Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PicaretaCom isto não implicam, mas deve ir nas telas finais. No seu caso deve ir já no projecto de alterações.

Já liguei para o arquitecto....não atendeu a chamada, mandei um sms de seguida a pedir contacto.....Nem tento ligar para o engenheiro - Perca de tempo neste caso.
  2.  # 22

Colocado por: PicaretaAcho que fez mal, nunca se sabe o que pode acontecer no futuro

O futuro o dirá...

Colocado por: PicaretaQuanto ao gás, só sei que é necessário a certificação da instalação, o meu instalador é que trata de tudo. Se o projecto foi alterado por iniciativa do nandogonca, terá que ser o nandogonca a pagar o novo projecto, caso este seja necessário para a certificação, que quase de certeza será necessário.

Mas o certificado da instalação é necessária para a licença de utilização, ou só é necessário se utilizar gás natural?

Colocado por: PicaretaIsto pode ir apenas nas telas finais.

Mas preciso de fazer alteração, ou uma cópia do projecto serve?
    Essas telas finais são entregues antes da vistoria da câmara, ou depois da vistoria?
  3.  # 23

Colocado por: nandogoncaMas o certificado da instalação é necessária para a licença de utilização, ou só é necessário se utilizar gás natural?

Só é necessário para ligar o gás seja de que tipo for.

Colocado por: nandogoncaMas preciso de fazer alteração, ou uma cópia do projecto serve?
    Essas telas finais são entregues antes da vistoria da câmara, ou depois da vistoria?

O projectista tem que fazer as alterações, e entregar dois projectos um com os vermelhos e amarelos e o projecto final. Devem ser entregues juntamente com o requerimento a solicitar a licença de utilização, e com os restantes documentos que são necessários entregar.

Quando são pequeníssimas alterações interiores, ou mesmo exteriores, o melhor é fazer de consta que não se alterou nada, para não estar a gastar dinheiro em projectos. O problema é saber o que é que são "pequeníssimas" alterações. Para mim não executar uma floreira, pode ser irrelevante e não alterar o projecto por causa disso e para o fiscal da câmara que fizer a vistoria (se fizer, porque não é obrigatório) pode não ser.
  4.  # 24

Colocado por: PicaretaSó é necessário para ligar o gás seja de que tipo for.

Então posso pedir a licença antes de ter a instalação certificada? Preciso de mostrar a certificação do gás na câmara?
  5.  # 25

Colocado por: nandogoncaPreciso de mostrar a certificação do gás na câmara?

Não....

....mas a certiel também não é necessária e algumas câmara pedem.

Acho que todas as câmaras tem uma minuta para o requerimento da autorização de utilização, e tem os documentos a entregar. Existe a portaria 232/2008 que se aplica em todo o país, mas depois as câmara fazem o que querem. O melhor mesmo é saber o que é que a sua câmara quer, pesquise na net.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  6.  # 26

Colocado por: Picareta
    Não....

....mas a certiel também não é necessária e algumas câmara pedem.

Acho que todas as câmaras tem uma minuta para o requerimento da autorização de utilização, e tem os documentos a entregar. Existe a portaria 232/2008 que se aplica em todo o país, mas depois as câmara fazem o que querem. O melhor mesmo é saber o que é que a sua câmara quer, pesquise na net.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nandogonca

Bem pensado. Encontrei logo o requerimento. Raios... Pedem cópia do projecto em suporte digitam cd/DVD, onde pedem od ficheiros em formato autocad. Estou a ver que me vão explorar para ter isto... E só pedem o certificado energético.

O que é a ficha estatística?
  7.  # 27

algo que devia ter seguido com o projecto de arquitectura
  8.  # 28

Colocado por: nandogoncaO que é a ficha estatística?

A câmara fornece.
    • Gex
    • 15 junho 2012

# 29

As águas de Cascais demoram 1 mês para fazer a vistoria das águas e depois mais um mês para fazer o ramal!! Com uma agenda tão cheia, ninguém diria que a construção está em crise...
  9.  # 30

Colocado por: PicaretaAcho que fez mal, nunca se sabe o que pode acontecer no futuro.

Por acaso até sabe. No futuro, não há gás. Mas pode ser que esteja a falar de outro futuro. :-)

0.0167 seg. NEW