Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Tenho um Duplex muito bom com 4 quartos 3 wcs sala c/40 m2 etc....enfim uma casa mt boa e costou-me 200.000 euros e eu garanto que a minha moradia não vai custar mais de
    100.000 euros e a qualidade dos interiores vai ser superior à da minha casa,logo,fazer uma casa com 100.000 euros não quer dizer que será um barraco por dentro,agora rem que se poupar é mt em mão de obra,pois o que conseguir fazer e bem claro...faço eu, e é aí que também penso poupar um bom dinheiro....agora tudo o que não se sabe fazer é mesmo melhor ser um profissional a fazer,senão.....mete água..

Luís Filipe Rodrigues

http://futebolaosoleasombra.blogs.sapo.pt
  2.  # 22

.
  3.  # 23

Olá, pois eu também já dei entrada do projecto na câmara, a casa tem 400m2 arquitectura moderna...alguém me pode dizer quanto me vai custar esta moradia???? aliás alguem me pode dizer: não vais gastar menos de....é que já estou a prever mudar a planta (pois imagina que me vai custar muito mais do que o que estou a imagina!!!)
  4.  # 24

BOM DIA,
    OLÁ TICHA, eu tambem neste momento tenho um projecto para aprovacao na Câmara, a minha moradia estilo moderno tem 250 m2, foi a area limite que disse à arquitecta, para já nao queria um casa muito grande mesmo assim já estou a ver os dias de limpeza que gastarei, e por outro lado foi os custos. A nivel de orcamentos ainda nao pedi nenhuns mais ja tenho uma estimativa, ca no algarve os preços por m2 rodam 600-750 euros/m2 ( + iva, que abuso ), por isso é só fazer as contas e não gastarei menos de 150.000 euros que pra mim também já é bastante, mas hoje em dia é tudo tão caro.
    Enfim vamos ver se tudo corre bem e em breve terei a minha linda casinha ;)
    • PG
    • 7 janeiro 2008

# 25

Olá a todos, tenho um projeto na camara em que mais mes menos mes é aprovado, o arquitecto que o fez tambem o pode construir mas já me assustou ao me dizer que deve andar na ordem dos 40000 contos, será possivel uma casa com 110 m de implantação? eu tva a contar gastar cerca de 25000 contos. que tipo de orçamento devo pedir ? se calhar vou pedir pra me fazer um orçamento por baixo e depois vou escohendo os materiais e so vou gastar mais naquilo que for mais importante.
  5.  # 26

O meu projecto,só agora vai entrar na câmara e já estou a ver maneira de conseguir fazer a minha casa com 200m2 por 100.000 euros,contudo se fosse pedir um orçamento ficava á volta de 200 000/220 000 euros.....vou eu fazer a casa,faço canalização,eletrecidade,gás,energia solar,ar condicionado,aqu. central,chão radiante e quanto ao resto,vou eu negociar directamente com as pessoas em vez de o dar a ganhar aos outros......pois tenho o exemplo do meu cunhado que,com a casa e o terreno a casa ficou-lhe em 350 000 euros e se quizer vender a casa dão-lhe no máximo 300 000 euros pois como está o mercado!!!!!!

já agora a minha arquitecta levo-me 2500 euros e fez-me uma casa espectacular e vai fazer todo o acompanhamento,depois de muitas reuniões e troca de ideias!!!!

já aqui começo a poupar,agora espero é mais ideias,para consegui!!!!
  6.  # 27

Olá percolini, tambem tenho um projecto em fase de aprovação na câmara, e tambem pretendia construi-la eu com ajuda de familia, uma vez que tenho os materiais e conhecimentos para o fazer, e negociar directamente certo tipo de trabalhos, no entanto tenho um problema, levantar a licença na câmara, falta-me um alvará, tens alguma ideia que me possa ajudar?
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

# 28

Alfaiate,

O que pretende fazer não é muito legal, mas se contactar alguma empresa de construção e expuser a questão talvez tenha alguma sorte.
    Aliás, algumas empresas de construção nem precisam de um engenheiro para nada, mas muitas vezes são obrigadas a ter um... por isso estão mais ou menos na mesma posição que você e conseguem compreender a sua situação. É uma questão de inquirir. Não fica é de borla... ;)
  7.  # 29

Eu já estou a pensar nesse problema há muito tempo,contudo , ainda não consegui resolver esse problema. E sei que irá ser muito dificil,pois não é qualqurer construtor que irá levantar o alvará,sem ser ele a construir.Quando conseguir o construtor que faça isso,adiciono aui no forum;)
  8.  # 30

AVISO: O aluguer/ empréstimo de ALVARÁ é uma situação ILÍCITA, no qual o INCI actua com a aplicação de COIMAS e CANCELAMENTO do Alvará...
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2008

# 31

Eu nem falava em emprestar ou alugar o alvará, falava mais numa espécie que consultoria técnica em que o detentor do alvará acompanhava a obra.
  9.  # 32

cláudio disse:
    Estive a observar desde o inicio da discussão e vejo me obrigado a intervir e infelizmente ser um desmancha prazeres.
    A criação de uma empresa implica muita dor de cabeça ao contrario do que se pensa, uma empresa não é um objecto para se brincar mas sim algo de muito concreto e serio. Vejo muitas vezes pessoas que querem "brincar" em constutor ou empreteiro e depois acontece desastres á todos os niveis.
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2008 editado

# 33

Colocado por: Anónimocláudio disse:
    Vejo muitas vezes pessoas que querem "brincar" em constutor ou empreteiro e depois acontece desastres á todos os niveis.

