Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Como o próprio título indica, estou a pensar trocar a iluminação da minha casa para leds.
    Tenho neste momento 30 focos de halogéneo 50W, 12V, GU 5.3 com dia. de 51mm e 36º MR16

    O que preciso para mudar estes focos para Leds?
    Sei que não basta comprar as lampadas e trocar... Vou ter de ter um transformador, mas... é um transformador por lâmpada?
    Desculpem se as perguntas parecem parvas, mas estive a dar uma vista de olhos noutros tópicos e ainda fiquei mais confuso.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Boas,

    já tive na mesma situação que tu.

    O que tens de fazer é ir ao site dealextreme e comprar leds mr16 que suportem AC/DC. assim não tens de trocar nada a não ser os focos.

    Eu em minha casa tenho mais de 30 focos, troquei só os da cozinha pq são os mais usados e até agora está tudo a funcionar 5 estrelas.

    Antes tinha 6 focos de 25W osram (que porduziam luz equivalente a 50W) e agora tenho 6 focos led de 4 LEDS de 4W (que gastam 6w medido por mim) ou seja passei de gastar 150W para 36W.
    Reduzi o consumo de energia em 76% (na cozinha claro).

    Não esquecer que produzem menos luz que os halogéneo, nada que não se consiga viver.

    São bastante baratos os focos, ficam ai por 6 a 7€ cada um.

    as que comprei foram estas, http://dx.com/p/mr16-4w-4-led-6500k-360-lumen-light-bulb-white-12v-30208

    Se mandares vir manda poucos de cada vez para que não tenhas problemas na alfandega.

    cumprimentos.
  3.  # 3

    Fixe!
    E não preciso de colocar transformadores nem mudar casquilhos?
  4.  # 4

    Boas.

    Há leds GU5.3 de 12 e 24v,
    Os transformadores que tem podem servir, (acredito serem os AC)
    Mas os mais indicados para leds são os CC.

    Se eu fosse a si substituía os casquilhos GU5.3 por GU10 e com ligação directa a 230v.
    É mais fácil encontrar leds com estas características do que os GU 5.3 - 12v.
    Há quem diga que os transformadores externos são melhores, concordo, mas o mercado actual é desfavorável para tal.
    Com GU10 a 230v terá mais e melhores opções a preços mais baixos, caso contrário dava preferência ao sistema que tem.


    Colocado por: ApoxyomenosTenho neste momento 30 focos de halogéneo 50W

    Se está habituado a halogeneos não são quaisquer ledizitos chinocas que vão convence-lo.

    1º- temperatura de cor de 2700K a 3000K
    2º- (RCI) Indice de restituição de cor = nunca inferior a 80db.
    3º- Lumens (há muita coisa a venda que está longe de debitar o que é indicado na embalagem)
    4º- grau de abertura
    5º- faça ensaios antes de efectuar a compra (geralmente boas lojas cedem materiais para ensaios)
    6º- fuja das grandes superfícies.

    Tanto como incandescentes, fluorescentes e halogenios existem produtos bons e menos bons, mas por experiência
    própria digo-lhe para redobrar a atenção com leds.

    Por alto:

    Pode arriscar com
    Digilamp que lá diz ser equivalente a incandescente de 50w.
    30 focos = €165,00 com IVA e portes.

    de qualidade
    Philips equivalentes a incandescente de 50w
    30 focos = €650,00 com IVA e portes.

    Philips equivalentes a incandescente 35W
    30 focos = €410,00 com IVA e portes.


    Cumprimentos. =)
  5.  # 5

    fernandoR

    no meu caso eu tinha 1 transformador por foco!!
    só o trabalho de andar a desmontar aquilo tudo, pois tinha de retirar o encastre do foco para aceder ao transformador, fez-me mudar de ideias para não falar que depois ficava com trinta e tal transformadores a servir de mono (ainda ofereci a um eletricista mas ele diz que só dados pois agora usa-se pouco) .

    Andei com ideias de aplicar ligação direta de 230v com casquilho de GU10, mas desisti logo que encontrei os leds (chinocas).

    Funcionam bastante bem, e para mim dão luz suficiente.
    Eu antes de aplicar os que tenho mandei vir vários tipos uns mais Watts outros com menos. Para cozinha a luz fria é a melhor, e os que eu tenho aplicado simulam luz solar tem uma cor bastante agradável.

    Investir tanto dinheiro em leds philips, dificilmente irá conseguir recuperar esse valor em tempo útil, mas para quem está a construir casa penso que seja um bom investimento.
  6.  # 6

    Colocado por: ApoxyomenosFixe!
    E não preciso de colocar transformadores nem mudar casquilhos?


    Não, não é preciso.
    É tirar os focos antigos e por os novos.
    Mas faz um teste, manda vir 1 ou 2 e troca para veres como fica e se gostas.

