Iniciar sessão ou registar-se
    • Lm_Lm
    • 29 março 2014 editado

     # 1

    Colocado por: chipleaderBoa tarde,

    Venho partilhar a minha experiência na compra de um esquentador elétrico. O meu esquentador a gás já estava velho e desse modo decidi arriscar e cortar o gás definitivamente lá em casa.

    alguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treker666


    1. Posso saber quantos metros separa o esquentador do chuveiro?
    2. A instalação foi no Rio de Janeiro?

    Porque não coloca aqui uma foto?

    O esquentador que refere, devido ao seu pobre índice de segurança, deve ser aplicado numa bancada de cozinha para lavar pratos mas nunca para duches e nunca esquecer de instalar um diferencial de 30ma
  1.  # 2

    Boa tarde,

    Após consulta de vários topicos sobre termoacumuladores, necessito de ajuda para informação sobre os esquentadores eletricos.

    Vi que é algo pouco comum e são poucas as marcas mais conhecidas que comercializam.

    Desde já agradeço todos os comentários, por utilizadores, instaladores, etc...

    Vou iniciar uma pequena remodelação. O Orçamento é controlado, não chega para instalação de painel com Sistema Termossifão.

    Vou substituir o esquentador tradicional de gás (que já nem está instalado) por um esquentador elétrico ou alternativa por um termoacumulador de 100lts.

    A ideia inicial será poupar alguma coisa no aquecimento das águas.

    No local não ha fornecimento de gás canalizado. A instalação elétrica da habitação já é trifásica, tenho quadro parcial na cozinha próximo onde pretendo instalar o esquentador.

    A minha duvida é se esquentador suficiente este esquentador elétrico para instalação na cozinha e fornecer água quente a Cozinha + 2 WC?

    As divisões são relativamente próximas. Habitam 3 pessoas. Nao há regularidade nos horários para os banhos.

    1 -O que mais me preocupa mais é o facto de só aquecer a água apenas a 25º. Não sei ate que ponto numa instalação com cerca de 30 anos e a uma distancia entre 05 e 10 metros as perdas de temperaturas sejam sigificativas.

    2 - Também em questões praticas não consigo perceber qual o consumo para um banho de 05 minutos com o caudal maximo 10,3Litros a 25º. Não vi referencias.

    Em alternativa será instalado um termoacumulador de 100lts.

    O aparelho em questão é este:
    ESQUENTADOR JUNKERS ELÉCTRICO - ED 18-2S - 224.09€


    Desde já agradeço todos os comentários
  2.  # 3

    Colocado por: Filip3A minha duvida é se esquentador suficiente este esquentador elétrico para instalação na cozinha e fornecer água quente a Cozinha + 2 WC?

    As divisões são relativamente próximas. Habitam 3 pessoas. Nao há regularidade nos horários para os banhos.

    1 -O que mais me preocupa mais é o facto de só aquecer a água apenas a 25º. Não sei ate que ponto numa instalação com cerca de 30 anos e a uma distancia entre 05 e 10 metros as perdas de temperaturas sejam sigificativas.

    2 - Também em questões praticas não consigo perceber qual o consumo para um banho de 05 minutos com o caudal maximo 10,3Litros a 25º. Não vi referencias.


    Em resposta às suas questões deixo aqui a minha opinião
    Sim, este esquentador é suficiente para fornecer água quente à Cozinha + 2 WC, mas terá de ter uma potência contratada de 20,7 KVA

    1 - Aquece a água a um Delta T de 25º, se a água entrar da rede a 15ºC sairá do esquentador na potência máxima a 40ºC e com um caudal de 10,3 L/min, o que na minha opinião á um caudal excessivo principalmente para quem pretende economizar

    2 - Na potência máxima e considerando o preço da energia a 0,17 €, um duche de 5 minutos terá um custo de 0,255 € + Custo da água

    Ter o esquentador a trabalhar à potência máxima, principalmente na primavera e verão é um desperdício de água e energia, pois o custo de um duche de 5 minutos pode ser bastante reduzido.

