Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: danobregaNa minha opinião o que deve MESMO garantir é que o fiscal da obra seja isento, ou de preferência que não goste nada do empreiteiro. hahaha. ;-)


    Nem de andaimes!
  2.  # 22

    Viva Xana,

    Julgo que tem toda a razão. E é importante que esse tipo de casos sejam denunciados.
    Ao mesmo tempo, deveria haver um esforço colectivo para acabar com este tipo de situações em tantas actividades profissionais.

    Na questão da construção e projectos é mais do que comum (inclusivé por aqui) a procura de pessoas que tenham todo o tipo de "amizades" e "experiência" no meio. Desde o interior das câmaras, a empreiteiros e demais prestadores de serviços.
    A desregulação completa das actividades e dos honorários tendo em vista a um suposto ganho na livre concorrência entre profissionais acaba nesta situação que de facto é péssima para todos os envolvidos.
    Como tantas vezes se vê, existe uma quantidade crescente de "profissionais" a apresentar honorários absurdamente baixos que depois são por vezes exibidos orgulhosamente pelos próprios clientes que julgam ter conseguido um negócio fantástico.

    Sendo um assunto debatido em tantas outras discussões (sobre a exigência (ou falta dela) dos portugueses e preços de projectos) será que esta sociedade não consegue perceber o que está por trás de tudo? Comissões e mais comissões, arranjinhos vários, tráfico de influência, maus serviços, uma geração inteira (não rasca mas à rasca) a estagiar 1 a 2 anos de borla e a realizar estes mesmos trabalhos de preços "espetaculares" à borla em tantos "experientes" escritórios.

    De facto por vezes, parece ser prática comum e fará imensa impressão a quem não quer participar em tais esquemas.
    Esperemos que os consumidores finais comecem a ser mais exigentes, que façam escolhas com critérios objectivos como a Xana parece ter feito, que estejam disponíveis para perder algum tempo nesse processo de escolha. É fundamental perceber que irão escolher um projecto/processo que irá definir como será feito aquele que possivelmente será o maior investimento das suas vidas, e não de uma peça de roupa que num par de anos estará gasta ou fora de moda.

    Mas infelizmente a larga maioria parece ficar bastante satisfeita com uma das 2/3 recomendações (dadas pelo vendedor do terreno, do primo, do vizinho...) , com a 1ª ou 2ª versão do projecto apresentada (porque parece que dizem que só pode mesmo ser assim...) e com processos onde tudo é vago, indefinido e com surpresas desagradáveis a aparecerem a cada passo dado...

    A exigência dos consumidores finais e o esforço que poêm nas suas escolhas é mais do que importante para que os comportamentos menos próprios tenham uma margem de manobra cada vez mais reduzida.


    Seja exigente Rui !
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    • Gex
    • 28 junho 2012

     # 23

    Com base na minha experiência:
    -Fuja de arquitectos vaidosos e fanfarrões que gostam de puxar os galões às obras que já fizeram
    -Fuja de arquitectos que estão habituados a grandes obras (tipo condominios de luxo e hoteis), pois nunca irão prestar grande atenção à sua obra
    -Fuja de arquitectos que gostam de mostrar que os seus trabalhos aparecem na revista caras e que têm a mania das grandezas
    -Fuja de arquitectos que só fazem os esquissos e que depois entregam o projecto a algum "aprendiz", apenas assinando no final
    -Fuja de arquitectos que inflaccionam o valor do seu trabalho com base na sua "competência acima da média"
  3.  # 24

    Bom dia,

    o meu comentário foi uma provocação, com um pouco de ironia. Não era, de todo, para melindrar ninguém.

