Iniciar sessão ou registar-se
    • JAC
    • 18 junho 2012

     # 1

    Boa noite,

    Sou um novo membro. Já há algum tempo que tenho vindo a acompanhar os tópicos relacionados com a construção de moradias. Pretendo construir moradia e nesta fase estou a tratar do projecto de arquitectura. A minha ideia é construir uma moradia com cave, R\C e 1º Andar.

    CAVE:
    - Garagem;

    R\C:
    - Cozinha;
    - Sala Estar/Jantar;
    - Lavandaria;
    - Despensa;
    - WC social;
    - Escritório;
    - Suite;
    - Hall da entrada principal;
    - Hall de serviço(mudroom);

    1º ANDAR:
    - Suite (c\ quarto de vestir e WC c\ banheira e duche);
    - 2 Quartos;
    - WC.

    Quero as escadas interiores, de ligação R\C e Andar, modernas com degraus suspensos em trave central (não sei se me estou a conseguir explicar).

    Para já deixo-vos a proposta apresentada em anexo e fico à espera dos vossos comentários.
    • JAC
    • 18 junho 2012

     # 2

    1º Andar
    • JAC
    • 18 junho 2012

     # 3

    Cave
  1.  # 4

    Colocado por: JACQuero as escadas interiores, de ligação R\C e Andar, modernas com degraus suspensos em trave central


    Caro JAC, onde vai aplicar o autoclismo da sanita do WC com tamanho de Quarto?

    Porta dos Quartos a meio da parede...

    Banheira em frente à janela...

    A escada em lanço recto funciona melhor esteticamente.

    Metade do Andar para uma Suite...

    3 janelinhas...

    As pessoas que vão usar a escada da Cave não são as mesmas que vão usar as escadas para o Andar?

    Cumprimentos.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 5

    Caro rui moreira,

    Antes de mais agradeço os comentários.

    Em relação ao "WC com tamanho de quarto", a disposição não me agrada. A ideia é a banheira ficar junto à janela e possivelmente a cabine de duche ao lado, o lavatório duplo na parede oposta à porta e a sanita e o bidé na parede da porta.

    Portas dos quartos a meio da parede, boa observação. Ainda não tinha reparado nisso e também não me satisfaz.

    Banheira em frente à janela? Qual é o senão?

    Metade do andar para uma suite... Tenho a mania das grandezas :D ...mas também acho que talvez seja demais.

    A zona junto às 3 janelinhas não satisfaz. Rouba espaço aos outros quartos e não terá utilidade...

    As escadas da cave e as escadas para o andar serão usadas pelas mesmas pessoas, claro que sim... A questão é que as escadas para a cave servem a garagem e pensei que seria conveniente e mais eficiente energeticamente,isolando essa zona, isto é, ter uma porta em cada andar. Enquanto, que as escadas que ligam ao andar poderiam ficar abertas.
  2.  # 6

    Boa noite,

    JAC reveja as circulações, tem uma sucessão de halls e não me parece que lhe tragam muitas vantagens. Parece-me estranho ter 2 escadas diferentes, pode sempre usar as escadas na mesma prumada para todos os pisos e coloca uma porta na cave para a escadas. A casa precisa de ter 3 andares? Reveja o alçado, porque está um pouco aborrecido e demasiado pormenorizado para a fase em que parece estar de projecto. Parece-me uma imagem demasiado rígida para a evolução que o projecto ainda vai ter que ter. As casas de banho podiam ser mais interessantes.
    Boa sorte!

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  3.  # 7

    não se entende bem como a casa se implanta no terreno, é preciso ver terreno, é essencial mostrar como a casa encaixa no terreno, não se percebe como a garagem fica por baixo da casa, onde está a rampa e a que cota fica em relação ao resto.

    em geral parece-me muito rigida a planta, com muitos compartimentos e corredores, funciona mas está muito fechada, muito interligada, em demasia - o corredor a meio não ajuda.
    a cozinha parece-me um pouco grande em relação ao resto.
    o wc geral do 1º andar está muito disperso mal organizado.
    aquela parede onde acaba a escada no 1ºandar poderia desparecer, mais uma vez está a compartimentar demasiado sem ser necessário, cria-se logo ali mais um compartimento.
    na zona de hall ainda no 1º andar onde estão uns cadeirões poderia optar por outra situação, parece-me espaço a mais. ou rompia ali a laje para o hall de baixo, ou assumia mesmo e fazia uma grande janela nessa zona, para fazer uma zona de leitura, como está com tres janelas frestas nem é uma coisa nem outra, parece uma sala de espera.