    Tens sempre a solução apresentada pelo fernandoR, mas a meu ver é desnecessário e provavelmente acabares por nunca recuperar o valor investido.

    Mas cada um sabe de si.
  7.  # 7

    staticx.


    Bom dia.

    Pois, deitar fora mais de 30 transformadores e ainda investir centenas de euros em lâmpadas dá no que pensar.
    O mais importante é que ficou satisfeito com os focos que comprou. =)

    Ps: também tenho alguns leds chineses que dão-me jeito...
    nas arrecadações, garagem, despensa e luzes do exaustor.

    Também concordo que o retorno do investimento não é imediato.
    Os 30 leds philips terá um custo inicial de cerca de €650,00,
    o consumo de electricidade dos 30 focos no tempo de vida nominal será cerca de €700,00
    Calculo electricidade em tarifa simples.

    Com halogéneos no mesmo período serão utilizados cerca de 375focos de halogênios.
    Neste período serão consumidos cerca de €6375,00 de electricidade.

    Tempo de vida nominal de 30 focos Philips vs os 375 halogênios necessários para o mesmo período:
    Retorno de €+6260,00

    Como o outro exemplo que dei foi o foco da digilamp, farei o calculo com eles de €5.5 já com IVA e portes
    retorno de €+6745,00

    Os cálculos foram feito com base nos dados disponíveis pelas marcas.

    Em ambos dos casos conseguimos poupar imenso a longo prazo, portanto quis dizer que é preferível fazer um investimento inicial maior por algo de qualidade pois a diferença de retorno é de de cerca de 7% comparado com leds muito mais fracos.

    Cumprimentos. =)
  8.  # 8

    Boas staticx
    Achas que são luzes muito brancas? Azuladas?
    Ou a cor é suave?
    Queria umas com cor mais suave...
  9.  # 9

    fernandoR

    sim, esses cálculos até estão bem feitos não duvido...mas muito dificilmente se consegue atingir a tal vida nominal dos leds .
    Primeiro porque, sim eles também avariam, e segundo tínhamos de ter 24h sobre 24h ligados para conseguir recuperar esse dinheiro rapidamente qualquer coisa como 5 Anos contínuos.

    por isso é q disse que para quem vai substituir não compensa...

    Não tenho grandes duvidas que os leds da digilamp, pelo menso, são feitos todos nos "chinocas" LOL. Os que comprei até aparentam grande qualidade de construção e são dos primeiros que vejo que suportam AC/DC .

    Para quem necessita de muita luz, tem leds de 9W e mais esses são bastante potentes.

    Acho os preços das lâmpadas Philips ridículos, pelo menos para uso em habitações particulares em que as luzes que estão ligadas uma media de 4h a 8h por dia dependente de ser verão ou inverno.

    acho que gastar 650€ em lâmpadas seja um pouco overkill.

    Eu não pago 650€ de luz anual e tenho cerca de 36 focos a contar com os das varandas.

    Cozinha, casas de banho, escritório são os sítios onde necessito efetivamente de luz permanente e com intensidade por isso foi ai que apliquei leds pois é ai que os gastos são maiores.

    volto a frisar para quem está a construir casa etc... acho que sim vale a pena investir de raiz em focos bons e duradouros, para quem já tem um sistema de focos e não quer estar a gastar muito mais dinheiro o melhor é mesmo optar pelos mais baratos.
  10.  # 10

    Colocado por: staticx

    Não, não é preciso.
    É tirar os focos antigos e por os novos.
    Mas faz um teste, manda vir 1 ou 2 e troca para veres como fica e se gostas.

    Tens sempre a solução apresentada pelo fernandoR, mas a meu ver é desnecessário e provavelmente acabares por nunca recuperar o valor investido.

    Mas cada um sabe de si.


    Confirmo esta informação, e tenho a mesma opinião do statixc.

    Tenho instalados 31 destes leds na sala, divididos em 3 circuitos, comprados na DX. No meu caso, comprei lá também os transformadores 230V/12V. Recomendo. Estas têm uma cor branca/azulada - 6500K. Tem a opção de cor suave - 3500K.

    No resto da casa e no exterior tenho os leds de 230V, já com driver integrado. Também recomendo, se bem que os drivers por vezes queimam (no meu caso queimaram 2 em 50), que se substituem facilmente pois tb estão disponíveis no DX por cerca de 2€. Já fiz dezenas de encomendas à DX. A alfândega apanhou 1 em cada 10 encomendas. Como não se pagam custos de transporte, convém fragmentar as encomendas para manter o valor e volume relativamente baixo.

    Boas compras!
  11.  # 11

    Staticx.

