Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.
    Alguém tem experiência na pintura (adicional ao barramento) do sistema ETICS?
    Sabem-me indicar preços de refª ou um rendimento médio para um tipo de tinta aquosa, digamos, do tipo acrílica?
    Obrigado.

Cumprimentos
  2.  # 2

Sim
    Depende da tinta que quiser colocar!!!
  3.  # 3

A falar de tinta sobre o acabamento final.

Colocado por: trabalharmuitobemSim
    Depende da tinta que quiser colocar!!!

Mas isso é o que quero saber, que tinta lá colocar e respectivo rendimento médio.
  4.  # 4

Eu percebi o que disse :)
    Como disse, sobre o sistema etics aplicado e homologado, é pretensão pintar depois do acabamento final, já concluído, daí a selecção acrílica.

Pretendia saber se Cin Nováqua RH, Robbialac AquaRepel, Sotinco Tincomate, Dyrup Dylon se enquadram, se necessita primário...
    Entretanto no suporte técnico da Robbialac já me confirmaram que poderia aplicar o AquaRepel (sem primário) e o rendimento andaria na ordem dos valores anunciados.

Onde poderei encontrar preços de referência, já que infelizmente só encontrei aqui Cin (2010?2011?) e Dyrup.
    Precisava pelo menos da tabela da Robbialac.
    • eu
    • 15 junho 2012

# 5

Colocado por: Linharesé pretensão pintar depois do acabamento final, já concluído,

Para quê?
  5.  # 6

No meu caso, por não existir acabamento acrilico na cor que eu queria, o sistema foi pintado, não sobre o barramento armado mas sim sobre o acabamento final areado.

Tinta Cin Novaqua RH (cara como o catano ...). Apresentaram-me também alguns argumentos a favor de futuras manutenções ou reparações sobre o sistema pintado versus um sistema com abacamento acrilico. Mas isso vale o que vale ... A ver vamos.
  6.  # 7

Também não estou a compreender.

O meu acabamento final tem 2 cores muito diferentes: o branco e o cinzento + escuro e ficou impecável na transição entre cores...
  7.  # 8

aquarepel robbialac - novaqua hd cin - dycrilforce Dyrup .
    são tintas do mesmo nível de qualidade e formulações similares todas tem a mesma vantagem os mesmos dizeres etc etc .
    quanto á falta de primário cada marca vale o que vale e só se pronuncia quem conhece o sistema etics que o Sr tem .
    Na Dyrup o balde de 15lt de branco estava por aqui no fórum a 90€ creio eu ...
  8.  # 9

Colocado por: nunoneiva75Também não estou a compreender.

O meu acabamento final tem 2 cores muito diferentes: o branco e o cinzento + escuro e ficou impecável na transição entre cores...

Sabe o código RAL do seu cinzento escuro ?
  9.  # 10

Colocado por: Anonimo18072022A
    Existir existirá sempre. A marca é que pode não o querer vender. Qual era a cor?

Qual a marca que lhe apresentou um acabamento final areado aplicado sobre o barramento armado?

Que argumentos são esses? Pode partilhar p.f.?

A cor era o cinza escuro RAL 7016.

Talvez se lembre da troca de argumentos que outrora tivemos sobre o facto do sistema que tenho ter materiais de 2 marcas (Secil e Beissier, lembra-se ?) tendo sido algo criticado por ter permitido essa situação. A marca será assim a Secil, e a constituição do sistema é identica á da imagem que colocou acima exceptuando a parte do acabamento acrilico, que no meu caso foi substituido por acabamento final areado com a argamassa FLEXDUR (aplicável em sistemas ISODUR e ETICS) sendo depois pintado com a Tinta Cin Novaqua HD.

Sei que não acompanha as certificações dos sistemas mais famosos (sto, stomix, etc) e esta solução difere desses sistemas pelo menos neste aspecto do acabamento.

Apesar de tudo, eu acho aquilo muito bom, aliás já coloquei aqui umas fotos, inclusivé de uma zona que sofreu com um impacto forte da queda de um andaime.

Relativamente aos argumentos a favor da pintura versus acabamento acrilico, que obviamente ainda não posso comprovar (pelo menos até não reparar o trilho da queda do andaime), tinham a ver com a reparação de zonas em caso de dano causado por impacto. No acrilico julgo que tinha de se cortar e depois seria mais dificil disfarçar a reparação, sendo que a pintura sobre o acrilico não era aconselhável. Em termos de manutenção da cor também foi referido, que sendo pintado pode ser renovado tal e qual se tratasse de pintura sobre alvenaria tradicional, bastando pintar para renovar a cor original. Com o acrilico, não sei como será, se perde cor, se tem de se substituir, etc ...

Mas como digo, são argumentos que valem o que valem. Espero descobrir a viabilidade deles bem tarde :-) E depois nestas coisas cada cabeça sua sentença, as vezes uma pessoa não sabe bem quem tem razão ...
  10.  # 11

Julgo que a facilidade em trocar de cor, se assim o desejar, é mais favorável á pintura do que ao acrilico. Deverá ser mais fácil e talvez mais barato.

