Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 1

Bom, da empresa com o orçamento mais caro, tudo certo. Alvará classe 1, categoria 1ª e 5ª.
    Da segunda empresa, tenho o contribuinte, mas preencho esse campo e pesquiso e diz que não há resultados.
    O terceiro orçamento que tenho vem em nome individual, e depois diz serviços construção civil, pelo que nem logotipo, nem morada da empresa, apenas telefone.

Como devo proceder?
  1.  # 2

Procure tb por titulo de registo com o nº de contribuinte ou o nome. Caso não apareça pede para lhe indicarem qual o nº do alvará ou do titulo de registo.
    A resposta que tiver a esta pergunta será mais ou menos indicativa da existência ou não de seguros, trabalhadores não declarados etc.
    Atenção a trabalhadores estrangeiros mesmo que com seguro, tem que ter no mínimo autorização de residência.
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 3

Colocado por: zedasilvaAtenção a trabalhadores estrangeiros mesmo que com seguro, tem que ter no mínimo autorização de residência.

Sou eu que tenho de me preocupar com isso?
    A empresa é que devia ser responsável se tem as coisas em dia ou não, digo eu.
    Pela ordem de ideias tenho de ir ver se o chinês da minha rua foge ao fisco?!
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 4

Não sei se isto vai correr bem. Liguei, perguntei. Ah mas isso se for só para substituir barrotes não é preciso pedir licença na câmara. Eu: Sim, mas não é isso que estou a perguntar/dizer. O vosso alvará, o número, qual é?
    bla bla bla bla bla

Ficaram de me ligar, não o tinham 'à mão'.
  2.  # 5

Sim a responsabilidade de ter tudo em ordem é da empresa mas cabe ao DO garantir que não está a adjudicar serviços a empresas ilegais.
    Imagine que a empresa lhe apresenta toda a documentação relativa ao pessoal mas no dia em que você não está na obra lá põe outras pessoas. Você está salva-guardada porque garantiu no inicio que tudo estava em condições mas acabou por haver má fé por parte da empresa.
    Imagine que o pessoal vai para cima do telhado sem qualquer tipo de protecção contra quedas. Não é necessário ser entendido na matéria para perceber que pode acontecer um acidente. Se o DO não provar que fez alguma coisa para impedir essa situação é cooresponsavel por ela.
    Quanto ao alvará eles não precisam de saber o nº de cabeça, basta que lhe indiquem o nome da empresa e lhe digam que pode consultar no INCI.
    Atenção aos alvarás emprestados o DO é responsabilizado por isso tb
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 6

Mas eu é que vou fazer de director de obra?
  3.  # 7

O director de obra é sempre da responsabilidade da empresa.
    Esse tipo de obra não necessita de Director de obra nem de director de fiscalização nem mesmo de Coordenador de segurança, mas isso não quer dizer que o DO não seja obrigado a acautelar algumas coisas. Por se tratar de uma obra mais ou menos simples a maioria são de fácil controlo mesmo por quem não tem formação na área.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 8

...que dor de cabeça...
  4.  # 9

Não é nada :))
    São meia dúzia de coisitas que tem agora que garantir para não vir a ter então depois dor de cabeça.
    Aliás deveriam ser as próprias empresas a alerta-la para isto mostrando assim o empenho e qualidade dos serviços que fornecem
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 10

Mais algum conselho?

Tenho tantos chouriços para distribuir para agradecer.
  5.  # 11

Colocado por: imbsDesde que meti este tópico tenho recebido 'n' mensagens privadas, mas quando pergunto pelo alvará já ninguém me responde.

Por norma desconfie sempre disso. E depois avise-os que mete aqui os orçamentos

Colocado por: imbsTenho tantos chouriços para distribuir para agradecer.

É pá

Colocado por: imbsO terceiro orçamento que tenho vem em nome individual, e depois diz serviços construção civil, pelo que nem logotipo, nem morada da empresa, apenas telefone.

Esqueça-o. Depois de receber nunca mais o vê
  6.  # 12

imbs
    Se achar pertinente mande-me o seu mail por MP que lhe envio uma pequena checklist com a documentação relativamente ao empreiteiro que deve acautelar.
    Antes de adjudicar a obra peça esta documentação (original + fotocopia) arquive as fotocopias e já pode dormir mais ou menos descansada.
    Em fase de obra posso igualmente facultar-lhe uma outra pequena checklist de algumas das condições de segurança a que deve estar atenta.
  7.  # 13

O que sei é que ainda não teve um único orçamento que se possa chamar orçamento, os empreiteiros cospem para o ar...

Em relação ao alvará se não tinha o numero à mão é porque o alvará não lhes pertence, é cedido por terceiros, o que por si só não é grave.

Colocado por: imbs
    Desde que meti este tópico tenho recebido 'n' mensagens privadas, mas quando pergunto pelo alvará já ninguém me responde.

(depois alguém que me ensine a meter citações no forum)

eu mandei lhe mensagem a dizer que tenho alvará classe 1, você é que não me respondeu. lol

Desconfie, desconfie e volte a desconfiar. Os empreiteiros não são de fiar, ainda mais quando são curiosos que nem identificação têm!
    Outra coisa que pode fazer é ir a http://webinq.ine.pt/public/files/consultacae.aspx colocar o NIF da pessoa/empresa e vê logo se existe e qual o CAE, embora no caso de pessoa singular o que interessa mesmo é saber se tem actividade aberta ou se é mais um troca tintas
  8.  # 14

Colocado por: Morales
    Em relação ao alvará se não tinha o numero à mão é porque o alvará não lhes pertence, é cedido por terceiros, o que por si só não é grave.

Morales
    Quer desenvolver esta sua afirmação?
  9.  # 15

Colocado por: Morales(depois alguém que me ensine a meter citações no forum)

Seleciona o texto que pretende citar e clica em "citar" (à direita em cima)
  10.  # 16

O chamado "aluguer" de alvará. Eu diria que 90% dos empreiteiros em regime ENI não têm alvará, trabalham com alvará de outras pessoas, que obviamente se responsabilizam.

A nível legal este exemplo não sei como funciona, mas no meu caso que apenas tenho alvará classe 1 quando preciso de um alvará de classe superior é me "cedido" por outra empresa, sendo que esta é referenciada no contracto. Para o pedido de licença vão ambos os alvarás. Basicamente é como se fosse uma ACE sem ser uma ACE dado a dimensão da obra não o justificar (nem de perto)
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 17

Morales tem toda a razão quanto a ter-me enviado uma MP com a classe do seu alvará, no entanto, como tinha registo neste fórum há apenas um dia... é de perto? A obra é em Vialonga.

O meu único problema é o tempo. Era para ter ido ao prédio à hora de almoço, não sei como gastei 2h e não consegui lá ir. Segunda feira tenho lá um 'encontro', no máximo dos máximos tiro as fotografias nesse período.

zedasilva, vou enviar sim. Isto para nabiças toda a ajuda é muita.

Obrigada a todos
  11.  # 18

imbs
    Não tem que agradecer. Eu só pelo prazer de chatear os empreiteiros faço tudo.
    Posso trocar as tartes de requeijão por um presunto?
    :))
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 19

Um inteiro, ou um naco?
    As porcas tão caras!
  12.  # 20

Colocado por: zedasilvaEu só pelo prazer de chatear os empreiteiros faço tudo.

Por isso é que nunca aparece nos almoços.....

0.0241 seg. NEW