Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Estou a iniciar, finalmente, o processo para construir a minha moradia.
    Sendo assim, comecei por elaborar um "projeto" num site que encontrei, antes de falar com o arquiteto, gostaria de saber qual a opinião de todos os participantes neste excelente forum. A ideia é quando falar com ele ter uma ideia mais "razoável" e real do que quero.
    Junto o projeto, que eu fiz, para comentarem, criticarem, opinarem, todos os comentários são bem vindos.
    Mais, pediria ajuda também para o valor que poderia ficar a moradia apresentada (isso é muito importante).

Então:
    R/C:
    Quarto: 15 m2
    Corredor: 4,4 m2
    Sala: 28,2 m2
    Escritório: 15,9 m2
    Entrada: 9,9 m2
    WC: 4,2 m2
    Cozinha: 19 m2

TOTAL: 96,60 m2

Piscina: 3 m X 5 m X 1,70 m

1º ANDAR:
    Quarto: 21 m2
    Suite: 19 m2
    WC Suite: 5,5 m2
    Corredor: 6,8 m2
    Sala de jogos: 16,9 m2

TOTAL: 69,20 m2

Pátio (em cima da cozinha): 10,4 m2
    Varanda: 12,1 m2

TOTAL: 22,5 m2
  2.  # 2

1º andar 2D
  3.  # 3

1º andar 2D
  4.  # 4

RC - 3D
  5.  # 5

1 - 3D
    • mog
    • 14 junho 2012

# 6

olá,
    visto assim de repente, a menos que tenha alguém com mobilidade reduzida, eu colocaria os quartos todos no mesmo andar (1º) e colocaria a sala de jogos no rés do chão. a ideia é separar claramente a casa em duas partes, uma mais privativa (quartos) e outra mais social.
    ainda acerca da possibilidade de haver alguém com mobilidade reduzida, se assim for talvez fosse boa ideia aumentar a área do wc do rés do chão.

boa sorte!
  6.  # 7

Viva Barbosa,

Vê-se que a solução que mostra ainda está bastante crua, mas é um começo e um ponto de partida aceitável.
    Não tendo conhecimento da envolvente a entrada parece bastante acanhada e pouco interessante, abrir a porta de entrada a um amigo que dá para um corredor com um começo de escada mesmo ao lado não causará grande impressão.
    A zona de entrada e wc associada precisa de grandes melhorias.
    Talvez valha a pena colocar a sala de jogos no piso térreo.
    A zona de estar exterior poderia estar no prolongamento da sala e cozinha, para ser mais usada. Assim está quase escondida.
    As zonas de circulação parecem estar um pouco esquecidas e sem muito interesse (pelo menos no piso superior).
    Talvez com mais elementos da envolvente se possa opinar com acerto.

Cumprimentos, Tiago.
  7.  # 8

Qual é a casa de banho para serviço do quarto simples do piso 1?
  8.  # 9

Colocado por: mogolá,
    visto assim de repente, a menos que tenha alguém com mobilidade reduzida, eu colocaria os quartos todos no mesmo andar (1º) e colocaria a sala de jogos no rés do chão. a ideia é separar claramente a casa em duas partes, uma mais privativa (quartos) e outra mais social.
    ainda acerca da possibilidade de haver alguém com mobilidade reduzida, se assim for talvez fosse boa ideia aumentar a área do wc do rés do chão.

boa sorte!

Olá mog,
    Não há ninguém com mobilidade reduzida, a ideia era ter um quarto no r/c apenas para se necessidade, uma vez que inicialmente este quarto pode até nunca ser utilizado. mas sim, pode ser um ideia, passar para baixo a sala de jogos...
    A ideia da sala de jogos no piso de cima, era ficar enfrente ao pátio com uma excelente vista, uma vez que o terreno é num alto com excelentes vistas...

Obrigado pela sugestão
  9.  # 10

Colocado por: tiagotViva Barbosa,

Vê-se que a solução que mostra ainda está bastante crua, mas é um começo e um ponto de partida aceitável.
    Não tendo conhecimento da envolvente a entrada parece bastante acanhada e pouco interessante, abrir a porta de entrada a um amigo que dá para um corredor com um começo de escada mesmo ao lado não causará grande impressão.
    A zona de entrada e wc associada precisa de grandes melhorias.
    Talvez valha a pena colocar a sala de jogos no piso térreo.
    A zona de estar exterior poderia estar no prolongamento da sala e cozinha, para ser mais usada. Assim está quase escondida.
    As zonas de circulação parecem estar um pouco esquecidas e sem muito interesse (pelo menos no piso superior).
    Talvez com mais elementos da envolvente se possa opinar com acerto.

Cumprimentos, Tiago.

Olá tiago,

Poderia passar a entrada para a sala, mas assim, toda a gente que entrava na casa passaria pela sala, será uma boa solução?
    Não percebi o comentário a bold...
    Não dei muita atenção às zonas de circulação uma vez que são apenas zonas de circulação, o que acha que poderia fazer para melhorar?

Obrigado pelo comentário,
    V Barbosa
  10.  # 11

Colocado por: PicaretaQual é a casa de banho para serviço do quarto simples do piso 1?

