Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 4 junho 2012

     # 1

    Já estou farto de escrever sobre este assunto, e ultimamente aparecem pessoas que querem ocupar ilegalmente imoveis devolutos para depois os usucapirem.
    Para não me tornar repetitivo, aqui fica o link: https://forumdacasa.com/discussion/23038/como-fazer-usucapiao/#Item_20
    Concordam com este comentário: vz1984
  1.  # 2

    Concordo consigo gf2011, ultimamente tem aparecido cá muitos casos de pessoas a quererem "usucapiar" imóveis através da ocupação dos mesmos.
    •  
      GF
    • 4 junho 2012 editado

     # 3

    Colocado por: FeiticeiroUsucapião, tens que provar que o imóvel é teu há pelo menos x anos

    Disparate completo.
    Então se a usucapião (neste caso) é um modo de aquisição do direito de propriedade, vai provar que o imovel é seu antes de adquirí-lo por essa via ?
    Como é que se faz para provar que algo é seu antes de o ser ?
  2.  # 4

    tem é que arranjar 3 testemunhas que digam que o imóvel é de que quer fazer a usucapião, que por sinal é extremamente fácil.
  3.  # 5

    Colocado por: gf2011
    Disparate completo.
    Então se a usucapião (neste caso) é um modo de aquisição do direito de propriedade, vai provar que o imovel é seu antes de adquirí-lo por essa via ?
    Como é que se faz para provar que algo é seu antes de o ser ?


    Como podes ver, ou ler, disparates é o que dizes.
    Digo-o e afirmo-o, com experiência própria.
    •  
      GF
    • 4 junho 2012

     # 6

    Colocado por: Feiticeiro

    Como podes ver, ou ler, disparates é o que dizes.
    Digo-o e afirmo-o, com experiência própria.

    O que você tem de provar é a POSSE e não o direito de propriedade. Direito de propriedade é o que você quer ver reconhecido!

    Para que não induza as pessoas em erro: a usucapião pressupõe a posse por determinado tempo. Posse essa que tem necessáriamente que ser pública e pacífica, sendo que as restantes variáveis (boa ou má-fé, posse titulada ou sem título) apenas influem na questão do prazo.

    Esclarecido ?
    Concordam com este comentário: A. Madeira
  4.  # 7

    tjvs1: tenho a dizer que acho o seu intento desprezível, e fico contente por saber que você não vai conseguir deitar a mão àquilo que não é seu (vulgo roubar), se toda a gente que visse uma casa abandonada intentasse usucapião Portugal seria um caos.

    Tal como os ingleses dizem "get a life..."
    Concordam com este comentário: pjf, Castela
    • pjf
    • 4 junho 2012

     # 8

    agora fiquei com medo!! como vivo fora de portugal e era para ir de ferias para outro pais jà fiquei a pensar acho que o melhor destino vai ser mesmo portugal ,nao quero correr o risco de chegar a portugal para o ano que vem a minha casa ter outro dono .lol
    •  
      GF
    • 4 junho 2012

     # 9

    Colocado por: pjfagora fiquei com medo!! como vivo fora de portugal e era para ir de ferias para outro pais jà fiquei a pensar acho que o melhor destino vai ser mesmo portugal ,nao quero correr o risco de chegar a portugal para o ano que vem a minha casa ter outro dono .lol

    Vá de férias descansado, quando voltar se vir alguem a invadir a sua casa, vá buscar a caçadeira e dê uns tiros para o ar, pois estava a entrar na sua casa e julgou que estava a ser assaltado por bandidos.
    É que da invasão de propriedade privada à usucapião vai uma looooooooonga distância.
  5.  # 10

    no passado faziam-se compras e vendas verbalmente. No passado ! Mas será que ainda há nestes dias quem ainda nao tenha legalizado o seu imóvel ? !
  6.  # 11

    no passado faziam-se compras e vendas verbalmente. No passado ! Mas será que ainda há nestes dias quem ainda nao tenha legalizado o seu imóvel ? !


    Tantos, meu Deus... imóveis herdados de herdeiros que por sua vez os compraram sem papéis..
    Concordam com este comentário: A. Madeira, GF
  7.  # 12

    Colocado por: IreneMarianano passado faziam-se compras e vendas verbalmente. No passado ! Mas será que ainda há nestes dias quem ainda nao tenha legalizado o seu imóvel ? !


