Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Estou em duvida se hei-de contruir casa ou restaurar uma casa antiga.
    Tenho terreno se quiser construir e uma casa antiga se quiser para restaurar.
    Se restaurasse a casa para ficar "a minha maneira" teria que fazer uma ampliaçao. Precisa de isolamento nas paredes,placa, remodelaçao da fachada,etc.
    Pelo que ja vi aqui necessitaria a mesma de licenças ,projecto, etc.........
    A duvida é serei que gasto menos ou ficaria o mesmo que fazer de novo??
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Essa pergunta não tem resposta simples, uma vez que não sabemos o nível da intervenção na casa antiga. O que lhe posso adiantar são 3 coisas:

    1º pensar que reconstruir fica mais barato que fazer de novo é muitas vezes um engano.
    2º para obras de reconstrução poderá aproveitar o facto de só pagar 6% de Iva sobre a mão de obra [o que ainda representa algum dinheiro]
    3º dependento da casa antiga, reconstruir é sempre um trabalho gratificante e muito personalizado, deixar que a história se encontre de modo harmonioso com o contemporâneo é sempre interessante, além do mais contribui para a melhoria da nossa paisagem urbana que nos pertence a todos.

    mas claro que a localização e o espaço do terreno também deverá ter um peso a considerar.

    Em que zona são essas intervenções? tem fotos da casa antiga?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

    Bom dia xilipa,

    infelizmente não existe uma resposta directa à sua pergunta.
    Cada caso é um caso, e uma recuperação se for pontual pode ficar mais barata do que construir de novo, mas se for profunda com muita facilidade fica mais cara. Tudo depende do estado de conservação e do que precisa alterar.
    Para construir de novo, a grosso modo, multiplique os m2 que pensa que vai precisar por 750euros (preço de construção varia entre 500 e 750 euros o m2 e não tem limite máximo).
    Como diz e muito bem, se é para alterar fachada e fazer ampliações vai precisar de projecto e consequentemente de licenciamento, exactamente como se fosse construir de raiz.

    Procure um gabinete de projectos ou arquitecto que a ajude.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  4.  # 4

    Tudo depende do que pretende investir, e dos recursos que tem e qual o estado desses recursos.
    Teria que se perceber qual o estado de conservação do edificio a recuperar/ampliar e o que pretende e posteriormente estabelecer um estudo de viabilidade para entender o que realmente melhor se adequa à sua realidade.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    A casa é no Conselho de Oliveira do Bairro. Esta em condiçoes de ser habitada, so nao esta a minha maneira. Nao percebo nada dessas burocracias que terei que seguir mas devo ter que me informar na camera e falar com um arquitecto nao é?
  6.  # 6

    xilipa

    estou relativamente perto de si, Curia, se quizer podemos marcar uma visita a esse terreno e sem compromisso algum poderei dar-lhe uma opinião.
  7.  # 7

    Viva Xilipa,

    Se está em condições de ser habitada talvez consiga ter uma alternativa mais económica se reabilitar a que tem.
    Mas sem mais referências é complicado dar-lhe uma opinião mais concreta. Possivelmente irá necessitar de licenciar na Câmara qualquer uma das intervenções. Se bem que no caso da recuperação poderá haver alguma forma de recuperar sem ser necessário uma licença. Nesse caso terão que ser obras de pouca relevância, sem alterações na fachada, na cobertura entre outras condições.

    Cumprimentos, Tiago
  8.  # 8

    Colocado por: xilipaBom dia
    Estou em duvida se hei-de contruir casa ou restaurar uma casa antiga.
    Tenho terreno se quiser construir e uma casa antiga se quiser para restaurar.
    Se restaurasse a casa para ficar "a minha maneira" teria que fazer uma ampliaçao. Precisa de isolamento nas paredes,placa, remodelaçao da fachada,etc.
    Pelo que ja vi aqui necessitaria a mesma de licenças ,projecto, etc.........
    A duvida é serei que gasto menos ou ficaria o mesmo que fazer de novo??

    é comum ter essa dúvida, a resposta passa muito pela casa a restaurar, pelo seu valor patrimonial,sentimental, e potencial arquitectonico.
    passa também pelos custos claro, se com x o mesmo x que iria construir uma casa nova, consegue recuperar a casa existente com todo o conforto e espaço necessário.
    se no final houver um empate digamos assim, geralmente na minha experiencia passa muito pela pessoa, pela sensibilidade da pessoa.
    mas para avaliar terá de ter a ajuda de um arquitecto, como de um engenheiro e de um construtor.

    quanto à sua pergunta de preços, tudo depende do existente conjugado com o que pretende. por vezes basta fazer um raciocinio da potencialidade do existente. do seu estado. pode ficar mais caro restaurar como ficar ao mesmo preço.
    sim deve procurar um arquitecto e consultar se puder também um engenheiro e empreiteiro.
    cumprimentos
    __________________
    fernando gabriel arquitecto
    www.fernandogabriel.net
    facebook
 
0.0141 seg. NEW