Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais quero felicitar o fórum, tanto pela qualidade dos seus conteúdos, como pela diversidade dos temas tratados.

Comprei uma moradia de duas frentes com 10 anos. A moradia foi construída alguns anos depois das contíguas e tem estrutura independente, mas quem a construiu encostou totalmente a estrutura e as paredes às moradias existentes. As paredes são duplas, a exterior em tijolo de 15 e a interior em tijolo de 11, sem qualquer tipo de isolamento na caixa de ar de 3 cm.

Felizmente só uma das moradias contíguas é que é habitada em permanência e depois de muitas conversas com o vizinho que a habita, decidimos fazer o seguinte dos dois lados das paredes confinantes na zona dos quartos;

- Manta de lã de rocha 60 mm + 2 placas de pladur em estrutura autoportante.

Resolveu os ruídos aéreos, mas os ruídos de percussão prevaleceram, pois como a minha moradia está encostada à outra, há contacto físico e logo passagem desses sons.

Tanto eu como ele temos filhos pequenos, horários diferentes e hábitos diferentes. Desta maneira as actividades de um acabam sempre por incomodar o outro e mesmo tendo aprendido a respeitarmo-nos mutuamente, gostaríamos de resolver este problema de vez.

Uma das soluções que nos foi dada, foi separar as moradias fisicamente uma da outra, por demolição total das paredes confinantes de um dos lados e criar uma pequena caixa de ar de separação entre as duas. Essa separação seria depois vista do exterior como uma junta de dilatação, que seria selada com um material betuminoso e uma malha própria para este efeito.

Posteriormente as novas paredes interiores seriam construídas desacopladas da estrutura e já com o isolamento acústico apropriado.

A minha pergunta vai no sentido de obter a vossa ajuda e comentários sobre esta solução e sobre se será efectiva e verdadeiramente eficaz na resolução dos ruídos de percussão e aéreos e ainda se é exequível sem prejudicar a estrutura das moradias.

Desde já os meus agradecimentos.
  2.  # 2

Boa tarde

A única maneira de isolamento para os ruídos dentro de casa, é por o esferóbrite granulado em todas as paredes duplas com caixa encher tudo até cima, assim fica com isolamento a caixa de ar nas divisórias interiores, em vez de ser placas fica com bolinhas granulado esferóbrite dentro das paredes.

Sou profissional da construção civil - Porto

[email protected]
  3.  # 3

m.diaspinturas e qual o acondicionamento acústico para a sua solução?
    Isola o que?
  4.  # 4

Amigo isola sim barulhos e ruídos, este material é só para uma casa construida com caixa de ar e sem nada, é por isso que aplico isto é mais económico e resolve sim esses barulhos de fora.
  5.  # 5

trolha e pintura, não leu com atenção:

Resolveu os ruídos aéreos, mas os ruídos de percussão prevaleceram,

A sua solução não resolve o problema dos ruídos de percussão.
    Concordam com este comentário: trovoal
  6.  # 6

Caro trolha e pintura,

Obrigado pela sua opinião, mas os ruídos aéreos que o seu sistema atenuaria, não são aqueles de que me queixo.

O meu problema são ruídos de pancadas, queda de objectos, arrastar de móveis, bater de portas, etc.
  7.  # 7

J Cardoso,

É exactamente desse tipo de ruídos que estou a falar.

Quando comprei a casa, perguntei ao proprietário como era a estrutura, pelo que me respondeu que era independente e que não estava encostada às moradias contíguas.

Qual foi a minha surpresa quando fui habitar a moradia e comecei a ouvir uma série de ruídos que não deveria ouvir daquela forma se de facto as moradias estivessem separadas.

Então pedi a alguém que na zona do sótão que não utilizo e que tem parede simples do meu lado, que removessem um tijolo e se tirassem as dúvidas.

Qual é o meu espanto quando verificámos que os tijolos estão completamente encostados à parede da outra moradia.

Vou tentar postar umas fotos que tirei nessa altura.
  8.  # 8

tal como referido acima, deixo aqui algumas fotos que foram tiradas no local onde se fez a incisão na parede, de maneira a verificar se a mesma estaria ou não encostada à parede da moradia contígua.

aqui podemos ver um pormenor da parede.

pormenor do tijolo removido e a parede do vizinho ainda pintada a branco.

podemos ver que entre a minha parede e a do vizinho nem sequer cabe uma folha de papel.
  9.  # 9

Colocado por: trovoalque foram tiradas no local onde se fez a incisão na parede

Você é médico ou enfermeiro?
    :))

O trolha que lhe fez a casa era um completo ignorante e incompetente. Se existisse um serrote gigante que desse para serrar na junta de dilatação e separar as duas casas....
  10.  # 10

Por acaso não sou da área da medicina, mas estranhamente a pessoa que fez o buraco chamou-lhe incisão :))

O problema é que já comprei a casa assim e só depois de se fazer o buraco na parede é que me apercebi de como tinha sido construída, pois tendo sido a última casa a construir e com estrutura independente, podiam te-la feito ligeiramente afastada das outras e este problema já não existiria.

Na inexistência de uma serra gigante... alguma sugestão sobre se o que referi no primeiro post é viável?
  11.  # 11

Trolha e Pinturas, já agora pode partilhar com o fórum porque é que discorda do Picareta?
    Concordam com este comentário: Picareta
  12.  # 12

Deixe-me ver se entendi as fundações são independentes?
  13.  # 13

Sim, as fundações são independentes e a estrutura também.

A casa foi construída em 2000.

As outras casas já existiam quando esta foi construída e foram construídas em 1990.

Vou tentar colocar uma foto das plantas ou foto aérea.
  14.  # 14

A parte onde se pretende intervir é entre a moradia a preto e a minha que é a do meio.

A moradia a cinza quase não é utilizada.
      Planta.jpg

0.0178 seg. NEW