    Eu sinceramente não lhe aconselho esse equipamento, pois não é um equipamento inteligente e obriga-lhe a andar durante o ano a regular a potência do esquentador, bem como a misturar água fria para tomar duche.
    Tem por exemplo este equipamento (http://www.clage.com/en/product-range/instantaneous-water-heaters/DSX.php) também na versão de 18 KW que lhe permite economizar água e energia pois gere o consumo de acordo com a temperatura de entrada da água.

    Caso opte por esquentador eléctrico aconselho-o a instala-lo próximo das casas de banho para não esperar tanto tempo pela água quente (desperdício de água e energia) e fazer o circuito inverso, ou seja ir a água quente das casas de banho para a cozinha, pois na banca não precisa de sair logo à temperatura ideal para ir utilizando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
  3.  # 4

    Qual o melhor termo-acumulador (cilindro) que aconselham?

    É para 2 adultos e uma criança que em breve poderá passar a 2 crianças... Como na rua não passa o Gás Natural estava a pensar seriamente instalar um sistema destes.
  4.  # 5

    Eu tenho um de 80l da ARISTON, mas com 100l, ficará mais bem servido (menos probabilidade de faltar água quente) utilize torneiras termoestaticas para o banho.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho um de 80l da ARISTON, mas com 100l, ficará mais bem servido (menos probabilidade de faltar água quente) utilize torneiras termoestaticas para o banho.


    E que me tem a dizer sobre estes acumuladores? Quanto custou o seu? Está agradado com o seu (fora a questão da capacidade do depósito)?
  6.  # 7

    Eu já vou no 2º equipamento, em 13 anos. o 1º. era de 50l e durou 8.... mas agua daqui estava muito má.. agora melhor substâncialmente.
    Deve ter custado uns 190€...
    acoplado a este tenho um relógio programador. Mas existem modelos que monitorizam os habitos de consumo e ajustam os ciclos de acordo com isso.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasEu já vou no 2º equipamento, em 13 anos. o 1º. era de 50l e durou 8.... mas agua daqui estava muito má.. agora melhor substâncialmente.
    Deve ter custado uns 190€...
    acoplado a este tenho um relógio programador. Mas existem modelos que monitorizam os habitos de consumo e ajustam os ciclos de acordo com isso.


    Só 190€?!?!
  8.  # 9

    Sim.
    Veja nas lojas on-line.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasSim.
    Veja nas lojas on-line.


    aaahhh, ok ;)
  10.  # 11

    Colocado por: RuiSergio

    Em resposta às suas questões deixo aqui a minha opinião
    Sim, este esquentador é suficiente para fornecer água quente à Cozinha + 2 WC, mas terá de ter uma potência contratada de 20,7 KVA

    1 - Aquece a água a um Delta T de 25º, se a água entrar da rede a 15ºC sairá do esquentador na potência máxima a 40ºC e com um caudal de 10,3 L/min, o que na minha opinião á um caudal excessivo principalmente para quem pretende economizar

    2 - Na potência máxima e considerando o preço da energia a 0,17 €, um duche de 5 minutos terá um custo de 0,255 € + Custo da água

    Ter o esquentador a trabalhar à potência máxima, principalmente na primavera e verão é um desperdício de água e energia, pois o custo de um duche de 5 minutos pode ser bastante reduzido.

    Eu sinceramente não lhe aconselho esse equipamento, pois não é um equipamento inteligente e obriga-lhe a andar durante o ano a regular a potência do esquentador, bem como a misturar água fria para tomar duche.
    Tem por exemplo este equipamento (http://www.clage.com/en/product-range/instantaneous-water-heaters/DSX.php) também na versão de 18 KW que lhe permite economizar água e energia pois gere o consumo de acordo com a temperatura de entrada da água.

    Caso opte por esquentador eléctrico aconselho-o a instala-lo próximo das casas de banho para não esperar tanto tempo pela água quente (desperdício de água e energia) e fazer o circuito inverso, ou seja ir a água quente das casas de banho para a cozinha, pois na banca não precisa de sair logo à temperatura ideal para ir utilizando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Filip3


    Boa tarde,

    Desde já agradeço os seus comentários, bastantes esclarecedores.

    A minha escolha por este aparelho foi devido á marca ser conhecida (pelo nosso burgo), estar associado a uma marca mais difundida. Não encontrei outras marcas convencionais no nosso mercado.
    Sei que não é sinônimo de qualidade, mas transmite alguma tranquilidade ao nível da assistência / conhecimento dos técnicos.

