Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

nao ..e o desenho do tipo de betao que esta a usar
  2.  # 262

e tipo uma tabela onde especifica a quantidade de materiais . tipo areia ....cimento .. e cascalhos..e quantidade de agua
  3.  # 263

Colocado por: Fanitoe tipo uma tabela onde especifica a quantidade de materiais . tipo areia ....cimento .. e cascalhos..e quantidade de agua

o betão é feito numa central, não em obra.
    Não basta dizer á central qual o tipo de betão que se quer?
    • r.v
    • 21 fevereiro 2014

# 264

certo
  4.  # 265

Colocado por: mojorisin

o betão é feito numa central, não em obra.
    Não basta dizer á central qual o tipo de betão que se quer?

claro que nao ... tem que mandar o desenho do betao que o seu engenheiro deveria o ter dado para a central ... e eles ai e que fazem consoante a sua expecificacao.... e as caracteristicas que quer ...
  5.  # 266

as coisas que eu aprendo aqui.

a formula é essa que coloquei acima?

não sei qual é o betão usado, mas do que tenho lido, betão b20 é suficiente para uma moradia unifamiliar

Os materiais a empregar no fabrico dos diferentes elementos estruturais de betão armado são o Betão B20 e aço A400NR (Varões) e A500 (malhasol). O cimento será do tipo Portland Normal, recente e acondicionado em obra com protecção da humidade e calor. A água e os inertes deverão satisfazer as condições impostas pelo Regulamento de Betões e Ligantes Hidráulicos.
  6.  # 267

claro que nao ... tem que mandar o desenho do betao que o seu engenheiro deveria o ter dado para a central ... e eles ai e que fazem consoante a sua expecificacao.... e as caracteristicas que quer ...

Não sei onde vai buscar estas ideias mas não podia estar mais longe da verdade

não sei qual é o betão usado, mas do que tenho lido, betão b20 é suficiente para uma moradia unifamiliar

Deve andar a ler o mesmo livro do Fanito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 268

Colocado por: j cardoso
    Não sei onde vai buscar estas ideias mas não podia estar mais longe da verdade

Deve andar a ler o mesmo livro do Fanito.

acha que o eng civil que fez os cálculos de estabilidade ia ser irresponsável ao ponto de fazer os cálculos com um betão insuficiente para segurar a casa?

hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares, e que usar betões muito duros, aumenta a sua resistência mas também o risco de fraturas devido a sua rigidez excessiva, (isso é uma característica de qualquer material, pouco duro - mais elasticidade, muito duro - pouca elasticidade)

quanto ao b20 em moradias, basta fazer uma pesquisa pelo google.

como você próprio diz, o tipo de betão, varia conforme o metal que leva. só se o eng. se enganou no projecto todo.

o j cardoso, eu não estudei eng. civil nem arquitectura, nem trabalho com nada ligado a obras, é normal que não entenda disto, não é a minha praia.

btw, laje betonada, agora toca a esperar um mês para cura do betão
    • dedao
    • 21 fevereiro 2014

# 269

hehe ele ate pode ter feito os calculos com esse betao e ate ai tudo bem, esta em segurança de certeza, isso so altera as dimensoes dos elementos e quantidade de aço.

a classe minima deve-se principalmente à EXPOSIÇÃO AMBIENTAL , isto é, à durabilidade da estrutua. para fundações por exemplo impensavel essa classe de betão.
    • r.v
    • 21 fevereiro 2014

# 270

tretas
    Concordam com este comentário: dedao
  8.  # 271

acha que o eng civil que fez os cálculos de estabilidade ia ser irresponsável ao ponto de fazer os cálculos com um betão insuficiente para segurar a casa?

hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares, e que usar betões muito duros, aumenta a sua resistência mas também o risco de fraturas devido a sua rigidez excessiva, (isso é uma característica de qualquer material, pouco duro - mais elasticidade, muito duro - pouca elasticidade)

como você próprio diz, o tipo de betão, varia conforme o metal que leva. só se o eng. se enganou no projecto todo.

o j cardoso, eu não estudei eng. civil nem arquitectura, nem trabalho com nada ligado a obras, é normal que não entenda disto, não é a minha praia.

porque que tem que esperar um mes?

fez os cubos pra fazer os testes no laboratorio???
  9.  # 272

Não acho, tenho a certeza: se preconizou o B20 errou forte e feio.

hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares

Sem comentários!!!

Como começo a ficar cansado de discursar para os peixes, deixo aqui a referência a 2 documentos que aconselho a ler, - a si, a quem fez um projecto com B20 e ao engenheiro da central:

- Decreto-Lei n.º 301/2007 (estabelece as condições a que deve obedecer a colocação no mercado de betões de ligantes hidráulicos, assim como as disposições relativas à execução de estruturas). Este decreto-lei obriga que o betão colocado no mercado seja especificado e produzido de acordo com a:

- NP EN 206-1

Editado:

Eu nunca disse que a casa ia cair, disse que o betão não é indicado para isso nem é sequer regulamentar
  10.  # 273

Majorisin, você faz-me lembrar o Layman.... Acreditava em tudo o que os seus "técnicos" lhe diziam... Oiça as duas partes...
  11.  # 274

Colocado por: j cardoso
    Mas o director da obra, o fiscal da obra, o encarregado de pedreiro e o armador de ferro deviam perceber

Es engenheiro ou arquitecto ..ou algum tecnico de construcao????
  12.  # 275

Sou
  13.  # 276

es o que??????

Colocado por: j cardosoSou
  14.  # 277

Engenheiro técnico civil
  15.  # 278

ok.... e passa mais tempo dentro do escritorio ou nas obras
  16.  # 279

Nem uma coisa nem outra, não gosto de trabalhar
    Concordam com este comentário: dedao