Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O sype tem algum pormenor disso?
  2.  # 22

Tem. Espere um bocadinho.
  3.  # 23

Estou a meio de uma entrega de projecto...

Qual a espessura da nova laje?
    Vão existir tectos falsos?

A ideia de ligar essas duas lajes em continuidade também não me agrada, e a intervenção na existente deve ser minimizada na minha opinião (sabe-se lá o que para ali vai).

Não sei se no contexto faz sentido esta proposta, o zedasilva dirá, porque não na laje que vai ser betonada deixar uma cantoneira contínua (a calcular) com uns varões soldados para dentro da mesma, de forma a uma das abas dar apoio à laje existente? Depois é ver se a laje nova aguenta essa carga linear, semelhante ao que acontece quando apoia uma escada.

A reposição do apoio por perfil metálico é sempre uma hipótese, com menos de 160mm resolveria isso...mas é fazer as contas, já dizia o outro.
  4.  # 24

Mais ou menos isto.
  5.  # 25

Uma coisa deste género?
      Digitalizar0002.jpg
  6.  # 26

Seria uma coisa desse género, mas não estou a ver como vai ancorar na laje velha - a não ser que as "nervuras" estejam nessa direcção (não vai ancorá-las na tijoleira)
  7.  # 27

Mesmo que as nervuras não estejam naquela direcção posso abrir uns rasgos que serão betonados e complementados com mais uma camada de betão suplementar em cima da laje existente até à altura da nova laje não?
  8.  # 28

Porque não faz a viga em betão e lhe crava um perfil em L para receber a laje antiga?
  9.  # 29

Colocado por: j cardosoPorque não faz a viga em betão e lhe crava um perfil em L para receber a laje antiga?

Exacto, foi mais ou menos o que escrevi...acho bem mais fácil de executar.
  10.  # 30

Uma coisa assim?
      17.jpg
  11.  # 31

Parece-me também a solução mais indicada.
  12.  # 32

Assim mais ou menos a olho esse L era gajo para ter que dimensões?
  13.  # 33

Porra pah, aqui o puto escreve e não lhe ligam nenhuma...é isso mesmo.
  14.  # 34

Isso agora ... depende da laje antiga que aí tem.
  15.  # 35

Porra pah, aqui o puto escreve e não lhe ligam nenhuma...é isso mesmo.

Tem razão Rufino, a falha foi minha que não li com atenção o que escreveu.

Este país não é para velhos putos :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  16.  # 36

Colocado por: RRufinoPorra pah, aqui o puto escreve e não lhe ligam nenhuma...é isso mesmo.

Tenha calma que eu estou aberto a todas as soluções desde que vão de encontro ao que pretendo que é não deitar a laje antiga abaixo (tipo engenheiro)
    :))))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  17.  # 37

Colocado por: j cardosoIsso agora ... depende da laje antiga que aí tem.

É uma laje muito jeitosa que ninguem sabe o que está lá dentro mas com um bocado de sorte tem apenas um varão em cada nervura e deve ter na ordem do 16 cm sendo que 3 ou 4 são camada de recobrimento
  18.  # 38

Nunca diria para deitar abaixo, apenas para a demolir :)

Pensando na laje existente e a "olhometro" , a aba da cantoneira devia dar o mesmo apoio que dava a parede...agora isso vai dar uma cantoneira grande que provavelmente com contas se optimizava, mas isso para os gajos da segurança é indiferente.
  19.  # 39

Pois, mas agora vou sentar-me à mesa. :-)
    E não se livra de umas continhas ... aproveite aí a boa vontade do "puto" :-)
  20.  # 40

Primeira forma.
    A solução das armaduras de suspensão ainda será a solução mais económica?
    Os gajos da segurança adoram moer a paciência dos engenheiros com estes barbicachos.

P.S. Se a coisa fosse simples eu próprio calculava, mas a minha formação diz-me que devemos sempre tentar arranjar alguém em quem por as culpas no dia em que a coisa der para o torto :)))

0.0200 seg. NEW