Iniciar sessão ou registar-se
    • bushy
    • 17 dezembro 2008 editado

# 1

Gostava de saber o que comtenpla uma moradia de que ronda os 750€? Qual a percentagem na relação de paredes - janelas, o chão, tem AQS, no final o que tem uma 750€ m2.
  1.  # 2

Hombre, ai, ai

Têm isto. Esse valor é só para a moradia, não inclui os arranjos exteriores
  2.  # 3

Por incrivel que pareça estive ontem a ver um orçamento "chave-na-mão" para uma habitação em que o valor era de 460€/m2.
    Acabamentos em tijoleira cinca e flutuante, etc.
    Vai ser entregue, vamos a ver como correr!!!
  3.  # 4

Uma duvida se vamos entrar em crise e os empreiteiros estao a dizer que as coisas ate já estão mais baratas o preço media por m2 devia de baixar ou não??? e Pauloss me de o nome desse construtor se tudo correr bem pq a esse preço eu quero esse individuo.
  4.  # 5

Colocado por: PaulossPor incrivel que pareça estive ontem a ver um orçamento "chave-na-mão" para uma habitação em que o valor era de 460€/m2.

Mas você quer construir por esse preço? qual é a crise? A única condição é que não reclame depois.

Colocado por: bushyUma duvida se vamos entrar em crise

Vamos entrar? Ó homem, em que mundo vive você? desde 2003 que estamos em crise, perdemos 70.000 empregos e uns milhares de empresas e se não fosse o mercado espanhol e angolano a ter absorvido esses empregos, e isto seria dramático

Colocado por: bushyos empreiteiros estão a dizer que as coisas ate já estão mais baratas

Não são os empreiteiros que dizem isso, são os promotores imobiliários, o que é diferente.

Colocado por: bushyo preço media por m2 devia de baixar ou não???

Não vai baixar mais, é impossível, acredite-me ou não e a minha opinião nisto vale o que vale porque sou empreiteiro. O que se passou nos últimos anos, foi que as empresas baixaram os preços à maluca, sempre convencidas que era possível esmagar os preços um pouco mais e deram-se muito mal. Alguns dos meus concorrentes directos estão em processos de falência e muitos outros já faliram, porque os preços, devido à falta de controle de custos estavam demasiado baixos.

Para ter uma ideia, actualizei a minha base de dados, onde os materiais subiram todos entre 3 a 6% e a mão de obra, tive de a aumentar em 8%, porque já estava a ser muito difícil adjudicar a mão de obra com os preços que tinha lá.

Descer preços? só se começar a lavar dinheiro ou a vender "gesso" branco
  5.  # 6

460€/m2... está tudo louco...
    Isso é preço de há 10 anos... e muitos faliram... e com as exigências construtivas, burocráticas, etc... de hoje...
  6.  # 7

Paulo eu não acredito que o pais a entrar em recessão e vc vem falar em aumentos de preços, com a construçao a cair a grande continuo a não acreditar que os preços não desçam, e em relação à Espanha se formos por ai ainda terá que baixar mais pq esses nostros hermanos já estão a sofrer a grande a economia a cair 1% e desempregos na ordem dos 12% logo não acredito que os preços aumentem ou então o sector imobiliario não etá em crise mas sim em ascenção para os preços subirem, eheheheh. Alguém sabe de um site com chão em pedra e ceramica para interiores de casa.
  7.  # 8

Colocado por: bushyaulo eu não acredito que o pais a entrar em recessão e vc vem falar em aumentos de preços,

Vamos a ver se a gente se entende. O facto de o pais estar a entrar em recessão, não significa que todos os sectores entrem ao mesmo tempo e saiam ao mesmo tempo, sendo a construção civil conhecida por ser a primeira a entrar e a primeira a sair. Para que os preços desçam, era necessário que houvesse margem para tal e no limite, ninguém pode andar a construir abaixo dos preço de custo, durante muito tempo, sob pena de falência.

Isto são factos e você, acredita naquilo que quiser, mas tenha cuidado para não acreditar naquilo que deseja, porque os preços não se moldarão aos seus desejos e fazendo uma leitura pelo padrão dos seus posts, parece-me que você se meteu a construir um sonho, baseados em preços de sonho e agora está a despertar para a realidade.

Ninguém constrói com um mínimo de qualidade com menos de 800€/m2, porque os arranjos exteriores também contam, e preços como o 460€/m2, são resultados de sub orçamentações, e quando se diz "chave na mão", significa chave na mão para os trabalhos descritos no orçamento. Você ou qualquer dono de obra inexperiente (mesmo engenheiros com experiência, não são capazes de o fazer satisfatoriamente), é capaz de agarrar naquele orçamento de 460€/m2 e dizer-me o que lá falta?

