Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Na remodelação que estou a fazer na minha moradia de duas frentes cabe agora a vez das traseiras (logradouro). Tenho uma área de cerca de 30 m2 em cimento e depois uma pequena porçao de relvado com árvores ao fundo. Tenho também lá um furo de água e uma abrigo deo balão do sistema de bombagem. Como o terreno é inclinado existe um desnivel de 70-80 cm ( ou mais) entre a parte de trás do relvado e a zona plana de cimento. Esta zona de cimento poderia levar deck ( muito caro) ou granito. Existem aí umas escadas que dão a uma cave com garagem e lavandaria

    Uma hipótese é escavar (escavacar!) o jardim até à cota do pavimento formando um pavimento plano. Como é tudo murado vou ter provavelmente que refazer as fundações dos muros pois não tem suporte abaixo até aos 70 cm. Para além disso terei que cortar o tubo do furo de água e refazer o tal abrigo.

    A segunda hipótese é assumir duas cotas nas traseiras criando um muro de separação..que serviria da banco também. A ideia era mais ou menos isto:





    O efeito final seria mais ou menos este, mas sem criar as costas dos bancos:

    (nota: imagem do arquitecto Francisco Vieira de Campos, Casa da Boavista, no site www.menosemais.com)

    O que fariam ?
  2.  # 2

    Então! Não se atropelem todos a responder ao mesmo tempo! É melhor um de cada vez. Quem é o primeiro a expressar opinião?
  3.  # 3

    Nao sei se apanhei os dados todos do problema mas, em principio,
    eu faria o muro de suporte, com costas nos bancos e tudo!

    Não percebi se... a parede de tijolo de 7 (na escada) vai ficar enterrada 0,90m?
    É isso? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  4.  # 4

    Boa tarde,

    a solução do murete/banco parece-me acertada. Ainda para mais "escavacar" o terreno e destruir as árvores que já lá existem parece-me uma atitude muito agressiva. As árvores são interessantes? Estão lá há muito tempo? De qualquer maneira, "escavacar" e reforçar os muros parece-me que fica mais caro.

    As costas dos bancos fazem sentido consoante a diferença de cota no terreno. Os bancos servem para nos sentarmo-nos confortavelmente. A confirmar-se os 70cm de diferença, as costas do banco faz todo o sentido. Basta 40 cm para nos sentarmo-nos e resta 30cm para o enconsto das costas.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.
    eu faria o muro de suporte, com costas nos bancos e tudo!

    Não percebi se... a parede de tijolo de 7 (na escada) vai ficar enterrada 0,90m?
    É isso? :-)


    Pois eu preferia sem costas para minimizar o efeito visual de uma barreira tão alta num espaço limitado a 30 m² . Se usar o muro só aos 47 cm acho que deve dar para remover alguma terra do jardim sen tirar as arvores ou mexer nos muros laterais. Ou então deixo uma ligeira inclinação no terreno relvado que é o que tenho agora.
    O muro com tijolo de 7 cm é para servir de guarda ao vão das escadas que "descem" até à cave. Aproveitava e metia um banco à frente para "ligar" com o banco de separação das duas cotas das traseiras.
    Obrigado pela vossa atenção. Vou tentar arranjar umas fotos. E em termos de iluminacao deste espaco que sugestões dariam?
  6.  # 6

    essa ideia que mostra em imagem parece uma boa solução, isto desde que bem desenhada, resumindo escolher bem o espaço refundado

    geralmente via-se muito esses jardins a cota superior por exemplo em casas do Porto, isto porque geralmente havia diferenças de cota e escavação envolvida dentro do espaço habitável.

    lembro-me de outro projecto muito interessante do arquitecto adjaye com essa diferença de cota de jardim pátio, mas não encontro a foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  7.  # 7

    Alguém me sabe dizer como se poderá desenhar a disposição das lajes de granito de forma a ficar com a configuração que se mostra na fotografia que coloquei acima? Existe alguma regra ou modelo? As pedras tem dimensões e orientações diferentes. Será que é possível fazer isto com lajes de 1,5 cm de espessura ?
  8.  # 8

    Boa tarde,

    vou dizer algo que vai parecer um pouco arrogante (e peço desde já desculpa), mas pronto:

    para desenhar uma estereotomia assim é preciso conhecimento e experiência. Usa-se a tentativa e erro até encontrar a imagem desejada. Quanto mais experiência e conhecimentos se tiver menos tentativas se fará, claro que ter referências também ajuda muito.

    Em relação à espessura, 1,5cm parece-me pouco, as lajetas da foto devem ter no mínimo uns 3/4cm (pode ser mais).

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  9.  # 9

    Pois! Quanto ao desenho, não discuto ..é uma questão de engenho e arte. Pensei que havia alguma regra ou padrão conhecido (tipo proporção de ouro,LOL). Humm ! Lajes de 3/4 cm de espessura... o preço upa upa! Para as de 1,5 cm consigo 22€/m2+iVA (40 x40 ou 60 x 40), sem aplicação

    Já agora o orçamento que tenho para aplicar o granito nessa área de 30 m2, forrar umas escadas para a cave (com 16 degraus) + fazer os tais muretes a separar as duas cotas é de 850 €+iva. É do mesmo empreiteiro que fez o pavimento de trás e as obras à frente. Que lhes parece ? Disse que as colas para colar o granito são caras e tal..... Sabem-me dizer o preço médio por m2 de assentar granito ?