Mas essa função já está destinada aos patos bravos! :P

Há algum caso em concreto de que possamos ter conhecimento? Até para educação e como aviso a quem anda com estas ideias...

O caso que mais conheço é de pessoas que fizeram algo deste estilo e hoje não podem vender as casas porque não têm licença de utilização/habitação...
  10.  # 34

Cláudio disse:
    Sim, seria uma boa ideia se não fosse que, quem levanta a licença "o dono do alvará" é o responssavel da obra e que implica a facturação dos trabalhos, não justificando a poupança na mão de obra e materiais, materiais estes que o construtor consegue preços mais baixos, mais ainda, as empresas estão minimamente equipadas envestimentos que são feitos a medio e longo prazo. Sendo a informação o Pedro Barradas VALIDA, os alvarás não são transmissiveis de forma alguma, sendo esta pratica a mais grave dita pela entidade reguladora o INCI (antigo IMMOPI).
  11.  # 35

Claudio disse:
    Vim para este forum com o intuito de apreder mais e treanmitir o que eu sei com profissional e não para faser incinuações de algo que aceitou. Afinal, para que serve este forum, não acha FD ? ;)
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2008

# 36

Bem, eu não quero entrar em grandes argumentos, até porque concordo que uma obra, que vai ser a nossa casa, onde vamos habitar, não deva ser construída de uma forma amadora, mas...

Esta questão dos alvarás é um pouco discutível. Nas grandes obras, o dono da obra adjudica os trabalhos a uma determinada empresa, que tem um alvará. Essa empresa, por sua vez, nada mais é que um simples escritório com algum pessoal especializado e o mínimo indispensável para obter o alvará. Os trabalhos, na realidade, são subcontratados a outras empresas, que muitas vezes voltam a subcontratar outras empresas, que muitas vezes alugam mão de obra a outras empresas, que por sua vez ainda sub-alugam mão de obra a outras empresas ou indivíduos.

Agora, tudo isto é "permitido" e muitas vezes o dono da obra é o próprio estado ou os municípios.

A hipótese que eu coloquei nunca foi, como em alguns casos conhecidos onde se vende uma assinatura ou um título Eng./Arq./etc., o aluguer do alvará. Sugeri a quem perguntou que contacte alguma empresa de construção e que exponha o problema. A partir daí poderão chegar a uma solução que agrade a ambas as partes.

Contudo, convém também lembrar que, além da questão do alvará por si só, existem outras mais importantes e muitas vezes negligenciadas, como os acidentes de trabalho. Os acidentes acontecem e não é só aos outros. E se, por algum acaso, o acidentado é nosso familiar ou amigo, não há nenhum seguro e este fica impossibilitado de trabalhar, nem sequer imaginam como é que se vão sentir nessa altura. Basta nos lembrarmos da quantidade de acidentes com valas que acontecem todos os anos...

Ou seja, às vezes o mais barato sai muito caro...
  12.  # 37

Cláudio disse:
    Sim concordo consigo FD, infelizmente o mundo da contrução civil é muito complexo! No caso da Higiene e segurança muitas empresas (em especial PMEs) ignoram essa parte que lhes competem assegurar, nomeadamente na formação obrigatoria dos trabalhadores nessa area e tambem na aquisição de equipamentos de protecção colectiva, no equipamento de protecção individual, um coordenador de Higiene e segurança (formado) designado pela empresa e um tecnico superior de higiene e segurança contratado pelo dono da obra. Mas a segurança não se prende apenas aos trabalhadores mas tambem a terceiros. Lamentar tambem, é o facto de adquirir esses equipamentos de protecção, ser um peso muito pesado a nivel financeiro mesmo para as PMEs, sendo que muitos optam por fazer esses investimentos aos poucos e outros simplesmente não o fazem o que se torne uma situação muito grave mesmo. As empresas são obrigadas a contratar empresas especializadas, para fazer estudos da empresa em questião, a suas capacidades na segurança e higiene sendo estas obrigadas a corrigir as falhas, sugeitando se a fiscalizações.
  13.  # 38

pois,pois......
    é só para avisar que estamos a falar de uma moradia!!!!!!!
    ou,seja, fundações,confragem + ferro ( tal como o eng. de estruturas fez o projecto )
    tijolo,roços,eletrecidade,águas,energia solar,gás,aqu.central,carpintaria,estuque....onde é que está aqui o perigo?
    todos os dias estou com construrtores que se limitam a contratar pessoas para fazerem o trabalho.Agora pergunto eu....porque é que não posso contruir sem ter que dar o dinheiro aos outros? já que os técnicos têm que assinar as especialidades.....
  14.  # 39

Ora... ora...Percolini... então o Estado vai arrecadar impostos onde?!? ;)
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2008

# 40

O perigo está onde menos se espera.

A minha esposa trabalha em acidentes de trabalho. Se ela quiser ainda pode vir aqui dar uns exemplos de coisas que vocês nunca imaginariam que podiam acontecer. Simples quedas podem estragar a vida a uma pessoa. Aliás, conheço o caso de alguém que deixou de poder fazer muitas coisas porque caiu de uma altura de 1m...

Continuo a dizer: é falar com uma empresa e colocar a questão. Não se perde nada.

0.0230 seg. NEW