocou naquelas paredes de fundo das paredes?
    - e as paredes de tijolo, tb foi directamente projectado ou houve ali algum reboco/salpique cimento antes do estuque?

Obrigado
  2.  # 24

- no seu caso, o gesso foi directamente projectado no wallmate que colocou naquelas paredes de fundo das paredes?
    » Sim foi directamente, ainda perguntei ao estucador se não devia levar uma rede qualquer, etc. Respondeu-me que não e ainda lá está. (acho que já passaram +-2/3anos

e as paredes de tijolo, tb foi directamente projectado ou houve ali algum reboco/salpique cimento antes do estuque?
    Não foi preciso qulquer salpique, foi projectado directamente no tijolo.
    • jjag
    • 21 fevereiro 2013

# 25

Boa noite,

Peço a V/ ajuda: tive de voltar a pegar nesta tema e pedir novos orçamentos.
    Estou a analisar um orçamento que tem uma situação que desconheço: normalmente todos os orçamentos colocaram estuque projectado, este indica:

"Fornecimento e execução de estuque manual em paredes com 2cm de espessura máxima, incluindo barramento em massa fina."

Alguém sabe-me dizer a diferença preço/qualidade entre estuque projectado e manual? (sff)

Obrigado,
    JG
    • jjag
    • 21 fevereiro 2013

# 26

Junto detalhe do orçamento, quanto à parte de Paredes (onde aparece o estuque), para verem se faz sentido o proposto:
      Orcamento.JPG
  3.  # 27

Porque é que cortou os preços?
  4.  # 28

O ponto 1.2 pode ser eliminado.
    • jjag
    • 21 fevereiro 2013

# 29

Colocado por: PicaretaO ponto 1.2 pode ser eliminado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jjag

Mesmo com as paredes do sotão como na foto do post #11? A casa tem problemas de humidade e as paredes estão com mau aspecto. Acha que o estuque manual 2cm em cima daqueles paredes é suficiente?

Obrigado,
    JG
    • jjag
    • 21 fevereiro 2013

# 30

Colocado por: PicaretaPorque é que cortou os preços?

Ainda estão em discussão e sinceramente não é a minha preocupação actualmente. Primeiro quero validar se tecnicamente é correcto.

Mas se quiser dar-me a sua opinião sobre os preços/m2 para cada um daqueles tópicos, tenho todo o gosto em recebe-los.

Obrigado,
    JG
  5.  # 31

Colocado por: jjagMesmo com as paredes do sotão como na foto do post #11?

Sim, o estuque pode ser aplicado directamente sobre o tijolo.

Colocado por: jjagAcha que o estuque manual 2cm em cima daqueles paredes é suficiente?

Para mim um estuque manual é igual a um estuque projectado, simplesmente é aplicado à mão. E sim é suficiente, tem é que tapar alguns buracos existentes no tijolo e regularizar as zonas mais irregulares com argamassa de cimento e areia.
    • jjag
    • 21 fevereiro 2013

# 32

Deixo-vos as actividades totais do orçamento, com os detalhes, para V/ avaliação.
    Muito agradeço as V/ opiniões. Preço total para o apresentado: 25.000+IVA
      OrcTotal.JPG
    • ze79
    • 21 fevereiro 2013

# 33

talvez queiram chamar estuque manual ao dito estanhado ,esse sim e feito com argamassa de cimento e areia e cal ;-)))

cuidado com o gato por lebre é frequente ;-)))
  6.  # 34

Colocado por: ze79talvez queiram chamar estuque manual ao dito estanhado ,esse sim e feito com argamassa de cimento e areia e cal ;-)))

cuidado com o gato por lebre é frequente ;-)))

boas
    não.
    o que os produtos existentes nos deixa fazer e que por cima das argamassas cimenticias em vez de ser estanhado antes da secagem final com cal branca, é barrado com massas de acabamento ficando o aspeto final igual ao estanhado de antigamente.
    igual é uma forma de dizer que para mim fica com acabamento melhor. cuidado é com as massas de acabamento que lhe colocam.
    não deve ser feito com massas de estuque já que estas massas devem ser usadas desde o inicio do revestimento da parede e não só no barramento final.
    abraço
    Concordam com este comentário: ze79
    • ze79
    • 22 fevereiro 2013

# 35

sr.antonio também temos que ter atenção aos ditos patos Bravos que por ai andam ;-))

Por outro lado é verdade que há múltiplas maneiras de fazer o mesmo serviço de modo a termos um resultado semelhante e não igual ;-)

Força ;-)))
    • jjag
    • 23 fevereiro 2013 editado

# 36

Obrigado pelos comentários. Vou colocando alguns pontos que tenho de rever com o Empreiteiro:

1) No pavimento, como vai levar PRH, a betonilha de regularização tem de diminuir para levar uma antes, depois placas PRH e depois uma betonilha de acabamento em cima do radiante, sendo que esta precisa de 30mm. (ou outra opção ainda de placas a ponderar)

2) validar no ponto 2.2. qual a manta de espuma considerada, terá de ser apropriada para PRH e Flutuante AC4

3) validar no ponto 4.2. se inclui montagem das janelas (em principio Fakro)

4) validar no ponto 6.1. se inclui fornecimento de tintas ou somente execução de pintura

5) validar no ponto 9.1. se é fornecimento de Pladur Hidrofugo e características (marca, espessura).

6) ponto 9.2. será para remover e substituir por parede Alvenaria (paredes garagem e escada de acesso Garagem/RC será tudo em alvenaria/betão, em vez de pladur)

Aproveito para deixar igualmente o Orçamento para intervenção na Cobertura/Telhado com isolamento. Total de 18.500+IVA

7) não será com o material Roofmate indicado (valor é exagerado), em principio será substituido por Eurfoam de Leiria (Iberfran não apresenta preço e outras soluções são mais caras)

8) o orçamento é geralmente ausente em marcas/modelos/detalhe tecnico dos materiais, devo exigir o descritivo detalhado dos materiais?
      OrcCobertura.JPG
    • jjag
    • 2 março 2013

# 37

Colocado por: antonio almeida
    boas
    não.
    o que os produtos existentes nos deixa fazer e que por cima das argamassas cimenticias em vez de ser estanhado antes da secagem final com cal branca, é barrado com massas de acabamento ficando o aspeto final igual ao estanhado de antigamente.
    igual é uma forma de dizer que para mim fica com acabamento melhor. cuidado é com as massas de acabamento que lhe colocam.
    não deve ser feito com massas de estuque já que estas massas devem ser usadas desde o inicio do revestimento da parede e não só no barramento final.
    abraço
    Concordam com este comentário:ze79

Agradeço a ajuda e vou ser sincero: para quem é Informático de formação e não faz a minima ideia do que estão a falar (estuque ou estanhado para mim é/pode ser a mesma coisa), o que poderei fazer para garantir que isto é bem feito?

0.0229 seg. NEW