    Terrenos 'sem dono' começam a ser registados em sete concelhos

    Comprar um terreno para construir um parque eólico ou uma casa, multar o dono de um pinhal porque a falta de limpeza desencadeou um incêndio, ou até expropriar um terreno para construir uma auto-estrada. Tudo isto são hoje tarefas quase impossíveis porque não se sabe de quem é 20% do território nacional. Os registos da dimensão, do valor e dos proprietários de milhares de terrenos estão desactualizados, dispersos, ou simplesmente não existem. Uma situação que começará a ser resolvida em Abril com o arranque do cadastro florestal em sete concelhos.

    Em Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira, Oliveira do Hospital, Seia, Paredes e Penafiel, os técnicos irão para o terreno delimitar a dimensão das propriedades e tentar fazer o levantamento dos seus donos e utilizações. Os ministérios do Ambiente e da Agricultura lançarão em Abril a primeira fase deste trabalho, através de um concurso público internacional para estas zonas. Mas o levantamento será feito em todo o território do País, e não deverá estar pronto antes de 2016, afirmou ontem o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão.


    Este trabalho demorará pelo menos um ano e meio no Algarve e na zona norte e conta já com 55 milhões de euros de financiamento comunitário. A prioridade foi dada a zonas com grande área florestal, pois o registo destas propriedades é essencial para implementar uma política de gestão florestal sustentável que ajude a prevenir incêndios.

    Depois da experiência que decorreu na freguesia de Albergaria-dos- -Doze, os técnicos sabem que a missão de delimitar e registar as propriedades não será simples.
    Fonte:http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1174029
  8.  # 13

    Olá A. Madeira,
    obrigada pelo esclarecimento. é interessante saber o tempo que tal coisa leva. O nosso país anda atrasado. Mas mais vale tarde doque nunca!
    é motivo para perguntar o que é que todos os governantes andaram a fazer nestes anos todos para nao se saber a quem pertence 20% do território. Valha-nos Deus!
    Nao vivo em Portugal e como tal sei o que aconteceu em Albergaria-dos-Doze.
    Cumprimentos
  9.  # 14

    Boa tarde,

    Espero estar no local certo para tirar esta dúvida.
    Tenho uma tia que tem um terreno onde tem implantada a sua casa, casa essa onde a minha tia habita, nesse mesmo terreno tem uma garagem anexada a casa sem acesso pela mesma, e a minha tia deixa um primo meu usufruir da garagem tanto para guardar o carro como para estaleiro, e isto já a vários anos, e esse meu primo em questão esta a querer dar o golpe a minha tia que se encontra doente e que poderá até estar numa fase algo terminal. A minha tia é solteira, e como herdeiros directos terá os irmãos, tem 3 irmãos vivos, e esse meu primo em questão é filho de um dos irmãos da minha tia que já faleceu.

    A minha pergunta é se o meu primo tem direito a usufrui de usucapião tanto da garagem como na futura morte da minha tia ate do terreno, uma vez que é apenas um artigo.
  10.  # 15

    Bom dia, solicito o vosso apoio no seguinte, sou solteiro, e vivia com uma irmã, que morreu á 12 anos, quando nossos pais morreram, todos os filhos receberam a sua parte da herança em divisa, ficando a casa para mim e para minha irmã que eramos solteiros e sempre fomos, quando minha irmã faleceu, não foi feito qualquer documento quanto aos bens, a casa era nossa e pronto, neste momento falei com alguem que me disse que eu era dono só de metade da casa e que a outra metade pertencia a todos os herdeiros de minha irmã. herdeiros esses que alguns nunca vi na vida. a casa está registada no registo e nas finanças, no meu nome de minha irmã, meu amigo disse-me que para fazer usucapião teria de esperar 20 anos da morte de minha irmã, por outro lado tambem me disseram que 20 anos era no caso de haver conflito com herdeiros, que usucapião poderia ser feito a partir dos 10 ou 15 anos, alguem sabe me informar?
    AB
 
0.0230 seg. NEW