    Xana, em relação ao discriminar, queria referir-me ao facto de ter escolhido apenas sites que tinham arquitectura "tradicional", e que embora entenda o que quer dizer com "tradicional" (casas com telhado), na minha opinião convém procurar gabinetes que façam o mais variado tipo de arquitectura possivel, desde bancos de jardim a museus, e que o façam com igual entusiasmo.
    Por isso deve procurar-se não os gabinetes que façam apenas o que gostamos mas sim que tenham obras que nos entusiasmam.
    Um gabinete de arquitectura/arquitecto tem de ser capaz de responder positivamente às características e constrangimentos próprios de cada cliente como o modo de vida, orçamento, programa, terreno e envolvente, e deste modo projectar um edifício contemporâneo. Ter telhado ou qualquer outra característica mais ou menos, erradamente, "tradicionalista" deverá ser irrelevante.

    Em relação ao seu processo de escolha, acho que no geral fez muito bem, e é bom que venha partilhar o seu processo e a sua experiência aqui no FdC.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: PRETO NO BRANCO
  4.  # 25

    Olá,

    O Sr. rui.esteves pediu-me as perguntas. Vou colocá-las online com o intuito de ajudar. As perguntas foram as que me ocorreram. Acredito que muitas não façam sentido, e que existam outras que devia ter feito. Não me massacrem se faz favor. :P

    Acrescentei a cada pergunta o seu principal objectivo. Muitas das perguntas acabei por não fazer, e a lista apenas serve para orientar a entrevista. Não é preciso "ler" as perguntas, é preciso saber guiar a entrevista do princípio ao fim. O mais importante é mesmo ter a oportunidade de conhecer as pessoas cara a cara e poder falar com elas.

    -----------------------------
    Nome da Empresa
    Só para apontar e distinguir.

    Quantos colaboradores a empresa tem?
    Para apurar a dimensão da empresa. Não muito relevante, mas não queria trabalhar com apenas um arquitecto.

    Tem arquitecto paisagista?
    Queria ter um projecto do exterior engraçado, era preferível haver alguém especializado na área.

    Tem Engenheiro Civil na equipa?
    Pensava eu que era importante. Na altura não sabia bem da distinção entre arquitectura e especialidades. Os gabinetes que consultei tinham apenas arquitectura.

    Quem é/são o(s) arquitectos que vão trabalhar no nosso projecto?
    Pergunta que se revelou sem qualquer utilidade.

    Tiraram que curso onde e que experiência a construir moradias tem?
    É bom para despistar se estamos ou não a falar com um arquitecto. O sítio onde tiraram o curso é irrelevante. É desejável a experiência, mas não condição necessária.

    Qual o projecto em que mais gostaram de participar. Porquê?
    Das melhores perguntas em bastante reveladora. Dá a oportunidade ao entrevistado de mostrar se tem entusiasmo ou não naquilo que faz.

    Qual o projecto que classifique como a pior experiência que teve? Porquê?
    Das melhores perguntas. Não é possível que não existam más experiências. Ajuda a apurar a honestidade do entrevistado. Entala-o um bocado porque tem de pensar em algo que pense não ser prejudicial revelar.

    Que tipo de moradia gostava de fazer?
    Dá a oportunidade ao entrevistado de mostrar se tem entusiasmo ou não naquilo que faz.

    É possível fazer dois estudos prévios (diferentes)?
    Queria ter duas opções por onde escolher. Tive das mais diversas respostas, inclusive a mais honesta: Ser é, mas paga-se.

    No projecto base, quem vai colaborar?
    Pergunta sem utilidade. Acho que acabei por não fazer a ninguém.

    É possível fazer uma casa “passiva” em Sintra? Que experiência tem com construção sustentável?
    Para que ter uma casa que precise de aquecimento/arrefecimento se for possível o contrário? Dá para receber respostas interessantes, devia ter insistido mais nesta área.

    Responsabilizam-se por lidar com todas as entidades necessárias para ter o projecto aprovado / Tratam das partes burocráticas?
    Para saber quem trata das coisas.

    Projecto de execução, recomenda? Faz?
    Pergunta ratoeira. Qualquer resposta diferente de sim seria critério de eliminação.

