Iniciar sessão ou registar-se
    • PFrade
    • 14 junho 2012 editado

# 1

Há cerca de 1 ano contactei uma empresa de gás natural para saber todas as condições para preparar e instalar numa moradia, pois a mesma não tem nenhuma pré-instalação de gás natural.
    Na altura foi-me explicado todas as informações necessárias por uma pessoa dessa empresa que esteve no local a analisar a situação em particular, e só não assinei contrato nesse dia, porque a casa ainda ía para obras (só não sabía quando) e portanto não quiz fazer logo o contrato.

Voltei a contactar a mesma empresa, agora que a casa já está em obras (pois como já tinha todas as informações necessárias não estava preocupado), quando me é dito que não podem instalar porque não há ramais de gás natural por perto.
    Estamos a falar de um nº10 em que na mesma rua o nº14 (ou seja, só com o nº12 pelo meio e são tudo moradias seguidas) tem gás natural.
    Em frente ao nº10 "desagua" uma outra rua em que a última casa também tem gás natural, ou seja, estamos a falar de uma distância de uma estrada que nem sequer é larga.

Alguém sabe como posso "resolver" este impasse?
    Ou se eles não quiserem instalar, não há mesmo nada a fazer?

Desde já agradeço os comentários seguintes.
  1.  # 2

Ninguém sabe como posso resolver isto?
    Estou com alguma urgência em saber como posso resolver a situação, pois tenho as obras a decorrer e é preciso saber se posso optar pelo gás natural ou se serei obrigado a optar pela electricidade para o AQS.
  2.  # 3

As moradias sempre foram um mau negócio para as empresas de TV por cabo (ou fibra) e para gás natural tb.

O que dá dinheiro são prédios inteiros...economia de escala
  3.  # 4

Certo!

Mas é estranho há 1 ano terem tido uma atitude e agora outra. Quando também se está a falar de uma distância mínima... =/
  4.  # 5

É pena não haver gás natural engarrafado, e gostava de saber porquê.
  5.  # 6

Com o aumento do gas natural a partir de Julho e outros virão ainda este Ano, bem podemos voltar a andar com a bilha ás costas! Agora sempre sai mais economico.
  6.  # 7

Colocado por: PFradeNinguém sabe como posso resolver isto?
    Estou com alguma urgência em saber como posso resolver a situação, pois tenho as obras a decorrer e é preciso saber se posso optar pelo gás natural ou se serei obrigado a optar pela electricidade para o AQS.

Esqueça o gás e instale uns bons paineis paras as AQS com apoio elétrico.
  7.  # 8

Nunca gostei muito do sistema de aquecer e/ou manter a temperatura da água através duma resistência.
    Tem que se ter atenção aos consumos, às horas de funcionamento e caso a água esteja fria não tenho água quente instântanea.
    Acredito que seja tudo uma questão de hábito, mas para quem está habituado a não se preocupar com esse tipo de coisas e sempre que precisou de água quente, ela saiu da torneira (mesmo que passado uns 20seg)...faz-me primeiro pensar noutras alternativas antes dessa.
  8.  # 9

Colocado por: PFradeNunca gostei muito do sistema de aquecer e/ou manter a temperatura da água através duma resistência.
    Tem que se ter atenção aos consumos, às horas de funcionamento e caso a água esteja fria não tenho água quente instântanea

E não tem que se preocupar, com um relógio temporizador resolve-lhe o problema só tem que o acertar eventualmente quando falta energia, de resto não tem problemas.

Quanto ao gaz natural não se arrependa de colocar porque como sabe vai haver um aumento a partir de 1 de Julho de 6,1% e outros aumentos virão ainda este Ano, o gaz natural foi um grande bluff que se pairou no seio das familias Portuguesas e agora começam a ser visiveis os custos que suporta.

Uma vez que a moradia é antiga em alternativa pode fazer uma cabine e colocar bilhas grandes e só precisa de um termo de responsabilidade e não tem necessidade de projecto nem vistorias complicadas.
  9.  # 10

Colocado por: PFradeNinguém sabe como posso resolver isto?

Boas,

Não quer dispensar o gás natural? Ganha em segurança e talvez não perca em custos de utilização.

Somos 4 cá em casa e gastamos 1,5€/dia numa moradia com alarme, iluminação noturna, estores e portões elétricos e apoio AQS com resistência.

Acha muito?

Cump.
  10.  # 11

Pfrade,

Penso que não terá muito mais a fazer, senão esperar!
    Na zona onde construi a minha casa, só a minha rua tem gás natural, acredita que a primeira ligação a ser feita é a nossa? dai muitas vezes a falta de investimento em zonas de moradias, o retorno por norma já não é muito( comparando a zona habitacionais de prédios) e depois sem adesões!

