Iniciar sessão ou registar-se
    • zca
    • 11 junho 2012 editado

     # 1

    Olá.
    Tenho uma casa para colocar à venda. Procuram-se conselhos. :)

    Vale a pena recorrer a uma imobiliária? Ou basta colocar placa, tirar fotos e colocar nos sites do costume (Sapo, Expresso, etc.)?
    De forma genérica, há alguns cuidados a ter para evitar problemas, antes, durante e depois da venda?
    Pretendo vender a casa para mudar para outra localidade. Será fácil arranjar permuta?

    Agradeço qualquer informação/conselho!
  1.  # 2

    Olá zca, acabei de publicar um artigo onde falo exatamente sobre este tema: http://www.eliseumateus.com/mediacao-imobiliaria-sim-ou-nao/ .
    Veja também um outro artigo que escrevi sobre o que é uma permuta, como funciona, quais as vantagens e sobre a probabilidade de conseguir uma. Espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zca
  2.  # 3

    Eu não sou Agente Imobiliário - como o Eliseu- mas se estivesse no seu lugar faria os possíveis por vender pelos meus próprios meios, MAS talvez colocasse a casa à venda numa Imobiliária - uma das mais "vistas" na zona, mas não em regime de exclusividade.
    Para eventual permuta, talvez "estudasse" o mercado das duas localidades para ver qual a Imobiliária com mais notoriedade nas duas zonas, mas também sem exclusividade.
    • BAlex
    • 11 junho 2012 editado

     # 4

    Olá zca, tenho a minha casa à venda alguns meses, ao principio eu e a minha mulher tentámos vender a casa colocando nos sites do costume como tínhamos feito na venda da anterior, decidimos colocar também numa agência da zona sem exclusividade assim que acabou os nossos anúncios nos sites, devido a crise baixamos em cerca de 10.000 € o valor da casa sobre o valor que compramos, isto para tentar vender mais rápido para ainda conseguirmos apanhar uma outra casa que queremos, tivemos e temos visitas, só que não está nada fácil o crédito à habitação para quem quer comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zca
  3.  # 5

    De facto, promover através de imobiliária, ou sozinho, é uma escolha política e depende de caso para caso. Antes de ser um agente, eu sou um cidadão proprietário. E, apesar de eu atuar profissionalmente numa determinada área, eu por vezes sou chamado a dar um aconselhamento a amigos e clientes que têm casas fora da minha zona. E eu sempre lhes digo que pode ser interessante promover sozinho, ou através de uma imobiliária. Há zonas nas quais eu não promoveria através de uma imobiliária e muito menos em regime de exclusividade. Mas noutras zonas, onde existe uma presença forte de uma rede que trabalhasse em exclusivo, essa poderia ser a minha primeira opção. O que há a ter em conta é saber se temos boas alternativas. Por exemplo, como eu vivo em Linda-a-Velha, se eu tivesse uma casa no Algarve eu nunca iria promover a minha casa sem recurso a uma imobiliária. E, para não dar a chave a muitas pessoas, eu eventualmente procuraria uma boa rede que trabalhasse em exclusivo. O agente a escolher seria, neste caso, de primordial importância.
    • Gex
    • 11 junho 2012

     # 6

    Bom, eu quando quis vender a minha casa fiz o seguinte:
    -Criar um site no blogspot com toda a informação da casa, fotos e até um video.
    -Fiz um anúncio grande que pendurei na varanda, onde indicava a intenção de vender, o nº tlm e, mais importante (!!!) o site.
    -Como já tinha outro sitio para ir, esvaziei a casa, deixando apenas as mobílias principais, para a casa não parecer completamente vazia.

    Recebi algumas visitas, muitos parabéns pelo site, algumas ofertas, mas ficavam muito abaixo do pretendido.
    Andei uns bons meses nisto até que acabei por ir à imobiliária local, que era a mesma onde tinha comprado essa casa. num golpe de sorte venderam-me a casa numa semana.
    Convém dizer que isto foi há 3 anos, ou seja, ainda não estávamos no olho do furacão.

    De qualquer forma, se fosse hoje provavelmente fazia o mesmo. Para mim o grande problema são mesmo todas as burocracias e nesse campo a imobiliária tratou de tudo. Praticamente foi só chegar ao notário, ouvir a lenga-lenga e trocar as chaves pelo cheque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zca
  4.  # 7

    Lenga lenga para si, não para o comprador ...
    • eu
    • 11 junho 2012

     # 8

    IMPORTANTE: se recorrer a uma imobiliária, não faça contrato de exclusividade e leia bem todo o contrato (leve-o para casa uns dias) antes de o assinar.

