Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu e o meu marido estamos casados há dez anos através do regime de separação total de bens, no entanto antes do casamento ele herdou uma moradia.

Hoje fomos ao registo predial com todos os documentos necessários para alterar um nº de policia que esta errado e descobrimos que temos que pagar 100 euros prq o meu marido não alterou o estado civil dele.

Achei o valor cobrado um absurdo já que nunca passou pela nossa cabeça que ele tinha que alterar o estado civil dele em relação a esta moradia, pois somos casados com separação total de bens.

Alguém sabe dizer se é mesmo assim?É que a funcionária chegou ao ponto de pedir até a certidão de nascimento do meu marido sendo que ele tinha o cartão único com ele.
  2.  # 2

É verdade.
    Suponha que a moradia, que é exclusivamente do seu marido, é a morada da família. Neste caso, o seu marido NÃO PODE vender a casa (sem seu consentimento/conhecimento). E é por isso que as alterações ao estado civil têm de estar registados na Conserv. Registo Predial.

A certidão de nascimento actualizada - mais uns 15 euritos - é necessária porque tem averbado o CASAMENTO (diz com QUEM casou) e o regime de casamento.

Por isso, os 100 euros são o custo da actualização de dados. Tudo «normalíssimo»...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BamGuima
    •  
      GF
    • 26 junho 2012

# 3

Tudo normalíssimo (é esse o procedimento correcto), mas o valor continua a ser absurdo (veja-se esse caso). Qualquer averbamento à inscrição são 100 euros.
    Mas o que mais me choca é a pessoa ter de ir, a outro local (ou à internet) ter de pedir uma certidão de nascimento, ainda para mais com cartões do cidadão com chip onde nem as próprias instituições do estado o utilizam.
    Portugal no seu melhor.

PS- A meu ver só precisariam alterar o estado civil na CRP caso pretendessem fazer algo com a moradia (vender, onerar, arrendar, etc). O facto dele lá constar como solteiro é igual ao litro.
  3.  # 4

Concordo com gf2011 quando ele diz que "A meu ver só precisariam alterar o estado civil na CRP caso pretendessem fazer algo com a moradia (vender, onerar, arrendar, etc). O facto dele lá constar como solteiro é igual ao litro.", pois a moradia considerada da família esta registada em nosso nome e esta sim julgo que é preciso ter em atenção as alterações do estado civil.

O que mais me assusta é o valor cobrado de 100 euros, se ainda fosse uns 15 euros ok.

Tenho outra pergunta ....estes 100 euros são cobrados por cada propriedade?
    •  
      GF
    • 26 junho 2012

# 5

Colocado por: BamGuimaTenho outra pergunta ....estes 100 euros são cobrados por cada propriedade?

Por cada propriedade e por cada averbamento.
  4.  # 6

Colocado por: BamGuimaEu e o meu marido estamos casados há dez anos através do regime de separação total de bens, no entanto antes do casamento ele herdou uma moradia.

Hoje fomos ao registo predial com todos os documentos necessários para alterar um nº de policia que esta errado e descobrimos que temos que pagar 100 euros prq o meu marido não alterou o estado civil dele.

Achei o valor cobrado um absurdo já que nunca passou pela nossa cabeça que ele tinha que alterar o estado civil dele em relação a esta moradia, pois somos casados com separação total de bens.

Alguém sabe dizer se é mesmo assim?É que a funcionária chegou ao ponto de pedir até a certidão de nascimento do meu marido sendo que ele tinha o cartão único com ele.

Exma. BamGuima,

qual é o seu estado civil?!
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012 editado

# 7

Eu e o meu marido estamos casados

Acho que não há espaço para dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRETO NO BRANCO
  5.  # 8

Colocado por: imbs

Estas pessoas agradeceram este comentário:PRETO NO BRANCO

Colocado por: imbs

Estas pessoas agradeceram este comentário:PRETO NO BRANCO

está respondida a sua questão!!! :)
  6.  # 9

Sr imbs estou casada em regime separação de bens, o que eu questiono não é a necessidade ou não de alterar o estado civil do meu marido no registo predial, apesar de que no nosso caso é indiferente ser casado ou solteiro, mas sim o valor cobrado.
    Já pensou em quantos documentos temos que alterar depois de casados ?Agora imagine se cada um cobrassem 100 euros.

Mas pronto tenho que sujeitar-me senão não tenho o assunto resolvido.

Obrigado a todos.
  7.  # 10

Para registar a mudança da morada da minha empresa no INCI cobram 172,00 euros!
  8.  # 11

Hoje fui ao registo predial já resignada que teria que pagar os 100 euros, depois de duas horas de espera a funcionária diz ja com a mão esticada: São 150 euros! Eu que ja tinha o 100 euros na mão encolhi o braço e disse espera lá, semana passada era 100 como agora são 150? Ela disse que era 100 pela actualização do estado civil + 50 pela alteração do nº da casa.

Lembrei-me de ter lido no registo online que averbamentos relacionados com alteração de toponímia não era cobrado nada, o colega dela ao lado confirmou que se tratava de uma excepção e portanto era para ser cobrado apenas 100 euros.

Senti-me victoriosa :), levaram-me 100 mas não 150 :P

Sr.Luis K.W, confesso que manter uma empresa em Portugal nos dias actuais é quase uma missão heróica.

0.0122 seg. NEW