Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Pretendo remodelar uma moradia antiga em pedra, cujas paredes exteriores têm a espessura de 60cm. Como tal, pretendo demolir as paredes interiores e fazer novas. Tendo em conta que quero isolar a moradia da melhor maneira, as paredes interiores deverão ser de pladur com lã de rocha no meio, e as paredes exteriores, deverão ter espuma de poliuretano projectado pelo interior e pladur como acabamento. Assim poderei deixar as paredes exteriores rústicas, que é o que eu gosto. Quanto a aquecimento não sei o que hei-de colocar, uma vez que a moradia só se será usada no inverno por um ou dois meses. Agradeço se me puderem dar as vossas opiniões. Obrigado
  2.  # 2

bem o que eu acho e não é só o seu caso, é que anda tudo com muito medo dos frios, eu se tivesse uma parede em pedra com 60 cm se calhar em certas zonas deixava mesmo a pedra á vista tanto pelo exterior como pelo interior e investia numa boa caixilharia e vidro.
    depois como é para usar apenas 2 ou 3 meses no inverno, tratava de ter uma boa lareira ou recuperador ou salamandra e mais nada.
    Concordam com este comentário: mafgod, Casas_do_Rio, trabalharmuitobem, Rodrigo Cruz, Castela, ragv
  3.  # 3

Pretendo investir numa caixilharia com 6cm de largura e com corte térmico, e com vidros térmicos.
    Também pretendo colocar na laje da cobertura abobadilhas EPS, para ter melhor isolamento térmico.
    Quero fazer a instalação dos tubos para aquecimento com radiadores e colocar um recuperado de calor na sala.
  4.  # 4

Boa noite,

não seria melhor perguntar a um técnico (engenheiro), qual seria a melhor solução? É que cada caso é um caso. E o que pode ser boa ideia num sitio pode não ser a melhor para outro. A térmica é importante mas não é a unica preocupação que devia ter.
    Uma boa casa é a conjugação equilibrada de várias situações. Para uma casa que vai ser usada por pouco tempo, se calhar não precisa de gastar dinheiro em radiadores, quando um recuperador de calor pode aquecer não só a sala como os restantes espaços (tudo depende da dimensão da casa)

Procure técnicos (arquitectos e engenheiros) para o ajudarem a encontrar as melhores soluções para as especificidades da sua casa.

Cumprimentos,

Rodrigo
  5.  # 5

Bom dia,

Concordo que de facto um apontamento de pedra no interior seria interessante, só vendo o caso é que daria para analisar se isso seria possível.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  6.  # 6

Bom dia,

Gostava que me dissessem é se acham que a melhor maneira de isolar as paredes exteriores pelo lado interior será colocando espuma de poliuretano projectado e depois pladur como acabamento?
    O que quer dizer sr. "doisarquitectos", com um apontamento de pedra no interior? Quer dizer em deixar uma zona da parede interior com pedra à vista?
    Porque deixar as paredes todas com a pedra à vista, fará com que não tenha isolamento e tornará a casa fria de inverno.
    Neste momento a casa só será utilizada no máximo dois meses por ano, mas poderá daqui a três anos ser utilizada com maior frequência.
    O conforto e tar bem isolada é importante para mim.

Obrigado
  7.  # 7

Sim, Pedra à vista...

Como disse o Marco, não tenho assim a certeza que deixando alguns pontos de pedra irá prejudicar o aquecimento da sua casa, e lembre-se que arrefece-la no verão também sai caro.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  8.  # 8

Eu não percebo muito de térmica (e posso estar a dizer uma asneira), mas uma das vantagens da pedra, e se for com alguma espessura melhor, é ser fresca no verão e no inverno com o aquecimento (lareira) reter bastante bem o calor. É provável que não tenha a inércia térmica do tijolo, mas 60cm de espessura de pedra já é alguma coisa.
    Pelo menos é a experiência que eu tenho em habitar casas antigas de pedra.
    Os senhores engenheiros do forum podem ajudar a clarificar este assunto:D

Acho pena "tapar" pedra antiga no interior. Em que estado é que se encontra a pedra?

Cumprimentos,

Rodrigo
  9.  # 9

Às vezes aparecem aqui no Forum (não quer dizer que seja este o caso!) "casas antigas em pedra para recuperar" que são verdadeiras ruínas, ou que se irão tornar nuns sorvedouros de dinheiro.

Ao ver as fotografias de algumas dessas "ruínas" já fiquei com a impressão que os tópicos começavam, realmente, pela frase:
    "Tenho uma GRUTA PRÉ-HISTÓRICA para recuperar".
    E perguntavam:
    "Que tinta devo utilizar para recuperar as pinturas murais ?"
    ou
    "para isolar as paredes da gruta é melhor wallmate, lã de Rocha, ou espuma de poliuretano ?".