    Cumprimentos
    • J.C
    • 24 junho 2012

     # 10

    Colocado por: joaobarreiraPois! Quanto ao desenho, não discuto ..é uma questão de engenho e arte. Pensei que havia alguma regra ou padrão conhecido (tipo proporção de ouro,LOL). Humm ! Lajes de 3/4 cm de espessura... o preço upa upa! Para as de 1,5 cm consigo 22€/m2+iVA (40 x40 ou 60 x 40), sem aplicação

    Já agora o orçamento que tenho para aplicar o granito nessa área de 30 m2, forrar umas escadas para a cave (com 16 degraus) + fazer os tais muretes a separar as duas cotas é de 850 €+iva. É do mesmo empreiteiro que fez o pavimento de trás e as obras à frente. Que lhes parece ? Disse que as colas para colar o granito são caras e tal..... Sabem-me dizer o preço médio por m2 de assentar granito ?

    Cumprimentos

    Com ou sem material?
  10.  # 11

    Colocado por: J.C
    Com ou sem material?


    Só para aplicação do granito ( não incluido) e incluindo colas e etc + a construção dos muretes ( incluindo blocos , cimento e tela pitonada na face para o jardim).
  11.  # 12

    Boas.
    Finalmente consegui umas fotos com o telemóvel para terem uma melhor ideia do espaço:

    Vista do patamar de relva para as traseiras da casa:


    Vista do terraço para o relvado:


    Que sugeriam: separação do espaços ? iluminação ? protecção do vão de escadas ?

    Reparem que no projecto eu não colei o muro às paredes laterais, deixando um nicho para dar ideia que as formas estão soltas ( vão fazer de bancos). Que espaço devo deixar ? Nesse nicho a parede de protecção não vai ser capeada com granito mas deverá ter a mesma altura que as outras?

    Que dizer do orçamento do assentamento do granito ?
    Cumprimentos
  12.  # 13

    Colocado por: joaobarreira
    Que sugeriam: separação do espaços ? iluminação ? protecção do vão de escadas ?

    Reparem que no projecto eu não colei o muro às paredes laterais, deixando um nicho para dar ideia que as formas estão soltas ( vão fazer de bancos). Que espaço devo deixar ? Nesse nicho a parede de protecção não vai ser capeada com granito mas deverá ter a mesma altura que as outras?

    Que dizer do orçamento do assentamento do granito ?


    Então ! Ninguém dá um palpite/ ajuda ?
  13.  # 14

    Boa tarde joãobarreira,

    sobre o orçamento de granito eu não o posso ajudar.
    Em relação à iluminação posso sugerir projectores no pavimento. A guarda da escada para a cave pode colocar uma grade em ferro forjado ou aço (procure exemplos em obras de arquitectura de referência), ou pode fazer um murete e revesti-lo no mesmo material do chão e do banco contínuo que faz a ligação entre as diferenças de cota, criando uma continuidade entre murete, banco e pavimento (seria a minha 1ª escolha).
    Não percebi como vai fazer bancos nos nichos que existem entre os muros laterais e a fachada da casa.

    É muito bonita a cor da sua casa.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  14.  # 15

    Boas. Aqui apresento um esboço daquilo que estou a pensar a fazer nas traseiras.







    É uma versão simplificada com os acabamentos referidos no primeiro post. Estive a repensar e talvez não ficasse mal colocar calçada portuguesa com cubo de granito Vila Real 4x6 cm ( foi como fiz a rampa para a garagem à frente e gostei do resultado). Sempre fica mais barato que as lajes de granito + colocação. Que acham ?

    Em relação à luz estava a pensar num projector (LED?) contra a parede na traseira da casa mais uma sanca embutida no pavimento em paralelo ao murete de separação. Alguma sugestão ?

    Cumprimentos
  15.  # 16

    Boa tarde joãobarreira,

    acho muito bem que mantenha o mesmo material nos pavimentos exteriores.
    Estava a olhar para o seu desenho e lembrei-me que poderia colocar uns degraus (em granito) a toda a largura do logradouro para fazer a diferença de cota entre a parte pavimentada e a parte ajardinada. Cada degrau deverá andar nos 16/17cm no espelho e mais de 30cm no cobertor. Como o espaço não é muito grande, penseo que teria um espaço mais amplo. E pode sempre sentar-se nos degraus.

    Utilize a regra 2a+b=24 para saber a proporção dos degraus (a=espelho e b=cobertor).

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  16.  # 17

    Colocado por: joaobarreira
    Em relação à luz estava a pensar num projector (LED?) contra a parede na traseira da casa mais uma sanca embutida no pavimento em paralelo ao murete de separação. Alguma sugestão ?


    Alguém tem ideia como se faz esta sanca no pavimento ? Será pouco eficaz na iluminação do espaço ? Que projector aconselhariam na parede da casa ?
    Cumprimentos
  17.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021Porra joaobarreira...o titulo do tópico ate me assustou.-)))


    LOL. Se este fosse um forum de cirurgia plástica...o FD do qual seria a Lili Caneças

    Agora já pode opinar sobre o cappoto da casa ou sobre as obras que quero fazer no terraço ?
  18.  # 19

    A casa levou ETICS com sistema Cappoto. Penso que será a sua especialidade;) Foram só 4 cm mas também o clima aqui não é como na Deutschland...O acabamento foi da Viero.

    Gostava era de ter agora sugestões e comentários sobre como remodelar este pequeno espaço e como colocar a iluminação.

    Cumprimentos
  19.  # 20

    Colocado por: joaobarreiracomo colocar a iluminação.

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isso é fácil..basta aplicar uns parafusos com comprimento suficiente para aparafusar na alvenaria


    Não me tinha lembrado disso ! E depois terei que ligar algum interruptor ?
 
0.0230 seg. NEW