    Recomenda algum empreiteiro?
    Pergunta ratoeira. Prefiro que não existam recomendações, mas também não haveria grande problema neste ponto. Acho que todos tinham empreiteiros com que já tinham tido boas experiências, não me recordo bem.

    Ajudam a escolher o melhor orçamento de empreiteiro?
    Para saber se existe apoio na fase de procurar o empreiteiro.

    Empreiteiro, negoceia o orçamento? Negoceia ajustes ao projecto para cortar custos?
    Para saber se existe apoio na fase de procurar o empreiteiro.

    Direcção Técnica da Obra, é mesmo preciso?
    Pergunta ratoeira. Qualquer resposta diferente de sim seria critério de eliminação.

    Quanto tempo prevê em cada fase do projecto?
    Só para saber, no meu caso não era relevante.

    Quantas iterações são possíveis em cada fase / Quantas vezes nos vamos reunir e em que altura?
    Interessa saber.

    Qual a margem de erro no valor total da obra com que pensa ser aceitável trabalhar? Exemplo: 200.000€ +/- 40.000€.
    Muito importante. Apura a capacidade do arquitecto projectar algo que vá bater no orçamento certo.

    Tenho direito a cópias de todos os projectos efectuados (papel/digital)?
    Pergunta da treta, a resposta é sim.

    Usam software que permita a visualização 3D dos projectos?
    A visualização 3D nas várias fases do projecto é importante para se ter uma melhor ideia do que é que vai sair dali.

    Existe alguma objecção em que coloque os projectos na internet?
    Para poder por as coisas no fórum, está claro!

    Como é com o IVA?
    Pergunta ratoeira. Qualquer resposta diferente de "é para pagar" seria critério de eliminação. No entanto tive de repensar o critério ou ficava só um.

    Honorários? Como, quanto e quando?
    Para saber, mas ninguém responde na entrevista. É preciso pedir uma proposta. Alguns deram um valor não vinculativo.

    É preciso “sinal” ou pagar antes de ter trabalho feito?
    Acabei por não fazer esta pergunta, mas é importante não pagar muito de sinal.

    Têm seguro de responsabilidade profissional?
    Importante, mas na prática devia-se confirmar a apólice, penso eu.

    ------

    Devia ter feito também a seguinte pergunta:

    Têm o software legal?
    Reveladora de moral. Equivalente à pergunta do IVA.

    ------

    Depois do questionário pedi para mostrarem projectos.
    Concordam com este comentário: fcla
  5.  # 26

    Boa noite,

    boa iniciativa danobrega. Algumas perguntas não têm muito interesse porque não revelam muita coisa (como deu conta) mas outras são muito úteis e importantes.

    Já agora porque é que não queria trabalhar apenas com um arquitecto?

    As visualizações 3D, embora úteis servem mais para se ter a noção dos materiais, mas enganam muito na percepção do espaço, por isso também devia ter perguntado se faziam maquetas, porque são muito mais reveladoras das relações entre espaços e do projecto com o terreno.

    "Todos" os gabinetes têm software legal ou então correm o risco de ter a ASAE à perna. Escapam-se os arquitectos que trabalham por conta própria (freelancer) e que não têm empresa, por isso a pergunta não é tão reveladora quanto a do IVA.

    O orçamento de arquitectura deve ser discriminado, indicando as fases e quanto se paga por fase. Dar sinal acho que é um acto de boa fé. A ajuda na concepção do programa base é trabalho e ajuda a impedir o cliente de mudar de ideias e perder-se umas semanas de trabalho (é mais comum isto do que os gabinetes não fazerem nada e ficarem com o dinheiro do sinal).

    O arquitecto deve poder dar opinião/conselho na escolha do empreiteiro, até para indicar quais dos orçamentos a concurso estão dentro da realidade (preços excessivamente altos ou preços excessivamente baixos). E também alterar o projecto, neste caso é um dever deste, para ajustar os valores de construção sem prejudicar a qualidade geral do projecto.

