Iniciar sessão ou registar-se
    • jjag
    • 15 junho 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Peço a V/ opinião para ver se consigo arranjar solução para problema de humidades no interior de roupeiros (roupa fica a cheirar a mofo e depois do Inverno, lá tem de se lavar tudo...).

    São Roupeiro de 3 Portas (1,85m), com modulos de 3 gavetas no fundo. Todo forrado a madeira/Carvalho.

    Como tenho cave por baixo e para ventilar os roupeiro, pensei em furar a placa, furar o fundo do roupeiro e colocar uns extractores/ventiladores, que depois ligava com relógico no quadro e assim ventilava os 3 roupeiros através da cave.

    Que acham? Junto foto para perceberem o que penso fazer.
    - devo colocar 1 elemento a fazer extracção e outro a insuflar ou basta 1 extractor?

    Sugerem outra alternativa?

    Muito Obrigado
      Roupeiro_Humidades.jpg
    • dato
    • 15 junho 2012

     # 2

    em vez disso axo que era melhor deixar uma porta do roupeiro aberta qd sai de casa..
    se fizer o furo podem a ficar a cheirar a gases do carro..
    • jjag
    • 15 junho 2012

     # 3

    As portas normalmente estão sempre abertas...mas as janelas para o exterior não...principalmente no Inverno, por se tratar de zona muito húmida (Seixal, perto de Pinhal).

    Se colocar só o extractor para retirar ar para a garagem, não devo ter esses problemas dos cheiros/gases do carro?
    Não fazia o sentido inverso, para não estar a puxar da garagem para o roupeiro. Que acha?

    Obrigado.
    • jjag
    • 23 junho 2012

     # 4

    Alguem pode ajudar no tema sff?

    Devo avançar com extracção para tentar evitar os problemas de humidades/bolor no Inverno? Ou não irá resolver nada?
    • dato
    • 23 junho 2012

     # 5

    jjag, eu não sou o mais indicado para ajudar, mas se com as portas abertas continuas com humidade é pq toda a casa tem humidade em excesso e se como disse é uma zona mt humida...só lá vai com um desumidificador ligado

    mm com que ventile a zona...a humidade vai continuar

    espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • dato
    • 23 junho 2012

     # 6

    vê ste site... pode ser que ajude
    http://www.poupaeganha.com/construa-desumidificador/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • J.C
    • 23 junho 2012

     # 7

    as traseiras e laterais do roupeiro dão para onde?
  1.  # 8

    Boas,
    quando e assim normalmente antes de montar o roupeiro metemos esferovite em toda area qui vai o roupeiro assim o roupeiro fica isolado da parede nao passa nada fica bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag, ferra
    • jjag
    • 23 junho 2012

     # 9

    Agradeço as dicas.

    Trata-se de casa usada, não sei como foram construidos os roupeiros. Estão todos forrados a madeira, não sei se existe esferovite atrás (entre madeira e parede).

    são 3 roupeiros, 2 continuos a WC e o terceiro isolado. Humidade é prob geral nos 3 roupeiros...e em todo o R/C.

    Junto planta para perceberem.
      planta_RC_Roupeiros.jpg
    • J.C
    • 23 junho 2012

     # 10

    Se como diz, a humidade é geral, só mesmo o desumidificador!
    Se é que pode responder...
    Com tanta janela/portas para fazer passagem de ar, porque não as abre??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 23 junho 2012

     # 11

    Já tenho um desumificador ligado na Cozinha (tipicamente fica ligado todo o Inverno, durante a noite).
    Não consigo colocar 1 desumificador em todas as divisoes da casa.

    O maior problema aqui é o Inverno, se abro as janelas (que até abro principalmente aos fds), perco o calor que estou a gerar com Acumuladores de Calor. Mesmo com a qs fechado de semana (horario de trabalho), chego a casa com 15º...se abrisse as janelas, congelava!

    Percebo a pergunta e compreendo que aventilação é a solução...dai pensar fazer isso pela cave, que mesmo no Inverno mantem temperatura minimamente controlada, nada a ver com o que está na rua...

