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    • gugas
    • 27 junho 2012 editado

     # 1

    Boas tardes,

    Coloquei o meu PRH a arrefecer no domingo.

    Qual será a temperatura de impulsão recomendada? 18º ? 16º ?

    Ainda não falei com o instalador mas aproveito e pergunto aqui..

    Pergunto tb se têm os vossos a arrefecer..

    Cumps
    • eu
    • 27 junho 2012

     # 2

    Colocado por: gugasColoquei o meu PRH a arrefecer no domingo.

    E arrefece alguma coisa?
    • mog
    • 27 junho 2012

     # 3

    Colocado por: gugasBoas tardes,

    Pergunto tb se têm os vossos a arrefecer..

    Cumps


    Ainda não. A casa tem-se mantido abaixo de 25ºC pelo que não sinto necessidade.
    Uma pergunta: quando refere temperatura de impulsão refere-se à temperatura que coloca no comando do sistema acima da qual o mesmo "dispara"?
  1.  # 4

    Colocado por: eu
    E arrefece alguma coisa?


    esteve em modo arrefecimento 2 dias. Arefece.. ou melhor, retira carga térmica.

    Acho o chão frio de mais , daí perguntar qual deverá ser a temperatura da água
  2.  # 5

    Temperatura de impulsão refiro-me à temperatura que a água sai da bomba de calor.
  3.  # 6

    Tipicamente uma diferença até 10ºC da temperatura de conforto definida é suficiente.
  4.  # 7

    Chão a 15ºc e ambiente a 25ºc... isso é confortável? Não causa constipações?
  5.  # 8

    Confortável não é, mas o sistema não estará a fornecer sempre a água a essa temperatura, vencida a carga térmica inicial do espaço virá para valores mais próximos da temperatura de conforto a rondar eventualmente os 21/23ºC. É claro que tudo depende das características da envolvente, sendo a carga térmica do espaço directamente proporcional à diferença de temperatura. Ou seja, quanto melhor for a envolvente (paredes e vidros) menor será a carga térmica e consequentemente menor será a diferença de temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura que circula no pavimento radiante.

    Não obstante, essa temperatura de circulação do fluido devia ser regulada automaticamente. Não é assim que está instalada?
  6.  # 9

    Colocado por: gugasColoquei o meu PRH a arrefecer no domingo.

    Qual será a temperatura de impulsão recomendada? 18º ? 16º ?

    Ora boas,

    DEixo a minha experiência, já que também só liguei o meu piso em arrefecimento esta semana, que por aqui fez um calor abrasador, e já tinha a casa a 26ºC...
    QUanto à temperatura de impulsão, coloquei a bomba a produzir a 15ºC e deixei que a centralina regulasse o resto. A regulação é simples, é o valor mais baixo possivel sem que se formem condensações. Ou seja a temperatura de impulsão é calculada entre a temperatura ambiente do interior da casa e a humidade relativa da mesma, de modo a que não hajam condensações.
    No meu caso funcionou bastante tempo a 15ºC e depois foi variando entre os 16 e os 18ºC.
    Tal como esperava como tenho madeira em quase toda a casa, o "arrefecimento" não é facil... Não é como um AC que se liga e vemos a temperatura a baixar... O que consegui foi mesmo estabilizar a temperatura em torno dos 25ºC, quando cá fora estavam temperaturas constantemente acima de 30ºC e no pico, acima dos 35ºC.
    O que foi anormal nestes dias é que as noites não arrefeceram como é mais costume por aqui...
    Resumindo, se tiverem verdadeiras necessidades de arrefecimento activo este não será concerteza o sistema mais eficaz, principalmente com chão de madeira....
    • eu
    • 28 junho 2012 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78Resumindo, se tiverem verdadeiras necessidades de arrefecimento activo este não será concerteza o sistema mais eficaz,

    Como seria de esperar...

    No entanto, uma casa bem isolada e com ventilação nocturna, precisa de AC quantos dias por ano? 10? Será que vale a pena investir em AC por 10 dias por ano?
  7.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78Resumindo, se tiverem verdadeiras necessidades de arrefecimento activo este não será concerteza o sistema mais eficaz, principalmente com chão de madeira....

    desculpem lá, mas isto é a maneira ERRADA de usar um sistema de grande inercia, e depois comparam-no com sistemas de expansão directa, desculpem o desabafo mas nem sabem aquilo que têem.