    Quem o avisa seu amigo é...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zca
    • Gex
    • 11 junho 2012

     # 9

    Colocado por: ParamonteLenga lenga para si, não para o comprador ...


    Talvez, mas não deixa de ser lenga-lenga..
    • zca
    • 11 junho 2012

     # 10

    Agradeço os comentários e o link para os dois artigos (já li o primeiro).
    Tem bons conselhos, vou aproveitar sobretudo o de estudar um pouco as casas à venda e as que já foram vendidas (já tenho uma ideia por alto dos valores de casas semelhantes).
    A casa fica na periferia de Lisboa, idealmente, gostaria de vender e comprar uma mais pequena no centro.
    É claro que a altura não é nada ideal...
    Eu detesto negociar e não tenho muita disponibilidade de tempo, daí que tivesse pensado numa imobiliária. Por outro lado, um parente que está reformado e já tem alguma prática nisto, ofereceu-se para tratar das visitas.

    Sei que algumas agências fazem pressão para fazer contrato de exclusividade... Alternativamente, poderia alugar, mas preferia vender, se possível.
    • eu
    • 12 junho 2012

     # 11

    Colocado por: zcaSei que algumas agências fazem pressão para fazer contrato de exclusividade

    Não ceda à pressão nem às tretas que eles inventam para o fazer assinar...
    •  
      FD
    • 12 junho 2012 editado

     # 12

    Eu vendi a minha casa 5 vezes.

    Da primeira, um mês depois de a colocar no mercado, caí na esparrela de acreditar num vendedor que me disse que tinha um comprador.
    E tinha, foi lá ver a casa e tal e coisa, passados 10 minutos sobre a visita, liga-me a dizer que está vendida.
    Espectáculo pensei eu. Tirei a casa do mercado.
    Passados 2 meses, depois de muito enrolar, algo se passava com a aprovação do crédito e acabei com a treta.
    Haveria problemas com o crédito ou andou-me a enganar durante 2 meses para ver se arranjava um comprador a sério? Não sei.
    Primeira lição - não tirar a casa do mercado sem haver certezas (dinheiro na mão).

    Na segunda vez, a mesma situação - vendedor muito simpático e tal e coisa, já tenho comprador, blá, blá, blá...
    Não tirei a casa do mercado. O comprador visitou, viu, gostou e comprou.
    Pedi CPCV e sinal. Mais um que andou a engonhar e, nada...
    Segunda lição - comprada está mas, sem dinheiro é como se não estivesse.

    Terceira vez, casal muito simpático, venda directa sem intermediários.
    Gostaram da casa, do sítio, do preço, corria tudo bem.
    Infelizmente, o banco recusou o crédito logo na agência, sem qualquer tipo de avaliação.
    Terceira lição - o banco é que "compra" a casa em última instância.

    Quarta vez, divórcio, comprador com termo efectivo numa empresa grande, também através de um vendedor mas este, angariador de créditos hipotecários - isto é, um vendedor "ilegal".
    Nunca perguntei por nada mas, apercebi-me que o seria, sem grande margem para dúvidas.
    Comprada, foi lá o avaliador que a avaliou por um pouco mais do que estava a vender, uma diferença marginal.
    Como o comprador queria 100% do financiamento (divórcio) e ainda tinha que pagar a comissão ao "vendedor", nada feito.
    Quarta lição - as avaliações contam e muito.

    Quinta vez, comprador já tinha outra casa comprada na mesma rua da minha mas, não a conseguia comprar porque a dívida ao banco do vendedor era superior ao valor da venda e o banco não aceitou...
    Comprou, baixei 0,9% ao preço pedido e demorámos 5 meses a fazer a escritura por culpa do banco (incompetência do balcão e procedimentos burocráticos exaustivos).