    Fico contente por ver que fui bem interpretado. =)
    A questão é que comprei muitos leds em vários sítios até conseguir encontrar aqueles que realmente gosto,
    parei de procurar soluções mais baratas pois já estava-me a sair caro, não digo que seja o seu caso pois
    é um utilizador que está a dar um bom feedback relação preço/qualidade daquilo que comprou.
    a causa dos preços absurdos que são praticados em Portugal para leds da osram, philips, cree é a ganancia,
    pois compro em Portugal onde passam-me factura e mesmo assim consigo pela metade do preço praticado nas grandes superfícies.


    Ainda ando a meio na transição para leds na minha casa, mas já estou satisfeito com o resultado.
    Como sempre fui poupado, a diferença na factura de electricidade depois dos leds não é muito grande, mas é a esperada,
    anda a volta de €7,50, portanto em 3anos e meio consigo reaver todo o investimento, com a vantagem de ter muita luz
    de excelente qualidade com altos índices de CRI.

    Minhas experiências com lâmpadas economizadoras também não foram das melhores, era igual, usar de marca branca ou osram, não duravam 6 meses,
    Nunca habituei-me ao tipo de iluminação que eles proporcionam, mas é como tudo na vida... uma questão de gosto. =)

    Cumprimentos. =)
  12.  # 12

    Lembrei que tenho dois focos led da marca Eglo por cima da bancada da cozinha,
    vou meter as fotos para saber mais ou menos o que pretende em relação as tonalidades de cor.

    Halogênio:: 2700K
    Led: 4200K

    Comparação: (fotos sem flash ou filtros)
    halogênio 50W com Led Eglo 3W (qualidade intermédia/fraca)
    Halogênio:

    Led:


    Halogênio:

    Led:



    Ambas no mesmo projector:


    Lembro que estes leds não foram nada baratos pelo que são, quase €9. =S


    Para cozinha e casa de banho é mais usado cores entre os 3500K a 4000K são os ideais, pois são de luz branca,
    Para sala, quartos e corredores de 2700K a 3000k, no máximo 3200k.


    Cumprimentos. =)
  13.  # 13

    Melhor e comprar focus com as drive (transformador) aparte pois a lampada dura anos e anos mas os drivers vao a vida em 2 anos.

    Por isso e melhor comprar focus como esta foto.
    Pois se a drive for a vida apenas compra uma nova e depois tem a GRANDE vantagem da dissipacao do calor ser muito melhor.
    Quantidades tem melhor preco...

    Ao comprarem, comprem coisas para ficar...
  14.  # 14

    Colocado por: ledsupplierlampada dura anos e anos mas os drivers vao a vida em 2 anos


    Boa tarde.

    Pode disponibilizar-nos a fonte com os estudos/pesquisas de alguma entidade independente que comprove esta afirmação, e quais as marcas e modelos que
    foram submetidas a analise?

    Já agora, se puder disponibilizar informações acerca do led que anunciou, pois
    é um bocado arriscado comprar algo sem saber ao certo que estamos a comprar.

    Obrigado.
    Os melhores cumprimentos.
  15.  # 15

    Colocado por: staticx6 focos led de 4 LEDS de 4W (que gastam 6w medido por mim)

    Tenham atenção ao factor de potência das lâmpadas, pois é o que indica o grau de eficiência de um sistema eléctrico,
    se a tal lâmpada de 4W tiver um factor de potência de (exemplo) 0,5 ela poderá atingir consumos de até 8W para conseguir manter a eficiência nominal.

    Não limitem-se apenas em watts e lumens, >=/

    Cumprimentos. =)
  16.  # 16

    6 anos de experiencia propria em milhares de lampadas de leds e dirivados deve chegar.


    Um conselho ja que vai comprar as lampadas com a mini drive dentro, compre no maximo de 3w .
    Se comprar de 5,6 ou 9w vao queimar todas. Unico mal dos leds sao o aquecimento deles, pois a pequena parte do aluminio nao chegar a fazer o arrefecimento necessario.

    FernadoR

    Porque e que acha que existe lampadas custa 4 euros e outra iguais a 12 euros?

    Como eles dizem que dura 30.000 horas ... apresente-me uma lampada que durem mais de 5.000 horas dou-lhe um cumprimento enorme.


    Um pequeno exmplo que nao sabem.
    Exmplo
  17.  # 17

    (EDITADO) -
    Colocado por: ledsupplier6 anos de experiencia propria em milhares de lampadas de leds e dirivados deve chegar.

    Não duvido, mas convenhamos não podemos generalizar tendo como base experiências com drivers muito antigos ou de baixa qualidade.
    só estou a questionar o que foi dito, o Sr afirmou que todos os drivers sem excepção vão a vida em 2 anos apenas com base na sua experiência?