    1º um sistema de piso radiante em ARREFECIMENTO tem a mesma inercia elevada que em AQUECIMENTO, pelo não é de esperar que arrefeça IMEDIATAMENTE mas sim que vá arrefecendo num período de tempo DILATADO (ao contrario dos sistemas de expansão directa, que são quase imediatos) e em primeiro lugar nem deviam deixar aquecer o espaço para depois custar (em €€€€€€€) mais a arrefecer, deve-se ligar logo para arrefecer e na temperatura de conforto assim que se prevê que vai ser subir a temperatura.

    PS: nos sistemas com controle tem uma sonda obrigatoria de humidade que vai controlar a temperatura de impulsão, para que a mesma fique SEMPRE abaixo do ponto de orvalho, a temperatura de retorno da bomba de calor não é relevante para isto, mas deve ser 10º abaixo da temperatura de conforto (como já tinha sido referido) por questões de eficacia energética da bomba de calor.
  8.  # 12

    Colocado por: jorgealvesisto é a maneira ERRADA de usar um sistema de grande inercia

    Isto como?!!
    Como não tenho tido qualquer necessidade de arrefecimento para além de ventilação nocturna, para que ir ligar o sistema??
    Colocado por: jorgealvese depois comparam-no com sistemas de expansão directa

    Os sistemas por serem diferentes podem ser comparáveis. O que disse e reafirmo, é que quem tiver necessidades altas de arrefecimento (climas muito quentes muito tempo consecutivo), deverá optar por outro sistema, pelo menos se tiver mais de 90% do pavimento com madeira como é o meu caso.

    Colocado por: jorgealves1º um sistema de piso radiante em ARREFECIMENTO tem a mesma inercia elevada que em AQUECIMENTO, pelo não é de esperar que arrefeça IMEDIATAMENTE mas sim que vá arrefecendo num período de tempo DILATADO

    Que parte do que escrevi não percebeu?
    Colocado por: Pedro Azevedo78Tal como esperava como tenho madeira em quase toda a casa, o "arrefecimento" não é facil... Não é como um AC que se liga e vemos a temperatura a baixar...

    Ou seja, para ver se entende, disse que eu sabia que era assim mesmo e que só estava a deixar isso claro para futuros utilizadores!
    E a seguir explico:
    Colocado por: Pedro Azevedo78O que consegui foi mesmo estabilizar a temperatura em torno dos 25ºC, quando cá fora estavam temperaturas constantemente acima de 30ºC e no pico, acima dos 35ºC.

    Ou seja, com as temperaturas que se fizeram sentir, e após vários dias com o sistema ligado obtive o que sempre soube. Mas sei que há utilizadores com outras expectativas e necessidades. Por exemplo, não consegui trazer as temperaturas para baixo dos 25ºC, o que pode não ser confortável para certas pessoas.
    É que como bem deve saber a capacidade de transferência energética a fazer frio de um piso radiante é claramente inferior do que a aquecer, pois o diferencial da temperatura da água para a temperatura ambiente é muito inferior no arrefecimento devido à ocorrência de condensações de se aumentar muito esse diferencial.

    Colocado por: jorgealvesa temperatura de retorno da bomba de calor não é relevante para isto, mas deve ser 10º abaixo da temperatura de conforto (como já tinha sido referido) por questões de eficacia energética da bomba de calor.

    Se eu quiser 23ºC devo colocar a bomba a 13ºC? Pode me explicar porque? Se vou estar a meter água no sistema entre 15 e 18ºC para que vou arrefecer mais? Não gasto mais?
  9.  # 13

    Colocado por: Pedro Azevedo78Isto como?!!

    da maneira como disse aqui,

    Colocado por: Pedro Azevedo78já que também só liguei o meu piso em arrefecimento esta semana, que por aqui fez um calor abrasador, e já tinha a casa a 26ºC...


    daí grande parte do meu comentário.

