Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a remodelar o meu apartamento e já tenho as paredes e chão prontos a levar azulejos novos. A minha pergunta é:

Quais as quantidades a comprar?

A nível de chão é medir a área do mesmo. A nível das paredes, é medir o perímetro das mesmas e multiplicar pela altura para ficar com a área total das mesmas certo? Convém medir todos os recortes que existam certo?

Quanto se deve pedir a mais para se jogar com os recortes, peças que se partam etc? Já li em vários sítios que se deve encomendar +10% do material.

Os azulejos são vendidos ao m2 ou à caixa? Eu se for à loja e pedir por exemplo 30m2 de um azulejo, eles encomendam o nº de caixas respetivo a essa dimensão certo?

Aguardo feedback
  2.  # 2

Colocado por: GeoForceJá li em vários sítios que se deve encomendar +10% do material.

Se a sua casa de banho tiver 3.9m2 e se o mosaico for vendido em caixas com 1m2, tem que comprar 5m2, ou seja mais 28.2%!!!!!
  3.  # 3

Quanto se deve pedir a mais para se jogar com os recortes, peças que se partam etc? Já li em vários sítios que se deve encomendar +10% do material.
    não peça nada a mais, veja o que necessita e acerte mediante os m2 por cada caixa no final pede 1 ou 2 caixas a mais, o estrago de material tem haver com a forma que o quer colocar, por exemplo à meia esquadria gasta tem sempre um estrago maior do que se for assente a direito.
  4.  # 4

Colocado por: cocas2no final pede 1 ou 2 caixas a mais

E quem é que lhe garante que consegue arranjar do mesmo lote? lotes diferentes tem tonalidades diferentes. E convém guardar algumas sobras, porque mesmo daqui a 10 ou 20 anos podem ser necessários (pode surgir um problema que obrigue a partir uns azulejos)
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    E quem é que lhe garante que consegue arranjar do mesmo lote? lotes diferentes tem tonalidades diferentes. E convém guardar algumas sobras, porque mesmo daqui a 10 ou 20 anos podem ser necessários (pode surgir um problema que obrigue a partir uns azulejos)
    no final das contas feitas dos m2 certos, e não no final da colocação dos mesmos
  6.  # 6

Colocado por: cocas2no final das contas feitas dos m2 certos, e não no final da colocação dos mesmos

Vamos lá ver se eu percebi....encomenda o material, depois faz as contas de quanto é que precisa e depois encomenda o que faltar!!!
  7.  # 7

Já percebi...

Faço as contas aos m2. No final, vejo quanto é que cada caixa perfaz em m2 e "arredondo" o número de caixas nercessárias para cobrir a área em questão e sob esse valor acrescento 1 ou 2 caixas extra!

Acho que é isto lol
    Concordam com este comentário: cocas2
  8.  # 8

Colocado por: GeoForceJá percebi...

Faço as contas aos m2. No final, vejo quanto é que cada caixa perfaz em m2 e "arredondo" o número de caixas nercessárias para cobrir a área em questão e sob esse valor acrescento 1 ou 2 caixas extra!

Acho que é isto lol

Boas,

Aconselho a fazer as medições e depois escolha os azulejos. O tamanho dos azulejos e a maneira como vão ser assente jogar muito com a quantidade que vai precisar. Quando encomendei os meus as peças eram muito grandes (paredes) e embora encomendei uma quantidade extra bastante generosa não chegou! Tive de marcar a parede em toda a volta com a dimensão das pecas....Marquei uma fila completa, contei as peças e multipliquei pela altura (em azulejos) que ia precisar...Depois adicionei mais duas caixas.

Sei que da mais trabalho mas acredita em mim que vale a pena!
  9.  # 9

Colocado por: cruzieAconselho a fazer as medições e depois escolha os azulejos. O tamanho dos azulejos e a maneira como vão ser assente jogar muito com a quantidade que vai precisar. Quando encomendei os meus as peças eram muito grandes (paredes) e embora encomendei uma quantidade extra bastante generosa não chegou! Tive de marcar a parede em toda a volta com a dimensão das pecas....Marquei uma fila completa, contei as peças e multipliquei pela altura (em azulejos) que ia precisar...Depois adicionei mais duas caixas.

Sei que da mais trabalho mas acredita em mim que vale a pena!

