Iniciar sessão ou registar-se
    • sojo
    • 26 junho 2012 editado

# 1

Bom Dia, recebi no mês passado a factura da EDP (uma bela conta de acerto diga-se de passagem) e com ela vinha uma carta a falar sobre a mudança para outras empresas e de um aumento de tarifas.
    ora eu tenho uma potência de 6,9 pelo que percebi não sou já "obrigada" a mudar mas o aumento levo-o concerteza. Quem já estudou este tema ou mudou de empresa acha que compensa a mudança já? eu tenho o Bi-horário.
    A acrescentar a isto foram umas senhoras bater-me à porta a oferecer os serviços da empresa delas (creio que Endesa) mas ao verem a factura disseram ao meu marido que não compensava mudar.
    •  
      FD
    • 26 junho 2012

# 2

Colocado por: sojodisseram ao meu marido que não compensava mudar

Não compensa mudar porque nenhuma da concorrência tem o tarifário bi-horário.
    • sojo
    • 26 junho 2012

# 3

FD mas em relação ao aumento é para todos os consmidores?
    •  
      FD
    • 26 junho 2012

# 4

É. Só os com tarifa social é que acho que não vão ter aumentos.
    As pessoas com tarifa social são normalmente reformados, desempregados e pessoas com poucos recursos financeiros.
    •  
      GF
    • 26 junho 2012

# 5

Vao haver aumentos brutais com electricidade, agua e gás. Faseados.
    Para quem tem bi-horário e utiliza, não mudem por nada, mesmo se oferecerem descontos. O bi-horário deixou de existir, já não é mais possivel fazer contratos nesses termos.
    A propria EDP universal apenas está a fazer rescisões, já não há novos contratos. Agora é tudo com a EDP COMERCIAL, com as novas taxas, e sem bi-horários. Por isso quem ainda tem, tente manter, se for vantajoso, isto é, se lhe derem uso, porque é praticamente metade da tarifa de dia.
  1.  # 6

Exato. No valor total da fatura consegue-se poupar cerca de 20% com o bi-horário.
    •  
      GF
    • 26 junho 2012

# 7

Colocado por: nunoneiva75Exato. No valor total da fatura consegue-se poupar cerca de 20% com o bi-horário.

É relativo. Depende das horas que consome em bi-horário. Se consumir 100% da energia depois das 10h da noite (ou 11), a poupança é de 50%.
    Quem tem bi-horário, paga cerca de metade do preço à noite, do que de dia.
    Há uns meses fiz um calculo, com base no meu historico dos ultimos 12 meses: Se não tivesse bi-horário, quanto pagaria? Não era muito mais, cerca de 100 euros por ano, segundo me lembro. Mas eu não sou de ligar tudo de noite, é quando me lembro.
    cumps
  2.  # 8

Colocado por: FDÉ. Só os com tarifa social é que acho que não vão ter aumentos.
    As pessoas com tarifa social são normalmente reformados, desempregados e pessoas com poucos recursos financeiros.

Correção neste momento só as potencias superiores a 10,35 irão ter o aumento relatado nas noticias.
  3.  # 9

Colocado por: gf2011
    É relativo. Depende das horas que consome em bi-horário. Se consumir 100% da energia depois das 10h da noite (ou 11), a poupança é de 50%.

Isso não é exequível, e mesmo que consumisse 100% da energia em vazio, a poupança seria inferior a 50%.

O valor que referi pode ser relativo mas é real pois é o que eu efetivamente poupo com o bi-horário.

Cump.
    •  
      GF
    • 28 junho 2012

# 10

Colocado por: nunoneiva75Isso não é exequível, e mesmo que consumisse 100% da energia em vazio, a poupança seria inferior a 50%.

Matemática não é o meu forte mas a conta é simples de fazer:

Tarifa Bi-horária
    Custo por kWh fora de vazio (de dia) = 0,1551 Eur
    Custo por kWh em horas de vazio (noite) = 0,0833 Eur

Logo, consumir energia de noite, para quem tem bi-horário, é quase metade do preço (qualquer coisa como 47%).
    Agora se é exequível? Talvez não, temos os frigoríficos ligados 24h por dia, as luzes que acendemos assim que o sol se põe, e a televisão que vemos antes de iniciar-se o período de vazio.
    Concordam com este comentário: hangas
  4.  # 11

Não é assim tão simples, tem ainda que somar o custo contador e demais encargos extra consumo, o que neste cenário irrealista, iria fazer a poupança baixar ainda mais.