    Seria mais correcto com os membros do fórum disponibilizar mais pormenores como as marcas e modelos que isto se deu.
    Por acaso conheço o led que introduziu no post #13 e é um bom led, não tenho nada a apontar.


    Colocado por: ledsupplierUm conselho ja que vai comprar as lampadas com a mini drive dentro, compre no maximo de 3w .
    Se comprar de 5,6 ou 9w vao queimar todas. Unico mal dos leds sao o aquecimento deles, pois a pequena parte do aluminio nao chegar a fazer o arrefecimento necessario.

    Discordo,Tenho na minha sala de estar um led desses de 9W em um candeeiro de pé que fica ligado de 6 a 8horas por dia,


    O led que dei como exemplo no post #12 são Eglo 3W, o driver é um bocado esquisito, faz um ruído quando está em funcionamento e
    noto-os mornos para quente, em relação a Eglo não tenho muita expectativa, algo diz-me que foi um investimento que não irei recuperar
    É preciso termos muita atenção as informações que introduzimos, pois o intuito do fórum é ajudar.

    Cumprimentos.
  18.  # 18

    Colocado por: fernandoR
    Não duvido, mas convenhamos não podemos generalizar tendo como base experiências com drivers muito antigos ou de baixa qualidade.
    só estou a questionar o que foi dito, o Sr afirmou que todos os drivers sem excepção vão a vida em 2 anos apenas com base na sua experiência?

    Apresente-me uma driver de uma lampada GU10 que dure mais de 2 anos 8 horas por dia ligado.

    Seria mais honesto da sua parte dizer-nos as marcas e modelos que isto se deu, não estou a ver o Sr ter testados todos os drivers existentes.
    Por acaso conheço o led que introduziu no post #13 e é um bom led, não tenho nada a apontar.

    Bom led so ser for marca Cree, mas apenas 3x1W.
    Acima de 3w duram pouco.




    Fiquei preocupado com a sua afirmação fui verificar a temperatura após 7horas de funcionamento do led e se calhar o driver está com defeito pois estava em temperatura ambiente.
    Mediu a temperatura do led ou da armacao de aluminio? duvido que esteja a temperatura ambiente...normal sao 50 graus...


    Tenho na minha sala de estar um led desses de 9W em um candeeiro de pé que fica ligado de 6 a 8horas por dia,

    Estava com a intenção de comprar o led de 12W da foto abaixo, portanto desaconselha-me?

    Estavamos a falar de base GU10 ( para focus)




    Se são realmente iguais, leds e driver, é possível que o individuo tem um fornecedor de m<#">$, ou é a ambição a falar mais alto,
    por outro lado não estou a ver nada de jeito custar €4.

    Ja fui varias vezes a Feiras de Negocios na China sei do que falo.
    Quer lampadas GU10 por 4 euros? tenho milhares delas.

    Por acaso por estes valores nunca vi, o que já vi são leds de €12 serem vendidos por €25 em grandes superfícies
    Sim ja vendi para o jumbo....eles venderam com comissao de 7x +.

    Cumprimentos.
  19.  # 19

    Colocado por: ledsupplierApresente-me uma driver de uma lampada GU10 que dure mais de 2 anos 8 horas por dia ligado.

    871829112761100 - Como é um drive recente não há como provar para já que duram o que duram, mas vou deixar 24hrs ligado para ver se aquecem, pois em funcionamento normal de 6horas aquecem muito pouco.

    Colocado por: ledsupplierMediu a temperatura do led ou da armacao de aluminio? duvido que esteja a temperatura ambiente...normal sao 50 graus

    Não faria muito sentido medir a temperatura da cúpula de vidro... foi na armadura do driver.
    Colocado por: ledsupplierBom led so ser for marca Cree

    Concordo que CREE é uma das melhores marcas, e não estou a ver uma marca como a CREE, panasonic, philips ou osram introduzir no mercado
    um produto seja um foco led ou outro qualquer que não consegue cumprir nem 10% do compromisso que assume com seus clientes, seriam mesmo estúpidos acabar com a propria imagem e credibilidade por tão pouco.
    Em falar em clientes, fiz uma busca no google de clientes a reclamar de leds fundidos das marcas citadas e estou com dificuldades para encontrar algo.
    Se fosse realmente como diz haveriam milhares de reclamações de pessoas insatisfeitas só em Portugal, acho até aceitável algumas reclamações dos focOs que eram vendidos a 4anos atrás, de drivers obsoletos, mas nem isto encontrei. =/

    Estou a disposição.
    Os melhores cumprimentos.
  20.  # 20

    Colocado por: ledsupplierQuer lampadas GU10 por 4 euros? tenho milhares delas.

    Pode dizer a marca?

    Cumprimentos. =)
 
0.0219 seg. NEW