Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, fui trabalhar para fora, arrendei o meu apartamento, o inquilino não tinha ninguém para ser fiador, nem tem familiares próximos, confiei e assinamos contrato de arrendamento de 5 anos, o senhor é reformado, infelizmente teve uma queda e está inconsciente no hospital, não sei por quanto tempo ...No hospital não me sabem dizer o que pode acontecer falaram-me na possibilidade de ficar internado com cuidados especiais.

Alguém me pode ajudar para como procder para receber a renda?

Cumprimentos,
    Ana
    •  
      FD
    • 12 junho 2012

# 2

Não recebe. Se não tem familiares nem ninguém, como é que poderia receber a renda?
    Terá que esperar e ver como a situação se desenvolve.
    Concordam com este comentário: fernandoR
  2.  # 3

Não é possível de uma forma legal, via advogado, receber a renda? Pois não tenho nem apartamento nem renda, e se o inquilino ficar assim muitos meses, anos?
    •  
      FD
    • 12 junho 2012

# 4

Não percebi muito bem porque discordou mas...

Contrate um advogado, espera 3 meses pela mora no pagamento, envia notificação por escrito a fazer o despejo, coloca o processo em tribunal e depois despeja o senhor por falta de pagamento.
  3.  # 5

e em 1 ano talvez consiga resolver o assunto.....
  4.  # 6

A minha discordância é no sentido que deveria haver outra solução, sendo que o senhor tem dinheiro na conta pois deve receber a reforma e pode pagar a renda conforme o contrato desde que alguém/Lei assuma isso, já que não é certo que não volte a ficar melhor um dia... e tem as coisas dele no apartamento, não acho muito ético iniciar um processo de despejo e se um dia ele acorda e pergunta pelas coisas dele...
  5.  # 7

e em 1 ano talvez consiga resolver o assunto.....

Mas se o senhor é reformado...
  6.  # 8

Mas se o senhor é reformado...

Não percebi?
  7.  # 9

Colocado por: anachicoNão é possível de uma forma legal, via advogado, receber a renda? Pois não tenho nem apartamento nem renda, e se o inquilino ficar assim muitos meses, anos?

Então se ele ficar assim anos acha que ele precisa do apartamento? espere mais um pouco, se o senhor não recuperar inicie uma acção de despejo.
  8.  # 10

Colocado por: anachicoA minha discordância é no sentido que deveria haver outra solução, sendo que o senhor tem dinheiro na conta pois deve receber a reforma e pode pagar a renda conforme o contrato desde que alguém/Lei assuma isso, já que não é certo que não volte a ficar melhor um dia... e tem as coisas dele no apartamento, não acho muito ético iniciar um processo de despejo e se um dia ele acorda e pergunta pelas coisas dele...

Imagine que era a anachico no lugar do senhor,
    alem do azar quando sai-se do hospital não tinha casa.
    podia ter acordado o débito directo em conta, (fica para a próxima)
    São coisas que acontecem e há que ter paciência.
    Há um casal idoso que conheço, e só o marido tinha reforma
    e conta no banco, depois de um acidente esteve 3 meses em coma
    e um total de 5 internado sem poder assinar cheques, a senhora
    alem de não poder pagar a renda tiveram que os vizinhos ajudar
    para que se pudesse alimentar, claro que quando o Sr, teve alta
    tudo foi pago, a reforma é um rendimento fixo portanto está lá, todos os meses,
    se o Sr, falecer e tiver contrato e recibos em ordem não fica sem
    o seu dinheiro, vai é ter mais trabalho para receber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anachico
  9.  # 11

O senhor faleceu, alguém me pode ajudar sobre o que fazer. Posso recuperar a casa?
    Obrigada.
    •  
      FD
    • 26 junho 2012 editado

# 12

Colocado por: anachicoO senhor faleceu, alguém me pode ajudar sobre o que fazer. Posso recuperar a casa?

Se não morava ninguém com ele, sim, com a morte o contrato de arrendamento caducou.
    Se não há contactos dos herdeiros ou família, deve guardar os bens do mesmo pelo menos durante 6 meses a 1 ano.
    Depois desse prazo, entregue-os a uma qualquer instituição de beneficiência ou deite-os simplesmente ao lixo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anachico
  10.  # 13

Posso entrar na casa antes do final do mês?
    Posso retirar as coisas e guardar na garagem para limpar a casa e arrendar a outro no próximo mês?
    Obrigada
    • pom
    • 26 junho 2012

# 14

Claro, o contrato de arrendamento caducou.
    •  
      GF
    • 26 junho 2012

# 15

Colocado por: anachicoO senhor faleceu, alguém me pode ajudar sobre o que fazer. Posso recuperar a casa?
    Obrigada.

Tem a certeza que faleceu? O melhor é pedir uma certidão de óbito.
  11.  # 16

Colocado por: gf2011O melhor é pedir uma certidão de óbito.

E qualquer pessoa pode ir assim ao hospital pedir uma certidão de óbito? Confesso que não sabia, pensava que só familiares.
  12.  # 17

Colocado por: mar_ju

E qualquer pessoa pode ir assim ao hospital pedir uma certidão de óbito? Confesso que não sabia, pensava que só familiares.

Não é no hospital que se pede a certidão de óbito... Tem de ir a uma conservatória do registo civil. Qualquer uma serve... Convém ter os dados da pessoa, a data da morte e o local. Quantos mais dados houver mais fácil é. E pode pedir de qualquer pessoa, não precisa de ter qualquer grau de parentesco. Penso ser 20€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
    • pom
    • 26 junho 2012

# 18

Colocado por: prrrc

Não é no hospital que se pede a certidão de óbito... Tem de ir a uma conservatória do registo civil. Qualquer uma serve... Convém ter os dados da pessoa, a data da morte e o local. Quantos mais dados houver mais fácil é. E pode pedir de qualquer pessoa, não precisa de ter qualquer grau de parentesco. Penso ser 20€.

Baratíssimo.....
    •  
      GF
    • 27 junho 2012

# 19

Ou de óbito ou de nascimento, onde vem averbado o falecimento.
    É só mesmo para ter a certeza, não vá ter uma surpresa quando entrar em casa e achar que é um fantasma....
    • zca
    • 27 junho 2012

# 20

Este tópico é triste. O seu inquilino morreu sozinho, agora provavelmente, todos os vestígios de que existiu neste planeta vão parar ao caixote do lixo. Dá que pensar. Faz-me lembrar anúncios de casas à venda "para rendimento, com inquilino de 80 anos, óptimo investimento!". De qualquer forma, boa sorte para a resolução do seu problema.
    Concordam com este comentário: Isis, mar_ju, fernandoR

0.0189 seg. NEW