Assim está bem. Comprar com 10% de desperdício é um numero que se usa na generalidade mas que não se pode aplicar de forma cega. O ideal é fazer a preparação, isto é, agarra numa folha de papel, desenha À escala o compartimento e tira umas cópias. Depois começa a desenhar peças com a dimensão das que aplicar. No final conta-as, divide pelo numero de peças que cada caixa trás e arrendonda para cima e compra mais uma caixa.

Exemplo= Precisa de 45 peças e cada caixa trás 8 peças

45/8= 5.625caixas - Arrendonda para cima = 6caixas +1 caixa = 7 caixas

Isto de uma forma simples, porque é preciso ainda ter atenção às meias peças e a forma de assentamento. Porque se se meterem em assentamentos à meia esquadria, bem podem pensar em comprar bem mais.

PS: É por isto que em muitos orçamentos aparecem valores elevados nalguns itens e alguém aparece logo alguém a chamar aldrabão/gatuno
    Concordam com este comentário: cocas2
  10.  # 10

Colocado por: PauloCorreiaAssim está bem. Comprar com 10% de desperdício é um numero que se usa na generalidade mas que não se pode aplicar de forma cega. O ideal é fazer a preparação, isto é, agarra numa folha de papel, desenha À escala o compartimento e tira umas cópias. Depois começa a desenhar peças com a dimensão das que aplicar. No final conta-as, divide pelo numero de peças que cada caixa trás e arrendonda para cima e compra mais uma caixa.

Isto de uma forma simples, porque é preciso ainda ter atenção às meias peças e a forma de assentamento. Porque se se meterem em assentamentos à meia esquadria, bem podem pensar em comprar bem mais.

PS: É por isto que em muitos orçamentos aparecem valores elevados nalguns itens e alguém aparece logo alguém a chamar aldrabão/gatuno

Caso contrario aposto que vai passar por o que eu passei....Correr para o fornecedor para arranjar mais do mesmo lote...É uma situação desgraçada!
  11.  # 11

Colocado por: PauloCorreiaPS: É por isto que em muitos orçamentos aparecem valores elevados nalguns itens e alguém aparece logo alguém a chamar aldrabão/gatuno

Estou a remodelar uma habitação, cujo mapa de medições foi elaborado pelo dono de obra, para não ser enganado mediu tudo ao milímetro e avisou-me logo não queria que eu alterasse as quantidades. Os revestimentos estavam divididos em mão de obra e material. Avisei-o de imediato que iria considerar os desperdícios e sobras no preço unitário dos materiais (normalmente quando sou eu a medir, costumo dar uma folga às medições). Quando lhe entreguei o orçamento em mão, expliquei-lhe imediatamente um preço de um cerâmico, onde eu considerei uma % para desperdícios e sobras de cerca de 55%. Ele percebeu perfeitamente, e caso não tivesse a oportunidade de lhe entregar o orçamento em mão, e teria-me chamado aldrabão!!
  12.  # 12

Colocado por: PauloCorreia

Assim está bem. Comprar com 10% de desperdício é um numero que se usa na generalidade mas que não se pode aplicar de forma cega. O ideal é fazer a preparação, isto é, agarra numa folha de papel, desenha À escala o compartimento e tira umas cópias. Depois começa a desenhar peças com a dimensão das que aplicar. No final conta-as, divide pelo numero de peças que cada caixa trás e arrendonda para cima e compra mais uma caixa.

Concordam com este comentário:cocas2
    picareta resumindo era o que queria dizer, consegue entender assim? caso contrario vou mesmo ter de ir ai explicar-lhe i,é penalizado com o almoço
  13.  # 13

Colocado por: cocas2picareta resumindo era o que queria dizer, consegue entender assim? caso contrario vou mesmo ter de ir ai explicar-lhe i,é penalizado com o almoço

e ele rala-se muito, para comer (bem) estamos sempre prontos
  14.  # 14

Eu desenhei as wc numa folha e dei sempre mais 1 a 2 peças por cada parede, depois dei os 10% a mais e depois de achar quantos m2 vinha em cada caixa, arredondei para cima. No chão já só dei os 10% a mais e arredondei para cima. Como tenho uma lavandaria para assentar azulejos e mosaicos, se sobrarem muitas peças vão para lá, se não sobrarem muitas, num instante vou comprar outro modelo mais barato e coloco lá.

0.0146 seg. NEW