    Colocado por: Pedro Azevedo78Que parte do que escrevi não percebeu?

    um sistema de piso radiante BEM DIMENSIONADO e EXECUTADO demora muitos dias a vencer a inercia total das massas e se por cima tem madeira demora ainda um bocado mais, pelo demorara muitos mais dias até atingir o ponto de equilíbrio, e não é em 2 ou 3 dias que consegue isso.

    PS: desconheço especificamente qual o seu sistema e qual o tipo de controle que é efectuado sobre o mesmo, só sei que tem uma Alterma que não diz nada sobre os outros detalhes.


    Colocado por: Pedro Azevedo78É que como bem deve saber a capacidade de transferência energética a fazer frio de um piso radiante é claramente inferior do que a aquecer, pois o diferencial da temperatura da água para a temperatura ambiente é muito inferior no arrefecimento devido à ocorrência de condensações de se aumentar muito esse diferencial.

    só depende da maneira como o piso radiante gere estas transferências energéticas via controle de temperatura de impulsão e sonda de humidade, se é que existe.
  10.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se eu quiser 23ºC devo colocar a bomba a 13ºC? Pode me explicar porque? Se vou estar a meter água no sistema entre 15 e 18ºC para que vou arrefecer mais? Não gasto mais?

    o diferencial será de 10º em relação à temperatura que se pretende, para garantir uma permuta o mais eficiente possível, se for maior tem o risco acrescido de condensações e a bomba de calor gasta mais energia que não é aproveitada se for menor, perde eficacia pelo baixa transferência energética.

    temperatura ambiente a 25º é muito bom sabendo que no exterior tem uma temperatura perto dos 40º (mesmo para expansão directa) e não é confortável ter temperaturas mais baixas do que isso, não é por ter 20º que vai sentir mais conforto, muito pelo contrario (mas isto tenho a certeza que sabe, é só para informação geral), o corpo tem sempre uma forte tendência para se acomodar ás diferentes temperaturas, e a climatização residencial não é para fazer casas frigorificas,

    não interprete isto a nível pessoal, tem muito mais a ver com todos os ooutros que por aqui passam e não sabem de todos os detalhes.
  11.  # 15

    jorgealves, acabei de perceber que considera 25ºC uma temperatura confortável. Ora eu também. Excepto talvez nos quartos aonde prefiro um pouco menos, mas não é grave.
    Ora como leu com atenção reparou que liguei o sistema quando obtive 26ºC dentro de casa, o que comecei a não achar tão confortável e mais do que isso, não queria deixar aquecer mais... Ora estamos a falar de 1ºC, logo não me parece que eu tenha assim uma noção tão errado do funcionamento do sistema que tenho em casa.
    Quanto ao tempo que demora a estabilizar o sistema, bem o sei. Por apenas ter estado com ele ligado tempo suficiente desta vez é que falei sobre o assunto. Até aqui apenas tinha ligado em testes que poucos dias duravam.

    Espanta-me um pouco que pareça pouco convencido que a taxa de transferência energética a fazer frio é CLARAMENTE inferior do que fazer calor. Pois, mas é! Basta pensar no diferencial que existe nas temperaturas para concluir isso.
    É óbvio que estou a falar de um sistema com gestão da temperatura de impulsão através das sondas de temperatura e humidade. A verdade é que o sistema não coloca água a menos de 15ºC e quase sempre entre 16 e 17ºC. Ora isso para uma casa que está a 26ºC dá um diferencial MÀXIMO de 9 a 11ºC... Em aquecimento facilmente temos diferenciais de 15ºC podendo ir a 20 e 25ºC... Ora não lhe parece que isto dá taxas de transferências energéticas bem superiores??

    Em relação à bomba de calor, afinal estvamos a dizer o mesmo, que não faz sentido arrefecer demais, se depois a água é colocada a uma temperatura mais alta no sistema. Por isso é que tenho a minha a 15ºC (tenho temperatura de conforto de 24ºC e 23ºC nos quartos).

    Para terminar:
    Colocado por: TROLHA...quem tem sistemas "básicos" também não pode exigir muito!!