    O facto de o arquitecto/gabinete não ter na estrutura da empresa engenheiros ou arquitectos paisagistas não indica que não faça a coordenação de projectos e que não faça um bom trabalho. Muito provavelmente ou sugere com quem costuma trabalhar ou aceita as sugestões do cliente (se este já tiver alguém em mente).

    Acima de tudo deve criar-se uma relação de confiança entre o cliente e o arquitecto. O cliente deve ser crítico e exigente mas manter a mente aberta para as sugestões do arquitecto, e este deve ter sempre em atenção as necessidades do cliente, tanto as económicas como as decorrentes do modo de vida do cliente.
    O cliente deve informar o arquitecto de todas as decisões, dúvidas e incertezas em relação ao projecto/obra, só assim o arquitecto pode garantir o bom resultado de todo o processo.

    Em relação à confiança queria acrescentar que no forum vê-se dois extremos, ou pessoas que confiam demais nos intervenientes na obra (arquitectos, engenheiros, empreiteiros, fiscais, etc) e que mais parece displicência. Como desconfiam de toda a gente e acham que os outros apenas querem ganhar dinheiro às suas custas e trabalhar pouco. Como em tudo é preciso bom senso. Fazer uma casa deve ser um acto de orgulho, para todos os intervenientes. O dono de obra que vai gastar dinheiro (muito ou pouco é indiferente) numa boa solução arquitectónica, os projectistas (arquitectos e engenheiros) que criam uma obra para o seu portfolio e que aprendem com a sua construção, assim como o empreiteiro que ganha experiência com as soluções mais criativas e enriquece o seu portfolio ficando mais preparado para as futuras obras. Todos devem entusiasmar-se com o projecto/obra.

    Peço desculpa pelo " testamento".

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: tiagot, Daniel-Rocha, fcla
  6.  # 27

    Colocado por: Rodrigo CruzJá agora porque é que não queria trabalhar apenas com um arquitecto?


    Não sei bem, opinião pessoal penso. A minha percepção é que um grupo pequeno de pessoas trabalha melhor que só uma ou que um grupo grande. Tenho a certeza que é uma generalização, mas enfim, vale o que vale.
    • xana
    • 29 junho 2012

     # 28

    Danobrega e Rodrigo,

    vou contar o que se passou recentemente comigo e talvez responda a essa questão do porquê de ser preferível não trabalhar só com um arquitecto.

    Como toda a gente sabe a emigração está a aumentar em Portugal com esta crise. Acontece que o arquitecto que estava a elaborar o meu projecto decidiu procurar uma vida melhor no Brasil. Deixou o meu projecto a meio. O que vale é que contratei um gabinete e neste há uma pessoa que sempre esteve envolvido no meu projecto e coordenava tudo, portanto não perdemos muita informação. Mas se tivesse contratado um arquitecto (freelance) teria ficado com um projecto a meio (que vale praticamente zero) e provavelmente sem o dinheiro que já tinha pago. Hoje tenho um novo arquitecto que já deu contributos bastante bons na melhoria do projecto. Pelo menos tivemos esse ponto positivo.

    Esta realidade que vivemos hoje é assustadora. Às vezes penso que mais valia comprar uma moradia já feita, é que tenho medo que me aconteça isto com o empreiteiro, que emigre e me deixe a casa a meio…

    Cumps,
    Xana
  7.  # 29

    obrigado danobrega.

    Isso é que foi um inquérito!

