Estou a recuperar um apartamento antigo no Porto, onde quero colocar um soalho em pinho americano com caixa de ar e enchimento de cortiça. Pelo menos é o que tá assim proposto pelo arquitecto e aceite pela empresa que contratei.
No entanto, e por motivos que me parecem os mais desonestos, a empresa diz que não é possível fazer tal, pois entre a laje do apartamento+tubagem+betonilha que colocaram em cima da tubagem, não tem cota para fazer um bom trabalho. E isto de bom trabalho, segundo o taqueiro da empresa, é que o sarrafo precisa de ter 3 cm´s de altura, o soalho terá 2 cm´s e ainda se deve dar mais 1cm de margem. A cota disponível são cerca de 7 cm´s, o que com a tubagem lá colocada, reduz bastante o espaço disponível para colocar a caixa de ar e o soalho.
As minhas dúvidas são:
- Se o sarrafo tiver 2 cm´s ou menos cm´s, é possível de pregar e futuramente será que o soalho aguenta-se? - Que opções poderei ter, uma vez que gostaria de avançar com a caixa de ar?
tem sempre a hipotese de perguntar ao arquitecto. Porque é que quer caixa-de-ar? A cota de 7cm é entre a betonilha e o pavimento acabado? Se é, já reparou que ainda tem um 1 cm de margem, segundo os números que referiu, 2cm (soalho)+3cm (caixa-de-ar)+1cm (folga)= 6cm. A betonilha vai tapar a tubagem, e por isso não vai haver espaço para a caixa-de-ar? A tubagem tem de estar embebida na betonilha? Já perguntou o que é que querem dizer com bom trabalho? Qual é a espessura da tubagem? E é tubagem para o quê? Não se esqueça que no encontro entre o sarrafo e o soalho deve existir cortiça.
Cumprimentos,
Rodrigo
Estas pessoas agradeceram este comentário: danimts
Ainda não foi possível contactar o arquitecto e por isso, procuro outras opiniões. Também está prevista a cortiça negra granulada.
A caixa de ar é um traço que quero manter tal como existia anteriormente, que servirá também para isolamento acústico. A cota são 7,5 entre a laje e o pavimento acabado. A betonilha está a tapar os tubos de electricidade e de água porque quem está lá a trabalhar, colocou essa betonilha. Estive a medir a altura das tubagens e a maior é de 3,5 cm, pertencente aos tubos de água quente e fria.
Mediante esta medida, sobram-me 4 cm´s para aplicar os sarrafos e o soalho, ficando 0 para margem...
A questão do "bom trabalho" prende-se que se o sarrafo tiver 3 cm´s, fixa-se melhor o soalho, de acordo com o que me indicaram.
A minha ideia é nivelar toda a betonilha existente pelo mínimo possível e aplicar os sarrafos, mas terão que ser de 2 cm´s ou até menos, e o soalho de 2 cm´s. Isto resultará a longo termo? Ficará bem aplicado?
...Portanto se vai aplicar ganulado de cortiça, ficará "sem caixa de ar", pois é conveniente encher a mesma. (em alternativa, pode aplicar argila expandida, tipo LECA - existe uma própria para este fim) se o seu problema é o isolamento ( ruidos de percursão) aconselho-o a: - encher os restantes 5cm com uma betonilha leve, devidamente nivelada ( cimento + agregado com agranulometria apropriada em argila expandida) - aplicar o sistema de colagem da SIKA - Sika® AcouBond® http://pt01.webdms.sika.com/fileshow.do?documentID=108 - aplicar o seu soalho de madeira com o sistema de colagem anterior ( as pranchas tem de ter encaixe macho-fémea)
Estas pessoas agradeceram este comentário: danimts
Querendo manter a sensação de andar num piso de madeira antigo, preencher o chão com leca não me vai tirar essa sensação? E ficando colado, a madeira não precisa de se "mexer" mediante o calor das épocas do ano? São estas as dúvidas que tenho relativamente a esta questão de "encher" o chão.
No meu apartamento, a tubagem não cobre toda a largura do piso existente, portanto haveria possibilidade de preencher com cortiça granulada ficando ao nível da tubagem, sobrando os 4 cm´s colocar os sarrafos e depois o piso. A questão é, com 2 cm´s ou menos de sarrafo, o chão fica bem colocado?
Ora bem, finalmente cheguei a uma decisão final. Após ter contactado várias empresas como a Tecniwood ou a Preldeck, cheguei à conclusão que qualquer que seja a solução a aplicar, implicará riscos. Assim, tendo em conta que queria o toc toc característico de um soalho de madeira "antigo", optei por colocar sarrafos de 2,5 embutidos no cimento nivelado e o soalho pregado por cima. Os sarrafos terão como distancia entre eles, de 35 cm´s, assim distribuirá melhor as forças causadas e não força tanto o soalho e os sarrafos.