    Certamente não está a falar do meu caso...
    Ou então diga lá o que "falta" ao meu sistema para ficar um sistema de "topo" como os que instala?
  12.  # 16

    Estamos a falar de Piso radiante certo?
    Diga lá o que falta então? É que não estou mesmo a ver.... Isto não tem nada a ver com bombas de calor nem painéis nem acumuladores.
    Tem a ver com tubos, termostatos, sondas, grupos de impulsão e circuitos electrónicos a controlar tudo...
    Esclareça-me lá!

    Colocado por: TROLHA...o melhor é não se ter nada ou então......

    esta é tipica sua... A do homem que ou tem um Bentley ou anda a pé. Etc, etc
    Gostava de as coisas que tem para ver se segue esse principio... Nem sei como tem a máquina fotográfica que tem! Deve ser um dos tais REMEDEIOS de que fala.
    Sempre que começa com essas coisas digo-lhe o mesmo: tretas e mais tretas!
  13.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78logo não me parece que eu tenha assim uma noção tão errado do funcionamento do sistema que tenho em casa.

    a sua noção é a correcta, eu é que não a percebi assim, lapso meu.

    Colocado por: Pedro Azevedo78Espanta-me um pouco que pareça pouco convencido que a taxa de transferência energética a fazer frio é CLARAMENTE inferior do que fazer calor. Pois, mas é!

    eu sei que assim é, por essa e por outras razões, não o estava a contrariar, mas se calhar dei essa impressão errada.
  14.  # 18

    Colocado por: TROLHA...
    esta é uma "polivalente"...ou vai dizer que não???...ah,e tenho-a porque tive dinheiro para ela.

    BINGO!
    Isso aplica-se a muitas outras coisas na vida sabe? Casa, sistemas de climatização, etc, etc...
    Mas é uma no cravo e outra na ferradura
    Colocado por: TROLHA...o melhor é não se ter nada ou então......


    E e continuo sem saber o que é um "sistema de topo"! É o seu Prineto?! Que tem de especial?
  15.  # 19

    Colocado por: eu
    Como seria de esperar...

    No entanto, uma casa bem isolada e com ventilação nocturna, precisa de AC quantos dias por ano? 10? Será que vale a pena investir em AC por 10 dias por ano?


    Eu acho que vale, desde que não seja em daikin/mitsubishi, porque aí é como ter um ferrari para passar a ponte 25 de abril em hora de ponta. O investimento nunca será compensado. Nestas alturas mais vale ter uma motinha :) Eu investi nuns de marca branca baratuchos do leroy merlin, mas inverter, classe A.

    Nestes dias de calor, a T na minha zona, no concelho de Almada, chegou aos 40ºc. À noite não desceu dos 25ºc, pelo que a ventilação noturna foi para esquecer. A T no interior da casa na 2ª feira era de 22ºc no piso térreo e 23ºc sótão, após a onda de calor, na quarta-feira subiu para 24ºc e 25ºc respetivamente, logo confirma-se que tenho a casa bem isolada. Ontem, bastou-me fazer a tal ventilação noturna para repor os 21ºc no piso térreo (desmistifico a dificuldade em repor a T conforto quando a inércia interior é forte).
    Apesar desta vez não ter ligado o AC, haverá alturas em que nem os isolamentos exteriores conseguirão manter as T conforto. Aí entram em ação os AC.
  16.  # 20

    Colocado por: powerenergieConfortável não é, mas o sistema não estará a fornecer sempre a água a essa temperatura, vencida a carga térmica inicial do espaço virá para valores mais próximos da temperatura de conforto a rondar eventualmente os 21/23ºC. É claro que tudo depende das características da envolvente, sendo a carga térmica do espaço directamente proporcional à diferença de temperatura. Ou seja, quanto melhor for a envolvente (paredes e vidros) menor será a carga térmica e consequentemente menor será a diferença de temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura que circula no pavimento radiante.


    Então já vencida a carga térmica inicial, com o chão a 21/23ºc e o ambiente a 25ºc, (assim como as paredes, móveis e teto) como é que se processa o arrefecimento ambiente? Todos sabemos que o ar quente sobe (por convecção) e o frio se mantém junto ao chão. Nunca consegui perceber como é que um piso radiante no chão consegue ter alguma eficiência a arrefecer uma divisão. Não me quer explicar?
    Concordam com este comentário: rubenfilipelopes1996
 
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