Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu e o meu irmão temos cada um 50% de um apartamento. Pretendo doar a minha parte ao meu irmão, sendo ele maior e concordando com a doação.

- Posso fazê-lo, atendendo a que tenho um filho ? (sou solteiro)

- Que procedimentos têm de se tomar para fazer essa doação ?

- Existe lugar ao pagamento de IMT nas doaçãoes entre irmãos ? E imposto de selo ?

Obrigado
    •  
      GF
    • 27 junho 2012

# 2

Colocado por: Ricardo AEu e o meu irmão temos cada um 50% de um apartamento. Pretendo doar a minha parte ao meu irmão, sendo ele maior e concordando com a doação.

- Posso fazê-lo, atendendo a que tenho um filho ? (sou solteiro)

- Que procedimentos têm de se tomar para fazer essa doação ?

- Existe lugar ao pagamento de IMT nas doaçãoes entre irmãos ? E imposto de selo ?

Obrigado

Tem mais património?
    Em bom rigor, apenas poderá doar bens que estejam na esfera da sua Quota Disponivel (habitualmente 1/3 ou 1/2 dos bens), no seu caso é metade do patrimonio. Vamos imaginar que tem outro apartamento igual, esse teria de ficar para o seu filho. Se não tiver mais bens, essa doação poderá um dia vir a ser impugnada pelo seu filho pois ofendeu a sua legítima (QI).
    Pode fazer a doação no notário e terá de pagar IS á taxa de 10% sobre o valor do bem, dado que não é cônjuge, unido de facto, descendente ou ascendente do doador.

Cumps
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  2.  # 3

Talvez lhe "compense" mais vender do que propriamente doar...
    Concordam com este comentário: FD, pom

0.0057 seg. NEW