Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde..
    sei que ja deverá existir algum topico sobre este assunto..mas que não encontrei nem dissipei a minha duvida.
    tenho uma estrutura em madeira, pérgula, aprox. 4,5m x 6,5 m, que quero tapar, com vidro.
    Acontece que já solicitei vários orçamentos e opiniões, e uns aconselham laminado outros aconselham temperado e já não sei o que fazer... isto tanto empresas de aluminios e de vidro especializadas..
    Qual, na realidade, é aconselhado para coberturas?
    cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: rpadrao35Qual, na realidade, é aconselhado para coberturas?

    4,5m x 6,5m ??? Betão Armado!. :-)

    E ninguém lhe falou em vidro aramado ? :-)

    Creio que - se quer mesmo em vidro, e se a memória não me atraiçoa - até pode/deve ser vidro Laminado E Temperado.

    (Nota: sem ver fotografia do que lá está e/ou desenho do que pretende fazer, só podemos mandar palpites...).
  3.  # 3

    foto para orientar...
      2012-05-15 13.51.47.JPG
  4.  # 4

    O que se costuma aplicar em coberturas (clarabóias) é vidro aramado, ou acrílico. São as soluções baratas.
    Mas não são bonitas...

    Se estiver disposto a gastar algum dinheiro, as opções são muitas, e conforme o dinheiro que quiser gastar.

    O *vidro temperado* resiste bem aos impactos (granizo), enquanto que SE o *vidro laminado* (2 vidros unidos por uma película) SE PARTIR os cacos ficam todos juntos.

    O ideal parece-me ser vidro laminado com vidro temperado pelo lado de cima. E talvez *reflectante*, para que seja mais confortável estar sob essa pérgola em dias de sol.

    Mas não esqueça que se colocar essa área toda (cerca de 30m2) em vidro de, por exemplo, 4+4mm, estará a colocar uma carga de 600 (SEISCENTOS!) Kg em cima dessa estruturazinha - fora a estrutura de fixação do(s) vidro(s)!
    Para ver se a estrutura da pérgola aguenta com esse peso, convide a malta do Forum da Casa para uma patuscada e, no final do almoço, eles que se pendurem, um de cada vez, nessa estrutura. Se quando chegar aos 11 ou 12 tipos pendurados isso ainda estiver de pé, passou no teste.
    Concordam com este comentário: Nss, minhodesign
  5.  # 5

    Eu aconselho um poli-carbonato
    sempre da algum isolamento térmico, e no verão bem vai precisar, e é um material bem mais leve e que resiste bem as mudanças de clima

    Foto
    http://www.mstoldos.com.br/images/policarbonato_celular.jpg
  6.  # 6

    sempre da algum isolamento térmico
    Como é que faz isso?
    Isolamento térmico num local aberto, ou queria dizer,
    E talvez *reflectante*, para que seja mais confortável estar sob essa pérgola em dias de sol.
    como o Luis disse?
    Não confunda as coisas...
  7.  # 7

    A questão do vidro aramado, realmente ainda ninguém de quem cá veio, tocou no assunto.
    A idea do sol..vidro de cor, não é má..mas isso implica mais custo, pois esse tipo de vidro é mais caro.. e com um tecido por baixo do vidro, penso que se resolve.
    a solução de poli-carbonato tb ja foi sondada. apesar de ser muito mais leve o preço e esteticamente deixa muito a desejar, bem como a durabilidade..
    o Acrilico pelo que me dizem é muito mais caro que o vidro..não sei até pela espessura que teria de ser...
  8.  # 8

    Vidro laminado. Se levar furos vidro laminado e temperado.
    Vidro aramado numa cobertura pode dar cag@da.

    Se for um vidro escurecido para protecção solar também terá ser temperado para além de laminado, devido à eventuais quebras por tensões térmicas.

    Recomendo: SGG Securit Coolite ST 120
  9.  # 9

    O policarbonato alveolar, para a situação apresentada é o Ideal (relação custo/ beneficio), se este for bem escolhido e bem montado fica bonito e funcionará muito bem e por vários anos...
    Basta-lhe optar por um opalino, com câmara tripla. por exemplo.
    Concordam com este comentário: fsilva106
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.O ideal parece-me ser vidro laminado com vidro temperado pelo lado de cima.

    Esta solução é a que acho melhor... é cara, mas não dá tantos problemas como ficar "baça" ou riscada, nem de partir se cair uma granizada mais "pesada", como nas soluções de acrílicos ou policarbonatos...
  11.  # 11

    Esta foi a solução que projectei ( policarbonato alveolar com 3 câmaras- opalino, está numa Eb1 - Castro Verde... ficou assim (NOVA):
    Faz 5 anos... Hoje à tarde se tiver tempo, tiro uma foto nova... para vermos as alterações.
      179_20081126_ 002_crop.jpg
  12.  # 12

    Boas... foto da tarde de ontem.
    Não consegui entrar no recinto e só tenho grande angular, pelo que isto foi o melhor que se arranjou.
    Visualmente o policarbonato apresenta-se com bom aspecto, sem descoloração ou presença de bolores no meio das placas.
    Apresenta um desencaixe parcial, na peça de emenda das placas... de resto tanto o edificio, como a estrutura e seus revestimentos estão com um envelhecimento esperado para uma obra com 5 anos de utilização.
      179_20120608_011_1.jpg
  13.  # 13

    Pedro Barradas,

    Realmente parece que conservou o bom aspecto... não sei se é por ser material opalino (é provável que sim) porque outras soluções que vi deterioraram-se bastante com o tempo, mas essa ficou (e está) porreira.
    • naga
    • 9 agosto 2012

     # 14

    Boas,
    Tal como o rpadrao35 estou a pensar fechar uma pergula de modo a ficar com um espaço agradavel nas estações mais frias e que de Verão dê para abrir de modo a ficar um pouco mais fresco, vi as soluções de policarbonato alveolar e parece-me interessante, tenho uma questão: uma cobertura com este material não fica demasiado ruidosa com a chuva a bater?

    Agradeço comentarios.

    Naga
  14.  # 15

    Eu tb coloquei policarbonato nas pérgulas e ficou porreiro.
    numa delas coloquei por cima dos barrotes daqueles caniçados chinês de bambu ... e só por cima deste é que coloquei o policarbonato.
    Por baixo não se nota esse acrilico... por outro lado, o acrilico protege o caniçado.
  15.  # 16

    Pela vossa experiência, quanto acham que poderá custar fechar com vidro uma pérgola deste tipo com cerca de 10m2?
    A minha pérgola é de betão.

    Obg
      image46.jpg
 
0.0185 seg. NEW