Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Uma noite destas quando entrava no prédio vi uma barata enorme no chão (pãnico) disse ao meu namorado para a tirar dali para fora!!!!!

    Hoje quando ia à casa de banho voltei-me e julgo que vi uma, pequenina, tenho quase a certeza que era uma (que matei de imediato) no chão!

    Estou em pãnico, será que tenho uma praga????

    Obrigado
    • naar
    • 14 junho 2012

     # 2

    A fazer fé neste artigo, daqui a 4 meses poderá sim ter uma PRAGA!


    7 Motivos para você ter medo de baratas




    1- As baratas caseiras não têm nenhum papel na cadeia ecológica:
    Não precisa ter dó de dar aquela chinelada: aqueles monstrengos que vez ou outra aparecem na sua casa para comer restos de comida e disseminar o pânico não têm nenhuma função nobre no equilíbrio da natureza – são só uma praga, e ainda carregam doenças. Mas as que vivem na natureza são importantes, já que contribuem para a reciclagem do material orgânico e servem de alimento para vários predadores.

    2- Barata andando pela casa durante o dia não é bom sinal:
    As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique atento. Baratas em atividade durante o dia indicam que a população está muito alta e não há esconderijos para todas.

    3- Elas têm pelinhos no traseiro que lhes dão informações detalhadas sobre o inimigo:
    Você que já tentou matá-las sabe: o bicho é rápido e tem um baita reflexo. Isso se deve em boa parte a dois pelinhos que a barata tem no traseiro, chamados cercis. Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.

    4- Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças:
    Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos. Isso é ainda pior se considerarmos que os bichos podem carregar a bactéria da peste, da febre tifóide, da cólera, o vírus da poliomielite, de um tipo de herpes e ainda podem transmitir vários tipos de conjuntivite. Escova de dente, para que te quero!

    5- Elas têm uma capacidade incrível de se multiplicar e os ovos vingam mesmo quando a mãe morre:
    Sabe aquela gosma branca nojenta que explode quando você esmaga a barata? Aquilo é gordura e contém as reservas de nutrientes que vão alimentar as células do inseto quando faltar comida. Ali também existem algumas dezenas de ovos, que podem vingar mesmo depois que a mãe morre. A capacidade de reprodução das baratas é incrível: em 150 dias de vida, uma única fêmea consegue botar cerca de 320 baratinhas no mundo.

    6- As baratas conseguem viver vários dias sem cabeça:
    Além de conseguir ficar até um mês sem se alimentar, o inseto ainda é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen e, nesses casos, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras. Qual a forma mais eficaz de matá-las, então? Anote: aerossóis e outros produtos na forma líquida são eficientes contra a barata de esgoto (Periplaneta americana); para matar a barata de cozinha (Blattella germanica), as formulações gel são as mais indicadas.

    7- Para fugir delas, só correndo para as calotas polares:
    Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, e são tão danadas que conseguem viver em quase todos os ambientes naturais, de desertos a florestas tropicais. A sua grande barreira ecológica é o frio intenso, mas nem adianta fugir para a Noruega ou a Finlândia: elas aparecerão em versões minúsculas e vão querer se aquecer no quentinho da sua casa nórdica. A única solução é correr para as calotas polares.
    • bia
    • 18 junho 2012

     # 3

    Bom Tontica, mande os nossos cumprimentos aos ursos.
  2.  # 4

    tenha cuidado não espesinhe uma barata em casa pode ter ovos e depois mesmo na sola dos sapatos podera espalhar!
  3.  # 5

    Um bom conselho de amigo...

    Nunca compre janelas baratas.
  4.  # 6

    exma. tontica

    encontrar duas barata pode ser praga ou não.

    abraço
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

     # 7

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1614839&seccao=Sul


    Sem querer alarmar... dizem que é falta de limpeza no saneamento.
    •  
      GF
    • 30 junho 2012

     # 8

    Baratas.... este grande problema que surge quando começa o calor.
    Já em tempos tive oportunidade de expor a minha opinião, baseada no meu caso pessoal.
    Há uns anos tive baratas numa outra casa e nada parecia resolver: os produtos eram eficazes, matavam as baratas, mas elas teimavam em voltar a aparecer.
    Até que descobri isto: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2778093&CategoryPath=11&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

    O segredo não está em matá-las com spray ou pó (ainda que eficazes, não resolvem o problema de fundo), mas sim em deixar estas mini-caixas espalhadas pelos cantos da casa, para que elas possam passar lá por dentro e "morder o isco" do veneno. Ao fazê-lo, vão levar o veneno para o ninho, onde estão todas as outras, e baratas nunca mais vê-las.
    As baratas existem há mais de 300 milhões de anos e são altamente resistentes.

    E comparado com o que vi em Bangkok, isto por cá não é nada.
    cumps
    Concordam com este comentário: PRETO NO BRANCO
      iscas baratas.jpg
 
0.0138 seg. NEW