Iniciar sessão ou registar-se
    • JAC
    • 21 junho 2012

# 21

Colocado por: marco1porquê que a sala não está bem?? bem se acha bem ter um recanto para meter apenas uns sofás e por detras uma janela com acesso assim dificultado e entrar na sala e passar a frente dos tais sofás e da tv que está a km de distancia, tudo bem.

Realmente esse recanto também não me agrada.
    • JAC
    • 17 julho 2012

# 22

Boa noite a todos,

Estive algum tempo ausente à espera da nova versão da planta e a analisá-la.
    Como poderão constatar sofreu algumas alterações. No geral agrada-me mas ainda existem algumas duvidas.
    Como por exemplo o hall de serviços, a iluminação para as escadas e a disposição do banho da suite do 1º andar.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a esta nova versão.
    • JAC
    • 17 julho 2012

# 23

Planta do r\c
    • JAC
    • 17 julho 2012

# 24

Planta do 1º Andar
    • JAC
    • 17 julho 2012

# 25

O limite de implantação não é uma limitação para a construção de uma casa térrea, mas prefiro-a com mais do que um andar.
    Agradeço a opinião e gostaria de saber o que acha desta nova versão.

Cumprimentos,

Colocado por: Rodrigo CruzBom dia,

qual é o limite de implantação no terreno segundo o PDM? Pelo que vi o desnivel no terreno não é nada de extraordinario, pelo menos nada que implique fazer uma casa de 3 pisos. Se não gosta de casas térreas ou não pode ocupar muito terreno, tudo bem. Pessoalmente acho que escadas são, sempre que for possivel, de evitar, significam menos gastos e menos chatices com as acessibilidades. Apesar de querer ter 2 halls ( e isso é modo de vida seu com todo o direito), continuo a achar o projecto muito compartimentado e com algum desperdício de espaço.
    Continuo a não perceber o porquê de ter as escadas encerradas para ter mais isolamento térmico. Ia ter na mesma porta para a garagem e poupava nas paredes para encerrar a segunda caixa de escadas. A casa não é toda isolada térmicamente?
    Concordo com o marco1, a sua sala está um pouco "esquisita", espacialmente.

Cumprimentos,

Rodrigo
  1.  # 26

Caro JAC, acho sempre desconfortável os amigos forenses meterem aqui os seus projectos e depois serem bombardeados de todo o lado mas lá vou dar tb a minha nicada....
    Acho que tem área suficiente para ter desenvolvido um projecto bem melhor...
    Começando logo pela porta da WC do R/C, porque não a colocar no corredor de acesso ao quarto.... ficava mais discreta e mais funcional para a serventia ao quarto.... Não sou tecnica nem nada que se pareça, apenas lido com projectos há 28 anos, decorrente da minha profissão na área do licenciamento numa Câmara Municipal.

Vejo por aqui mt poucos projetos de linhas modernas que na minha opinião, desde que elaborados por arquiteto, alguns são bem bonitos. Cansei-me deste tipo de arquitectura tradicional, até lhe chamo casas Salazarianas, parecem todas iguais. Hoje, o mercado tem tanta variedade de materiais e tão bons projectistas que até dá pena fazerem-se as casa como se faziam há 50 anos.....

O seu projecto tem mesmo ar de ser projecto de Engenheiro.... Não esqueçam que quem aprende a projectar arquitectura são os arquitectos, os engenheiros têm tb o seu papel igualmente relevante mas os projectos são cópias uns dos outros, não há criatividade.....
  2.  # 27

alguns apontamentos, que me chamaram à atenção.
    ... a zona de serviços está muito mal resolvida:Hall de serviços demasiado largo, Trat. roupa com boa área, mas arruinado pela forma, decorrente a inserção da IS serviço. A zona da despensa da coxinha deve ser revisto.

A IS da suite.. é uma panóplia de equipamentos... mal "amanhados".

