Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: V Barbosa

zedasilva,

DL 163/2006, não conheço, pode dar uma ajuda?

Obrigado,
    V Barbosa

Assim "grosso modo" e para leigos tem que garantir que entre a rua a cozinha 1 quarto e 1 IS existe um percurso sem ressaltos superiores a 2 cm
    Quando isto não seja possível o tem que construir rampas ou plataformas elevatórias. A iIS do rés do chão tem que ter espaço pra 1 banheira e para que seja possível manobras 1 cadeira de rosa sem que interfira com as louças ou o raio de abertura da porta.
    Existem mais 1253 normas obrigatòrias) que tem que cumprir mas isso já é coisa para o seu projectista resolver depois.
  2.  # 22

Colocado por: ferninelaBom dia Barbosa.
    Apesar de não entender muito da coisa aqui vai:
    Sala pequena, escritório grande, I.S r/c mal localizada(optaria por colocar entre a sala e escritório), quarto no r/c concordo com o mog. piso 1faria do quato de jogos um quarto, a IS da suite passava a ser Is daqueles 2 quarto e o quarto de 21m2 tem tamanho mais que suficiente pra ter uma Is e passar a ser a Suite. No caso de a achar que a possivel suite fica pequena pode colocar a Is existente mais estreita, mas a ocupar todo o comprimento do quarto, e encurtar este quarto para aumentar a suite. Desculpe a confusão, mas espero ter-me feito entender.
    Cumprimentos
    Fernanda

Olá Fernanda,
    O Escritório grande é propositado, uma vez que vamos dar bastante uso ao mesmo... Vou fazer essa alteração o wc para ver como fica e passar o quarto para cima...

Obrigado,
    V Barbosa
  3.  # 23

V Barbosa
    Atenção que se passar o quarto para cima é obrigado a instalar um plataforma elevatoria na escada
    A menos que no seu municipio as regras sejam outras
  4.  # 24

Colocado por: tiagotViva Barbosa,
    Não tem nem deve entrar directamente para a sala. Mas a zona de entrada e circulações devem ser trabalhadas para ficarem mais interessantes.
    Se tem vistas interessantes (que desconhecemos) talvez possa considerar uma casa em que umas escadas e zona de distribuição dividem a casa em zona social para um lado das escadas e quartos (zona privada)para o outro. Tendo áreas privadas e públicas nos dois pisos e um núcleo de circulação entre ambos poderá poupar bastante área de circulação e ter uma área de circulação mais qualificada.
    Como está é que parece um pouco misturado, um quarto no r/c numa ponta, e uma sala de jogos nos piso superior na ponta oposta.
    O mais importante nesta discussão será definir princípios dos género dos referidos no comentário do "picareta" para que depois possam ser tidos em conta no desenvolvimento do seu projecto.

Cumprimentos, Tiago

Olá Tiago,
    Dividir assim, ficaria na mesma com a entrada virada para as escada.. não???
    Sim, isto será um debate sobre o q eu poderei esperar ou não do projeto...

Obrigado,
    V Barbosa
  5.  # 25

Colocado por: datoViva Barbosa,

tb estou a pensar em construir, mas não para ja..visto ter gasto os euros no terreno.
    podia facultar o site onde fez o projecto para me ir orientando...

obrigado

floorplan, é o nome do site...

Colocado por: JASCV Barbosa, qual foi o site onde fez o projeto?

Cumprimentos

floorplan, é o nome do site...

Espero ter ajudado...

Cumprimentos,
    V Barbosa
  6.  # 26

Colocado por: adarqO seu terreno tem que configuração?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Olá adarq,

Não percebi a pergunta, mas se for isso que quer, é um rectângulo, depois tem mais à frete um triângulo onde é parte rural.. tem cerca de 600 m2 o rectângulo, e 500 m2 o triângulo

Não sei se era isso que estava a perguntar...

Obrigado,
    V Barbosa
  7.  # 27

Colocado por: zedasilvaV Barbosa
    Atenção que se passar o quarto para cima é obrigado a instalar um plataforma elevatoria na escada
    A menos que no seu municipio as regras sejam outras

zedasilva,

Pois, então não poderia fazer essa alteração.. Quer dizer, depois de estar construído, eu posso colocar no quarto o que quiser, não? Tanto a divisão de cima, como a de baixo pode ser considerado um quarto... Depende da "mobília" que colocar lá...

