Iniciar sessão ou registar-se
    • rober
    • 25 junho 2012 editado

# 1

estou a construir uma moradia rés do chão nova, e neste momento estou na fase de de fazer o e isolamento e as betonilhas da placa de piso.
    o projecto indica a colocação de placas de roofmate de 5cm a isolar o chão todo, mas como a casa já tem pouco pé direito e as tubagens do aquecimento e aspiração central tem alguma altura estou a tencionar projectar o piso com espuma de poliuretano.será uma boa opção ás placas de roofmate de 5cm?
  1.  # 2

previu, mas como eu queria o mínimo de pé direito 2,5m por causa do aquecimento, agora acabei com uma margem mínima, segundo o construtor ainda dá para colocar as placas de roofmate de 5cm, mas nos locais onde passam as tubagens terei de colocar a espuma de poliuretano projectada.
  2.  # 3

Foi a solução que coloquei na minha casa...
  3.  # 4

o projecto indica a colocação de placas de roofmate de 5cm a isolar o chão todo

Mas a que piso se refere? Se for um piso térreo (assente no terreno) não precisa de o isolar todo, basta uma faixa perimetral de 1,5 m.
  4.  # 5

Colocado por: j cardoso
    Mas a que piso se refere? Se for um piso térreo (assente no terreno) não precisa de o isolar todo, basta uma faixa perimetral de 1,5 m.

Isso é o que diz um regulamento de quem não percebe de térmica...
  5.  # 6

Isso é o que diz um regulamento de quem não percebe de térmica...

A sério? Fico então à espera dos seus esclarecimento para também eu perceber porque não deve ser assim.
  6.  # 7

transmissão térmica, porque isolar o perimetro se pode isolar tudo!
  7.  # 8

Desculpe mas isso não é um esclarecimento, é uma afirmação e afirmações sem a devida justificação realmente não me convencem.
  8.  # 9

quando estava a meio de um discurso daqueles à maneira isto foi abaixo, mas ainda bem, diga lá já agora porque assim é melhor!
  9.  # 10

Eu? Não percebo de térmica, só leio o regulamento. Mas gostava de perceber porque fez aquela afirmação, não acredito que o tenha feito sem fundamento.
  10.  # 11

Em termos de térmica há uma fronteira (se fosse da zon dizia que era uma linha) que faz a diferença.

A de San Sebastian até à Catalunha. A exigência de França até ao norte da europa, o que fez com a primeira crise petrolífera (anos 70) foi colocar isolamento térmico em todo o pavimento, e não apenas no perímetro, e não apenas no contacto com o solo para eliminar ao máximo a transmissão térmica.

Quer dados em concreto, agora estou no computador pessoal e não os tenho, contudo numa partilha de dados tenho isso tudo.
  11.  # 12

Fico sinceramente com curiosidade de ver isso. Em todo o caso não me parece que as necessidades dos países a norte sejam as mesmas que aqui, principalmente de Inverno.
  12.  # 13

Já agora falando ainda de resistência térmica, embora nada tenha a haver com esta discussão, o modelo construtivo europeu aplica placas de eps nos pavimentos (em todos os pavimentos) e não uma espumazita.

Depois há uns teoricos que defendem a inercia termica, porque pressupõem que o apartamento de cima também está aquecido!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  13.  # 14

Colocado por: j cardosoFico sinceramente com curiosidade de ver isso. Em todo o caso não me parece que as necessidades dos países a norte sejam as mesmas que aqui, principalmente de Inverno.

Quando entrei pela primeira vez aqui no forum, também me apareceu um comentário desses, tenho pena que essa pessoa nunca tenha ido a Bragança ou a Viseu!
  14.  # 15

Bragança ou a Viseu

Aqui sou capaz de concordar, ou melhor, de dar o benefício da dúvida. Em todo o caso não é razão para generalizar.
  15.  # 16

Colocado por: j cardoso
    Aqui sou capaz de concordar, ou melhor, de dar o benefício da dúvida. Em todo o caso não é razão para generalizar.

É como tudo na vida...
  16.  # 17

Vi em tempos (quando andava a estudar o assunto) um estudo sobre isso, vou tentar encontrá-lo. A conclusão era que o efeito era residual.
  17.  # 18

Boa Noite,

estou a pensar colocar cerca de 4 cm de projetado (polieterano) em todo o chão da residência entre e por cima das tubagens da casa, nem que fique somente na parte da tubagem cerca de 1 cm de altura, mas queria que fosse tudo completamente isolado, e só depois colocar 5cm de betonilha para finalizar o piso antes do acabamento final.

só não sei se é o mais correcto ou existe outro isolamento identico. Já me falaram no teproisol da TEPROCIL, só que como é misturado com cimento penso que ficarei mais bem servido com o outro sistema o de projectado que me dizem?
  18.  # 19

Embora não goste do poliuretano, é sem dúvida melhor que as bolinhas misturadas.
  19.  # 20

Muito Obrigado, também penso o mesmo.
    E hoje de manha estive a fazer as contas ao metro quadrado e acaba por ficar ainda mais caro o metro do outro material misturado com o cimento, cerca de 6 a 6,50m2, enquanto que o projectado ronda o 5,50€ a mesma espessura por m2.

0.0202 seg. NEW