Resta-me desejar-lhe boa sorte!
    Alice
  11.  # 12

Desde já agradeço a todos os comentários.

Parece-me então, e visto que estou numa altura de dicisões, que terei que deixar a ideia de ter gás natural e virar-me somente para a electricidade.

Colocado por: nunoneiva75

Boas,

Não quer dispensar o gás natural? Ganha em segurança e talvez não perca em custos de utilização.

Somos 4 cá em casa e gastamos 1,5€/dia numa moradia com alarme, iluminação noturna, estores e portões elétricos e apoio AQS com resistência.

Acha muito?

Cump.

Não acho muito. Mas a história da resistência... =/ talvez seja uma questão de hábito, não sei... mas não me agrada muito.
    Mas devido a este contra, terei que colocar essa solução como hipótese.
  12.  # 13

1.5 Euros por dia para isso tudo? Isso inclui as taxas?
  13.  # 14

Colocado por: Paramonte1.5 Euros por dia para isso tudo? Isso inclui as taxas?

Tem razão. 1,5€ é o custo do gasto médio diário. Dividindo o custo total pelo nº dias dá 2,2€.

Cump.
  14.  # 15

Colocado por: Costa53

E não tem que se preocupar, com um relógio temporizador resolve-lhe o problema só tem que o acertar eventualmente quando falta energia, de resto não tem problemas.

Quanto ao gaz natural não se arrependa de colocar porque como sabe vai haver um aumento a partir de 1 de Julho de 6,1% e outros aumentos virão ainda este Ano, o gaz natural foi um grande bluff que se pairou no seio das familias Portuguesas e agora começam a ser visiveis os custos que suporta.

Uma vez que a moradia é antiga em alternativa pode fazer uma cabine e colocar bilhas grandes e só precisa de um termo de responsabilidade e não tem necessidade de projecto nem vistorias complicadas.

Isso do relógio funciona se os dias e rotinas forem sempre iguais. Normalmente são, mas quando não são tem que se estar preocupado com as mudanças. Não sei...faz-me confusão esse sistema.
    Para além de que uma resistência no depósito está a aquecer/manter 200 ou 300 litros de água quando só poderei vir a utilizar 50l ... é um desperdício da energia utilizada para aquecer os outros 150 ou 250 litros.

É verdade que o gás aumentou e irá subir ainda mais...mas e a electricidade? Há prespectivas do preço diminuir? O mercado das energias anda muito instável. Na minha prespectiva é arriscado confiar só numa alternativa. Apesar de eu ter apostado bastante na electricidade (tanto a placa como o forno são eléctricos). =/

Quanto ao facto de ganhar em segurança caso não utilize gás parece-me exagerado. Há complicações com gás, mas também com a electricidade. Acho que desde que as instalações sejam bem feitas, bem como as devidas manutenções no seu devido tempo, não há que temer.

O uso das bilhas talvez seja a opção B (visto que a A está complicada). Mas também tem os seus contras. Nem é muito pelo facto de se ter que trocar de bilha. Mas imagino um cenário: Estamos no Inverno e um gajo começa a tomar banho de água quentinha e a meio do banho o gás começa a chegar ao fim...é chato! lol
    A opção de usar uma bilha de 45kg agrada-me. Isso normalmente para quantos banhos dá (+-)? Alguém sabe?
  15.  # 16

Na falta do gás natural tem como soluções para aquecimento de águas:
    1 Esquentador com apoio de garrafas a gás;
    2 Termo acumulador elétrico;
    3 Painéis solares com apoio no Inverno de resistência elétrica ou esquentador;
    4 Bomba de calor para aqs.

Todas estas soluções tem custos de instalação diferentes e de uso.
    Os que tem custo de instalação mais baixos são os 2 primeiros, mas tem custos mensais maiores, e superiores ao gás natural. Entre esquentador a gás garrafa ou termoacumulador, se calhar o acumulador é mais económico. O aquecer por resistência não é um problema quanto ao conforto, quando bem programado. Por exemplo eu tenho um termoacumulador de 100 l que apenas liga de noite, e no outro dia antes de voltar a ligar ainda tem água bastante quente que dá para tomar banho. Se estivermos a falar de paineis solares com apoio eléctrico, aí como o depósito é no mínimo de 200 litros, aguenta mais tempo, em particular porque de dia o sol dá uma ajuda.

A solução com custo mensal mais barata é a dos painéis solares. Tem um custo de instalação de menos de 1500 a 3000 e tal, dependente do tamanho, da marca e se é de termo sifão ou circulação forçada.
    A solução da bomba de calor é também interessante, e há a partir de 800 euros até 2000 e tal.

Eu como não gosto de gás, abulia logo a primeira opção.
    Quanto às outras depende do caso concreto, das condições técnicas para implementar cada solução, e de saber se prefere gastar mais de início ou mensalmente.

0.0197 seg. NEW