Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Boa noite mojorisin,como disseram que era o cliente que escolhia o que queria,pensei que tinha sido você que escolheu o ppr.
    Porque escolheu o engenheiro o ppr?
    E agora não vai ter problemas?
  2.  # 62

Como estou a pensar construir,estou a tentar perceber como funcionam certas coisas.
    E não sei quem escolhe o quê,não sei como proceder em certas situações,vou tentar ler mais alguns tópicos.
  3.  # 63

Colocado por: artolasBoa noite mojorisin,como disseram que era o cliente que escolhia o que queria,pensei que tinha sido você que escolheu o ppr.
    Porque escolheu o engenheiro o ppr?
    E agora não vai ter problemas?

Porque razão tenho que ter problemas? A casa é para mim, não para o eng. Logo que o tubo cumpra as normas, não vejo motivo para problemas. Penso eu. Ou também tenho problemas por trocar as caleiras de chapa para inox p. exemplo? São melhorias, no meu ponto de vista
  4.  # 64

Boa noite novamente.
    Eu não sei,por isso perguntei.
  5.  # 65

Colocado por: mojorisinPorque razão tenho que ter problemas?

Porque os projectos vão para a câmara para serem aprovados e depois cumpridos!!! se não fosse assim porque é que acha que a câmara lhe pediu os projectos?
  6.  # 66

Boa noite Sr Picareta.
    Neste caso parece que o projecto entrou na câmara sem perguntarem que tipo de canalização o cliente queria.
    Por favor pode-me explicar como se deve fazer?
  7.  # 67

Colocado por: artolasNeste caso parece que o projecto entrou na câmara sem perguntarem que tipo de canalização o cliente queria.

Regra geral acontece sempre assim, porque normalmente os donos de obra não querem saber dos tubos para nada, e os projectistas também não se preocupam em perguntar aos clientes se tem alguma preferência pelos tubos a utilizar.

Colocado por: artolasPor favor pode-me explicar como se deve fazer?

Se o dono de obra é que manda fazer os projectos, e quer utilizar um determinado material, deve dizer ao projectista que quer o projecto feito com esse material.

Imagine que vai ao alfaiate mandar fazer um fato! é a mesma coisa. É você que tem que dizer ao alfaiate o tecido que quer ou é o alfaiate é que tem que lhe perguntar com que tecido é que vai fazer o fato?
  8.  # 68

Mas Picareta, não deve ser de bom senso os projectistas dizerem ao DO que soluções podem ter? Assim ele escolhia, mas ele poderá não saber o que escolher porque não sabe o que existe.

Assim como o cliente que vai ao alfaiate, na maioria das vezes, os alfaiates tem amostras de produtos, tecidos etc etc etc... E dá a conhecer aquilo que tem, e o cliente escolhe... Pelo menos, eu não fui muitas vezes ao alfaiate, mas das vezes que fui, foi assim que aconteceu...
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  9.  # 69

Obrigado pela resposta Sr Picareta.
  10.  # 70

Colocado por: lfvmagalhaesMas Picareta, não deve ser de bom senso os projectistas dizerem ao DO que soluções podem ter?

Claro que é, mas também quem manda executar um trabalho deve dizer o que é que quer, quando manda fazer o projecto e não diz nada, o projectista normalmente faz os projectos com o material que acha melhor, ou com o qual está mais habituados a trabalhar/projectar.

Neste caso é muito usual, porque regra geral as pessoas não querem saber dos tubos para nada....como costuma dizer o Dogma!
  11.  # 71

Colocado por: lfvmagalhaesnão deve ser de bom senso os projectistas dizerem ao DO que soluções podem ter?

99% dos donos de obra não tem o mesmo interesse que o lfvmagalães tem em conhecer os materiais e soluções construtivas, querem é um projecto aprovado e toca a andar.
  12.  # 72

Pois... Porque se calhar nunca lhe foi proposto outras soluções...

Então quando eu for mandar "executar" o meu projecto eu poderei dizer:

Quero a minha parede assim com este bloco, quero este sistema de isolamento, quero esta espessura de pilares etc etc? Mas eu não sei se isso está bem...
    Acho que deve existir umas reuniões para debater o caderno de encargos para que o projecto fique mesmo como o DO quer, não?
  13.  # 73

Ah então eu faço parte de um grupo restrito! :) Menos mau :).

Só que não sei se é bom ou mau...
  14.  # 74

Colocado por: lfvmagalhaesQuero a minha parede assim com este bloco, quero este sistema de isolamento, quero esta espessura de pilares etc etc? Mas eu não sei se isso está bem...

Tudo isto pode ser exigido pelo dono de obra, mas claro que os regulamentos terão que ser cumpridos.

Pode pedir pilares com 15 x 15cm, mas não são permitidos pilares em betão com secções inferiores a 20x20cm e se quiser uma casa com 5 pisos duvido que com 20 x20 esteja em segurança!!

Quanto aos isolamentos pode pedir o que entender, desde que cumpra o RCCTE.

Colocado por: lfvmagalhaesAcho que deve existir umas reuniões para debater o caderno de encargos para que o projecto fique mesmo como o DO quer, não?

Claro que devem existir estas reuniões, e só não acontecem por dois motivos:
    1 - O dono de obra, por ignorância, pensa que o projecto serve apenas para a Câmara lhe passar a licença de construção, e depois faz o que lhe apetecer.
    2 - Os projectistas não informam devidamente os clientes, de que os projectos depois de aprovados são para cumprir, ou caso contrário é necessários andar a executar projectos de alterações,...que tem custos, e muitas vezes provocam atrasos na obtenção da autorização de utilização.
  15.  # 75

Ok, entendido :)...

Os pilares tem de ser obrigatóriamente quadrados??? 20 x 20? 15 x 15? 25 x 25?
  16.  # 76

Colocado por: lfvmagalhaesOs pilares tem de ser obrigatóriamente quadrados??? 20 x 20? 15 x 15? 25 x 25?

Podem ser com a secção que entender, quadrados, rectangulares, circulares, ovais,...etc. Se forem quadrados tem que ter pelo menos 20 x 20, quanto às outras formas existe uma coisa que é o coeficiente de esbelteza, e tem um limite máximo que não pode ser ultrapassado,....excepto por algumas mulheres :))
  17.  # 77

Ok, entendido...

Certamente há vantagens em ter um 20 x 25, do que um 20 x 20? Ou isso tem mais a ver com a parte de engenharia, e calculos para suporte do peso da laje e isso não?
  18.  # 78

Colocado por: lfvmagalhaesCertamente há vantagens em ter um 20 x 25, do que um 20 x 20?

Tem que existir um coordenador dos projectos, é obrigatório por lei, e normalmente é o arquitecto. Pode acontecer que o projectista do betão armado dimensione um pilar com 20 x 20, e depois o arquitecto exigir um com 30 x 20, por questões arquitectónicas.
  19.  # 79

Também é o dono de obra que diz que quer a laje com abobadilhas em eps? etc etc etc?

É o dono de obra que diz tudo o que souber no momento?? (Então quanto mais o DO souber melhor?)
  20.  # 80

Eu não sei tudo, aquilo que queria e sabia especifiquei, o que não sabia e fiquei a saber, mandei alterar de acordo com o que gosto e posso. Os tubos eram ppr, achei melhor em pex, mandei mudar

0.0311 seg. NEW