O RAL 7016 de facto não estava disponivel em acrilico, sendo que os disponiveis eram cinzas mais claros que não me agradaram.

Engano seu. Costumo estar bem atento às novidades que surgem em sistemas etics.

Não me diga que o que tenho afinal pode acompanhar os sistemas mais famosos ? Sei que a Secil estava em processo de certificação dos seus sistemas, não sei se já estará concluido ou não.

Repare que a solução que escolheu além da mistura de marcas, substituiu o revestimento final acrílico por uma reboco areado. O reboco areado não tem de longe nem de perto a mesma flexibilidade que um revestimento acrílico tem...a seu tempo nos dará notícias. Assim espero.

Julgo que a argamassa Secil Flexdur é mesmo concebida para este tipo de acabamentos sobre isolamentos pelo exterior, seja ISODUR ou ETICS. Pelo menos assim é anunciada pela Secil. No caso do sistema ISODUR, leva esta massa directamente sobre o isolamento em EPS projectado, se não fosse indicada para o efeito, colocaria em causa todo o sistema ISODUR comercializado pela Secil.

No meu caso o aplicador substituiu a argamassa de colagem da Secil (AdhereVit Fibraflex) pela Beissier indicando-me que esta última seria de melhor qualidade (pelo menos mais cara é ...). A Flexdur também é cara ...

É aconselhável pintar sobre o acabamento acrilico ? Disseram-me que não, julgo que principalmente devido a questoes de aderência das tintas a esse material. Mas provavelmente depende da tinta.

Já agora pode esclarecer como se repara um buraco no acabamento acrilico ?
  11.  # 12

Mas porque razão o "acabamento final" do "sistema etics aplicado e homologado" não veio logo na cor que deseja ou, porque o deseja pintar?
    Qual a marca que usou? Se pretende pintar, deve usar uma marca do sistema etics utilizado.

O da marca tenho o problema de me pedirem 13e / m2 para pintura.
    Pediram-me opinião porque o dono quer outra cor (cinza) e sugeriram tb para "protecção extra" da solução.
    Daí necessitar saber se o valor final da pintura não seria o preço + usual ou se existiria de facto alguma justificação para este preço...
    Ah,fora meios elevatorios/andaimes...
  12.  # 13

Só tenho a foto abaixo agora á mão, mas dá para ver a cor cinza RAL 7016, no ETICS aplicado na viga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
      DSC01665.jpg
  13.  # 14

Disseram-me que a tendencia sera escurecer, se bem que eu pensasse o contrário ... Pensei que com os anos a tendencia fosse a cor ir-se esbatendo. De qualquer forma, a maior superficie nesta cor encontra-se a norte, onde a incidência do sol é menor. A viga na foto está a sul.

Na foto abaixo ve-se mais perto.
      DSC01693.jpg
  14.  # 15

Já somos 2 a esperar isso :-)
    Se ainda por cá andarmos daqui a uns anitos, conto-lhe como está.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A
  15.  # 16

Colocado por: Anonimo16062021
    Já agora,qual é a marca em causa?

SecilVit-Knauf-LM

Então já podemos considerar o Sistema proposto pela Secil como 'acreditado' ?
  16.  # 17

Pergunto porque julgo que na altura em que mostrei a minha aplicação a Secil ainda estava em processo de certificação.
    Se o processo estiver concluido pode considerar-se uma solução ao mesmo nível das outras marcas já certificadas ?
  17.  # 18

Colocado por: SchopferGottDisseram-me que a tendencia sera escurecer, se bem que eu pensasse o contrário ... Pensei que com os anos a tendencia fosse a cor ir-se esbatendo. De qualquer forma, a maior superficie nesta cor encontra-se a norte, onde a incidência do sol é menor. A viga na foto está a sul.

Boas,

Não sei o RAL, mas o cinza que escolhi (+ escuro disponível para acabamento final) é mais claro do que o seu.

Se quiser tiro uma foto à fachada para comparar.

Cump.
  18.  # 19

Ficou bonito de qualquer forma uma cor tão escura vai absorver bastante radiação o que exigirá do revestimento uma performance acrescida, principalmente na cor ou seja, é expectável que daqui a um ou dois anos perca um pouco da tonalidade que tem. De qualquer forma foi uma opção sua.
    Concordam com este comentário:tipla

Uma tinta deste género ajudará a poupar um pouco esse esforço acrescido do sistema, certo?

StoColor X-black

Paint to illuminate the darkside; The new StoColor X-black facade paint removes virtually all thermal limits when it comes to the colour design of buildings. Heated facades, crack formation or building element expansion - all possible consequences of high temperatures - can be a thing of the past. With our innovative NIR (near-infrared reflection) black pigments, the StoColor X-black heat-reflective facade paint is guaranteed to keep temperature peaks caused by solar radiation at below 70°C.

Heat-reflective facade paint based on pure acrylate with NIR technology (near-infrared reflection)
    L* < 10 are possible
    Tintable in all colour shades of the StoColor System and also available on request in a wide range of other shades

http://www.sto.co.nz/03_building/11_coatings/exterior-paints-coatings.php#x-black

Há outras soluções parecidas?

0.0199 seg. NEW