O quase tem que se lhe diga. Ontem quase eliminámos a Espanha... quase...
  5.  # 12

Obviamente não é taxativamente metade da factura mensal. Mas não se podem misturar as coisas Há custos fixos, custos variáveis, há taxas, etc.

Agora que os kW/h em vazio são a metade do preço fora do vazio, lá isso são. Cada kW gasto nessa altura custa efectivamente metade.
    Quanto as custos fixos como as tarifas de potência e afins, obviamente estão lá mesmo que não gaste 1W/h que seja.
    • eu
    • 28 junho 2012

# 13

Colocado por: nunoneiva75Isso não é exequível

Eu diria que o máximo de poupança real que se consegue com a bi-horária será uns 30%... e já é preciso muita disciplina com os horários.

No meu caso, poupo entre 20% a 25%, consoante os meses.
    •  
      GF
    • 28 junho 2012 editado

# 14

Colocado por: nunoneiva75Não é assim tão simples, tem ainda que somar o custo contador e demais encargos extra consumo, o que neste cenárioirrealista, iria fazer a poupança baixar ainda mais.

Colocado por: hangasAgora que os kW/h em vazio são a metade do preço fora do vazio, lá isso são. Cada kW gasto nessa altura custa efectivamente metade.

Mas é exactamente disso que falo, do consumo, e não da despesa global da factura onde se incluem custos fixos, alugueres de contadores e afins.
  6.  # 15

ainda me falam em por placa a luz, esquentador a luz , aquecimento a luz! yep depois vai haver muita choradeira por ai!
  7.  # 16

Tenho uma folha XLS com o consumo dos últimos 7 anos e, com alguma disciplina, em média tenho os seguintes valores (com taxa de potência incluído):
    - BI Horário 5,75KVA => 57,10€ /mês (valor pago em média)
    - Normal 5,75KVA => 61,31€ / mês (valor pago se não tivesse bi-horário)

Ou seja, tenho uma poupança média mensal de 4,20€ por mês.... o que dá algo como 50,45€/ ano.
    A poupança de 4,20€ corresponde a um "desconto" de 6,8% face à tarifa normal.

Já agora, o meu consumo em vazio corresponde a 38% do total.
  8.  # 17

Se não colocar isso a luz, coloca como?
    A gás? É que o gás vai ter aumentos ainda maiores que a luz...
    A diesel? incomportável já para muitos, o gasóleo de aquecimento...
  9.  # 18

Da última vez que fiz as contas, consegui uma poupança face à tarifa normal de 19,5%.

Da energia total consumida, cerca de 60% é em vazio.
  10.  # 19

é verdade que a electricidade em vazio é quase metade da fora de vazio. contudo fora de vazio o valor é superior à tarifa simples, pelo que a poupança máxima com o biorário não deve passar os 40%.
    Além disso, o mais correcto actualmente é comparar o bihorário com a tarifa simples em mercado liberalizado que é pelo menos 5% abaixo do mercado regulado.
    Além disso o preço do bihorário tem aumentado mais do que a tarifa simples, pelo que cada vez compensa menos, e acredito que muitas pessoas que actualmente têm bihorário estão a perder em amntê-lo. Se compararmos o bihorário com o mercado liberalizado, apenas compensa o bihorário para consumos em vazio superiores a cerca de 35%.
    Eu como consumo cerca de 60% ainda me compensa.

O aumento que se fala ocorrerá em Junho, para potências igual ou superior a 10,35 Kva, e é de 2%. Mas mais aumentos se seguirão!
    Com mais este aumento, o bihorário fica ainda menos vantajoso.
    Concordam com este comentário: GF, fernandoR
    • ns03
    • 3 outubro 2012 editado

# 20

No meu caso continua a compensar manter-me na tarifa tri-horária, mesmo sofrendo o aumento de tarifas da EDP.
    Os novos operadores não têm este tipo de tarifa.

Podem simular o vosso caso, fiz um simulador simples para esse efeito:
    http://new-life-inn.blogspot.pt/2012/09/edp-fim-do-mercado-regulado-compensa.html

0.0250 seg. NEW