Será a da suite, ou a do piso de baixo.. Pensei em colocar o WC da suite de cima do lado esquerdo e dar acesso a ambos os quartos aquele WC, acha boa solução?

Obrigado,
    V Barbosa
  11.  # 12

Eu até concordo que se façam estes desenhos, mas não se devem mostrar ao arquitecto. Ao arqº deve dizer:

Quero uma casa com dois pisos, no R/C quero cozinha, sala, escritório e um quarto, e um piscina na parte de trás da casa. No 1º andar quero dois quartos e uma sala de jogos, e apenas uma IS dentro de um dos quartos!!!!!!
    Gosto de casas em forma de L
    Quero a piscina nas traseiras, perto da sala.
    Quero uma churrasqueira no exterior
    Não quero garagem, mas um estacionamento para dois carros dentro do lote.
    Quero cobertura plana
    .
    .
    .
    .
    As áreas devem ser discutidas com o arqº em função do seu gosto, dos regulamentos e daquilo que é possível construir nesse terreno.
    Concordam com este comentário: jafn, zedasilva, Rodrigo Cruz
  12.  # 13

Independentemente de ter ou não pessoas com mobilidade reduzida o seu projecto vai ter que obrigatoriamente cumprir o DL 163/2006 e o estudo que apresenta não me parece que cumpra.
    A organização dos espaços é mesmo muito má, mas não desespere que os arquitetos residentes já cá virão dar uma ajudinha.
  13.  # 14

Colocado por: PicaretaEu até concordo que se façam estes desenhos,mas não se devem mostrar ao arquitecto.Ao arqº deve dizer:

Quero uma casa com dois pisos, no R/C quero cozinha, sala, escritório e um quarto, e um piscina na parte de trás da casa. No 1º andar quero dois quartos e uma sala de jogos, e apenas uma IS dentro de um dos quartos!!!!!!
    Gosto de casas em forma de L
    Quero a piscina nas traseiras, perto da sala.
    Quero uma churrasqueira no exterior
    Não quero garagem, mas um estacionamento para dois carros dentro do lote.
    Quero cobertura plana
    .
    .
    .
    .
    As áreas devem ser discutidas com o arqº em função do seu gosto, dos regulamentos e daquilo que é possível construir nesse terreno.

Picareta,

Eu não mostrei desenho nenhum, mas acho importante quando for falar com ele ter ideias concretas de como quero a casa... Nada mais do que isso...

Obrigado,
    V Barbosa
  14.  # 15

Colocado por: zedasilvaIndependentemente de ter ou não pessoas com mobilidade reduzida o seu projecto vai ter que obrigatoriamente cumprir o DL 163/2006 e o estudo que apresenta não me parece que cumpra.
    A organização dos espaços é mesmo muito má, mas não desespere que os arquitetos residentes já cá virão dar uma ajudinha.

zedasilva,

DL 163/2006, não conheço, pode dar uma ajuda?

Obrigado,
    V Barbosa
  15.  # 16

Bom dia Barbosa.
    Apesar de não entender muito da coisa aqui vai:
    Sala pequena, escritório grande, I.S r/c mal localizada(optaria por colocar entre a sala e escritório), quarto no r/c concordo com o mog. piso 1faria do quato de jogos um quarto, a IS da suite passava a ser Is daqueles 2 quarto e o quarto de 21m2 tem tamanho mais que suficiente pra ter uma Is e passar a ser a Suite. No caso de a achar que a possivel suite fica pequena pode colocar a Is existente mais estreita, mas a ocupar todo o comprimento do quarto, e encurtar este quarto para aumentar a suite. Desculpe a confusão, mas espero ter-me feito entender.
    Cumprimentos
    Fernanda
    • tiagot
    • 14 junho 2012 editado

# 17

Viva Barbosa,
    Não tem nem deve entrar directamente para a sala. Mas a zona de entrada e circulações devem ser trabalhadas para ficarem mais interessantes.
    Se tem vistas interessantes (que desconhecemos) talvez possa considerar uma casa em que umas escadas e zona de distribuição dividem a casa em zona social para um lado das escadas e quartos (zona privada)para o outro. Tendo áreas privadas e públicas nos dois pisos e um núcleo de circulação entre ambos poderá poupar bastante área de circulação e ter uma área de circulação mais qualificada.
    Como está é que parece um pouco misturado, um quarto no r/c numa ponta, e uma sala de jogos nos piso superior na ponta oposta.
    O mais importante nesta discussão será definir princípios dos género dos referidos no comentário do "picareta" para que depois possam ser tidos em conta no desenvolvimento do seu projecto.

Cumprimentos, Tiago
    • dato
    • 14 junho 2012

# 18

Viva Barbosa,

tb estou a pensar em construir, mas não para ja..visto ter gasto os euros no terreno.
    podia facultar o site onde fez o projecto para me ir orientando...

obrigado
  16.  # 19

O seu terreno tem que configuração?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • JASC
    • 14 junho 2012

# 20

V Barbosa, qual foi o site onde fez o projeto?

Cumprimentos

0.0188 seg. NEW