    como disse a planta funciona, agora há exagero em compartimentar.
    cumprimentos
    __________________
    fernando gabriel arquitecto
    www.fernandogabriel.net
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  4.  # 8

    Tem aí já uma plataforma de trabalho que deverá ser desenvolvida para que no fim da obra tenha a moradia que desejava.
    É nesta altura que deverá investir tempo com a sua equipa projectista e não fique satisfeito enquanto não lhe apresentarem um estudo com um mínimo de plantas, alçados e cortes que o satisfaçam para lá das suas expectativas. A maqueta 3D também ajuda principalmente para quem tem dificuldade em visualizar no espaço.

    Além das situações já apontadas as quais subscrevo, permita-me apenas apresentar uma moradia por nós projectada e já concluída em que aparecem as tais "3 janelinhas" que podem ou não ficar bem enquadradas, o que não me parece ser o caso com o alçado que o JAC apresenta.





    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  5.  # 9

    -a sala não está bem
    -essa cozinha não precisava de uma ilha, pelo menos essa
    -a mesa da cozinha parece-me a mais, tanto mais que tem mesmo ali ao lado uma zona de mesa na sala
    -os quartos e wc estão muito mal engendrados
    -acho um pouco "pobre" estar a fazer uma casa de raiz e até com uma dimensão grande e depois ter que vir de pijama do 1º piso para ir á cozinha e passar pelo hall de entrada
    -...
    -...
    olhe por ai adiante, esta sua casa para o que apresenta de área está muito mal aproveitada, não leve a mal mas parece-me um projecto muito fraco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  6.  # 10

    Colocado por: rui moreiraBanheira em frente à janela...


    nem de propósito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAC
  7.  # 11

    Colocado por: JACBanheira em frente à janela? Qual é o senão?


    Colocado por: R.Oliveiranem de propósito...


    Acredito que não faça espécie à maior parte das pessoas, a mim faz. Eu não uso a janela do WC só quando uso a banheira(não tenho banheira). Se quiser limpar os vidros, ou abrir a janela para arejar, entro dentro da banheira?



    Colocado por: JACAs escadas da cave e as escadas para o andar serão usadas pelas mesmas pessoas, claro que sim...


    Se ambas as escadas vão ser usadas pelas mesmas pessoas porquê tal diferença de largura? Ou as escadas do r/C para o andar são muito largas ou as da cave são muito apertadas.

    Cumprimentos.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 12

    Colocado por: Rodrigo CruzBoa noite,

    JAC reveja as circulações, tem uma sucessão de halls e não me parece que lhe tragam muitas vantagens. Parece-me estranho ter 2 escadas diferentes, pode sempre usar as escadas na mesma prumada para todos os pisos e coloca uma porta na cave para a escadas. A casa precisa de ter 3 andares? Reveja o alçado, porque está um pouco aborrecido e demasiado pormenorizado para a fase em que parece estar de projecto. Parece-me uma imagem demasiado rígida para a evolução que o projecto ainda vai ter que ter. As casas de banho podiam ser mais interessantes.
    Boa sorte!

    Cumprimentos,

    Rodrigo


    O hall de serviço sempre foi para mim obrigatório. Sendo essa a entrada diária e mais utilizada nunca me agradou a ideia de entrar pela cozinha. As escadas separadas, como já referi na resposta ao rui moreira, teriam como única vantagem algum isolamento térmico.
    Os três andares são uma forma de aproveitar o desnível natural do terreno.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 13

    Colocado por: Fernando Gabrielnão se entende bem como a casa se implanta no terreno, é preciso ver terreno, é essencial mostrar como a casa encaixa no terreno, não se percebe como a garagem fica por baixo da casa, onde está a rampa e a que cota fica em relação ao resto.


    Neste anexo consegue-se ver a implantação da casa e o desnível do terreno, ainda que de uma primeira versão da planta.



    em geral parece-me muito rigida a planta, com muitos compartimentos e corredores, funciona mas está muito fechada, muito interligada, em demasia - o corredor a meio não ajuda.


