Iniciar sessão ou registar-se
    • jdm
    • 12 junho 2012 editado

# 1

Bom dia a todos,

no meu prédio um condómino tem uma divida de mais de 1000 eur, fui falar com o administrador ele diz que a casa neste momento está nas mãos do banco e diz que o banco só paga o condomínio daqui para a frente?!?! Isto é mesmo assim? Então a divida não acompanha a casa? Não consigo encontrar o decreto de lei que explica esta situação. se alguém me puder ajudar agradecia,

cumprimentos
    •  
      FD
    • 12 junho 2012

# 2

Colocado por: jdmIsto é mesmo assim? Então a divida não acompanha a casa? Não consigo encontrar o decreto de lei que explica esta situação.

Situação já muitas vezes abordada aqui.
    Há quem diga que a dívida acompanha a casa, há quem diga que as casas não contraem dívidas.
    Eu sou da equipa dos últimos, dos que dizem que as casas não contraem dívidas, quem o faz são os proprietários e como tal, são estes os responsáveis pelas mesmas.

Mais informações e desenvolvimento: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=d%C3%ADvida+condom%C3%ADnio+venda&Type=Comments&btnSubmit=Pesquisar
    • jdm
    • 12 junho 2012 editado

# 3

Sim as casas não contraem dividas, mas o dono por entregar a casa ao banco livra-se da divida de condomínio? Nos carros por exemplo, as dividas acompanham o carro, já me aconteceu com um carro ter que me chatear porque o vendedor tinha 3 anos de selo em atraso, e quando comprei o carro tive que lhe pedir o dinheiro pois caso não o fizesse a divida passava para mim.
    •  
      FD
    • 12 junho 2012

# 4

Colocado por: jdmmas o dono por entregar a casa ao banco livra-se da divida de condomínio?

Claro que não. O condomínio apenas tem que cobrar a dívida ao devedor, mesmo que ele já não seja o proprietário do bem que originou a dívida.
    Está aqui ao lado um caso igualzinho: https://forumdacasa.com/discussion/24639/pagar-a-penhora-sozinho/

É o problema das administrações que deixam arrastar as cobranças... depois, tornam-se quase incobráveis.
    • jdm
    • 12 junho 2012

# 5

No meu prédio a empresa que administra o prédio já deixou acumular dividas de mais que 5 anos em vários condomínios, o grave é que por causa destas dividas o prédio também já tem uma divida grande para com a empresa e a cada mês que passa a divida vai subindo.
    •  
      FD
    • 12 junho 2012

# 6

E quanto ao selo do carro, é debatível - a lei não diz que o novo proprietário herda as dívidas, até diz o oposto.
    As finanças "entendem" que é assim porque para eles é mais fácil cobrar ao novo proprietário que ao antigo...
    Como são valores relativamente pequenos, ninguém se chateia com isso e preferem pagar.
    • jdm
    • 12 junho 2012

# 7

Pois, ninguém quer chatices

0.0121 seg. NEW