No piso -1, não vejo necessidade de um HALL... ainda por cima daquele tamanho, a roubar área útil à garagem...
  3.  # 28

Caro JAC,

tenho que admitir que o desenho avançou um pouco, principalmente na zona da sala, parece-me que tem espaços mais claros. Diga-me onde é a entrada do terreno, por favor, porque acho que as plantas que postou estão ao contrário das primeiras.
    Vou fazer alguns reparos e peço que os leve como críticas construtivas, para pensar melhor como vive e no seu projecto, não leve a mal por favor.

Apesar deste avanço continua com alguns dos mesmos problemas, alguma falta de controlo na escala dos espaços, principalmente nos halls, nos quais continua com demasiados, e apesar de compreender que gosta/precisa de espaços estáticos de transição, tem seguramente mais de metade do que aqueles que necessita, refiro-me por exemplo ao hall da despensa entre a cozinha e o hall. A sua despensa não me parece muito bem desenhada, é demasiado apertada, ganhava mais espaço de arrumação apenas com um armario embutido despenseiro na cozinha, ganhava mais espaço na cozinha (se é que necessita) e poupava o espaço de um corredor mínimo e desconfortavel da despensa. Percebo que seja algo cultural e que queira despensa, mas então dê-lhe uma dimensão confortável. O pequeno hall dos quartos parece apertadíssimo, apesar de ter pelo menos 1,20m (a soma dos 2 roupeiros) o que me leva a referir, mais uma vez, que existe um problema de escala. As suas casas de banho, são muito aborrecidas, o que é pena porque tem espaço para algo muito mais interessante (o que não significa que vá ficar mais caro). Escolha um organização das louças mais interessante, e logo de inicio por que depois não pode mudar tubagens como quem muda de cor de parede. Se avançar a instalação sanitária social para mais perto do corredor (perde ventilação natural, mas é uma casa de banho sem vapor, logo nada que uma ventilação no tecto não sirva) resolve a ligação desta com a parte mais social e fica com uma lavandaria melhor.
    O quarto de vestir do seu quarto é estreito e comprido, mais uma vez um problema de escala, apesar de ter 1,20m de largura, quando for abrir as portas (0,60m quase de certeza) vai reparar que não as pode abrir dos dois lados e isso no dia a dia torna-se incomodativo. Pode sempre colocar portas de correr, mas ainda assim, tem um problema de escala.

Na planta, não dá para ter a certeza mas acho que continua com problemas no alçado. As janelas parecem minusculas em relação aos espaços onde estão inseridas e que irão iluminar. Colocar as secretárias na parede oposta à das janelas significa que a luz solar vai incidir nas costas dos seus filhos quando estes estiverem a estudar e consequentemente o corpo deles vai fazer sombra sobre os livros, o que significa que vão ter que ligar a luz dos quartos mais cedo, e por isso gastar mais energia sem necessidade.

Querer uma casa com telhado(s), não significa que seja uma arquitectura "salazarista" (apesar do regime ter tentado criar o mito da "casa portuguesa" e de infelizmente ter parcialmente conseguido). De qualquer modo, lembre-se que a sua casa é feita actualmente e por isso é uma casa de arquitectura contemporânea, mesmo com telhado, use isso em seu proveito. O Siza desenhou entre o final dos anos 50 e inicio dos anos 60 uma casa de chá (Casa de Chá da Boa Nova, em Leça) com telhados e é lindissima e apesar dos seus 50 anos é completamente actual.

Caro JAC, tem direito a uma casa confortável, à sua medida, eficiente, bonita, actual e espacialmente bem organizada. É um dos seus maiores investimentos, tanto a nivel financeiro como emocional. Seja exigente consigo e com os seus técnicos, certamente eles vão apreciar isso, mas tente manter sempre a mente aberta para novas opções e seja crítico com tudo.

Peço desculpa pelo testamento.

Divirta-se com o projecto e a construção da sua casa.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: JAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  4.  # 29

Li a opinião que, elegantemente, o Rodrigo Cruz, deu ao JAC, revelando perceber da matéria dando sugestões interessantes.
    Aprecio este tipo de partilha e felicito o Rodrigo pela forma educada que se dirigiu ao JAC..
    Felicidades para o JAC e tenha sempre atenção às "trapalhices" mt frequantes por parte dos construtores, falo por experiência própria...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigo Cruz

0.0179 seg. NEW