    A minha principal preocupação neste momento prende-se com a funcionalidade da casa e que as divisões referidas inicialmente estejam presentes, mas também a mim me parece que está muito compartimentada. Tendo em conta as divisões que pretendo, as únicas que poderiam estar mais "abertas" (sem barreira física) seriam a sala e cozinha.


    a cozinha parece-me um pouco grande em relação ao resto.
    aquela parede onde acaba a escada no 1ºandar poderia desparecer, mais uma vez está a compartimentar demasiado sem ser necessário, cria-se logo ali mais um compartimento.
    na zona de hall ainda no 1º andar onde estão uns cadeirões poderia optar por outra situação, parece-me espaço a mais. ou rompia ali a laje para o hall de baixo, ou assumia mesmo e fazia uma grande janela nessa zona, para fazer uma zona de leitura, como está com tres janelas frestas nem é uma coisa nem outra, parece uma sala de espera.


    A cozinha é grande propositadamente, uma vez que será uma das divisões mais utilizadas senão a mais utilizada (faço muitos cozinhados, tenho muitos electrodomésticos e na cozinha que tenho neste momento tenho uma grande falta de espaço).

    Concordo que a parede junto à escada no 1º Andar está a mais. A zona de hall com os cadeirões também não me satisfaz e terá que ser alterada.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 14

    Colocado por: Gabinete OPTem aí já uma plataforma de trabalho que deverá ser desenvolvida para que no fim da obra tenha a moradia que desejava.
    É nesta altura que deverá investir tempo com a sua equipa projectista e não fique satisfeito enquanto não lhe apresentarem um estudo com um mínimo de plantas, alçados e cortes que o satisfaçam para lá das suas expectativas. A maqueta 3D também ajuda principalmente para quem tem dificuldade em visualizar no espaço.

    Além das situações já apontadas as quais subscrevo, permita-me apenas apresentar uma moradia por nós projectada e já concluída em que aparecem as tais "3 janelinhas" que podem ou não ficar bem enquadradas, o que não me parece ser o caso com o alçado que o JAC apresenta.



    Agradeço o comentário e as imagens para ter uma melhor perspectiva da planta.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 15

    Colocado por: marco1-a sala não está bem

    Porquê?
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 16


    -acho um pouco "pobre" estar a fazer uma casa de raiz e até com uma dimensão grande e depois ter que vir de pijama do 1º piso para ir á cozinha e passar pelo hall de entrada


    Está bem observado. Mas as escadas ainda não estão do meu agrado.
    • JAC
    • 19 junho 2012

     # 17

    Colocado por: rui moreira


    Aquilo que tinha pensado para a banheira era mais parecido com a imagem do seguinte link.

    http://thesemplelife.files.wordpress.com/2011/07/img_9701.jpg
  8.  # 18

    Toda a casa e' muito americana, parece uma adaptacao de plantas-tipo de casas georgianas... E' propositada, a semelhanca?
  9.  # 19

    porquê que a sala não está bem?? bem se acha bem ter um recanto para meter apenas uns sofás e por detras uma janela com acesso assim dificultado e entrar na sala e passar a frente dos tais sofás e da tv que está a km de distancia, tudo bem.
  10.  # 20

    Bom dia,

    qual é o limite de implantação no terreno segundo o PDM? Pelo que vi o desnivel no terreno não é nada de extraordinario, pelo menos nada que implique fazer uma casa de 3 pisos. Se não gosta de casas térreas ou não pode ocupar muito terreno, tudo bem. Pessoalmente acho que escadas são, sempre que for possivel, de evitar, significam menos gastos e menos chatices com as acessibilidades. Apesar de querer ter 2 halls ( e isso é modo de vida seu com todo o direito), continuo a achar o projecto muito compartimentado e com algum desperdício de espaço.
    Continuo a não perceber o porquê de ter as escadas encerradas para ter mais isolamento térmico. Ia ter na mesma porta para a garagem e poupava nas paredes para encerrar a segunda caixa de escadas. A casa não é toda isolada térmicamente?
    Concordo com o marco1, a sua sala está um pouco "esquisita", espacialmente.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
 
0.0242 seg. NEW