    Cpts, Rui
  8.  # 30

    Colocado por: xana
    Esta realidade que vivemos hoje é assustadora.tenho medo que me aconteça isto com o empreiteiro, que emigre e me deixe a casa a meio…
    Cumps,
    Xana


    Infelizmente esta é hoje cada vez mais uma realidade.
    Procurar saber da saúde financeira das empresas antes de qualquer adjudicação é hoje quase mais importante que saber o seu curriculum.
    Quantas obras tem execução? Quais as obras que vai iniciar nos próximos tempos? Qual a sua capacidade técnica e operativa são questões que devemos esclarecer.
    Mapa de trabalhos e respectiva calendarização são peças fundamentais.
    Plano de pagamentos realista quer para a empresa quer para o DO
    Fiscalização efectiva e não apenas um termo de responsabilidade e visitas durante as fases mais importantes
    Concordam com este comentário: xana
  9.  # 31

    Compreendo o seu raciocínio Xana.
    Mas fico a pensar que a agirmos todos deste modo, corre-se o risco de empurrarmos mais gente lá para fora, e a economia assim é que não melhora.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  10.  # 32

    Colocado por: danobregaComo é com o IVA?
    Pergunta ratoeira. Qualquer resposta diferente de "é para pagar" seria critério de eliminação. No entanto tive de repensar o critério ou ficava só um.

    Pensava que quem pagava o IVA eram os clientes....pelo menos na minha terra é assim!!, os clientes é que querem fugir ao IVA.
  11.  # 33

    Colocado por: Picaretaos clientes é que querem fugir ao IVA.


    Mesmo admitindo que sim, o que os profissionais fazem perante essa situação revela muito sobre o seu carácter. Na prática o que eu entendi é que esta é a prática comum, e mesmo os profissionais bem intencionados se disserem que não constantemente estão bem lixados, com F grande.

    Mas não esteja com tretas. Há muitos profissionais que se chegam à frente para atrair o cliente.

    Fiscalização e multas pesadas, precisam-se.
  12.  # 34

    Colocado por: danobregaojecto de Execução para obra – 30%


    Boa noite,

    Ainda tem consigo a lista de perguntas a fazer aos arquitectos ? Dava-nos muita jeito uma vez queremos iniciar o processo de construção.

    Cumprimentos,
  13.  # 35

    Oups....não tinha lido o post na sua totalidade...obrigado !
  14.  # 36

    Agora fiquei a pensar...
    Quem recomenda tem direito a "presentes "...

    Pois, olhe não somos todos assim.
    Olhe eu recomendo um arquiteto local, e não foi ele que fez o projecto da minha casa. Também nunca recebi comissões dessa pessoa, em tantos trabalhos que fiz. Circunstâncias da vida a amizada ficou descalça.
    Recomendo um empreiteiro, e nunca recebi comissões dele. É bom sentir quem recebeu o meu conselho, fica feliz depois de obra acabada.
    Recomendo fabricantes e nunca recebi comissão deles...

    O que ganhei nesta vida, sou sincero, tenho amigos e pessoas que dao-me valor pela pessoa que sou. Não ando de BMW, ando de Toyota, de roupa lavada, e consciência tranquila.
    • VXMC
    • 25 agosto 2016 editado

     # 37

    Por isso você não me recomendou ninguém! Viu logo e pensou, o gajo com os problemas que teve com o empreiteiro ficou teso! Não vai haver prendas para ninguém. ;))
  15.  # 38

    Não, foi com medo que me roubasse o empreiteiro :&
    • vg89
    • 17 setembro 2019

     # 39

    Colocado por: xanaCaro Rui Esteves,

    Estou neste momento a fazer o meu projecto de arquitectura. Eu fiz o seguinte:

    - Elaborei um documento com todas as características da casa (nº de quartos, nº de pisos, tipo de arquitectura, áreas, etc);


    Boa tarde, é possível exibir ou enviar o documento, de forma a ilustrar o que deve ser enviado para um arquitecto?

    Obrigado.
  16.  # 40

    Colocado por: vg89

    Boa tarde, é possível exibir ou enviar o documento, de forma a ilustrar o que deve ser enviado para um arquitecto?

    Obrigado.


    Se não conheçe, uma brochura elaborada pela ordem
    http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf
    que não sendo exaustiva determina o início da colaboração com este profissional. Sendo uma relação de trabalho, a componente relacional é primordial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vg89
 
0.0218 seg. NEW