    Obrigado
    • J.C
    • 23 junho 2012

     # 12

    Quem lhe garante que a cave, não é ainda mais humida?
    Vai ventilar entrar mais alguma percentage de humidade para o interior da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
  2.  # 13

    Colocado por: jbcarpinteiroBoas,
    quando e assim normalmente antes de montar o roupeiro metemos esferovite em toda area qui vai o roupeiro assim o roupeiro fica isolado da parede nao passa nada fica bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jjag


    Correcto, a solução passa por isolar as madeiras das paredes... com esferovite, espuma de poliuretano ou outro material isolante de humidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 18 julho 2012

     # 14

    Colocado por: siul72

    Correcto, a solução passa por isolar as madeiras das paredes... com esferovite, espuma de poliuretano ou outro material isolante de humidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jjag


    Obrigado a ambos,

    Não sabia desta solução contra humidade nos roupeiros e vou levar em consideração nos novos roupeiros que vão ser construidos no Sotão. No R/C não sei se está lá o esferovite (não assisti à construção), mas pelo estado em que as roupas ficam no Inverno, qs afirmo a 100% que tijolo e mais nada. Desmontar todo o Roupeiro para colocar esferovite, não faz muito sentido. Por isso pensei em qqr solução de ventilação, nem que seja extrair para a cave...para evitar insuflar ar humido da cave no roupeiro...

    Obrigado
    •  
      FD
    • 19 julho 2012 editado

     # 15

    Compre um higrómetro para poder analisar se a humidade é geral ou localizada.

    Coloque-o durante um dia dentro de um roupeiro e nos dias seguintes dentro dos outros.
    Faça uma tabela e compare os valores.
    Nos dias seguintes, faça o mesmo nos quartos - para saber se a humidade é diferente ou não.
    Assim, ficará a saber se há um problema geral ou só nos roupeiros, dessa forma, poderá optar por soluções diferentes mais eficazes.

    Vá colocando aqui os resultados e depois vamos dando sugestões.
    Concordam com este comentário: jjag
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 19 julho 2012

     # 16

    Obrigado FD, vou procurar num AKI por perto (não estou a ver qual a loja da especialidade onde isso existe) e coloco depois.
    • jjag
    • 29 julho 2012

     # 17

    Ao fim de uma semana com o Higrometro ligado no Roupeiro mais interior da casa (com equipamento no interior e a sonda no exterior do roupeiro - dentro do quarto), temos:

    Memória:
    - Max Interior Temp = 28,5º
    - Max Interior Humid = 72%
    - Min Interior Temp = 25,1º
    - Min Interior Humid = 56%

    - Max Exterior Temp = 30,2º
    - Max Exterior Humid = 72%
    - Min Exterior Temp = 23,7º
    - Min Exterior Humid = 56%


    Leitura actual:
    - Interior Temp = 26,7º (equip em cima de mesa)
    - Interior Temp = 63%
    - Exterior Humid = 25,2º (sonda de cabo no chão do quarto)
    - Exterior Humid = 63%

    Vou fazer Reset e colocar no Roupeiro do Quarto/Suite, para a semana volto a colocar as leituras

    Obrigado
  3.  # 18

    Eu tive uma situação similar a essa, mas no meu caso era só no roupeiro que estava encostado na parede para o exterior da casa (e o roupeiro não era forrado, o interior era mesmo a parede).

    A resolução até foi simples: placas de cortiça negra (de 30mm, se não estou em erro) coladas com cola de contacto e forrar o roupeiro com madeira, por cima. Se antes tinha desumificadores dentro do roupeiro, do género destes, depois da alteração nunca mais foi preciso (mesmo com os Invernos mais rigorosos).

    Acho que 1º deve isolar bem os roupeiros, e só depois partir para outras possibilidades.
    • jjag
    • 5 agosto 2012

     # 19

    Leitura do Roupeiro Suite (confina com o WC):

    Memória:
    - Max Interior Temp = 26,9º
    - Max Interior Humid = 79%
    - Min Interior Temp = 24,2º
    - Min Interior Humid = 53%

    - Max Exterior Temp = 25,2º
    - Max Exterior Humid = 79%
    - Min Exterior Temp = 22,6º
    - Min Exterior Humid = 53%

    Leitura actual:
    - Interior Temp = 25,9º (equip em cima de mesa)
    - Interior Temp = 69%
    - Exterior Humid = 25,1º (sonda de cabo no chão do quarto)
    - Exterior Humid = 69%

    Reset, e segue mais uma semana para Roupeiro 3 - Quarto das Crianças (tb ele confina com o WC Suite)
  4.  # 20

    Já viu que tem que impermeabilizar as paredes dos wc, não?
    Concordam com este comentário: jjag
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
 
0.0221 seg. NEW