Obrigado,
    V Barbosa
  8.  # 28

Floorplanner... esse é o site correto..
  9.  # 29

Eu sei que não é o mais correcto, mas se colocar no projeto o escritório como sendo um quarto já não precisa de colocar plataforma elevatória, certo zédasilva?
    O que importa é que haja uma divisória no r/c que se possa transformar em quarto caso haja alguém de mobilidade reduzida.
  10.  # 30

Depois de ter licença de utilização pode dar ás divisões a utilidade que quiser mas para o projecto ser aprovado tem que cumprir uma série de condicionalismos.
    Já tem a certeza daquilo que pode construir nesse terreno (áreas, afastamentos etc)
  11.  # 31

Nova planta 2D do 1º piso
  12.  # 32

Nova planta 3D do 1º piso
  13.  # 33

Colocado por: zedasilvaDepois de ter licença de utilização pode dar ás divisões a utilidade que quiser mas para o projecto ser aprovado tem que cumprir uma série de condicionalismos.
    Já tem a certeza daquilo que pode construir nesse terreno (áreas, afastamentos etc)

Há um projeto aprovado na CM de uma casa de 4 frentes... Mas o projeto não é do meu agrado, então não o vou utilizar...

Cumprimentos,
    V Barbosa
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
  14.  # 34

Assim quem estiver na casa de banho não tem privacidade, e um dos quartos fica sem acesso á is.o melhor seria colocar um porta na is no lado do corredor. de qualquer forma eu não faria de nenhuma das maneiras, pois não está funcional, mas é só a minha opinião...
  15.  # 35

Colocado por: ferninelaAssim quem estiver na casa de banho não tem privacidade, e um dos quartos fica sem acesso á is.o melhor seria colocar um porta na is no lado do corredor. de qualquer forma eu não faria de nenhuma das maneiras, pois não está funcional, mas é só a minha opinião...

Fernanda,
    E é de bom grado que a leio...
    Os dois quartos têm acesso ao WC... é uma questão de ter fecho interior... ;) Não penso que irão haver estranhos no quarto ao lado... :)

Cumprimentos,
    V Barbosa
  16.  # 36

Eu faria isto.....
  17.  # 37

Colocado por: PicaretaEu até concordo que se façam estes desenhos,mas não se devem mostrar ao arquitecto.Ao arqº deve dizer:

Quero uma casa com

O Sr. Picareta esqueceu-se o mais importante, que até devia ficar em contrato para o cliente não correr o risco de ficar com um projecto que não consiga executar. Começar "a conversa" com:

Quero uma casa que não custe mais que X€ COM IVA, com [...]
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  18.  # 38

Colocado por: danobrega

O Sr. Picareta esqueceu-se o mais importante, que até devia ficar em contrato para o cliente não correr o risco de ficar com um projecto que não consiga executar. Começar "a conversa" com:

Quero uma casa que não custe mais que X€ COM IVA, com [...]

Ainda bem que fala nisso.. a casa, com esta configuração, teria cerca de 175 m2 / 180 m2 + a varanda o pátio e os arranjos exteriores... Isso é coisa para quanto???

Já li aqui no forum... 600 €/ m2, e já li 1000 € / m2.. :S

Cumprimentos,
    Vitor Barbosa
  19.  # 39

Colocado por: ferninelaEu faria isto.....

Fernanda,
    É uma boa ideia, mas ficar com 2 WC's na parte de cima da casa não é um exagero???

Obrigado,
    V Barbosa
  20.  # 40

Assim de fugida (muito na opinião pessoal):

R/Chão:
    - A entrada para um corredor não me parece que seja a solução mais confortável (ou bonita) a não ser que aumente a largura.
    - A circulação entre a sala e a cozinha é "atrofiada", mais ainda porque a porta da sala está a abrir para o corredor...
    - Não cumpre com a legislação das acessibilidades
    - A escada com aqueles degraus de canto é muito menos confortável e bonita do que com um patamar rectangular (ou dois quadrangulares)
    - Tem que passar pela sala para ir ao quarto (e ao escritório) desde a zona de entrada/cozinha e vice versa.
    - Gosto da ideia do escritório com vidro dos dois lados (já fiz um projecto com uma solução semelhante e ficou *****)
    - O quarto do canto não precisa de tanta janela, penso eu... além de que a cama poderia estar disposta de outra forma.
    - De resto as janelas estão um bocado descentradas mas é uma questão de trabalhar os alçados...
    - A piscina deve ficar em frente à zona que utiliza mais. Tanto de dia como de noite cria "ambiências" muito bonitas.
    - Não tem mesa de jantar na sala? Se esta ficar um bocado maior consegue meter lá uma mesa...
    Andar:
    - O quarto parece enooorme em relação à sala de jogos. Isso faz com que o corredor também o seja.
    - Onde estão os roupeiros? Naquele quarto grande pode criar até uma zona de vestíbulo... arrumos e armários são bem necessários.
    - Não passa na escada para chegar ao andar de cima. Ou melhor, passa, se for "de gatas" :)

Resumindo, acho que tem aí boas ideias (Picareta, já agora, por acaso até gosto de ver os desenhos dos clientes - e olhe que tenho alguns guardados bem bonitos).
    Falta agora trabalhar o projecto.

Cumprimentos

0.0302 seg. NEW