Foi só um desabafo.
    Peço desculpa por ter sido feito aqui.
  10.  # 10

Luis,

Concordo consigo, e acho que quem deve chamar a atenção para esses problemas serão os projetistas [quando essas pessoas estão dispostas a recorrer a um], no entanto em jogo está mais que o aspecto financeiro, muitas vezes essas "grutas", tem um peso histórico e sentimental importante o suficiente para se tomar certas escolhas e atitudes. Serão sempre escolhas dos proprietários, eles é que saberão se querem ou não recuperar.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 11

Tenho também todo o interesse nas respostas às questões que o Rodrigo Cruz colocou.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., ragv
  12.  # 12

Já agora, não tem fotos dessa casa?

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 13

Bom dia,

Uma casa de pedra é fresca de verão e fria de inverno, se tiver um recuperador de calor e as paredes estiverem isoladas pelo interior com espuma de poliuretano, irá-se conservar o calor no interior.
    Relembro que só as paredes exteriores e duas no interior é que são de pedra, as restantes são de madeira e gesso. Essas serão demolidas e serão executadas novas paredes de tijolo ou pladur.
    Algumas das paredes estão muito tortas e degradadas, estão pedra em cima de pedra, sem nada a segura-lhes, outras ainda têm o barro para as segurar. Terá que um pedreiro tentar ajeitar de modo a estar apresentável.
    Pretendo deixar as pedras que envolvem as janelas (padieira e ombreira) à vista, e existe numa janela dois banquinhos de pedra que irei manter-los.
    Não tenho fotos da casa, senão poderiam ver que está em mau estado.
    O chão do rés-do-chã da moradia é em terra, será necessário retirar terra para se poder por pavimento.

Obrigado.
  14.  # 14

Sem ser exaustivo:

Valores máximos admissíveis do Coeficientes de transmissão térmica para paredes exteriores: Zona I1: 1,80; Zona I2: 1,60; Zona I3: 1,45 (Esqueçamos as unidades)

Uma parede de granito com 60 cm de espessura terá um coeficiente de cerca de 2,3/2,4

Soluções usuais: por volta dos 0,40 - 0,45.

Ou seja, a parede em granito tem um péssimo coeficiente.
    • bia
    • 18 junho 2012

# 15

sim...queremos fotos!
  15.  # 16

Colocado por: thidelmanBom dia,

Pretendo remodelar uma moradia antiga em pedra, cujas paredes exteriores têm a espessura de 60cm. Como tal, pretendo demolir as paredes interiores e fazer novas. Tendo em conta que quero isolar a moradia da melhor maneira, as paredes interiores deverão ser de pladur com lã de rocha no meio, e as paredes exteriores, deverão ter espuma de poliuretano projectado pelo interior e pladur como acabamento. Assim poderei deixar as paredes exteriores rústicas, que é o que eu gosto. Quanto a aquecimento não sei o que hei-de colocar, uma vez que a moradia só se será usada no inverno por um ou dois meses. Agradeço se me puderem dar as vossas opiniões. Obrigado

como estão as paredes interiores, pelo que fala diz que tem já paredes interiores além das de pedra, se calhar podia aproveitar essas ainda, depende se deixaram caixa de ar entre elas.
    se tivessem deixado, era inserir apenas espuma e rectificar rebocar paredes, se não como diz terá de fazer nova parede e colocar isolamento entre elas.
    quanto ao aquecimento se é apenas pontual no inverno e se é numa zona neutra"", sem ser zona fria do interior, use uns aquecedores, emissores de calor por exemplo ou em ultimo caso a/c, mas é a minha opinião.
    depende muito de onde está localizada e se será para sempre utilizada apenas pontualmente.
    • bia
    • 19 junho 2012

# 17

pedra à vista é que é.
  16.  # 18

Colocado por: biapedra à vista é que é.

Pois é, ou prefere azulejo...?
  17.  # 19

Bom dia,

Bia, gostaria de saber porque sugeres a pedra à vista no inteior? Segundo a tua opinião, ficava em rústico no interior exterior.
    Já agora as juntas seriam com cimento normal, ficando cinzentas ou cimento branco?
    O problema de deixar a pedra à vista pelo interior, torna-se uma moradia fria.
    Possivelmente irei deixar umas partes em pedra à vista no interior.
    Existe uma zona da casa, em que a cobertura é feita com lajetas de pedra, com mais ao menos 2,5m x 0,60m, e estou a pensar em deixar á vista pelo interior. Mas tenho o problema de infiltrações ou humidades, e para prevenção, estou a pensar isolar pelo exterior, talvez com tela asfáltica e depois deck, porque trata-se de um terraço.

Obrigado

0.0253 seg. NEW