    Como vendi:
    - fiz um site com toda a informação e mais alguma para evitar perdas de tempo com perguntas desnecessárias
    - arranjei cartazes que afixei nas varandas, visíveis de todos os lados possíveis
    - coloquei anúncios nos classificados e no Google

    Observações:
    - apesar de todos os meus esforços, vendi com base apenas no cartaz, quem comprou já tinha "comprado o sítio" pelo que metade da venda estava feita
    - se fizer um site, forneça todos os dados possíveis e imaginários, evita muitos telefonemas e contactos que não servem para nada
    - das 5 "vendas", 3 foram por intermediários, estranhamente, 2 dessas 3 foram "lixo"
    - assim que coloque os primeiros anúncios vai receber muitas chamadas de vendedores a querer angariar o imóvel, cuidado, um imóvel espalhado por muitas imobiliárias pode denunciar urgência em vender, o que pode afastar muita gente com receio que haja algum problema com o mesmo
    - não acredite na conversa do "tenho um comprador", normalmente é só uma desculpa para angariar o imóvel
    - as visitas e os contactos são aborrecidos e maçadores, faça tudo por tudo para não enganar ninguém ao que vai, mostre exactamente como é o imóvel e não omita (nem evidencie) os eventuais problemas da casa
    - a burocracia é, nos dias de hoje, quase irrelevante, em dois ou três dias tinha toda a documentação de que precisava, pelo que não precisei de ninguém para me ajudar nisso
    - da minha experiência, há razões para cuidados redobrados com vendedores, enquanto que com os compradores directos, se não esconder nada, não tem que se preocupar

    Para formar o preço, fiz uma média das 5 a 10 casas mais baratas e similares da redondezas e retirei a essa média o valor da comissão da imobiliária, normalmente 5% do valor a que estão à venda.
    Vendi a casa em 6 meses, fiz a escritura em 10 meses. Perdi dinheiro (8%) mas, vendi.
    Desde que a casa esteja pelo preço que o comprador está disposto a comprar, desde que este saiba que ela está à venda, e desde que o banco esteja disposto a emprestar ao comprador, na minha opinião, vende-se bem.
    O problema actualmente é que nem os bancos emprestam, nem os vendedores estão dispostos a vender pelo preço certo, seja por obrigação (dívida superior ao valor da venda), seja por teimosia.
    Concordam com este comentário: mafgod, Gex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Isis, danobrega, zca
  5.  # 13

    Bom post, e já agora FD essa casa foi vendida quando?
    • eu
    • 12 junho 2012

     # 14

    Colocado por: ParamonteBom post, e já agora FD essa casa foi vendida quando?

    FD? Isso é forma de tratar o Sr. Director do forumdacasa ? ;)
    •  
      FD
    • 12 junho 2012 editado

     # 15

    Faz agora mais ou menos dois anos.
  6.  # 16

    Colocado por: eu
    FD? Isso é forma de tratar o Sr. Director do forumdacasa ? ;)


    Ele não se importa acho eu, já agora o Sr. Director deve ser muito mais jovem daquilo que a gente pensa
    • Gex
    • 12 junho 2012

     # 17

    xiii, já me tinha esquecido desses vendedores que ligavam já armados de "compradores". Houve uma que me ligou umas 3 vezes a dizer que já tinha comprador e que queria marcar para ir lá ver a casa e blablabla... Resultado, nunca passou da intenção, mas também nunca fez nenhum esforço real para conseguir angariar a casa.
    E não esquecer os mails do estilo "sou um emigrante que está a viver em França, mas que quer voltar a Portugal e quero comprar a sua casa para passar lá a minha reforma"...
    • eu
    • 12 junho 2012

     # 18

    Colocado por: ParamonteEle não se importa acho eu, já agora o Sr. Director deve ser muito mais jovem daquilo que a gente pensa

    Eu estava a brincar! Tenho que passar a usar este smiley:
  7.  # 19

    Na minha zona havia (há?) um artista que apenas fazia o seguinte: ía ver terrenos há venda e apontava os contactos.

    Depois coloccava o seu (do artista) telemóvel em placas em tudo qto era sitio a oferecer o terreno (cujo dono ele nem conhecia).

    Quanto lhe (ao artista) aparecia um interessado ele ligava ao verdadeiro dono a oferecer um cliente a troco de uma quantia.
  8.  # 20

    Primeiro vou voltar à questão do costume, dar 5% do valor de uma casa a uma imobilária para mim é completamente absurdo.

    Dito isto eu vendi uma casa como particular por uma simples razão, havia um excelente angariador na minha zona ele tinha a cara dele e o número dele espalhado por tudo quanto era prédio lá na minha zona, eu limitei-me a dizer que não queria vender a minha casa pela agência dele e coloquei a minha placa de venda, coloquei o preço 2% abaixo do preço das casas da zona.

    E quem foi o meu comprador? uma pessoa que andou com ele a ver casas angariadas por ele lá na zona, mas viu a minha placa e foi lá no dia seguinte comprou uma casa igual por um preço mais baixo, poupou ele e poupei eu.

    As imobiliárias são umas das grandes causadoras da inflação do imobiliário.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0196 seg. NEW