Colocado por: Fanitoe tipo uma tabela onde especifica a quantidade de materiais . tipo areia ....cimento .. e cascalhos..e quantidade de agua
Colocado por: mojorisin
o betão é feito numa central, não em obra.
Não basta dizer á central qual o tipo de betão que se quer?
Os materiais a empregar no fabrico dos diferentes elementos estruturais de betão armado são o Betão B20 e aço A400NR (Varões) e A500 (malhasol). O cimento será do tipo Portland Normal, recente e acondicionado em obra com protecção da humidade e calor. A água e os inertes deverão satisfazer as condições impostas pelo Regulamento de Betões e Ligantes Hidráulicos.
claro que nao ... tem que mandar o desenho do betao que o seu engenheiro deveria o ter dado para a central ... e eles ai e que fazem consoante a sua expecificacao.... e as caracteristicas que quer ...
não sei qual é o betão usado, mas do que tenho lido, betão b20 é suficiente para uma moradia unifamiliar
Colocado por: j cardoso
Não sei onde vai buscar estas ideias mas não podia estar mais longe da verdade
Deve andar a ler o mesmo livro do Fanito.
acha que o eng civil que fez os cálculos de estabilidade ia ser irresponsável ao ponto de fazer os cálculos com um betão insuficiente para segurar a casa?
hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares, e que usar betões muito duros, aumenta a sua resistência mas também o risco de fraturas devido a sua rigidez excessiva, (isso é uma característica de qualquer material, pouco duro - mais elasticidade, muito duro - pouca elasticidade)
quanto ao b20 em moradias, basta fazer uma pesquisa pelo google.
como você próprio diz, o tipo de betão, varia conforme o metal que leva. só se o eng. se enganou no projecto todo.
o j cardoso, eu não estudei eng. civil nem arquitectura, nem trabalho com nada ligado a obras, é normal que não entenda disto, não é a minha praia.
btw, laje betonada, agora toca a esperar um mês para cura do betão
acha que o eng civil que fez os cálculos de estabilidade ia ser irresponsável ao ponto de fazer os cálculos com um betão insuficiente para segurar a casa?
hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares
hoje durante a betonarem fiz a mesma pergunta ao eng. da central de betão e disse-me o mesmo, que o betão b20 era o normal em moradias unifamiliares, e que usar betões muito duros, aumenta a sua resistência mas também o risco de fraturas devido a sua rigidez excessiva, (isso é uma característica de qualquer material, pouco duro - mais elasticidade, muito duro - pouca elasticidade)
quanto ao b20 em moradias, basta fazer uma pesquisa pelo google.
como você próprio diz, o tipo de betão, varia conforme o metal que leva. só se o eng. se enganou no projecto todo.
o j cardoso, eu não estudei eng. civil nem arquitectura, nem trabalho com nada ligado a obras, é normal que não entenda disto, não é a minha praia.
btw, laje betonada, agora toca a esperar um mês para cura do betão