Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um lote, quero construir uma habitação com 2 quartos 1 suite 2 wc sala de jantar estar e cozinha e garagem, so posso contruir 150 m2 por cada piso.
    O meu objectico era não ultrapassar os 100000 euros, quais as formas de poupar?
    Casa terrea com garagem no mesmo piso e os dois quartos em águas furtadas?
    Garagem na cave, e o resto no primeiro piso, casa terrea?

    Agradecia ajuda sendo que o objectivo seria não ultrapassar os cem mil euros(100000).

    Obrigado
    •  
      FD
    • 4 junho 2012

     # 2

    Colocado por: Nunolameiraoquais as formas de poupar?

    - arquitectura simples
    - materiais simples
    - áreas simples
    - janelas pequenas ou de tamanho normal
    - controlo rigoroso do orçamento e das quantidades
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  2.  # 3

    Boa Tarde Nuno,

    O que pretende é possivel ser feito. Apenas tem que ser feito com controlo e uma boa gestão dos recursos.
    Ao questionar qual a solução mais vantajosa, teriamos que conhecer bem o local onde pretende construir a casa, pois a morfologia do terreno, envolvente etc são fundamentais para uma boa solução em termos de qualidade/custo da construção.
    Se já tem uma noção do que quer, aconselho-o a dirigir-se a um gabinete de projectos e expor o seu caso que parece ser um desafio interessante.
    Onde fica o lote?

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 4

    projectar uma casa para que custe aproximadamente 95000 €.
    pode achar esta resposta tonta mas repare bem na palavra que usei: PROJECTAR
    não julgue que há receitas limpas para isso, com cave ou sem cave...., com mais piso menos piso, etc... tudo tem a ver com o que pretende gastar e depois quem fizer o planeamento/ projecto, terá que ser rigoroso nesse aspecto e propor-lhe soluções em face disso e tendo em conta as proprias condicionantes do terreno e envolvente.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  4.  # 5

    Viva Nuno,

    Acrescentando ao que FD referiu, vale a pena fazer um esforço para tirar partido e adequar a construção ao terreno que tem de uma forma natural, evitando grandes movimentos de terras, e soluções técnicas complexas e dispendiosas.
    A área que refere (150 m por piso) é mais do que suficiente. Investir bastante na organização interior dos espaços. Pode conseguir economizar bastante aí, concentrando espaços de infra-estruturas (águas e esgotos), e evitando desperdícios em espaços de circulação.
    Materiais simples e duradouros, nacionais de preferência.
    Ter em atenção a resistência e performance do conjunto ao longo do tempo. É bom evitar soluções muito económicas sen ter em conta este aspecto que depois acabam em contas de electricidade astronómicas ... e a electricidade não vai ficar mais barata.
    Se pode fazer 150 por piso talvez dê para evitar cave. Também depende bastante do terreno e outro factores. Por tudo num piso só talvez seja limitador, Pelo que uma solução de dois pisos compacta, talvez possa parecer favorável para essa quantia.
    Mas sem mais elementos é difícil adiantar mais.

    Cumprimentos, Tiago.
  5.  # 6

    Colocado por: NunolameiraoComprei um lote, quero construir uma habitação com 2 quartos 1 suite 2 wc sala de jantar estar e cozinha e garagem, so posso contruir 150 m2 por cada piso.
    O meu objectico era não ultrapassar os 100000 euros, quais as formas de poupar?
    Casa terrea com garagem no mesmo piso e os dois quartos em águas furtadas?
    Garagem na cave, e o resto no primeiro piso, casa terrea?

    Agradecia ajuda sendo que o objectivo seria não ultrapassar os cem mil euros(100000).

    Nuno para ter uma casa de 100mil teria de fazer só um piso, se são 150m2 de construção por piso, ou seja mesmo 150m2, poderia aproveitar águas furtadas para quarto sim, mas mais que isso (150/170m2) não será exequível.
    primeiro tem de ver o que diz o loteamento, quantos pisos estão destinados ao lote, se forem dois teria de fazer uma alteração a loteamento.
    com cave nunca conseguiria atingir esse valor de 100mil seria sempre mais, pense numa pequena garagem no r/c
    teria de ver também os alinhamentos e área de construção no lote, isto para definir a sua escolha quanto ao que pode gastar.
    __________________
    fernando gabriel arquitecto
    www.fernandogabriel.net
  6.  # 7

    Nunolameirao,

    Por experiência própria, como disse o tiagot, também acho que "uma solução de dois pisos compacta, talvez possa parecer favorável para essa quantia". Assim como também sou da opinião que uma cave trás custos acrescidos, e que, podendo, deve ser evitada no sentido de controlar os custos.
    De qualquer modo, convém que escolha alguém que, com o orçamento que tem... e porque é muito fácil "estourar" orçamentos, e porque não há "receitas" (como disse o marco1) infalíveis, escolha muito bem os projectistas e a fiscalização da obra.
    Ponto assente é esquecer os dois pisos com 150 m2 por piso. Conte com 170 m2 na totalidade (mais coisa menos coisa) para não ficar desgostoso mais tarde.
    Além disso, podem bem obrigá-lo a alterar o Alvará de Loteamento, se for o caso, pelo que é conveniente fazer-se acompanhar por um técnico desde o início do processo...
  7.  # 8

    Caro Nuno,

    Já lhe disseram como poupar, no entano não se esqueça de quando consultar um gabinete de projetos deixe bem claro o seu tecto orçamental.

    Hoje em dia há soluções chave na mão e cairá em tentação de o fazer...se o fizer tenha cuidado com as derrapagens.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  8.  # 9

    Muito obrigado pela ajuda!
  9.  # 10

    Já agora eu sou do Norte, e pelo que tenho constatado, até aqui no forum, é que existe alguma diferença de preços entre o Norte e o Centro Sul! Não sei se é porque no norte a mão de obra é mais barata, se é porque não declaram o IVA, se é porque a construção é de pior qualidade (duvido, mas tenho poucos conhecimentos), ou então porque no Sul é tudo mais caro!
    Coisa certa algo de errado se passa sejam os do Norte a proceder mal sejam os do centro sul, algo vai mal.
  10.  # 11

    Colocado por: Nunolameirao...existe alguma diferença de preços entre o Norte e o Centro Sul!
    Não sei se é porque no norte a mão de obra é mais barata,
    É
    se é porque não declaram o IVA,
    Isso e outras coisa mas a culpa é da menor fiscalização
    se é porque a construção é de pior qualidade
    Isso não é verdade antes pelo contrário
    ou então porque no Sul é tudo mais caro!
    Os moiros sempre tiveram muita cagança

  11.  # 12

    Colocado por: NunolameiraoNão sei se é porque no norte a mão de obra é mais barata, se é porque não declaram o IVA, se é porque a construção é de pior qualidade (duvido, mas tenho poucos conhecimentos), ou então porque no Sul é tudo mais caro!
    Coisa certa algo de errado se passa sejam os do Norte a proceder mal sejam os do centro sul, algo vai mal.


    além da mão de obra, penso que há outros factores, como os métodos construtivos, geralmente há a utilização de mais betão e aço, como lajes maciças e muros/paredes maciças, e mesmo um aumento geral de preços de materiais de construção e custo de intermediários.

    de um modo geral os preços de serviços e produtos são mais caros no sul, principalmente na zona de Lisboa.
    cumprimentos
    __________________
    fernando gabriel arquitecto
    www.fernandogabriel.net
 
0.0195 seg. NEW