Mas tudo isto é apenas a minha opinião e vale o que vale.
  8.  # 9

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: bushyaulo eu não acredito que o pais a entrar em recessão e vc vem falar em aumentos de preços,

Vamos a ver se a gente se entende. O facto de o pais estar a entrar em recessão, não significa que todos os sectores entrem ao mesmo tempo e saiam ao mesmo tempo, sendo a construção civil conhecida por ser a primeira a entrar e a primeira a sair. Para que os preços desçam, era necessário que houvesse margem para tal e no limite, ninguém pode andar a construir abaixo dos preço de custo, durante muito tempo, sob pena de falência.

Isto são factos e você, acredita naquilo que quiser, mas tenha cuidado para não acreditar naquilo que deseja, porque os preços não se moldarão aos seus desejos e fazendo uma leitura pelo padrão dos seus posts, parece-me que você se meteu a construir um sonho, baseados em preços de sonho e agora está a despertar para a realidade.

Ninguém constrói com um mínimo de qualidade com menos de 800€/m2, porque os arranjos exteriores também contam, e preços como o 460€/m2, são resultados de sub orçamentações, e quando se diz "chave na mão", significa chave na mãoparaos trabalhos descritos no orçamento. Você ou qualquer dono de obra inexperiente (mesmo engenheiros com experiência, não são capazes de o fazer satisfatoriamente), é capaz de agarrar naquele orçamento de 460€/m2 e dizer-me o que lá falta?

Mas tudo isto é apenas a minha opinião e vale o que vale.

Concordo inteiramente com o Paulo Correia.
    Preveja antes o pior caso, e evite jogadas emocionais nesse campo. Seja realista para evitar dissabores no futuro.

Tal como menciona o Paulo Correia, pense num preço de 800€ /m2 se quiser ter uma casa a sério.
    E repare bem que com este valor consegue fazer uma vivenda com 200m2 por 160.000 € o que não
    me parece assim tão exagerado visto que estamos a falar de uma vivenda a sério.
    Mais que isso pede o mercado por apartamentos T2 em algumas zonas.

Rejeite propostas abaixo dos 700€/m2. Cheiram a esturro e de certo que alguma coisa lhe vai faltar.
    Analise bem as propostas, peça opiniões.

Cumprimentos.
  9.  # 10

Colocado por: PauloCorreiaPara que os preços desçam, era necessário que houvesse margem para tal e no limite, ninguém pode andar a construir abaixo dos preço de custo, durante muito tempo, sob pena de falência.

Ora aí está... Por vezes pensa-se que os preços podem sempre descer... E podem! Se as pessoas andassem a trabalhar para perder dinheiro!

Paulo, só uma perguntinha, se calhar meia "parva"! :)
    Por exemplo uma vivenda com 250m2 de RC e 150m2 de cave (garagem e duas "salas", ainda sem utilização prevista), deve-se fazer 400m2 X 800€ (estamos a falar de qualidade bem acima da média). Ou a cave deverá ser "orçamentada" por outros valores?

Cump.
  10.  # 11

Colocado por: Pedro Azevedo78u a cave deverá ser "orçamentada" por outros valores?

Deve ser orçamentada por outros valores, porque a incidência dos acabamentos é muito baixa, mas a incidência dos muros de betão é pesada. Se meter o desenho ou mo enviar, posso fazer um orçamento rapidinho e calculamos o valor m2 de uma cave. Já ando á algum tempo a pensar nisso e posso aproveitar num caso real
  11.  # 12

Sei prefeitamente que o valor apresentado (460€/m2) não chega, mas apenas sou o autor do projecto.
    Até referi ao dono da obra que em termos de finaças o valor mínimo era de 614€, como seria possivel apresentar estes valores.
    O construtor ainda é familiar, já tem obra executada etc.

Cá estou á espera para ver!!
  12.  # 13

Colocado por: PaulossAté referi ao dono da obra que em termos de finaças o valor mínimo era de 614€, como seria possivel apresentar estes valores.

Nesse caso já está defendido porque avisou o seu cliente. Quando as coisas derem para o torto, o dono de obra não pode atirar-lhe culpas para cima. Foi avisado o que já é muito bom
  13.  # 14

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: PaulossAté referi ao dono da obra que em termos de finaças o valor mínimo era de 614€, como seria possivel apresentar estes valores.

Nesse caso já está defendido porque avisou o seu cliente. Quando as coisas derem para o torto, o dono de obra não pode atirar-lhe culpas para cima. Foi avisado o que já é muito bom

Por outro lado, se acontecer o "milagre" e o trabalho ficar minimanente bem feito, não há de faltar trabalho a esta empresa.
    Vou ter "só" de fazer cumprir o previsto nos projectos.
  14.  # 15

Colocado por: PauloCorreiaSe meter o desenho ou mo enviar, posso fazer um orçamento rapidinho e calculamos o valor m2 de uma cave. Já ando á algum tempo a pensar nisso e posso aproveitar num caso real

Está a falar da planta da cave? Precisa se saber o tipo de acabamentos tambem não é?
  15.  # 16

sim e planta / cortes do terreno

0.0174 seg. NEW