Mantendo o lugar de garagem coberto neste local, onde e que tipo de escadas colocariam do piso0 para o piso1? Tendo em vista a limitação do acesso que existe do piso1 para o piso2?
Acho que a localização das escadas está bem, podemos discutir se deviam ter patamar a meio ou não, ou se em vez de serem de tiro serem em "u", como o marco1 desenhou. Se forem em "u" consegue ter acesso até ao último piso. Embora isso também possa ser possivel com as escadas de tiro, mas depende muito das medidas, porque através do desenho não dá para ter a certeza. Esta opinião parte do principio que a organização geral da planta se mantêm. Qualquer alteração acarreta outros constrangimentos.
Como colocava as escadas em U, mantendo esta organização? Como já tinha referido em cima acho que não dá para fazer escadas em U na localização onde o marco1 indicou, por este piso ter uma saliencia (ver corte), portanto teria que ficar fora do "poço" de escadas iniciado no piso0, não é?
afinal quem é o seu projectista? já toda a gente olhou para o corte e dá perfeitamente para fazer uma escada em U até ao 1ºandar e outra tambem em U (entre os quartos) com acesso a partir do hall de distribuição dos quartos, para o 2º andar( sotão) tal como eu desenhei e ainda outras n maneiras. por uma questão de coerencia acho que devia por o seu projectista a trabalhar.
Pois, esta questão já foi alvo de debate com o arq., mas segundo ele não dá para colocar as escadas do piso1 para piso2 pela razão já dada. Junto envio o desenho desta possibilidade
bolas, desculpe a expressão mas a escada que eu dizia era do rc para o 1ºandar em U junto á fachada e a outra ( para o sotão) era tambem em U mas no local onde agora a tem desenhado mas com a diferença que teria o acesso pelo hall de distribuição dos quartos. acho que nos meus esboços isso está bem explicito.
não duvido que possa haver alguns constrangimentos na localização e desenho das escadas. De qualquer modo todas as opiniões são limitadas à informação que é possível retirar dos seus desenhos. A unica coisa que eu posso fazer para ajudar é levantar-lhe algumas questões e dar alguns "bitaites". Infelizmente não lhe consigo dar certezas porque não tenho acesso aos desenhos (e nem posso ter), por isso não tenho maneira de confirmar o que afirmo. De qualquer maneira explorar todas as hipóteses é da responsabilidade do seu arquitecto, que concerteza fará isso com todo o gosto, só precisa de lhe dar algum tempo. Dialogue com ele, seja exigente e mantenha a mente aberta. Como vai gastar dinheiro (quer seja numa boa ou má solução) procure sempre a melhor solução. O bom é inimigo do optimo;)
acho muito bem que retire o corredor. Pena que continue com a mesma garagem e com dois portões. Diminua lá um pco a sala e aumente profundidade da garagem, parece que tem espaço para isso. Em relação à entrada da sala coloque uma porta de correr porque apenas uma porta de abrir com essa largura além de não lhe ficar muito barata, ocupa-lhe espaço e é incómoda para abrir e fechar. Por isso como essa porta vai ficar (quase) sempre aberta,coloque uma de correr. Podia colocar duas de abrir mas não tinham tanto impacto (e ocupam mais espaço do que as de correr). Pode sempre também, não colocar porta e ver as escadas da sala, se forem bem desenhadas fica uma solução muito interessante. Em relação à despensa e lavandaria, uma é útil, e a outra (despensa) é algo que, como já tinha dito, não me agrada. São manias!
Obrigado pelos comentarios. O local da garagem está assim previsto no proj geral do loteamento, por isso acho que não dá para alterar. Vou pesquisar na net umas portas tipo "fole" a arrumar na parede da sala, porque tambem acho que aquele bocadinho de escada ficariam bem interessantes a ver da sala. Acho tambem que vou optar por uma unica divisão (despensa/lavandaria). Esta divisão acho que só iria utilizar como despensa para artigos mais volumosos (garrafões de agua, etc), por isso ficava com uma divisão mais ampla.