Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 15 junho 2012

# 1

bons dias,
    nas ultimas semanas tenho lido mts tópicos em que fiquei a saber que ainda tenho mt q aprender acerca dos custos e trabalhos para construção de uma moradia..

em relação ao titulo do tópico, precisava da vossa ajuda para saber os custos que irei ter para a construção da minha moradia, neste momento só "tenho" o terreno(escritura para a semana), ficando a faltar tudo o resto...projecto licenças e a construção..

pelo que tenho lido um projecto com especialidades(só soube a pouco tempo o q isso era) ronda os 2500€ como é uma casa pequena..a volta de 70mt piso..
    licenças na câmara do porto...ainda n sei preços
    em relação aos custos de construção...vi valores de 600 a 1000€ m2(para casa completa?)

mais algumas duvidas...
    depois de meter projecto na câmara tenho prazo para concluir a obra? é que estou a pensar ir fazendo a obra à medida que vou tendo € para mesma...pedir ao banco está difícil e para já com juros a mais de 4% tb n quero

outra duvida: na carta predial tenho lá área de implantação de 70m2 e total de 140...quer dizer q só posso fazer rc e 1? n posso nem fazer cave nem garagem ao lado? se for assim a casa fica ainda mais pequena...

desculpem tantas duvidas, mas a área de construção é nova para mim e só ainda n participo mais pq usam mts abreviaturas e para quem não é da área é quase impossível perceber.. o que vale é que o google vai ajudando, mas demora mt mais tempo

obrigado e cumprimentos
  1.  # 2

Boa tarde,

. 2500€ para projeto com especialidades é excessivamente baixo, tenha a certeza que os profissionais conseguem dar-lhe um serviço de qualidade por esse preço. Lembre-se que o projeto é a base de toda a construção, a base de tudo o que vai gastar a seguir, poupar em projeto em projetistas não qualificados pode ser um grande tiro no pé.

. preço m2 de construção anda pelos valores que indica, podendo como é claro ser ultrapassado com facilidade [principalmente num projeto mal pensado].

. depois de levantar a licença de construção terá de cumprir o prazo que pediu na altura do licenciamento, poderá no entanto findo esse prazo pedir a prorrogação do mesmo duas vezes. exemplo: pediu licença inicial para 2 anos, poderá pedir mais 4 anos num total de 6 anos. No fim destas duas prorrogações poderá ainda pedir uma licença especial de acabamentos.

. a área que quer usar como cave nunca vem nas certidões prediais, o que diz a sua certidão é que pode fazer 70m2 por piso, sendo RC e 1º andar.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: tiagot, Rodrigo Cruz
  2.  # 3

Viva Dato;

Relativamente a honorários de projectos (sabendo que o mercado está uma selva) existia uma tabela que de momento não está em vigor que pode encontrar em:
    http://www.oasrn.org/upload/apoio/legislacao/pdf/ichop.pdf
    - rapidamente perceberá que os 2500 euros de que fala estarão bastante abaixo dos valores da tabela.
    Já saberá pelas discussões que terá pesquisado que haverá que lhe diga que "faz tudo por 2500€" mas tenha em conta que imaginando que qualquer membro de uma equipa projectista receba 8€/hora brutos os 2500 darão para 312 horas / 8oito horas/dia, corresponde a menos de 40 dias! Isto sem contar com uma infinidade de despesas fixas.
    40 dias de trabalho distribuídos por uma equipa de pelo menos 4 pessoas (considerando umas quantas especialidades), significa que será o suficiente para uma equipa de 4 pessoas trabalhar na sua casa durante dez dias (2 semanas).
    Com toda a honestidade, por 2500 euros conseguirá arranjar alguém que lhe diga que faz tudo por esse valor, mas não alguém que realmente o acompanhe num processo de pesquisa (que durará no mínimo um a dois anos) da melhor opção para si e para o seu terreno. Não esqueça que é esse processo que irá definir o que se vai construir com o dinheiro que tanto terá custado a poupar.
    Relativamente a valores para construção, o intervalo que referiu é aceitável.
    Poderá indicar um prazo de construção de dois anos e depois pedir extensão do prazo por mais um ano pelo menos, julgo eu.

Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    • dato
    • 15 junho 2012

# 4

obrigado pela resposta,

sendo assim posso fazer uma cave? resolvia o problema da garagem...mas os custos de fazer uma cave tb devem ser elevados..
    com os dados que dei axa possível fazer a garagem ao lado com acesso para a casa por porta?
    em relação ao valor do projecto, qual será o valor mais realista? sendo que ja tive uma oferta por aqueles valores
    • dato
    • 15 junho 2012

# 5

Viva Tiago,

da maneira que está a construção esta é a melhor altura para construir.. não quero o prejuízo de ninguém, mas tendo em conta que a oferta é mt..os preços baixam
    pena n ter os euros para construir nestes dois anos...com a compra do terreno fiquei com poucos euros para a construção..

em relação ao tempo do projecto...penso que não fazem o trabalho todo de inicio para cada caso...axo sim que se adapta a cada caso, tirando algumas excepções em que o preço não interessa...é assim em todos os ramos
  3.  # 6

Viva Dato,

É verdade que os preços baixam, e os valores da tabela geralmente sofrem alguns descontos. Mas atenção, que milagres...só os santos! Tente encontrar uma equipa que realmente o acompanhe e não faça só de conta.
    As pessoas vão atras de preços desses e depois vêem queixar-se para o fórum que as obras não são acompanhadas e que os projectos não estão definidos em muitos pontos...pois ...2500€ dá para 4 pessoas durante 10 dias...se um processo destes raramente dura menos de um ano e meio há qualquer coisa que não bate certo...
    Relativamente ao tempo de obra, seis anos dá uma margem bastante aceitável. Também pode licenciar por fases aumentando esse período, ninguém o pode obrigar a licenciar/construir tudo duma vez.
    O ideal para um projecto é ser acompanhado desde o início, não apareça com a "planta" para assinar ou passar a "limpo".
    Terá imenso a ganhar em encontrar uma equipa que o ajude a construir esse projecto.

Boa sorte, cumprimentos, Tiago
  4.  # 7

Colocado por: datoobrigado pela resposta,

sendo assim posso fazer uma cave? resolvia o problema da garagem...mas os custos de fazer uma cave tb devem ser elevados..
    com os dados que dei axa possível fazer a garagem ao lado com acesso para a casa por porta?
    em relação ao valor do projecto, qual será o valor mais realista? sendo que ja tive uma oferta por aqueles valores

Se calhar pode fazer uma espécie de alpendre para colocar o carro e não conta como zona de construção.
    • dato
    • 15 junho 2012

# 8

Tiago,
    quer dizer q se pedir um projecto vou esperar um ano? provavelmente não...senão não chegavam 50mil euros... ou então não estou a perceber onde quer chegar
    • dato
    • 15 junho 2012

# 9

jorgferr

o alpendre ate fica bem e secalhar ate o ponho...mas gosto de uma garagem fechada
  5.  # 10

Viva dato,
    Não espera um ano pelo projecto.
    A equipa projectista deverá acompanhá-lo ao longo de todo o processo. Esse processo é longo e supõe várias fases.
    Deverá ter um projecto base/estudo prévio em que se procura a solução ideal para o seu caso.
    Depois, projecto de licenciamento para licenciar a construção na Câmara e demais organismos.
    Quando estiver licenciado, segue-se o projecto de execução, que é um conjunto de elementos, desenhados e escritos (desenhos, mapas de quantidades, orçamentos, condições técnicas especiais, etc) que irá definir com precisão o que a equipa de construção deverá construir. Não é ao longo da obra que se vai decidindo...
    E depois o acompanhamento integral à obra até à sua conclusão.
    Tem algumas informações adicionais genéricas no link abaixo, espere que dê para ficar mais esclarecido;
    http://oasrs.org/media/files/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf

Cumprimentos, Tiago.
    • dato
    • 15 junho 2012

# 11

Colocado por: tiagotViva dato,
    Não espera um ano pelo projecto.
    A equipa projectista deverá acompanhá-lo ao longo de todo o processo. Esse processo é longo e supõe várias fases.
    Deverá ter um projecto base/estudo prévio em que se procura a solução ideal para o seu caso.
    Depois, projecto de licenciamento para licenciar a construção na Câmara e demais organismos.
    Quando estiver licenciado, segue-se o projecto de execução, que é um conjunto de elementos, desenhados e escritos (desenhos, mapas de quantidades, orçamentos, condições técnicas especiais, etc) que irá definir com precisão o que a equipa de construção deverá construir. Não é ao longo da obra que se vai decidindo...
    E depois o acompanhamento integral à obra até à sua conclusão.
    Tem algumas informações adicionais genéricas no link abaixo, espere que dê para ficar mais esclarecido;
    http://oasrs.org/media/files/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf

Cumprimentos, Tiago.

ok, ja percebi o queria dizer
    • dato
    • 15 junho 2012

# 12

ora bem...depois de alguma pesquisa aqui no foram vi que a cave fica cara... para os 70m2 deve rondar os 35 a 40mil€ o que é mm mt €

tb ja vi q em média a estrutura(pedreiro, caixilharia, canalização e electricidade) é um terço do total da obra.. está certo?

para 140m2(70x2) a 600€(económica) ficava pelos 84mil, por 30mil axam q fazia a estrutura toda?
  6.  # 13

Falta o iva...

0.0185 seg. NEW