    Reparei que a marca que mais se vê é a clage (nas grandes superfícies), não domino minimamente a área e não faço ideia se é conceituada ou não, se tem boa assistência.
    Maior parte das que encontrei nas grande superfícies pareceram de características inferiores ao nivel do debito, especialmente no caudal. Outra coisa que pretendo é alimentar as 3 divisões e não apenas uma.

    A opção de colocar mais junto da IS principal faz todo o sentido, vou fazer algumas mexidas na subtituição das ceramicas só nas paredes, mas como todo o orçamento está controlado, não me posso alongar muito em obras de fundo.

    Anexo uma planta rudimentar (feita por mim no paint).
    Tenho alternativa de colocar o esquentador na dispensa, junto WC, uma vez que a casa é antiga, as perdas na tubagem devem ser grandes, especialmente no inverno (litoral norte), não sei se a tubagem anda pelo chão, ou longe dessa divisão, se obrigar a obras mais profundas fica incomportavel. » a analisar com picheleiro.

    O Orçamento é algo limitado pois a alternativa será um termoacumulador (Ou nacional Cobre mais rudimentar » gastador, ou qualidade inferior mas com melhor desempenho) Algo que já pude avaliar nos restantes tópicos do fórum.

    Aparentemente parece que tenho as condições reunidas para que no meu caso esta alternativa (esquentador elétrico) seja mais econômica vulgo termoacumulador.

    A instalação já é trifásica, neste momento escolhi a potencia minima Kva 10.35; Galp power Potência contratada (€/dia) 0,4262; Energia (€/kWh) 0,1543
    Contra o que tenho atualmente no apartamento Galp Power tarifa deco, Kva 3.45; Energia (€/kWh) 0,1528.
    Calculo que a nível de poupança, deve andar ela-por ela, uma vez que no aumento da potencia contratada em carca de 13€ mensal, desconto o termo fixo do gás.



    Continuo com algumas duvidas:

    1 Rendimento das maquinas (não consegui encontrar informação suficiente, mesmo na junkers) vs termoacumulador
    2 Com 10.35kva trifásico consigo aparelho para abastecer as 3 divisões?
    3 Qual o preço tabelado para o modelo da clage que me mencionou?

    Novamente, desde já agradecido pelo esclarecimento
      Planta Sanitaria.png
    • Filip3
    • 22 setembro 2014 editado

     # 12

    De notar que o nosso estilo de vida não comporta tarifas bi-horárias.

    Não ha regularidade semanal nos banhos, nas horas de refeiçoes, etc...

    uma desvantagem para os relógios nos termoacumuladores, ou aparelhos com características programáveis.

    Normalmente regulo a caldeira (gás) por estação, 2 ou 4 vezes ao ano.
    ;-)
  11.  # 13

    Colocado por: Filip31 Rendimento das maquinas (não consegui encontrar informação suficiente, mesmo na junkers) vs termoacumulador
    2 Com 10.35kva trifásico consigo aparelho para abastecer as 3 divisões?
    3 Qual o preço tabelado para o modelo da clage que me mencionou?


    1-Informação Esquentador eléctrico VS termo-acumulador pode tirar algumas conclusões consultando o tópico https://forumdacasa.com/discussion/28744/38/esquentador-eletrico/#Item_16

    2-Em trifásico a potência mínima que conheço que se comercialize em Portugal é 11 KW da Clage, tem depois opções em monofásico.
    Na minha opinião um aparelho de 10 KW associado a um chuveiro economizador para mim é suficiente, mas o ideal é ver as características do aparelho, regular a torneira para o caudal que debita e verificar se satisfaz as necessidades.
    Se der para uma divisão também dá para 3, não poder ser utilizado é em simultâneo.

    3-Quanto a preços não lhe sei dizer mas pode pesquisar na internet que a clage tem representantes em Portugal

    Aconselho-o a ler o tópico que referi para esclarecer algumas dúvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
  12.  # 14

    Relativamente ao meu post dia 28 de Março de 2014, informo que a análise que fiz devia-se ao facto de estar a viver sozinho, e enquanto homem, tomo banhos rápidos e não preciso de água mt quente. Mas com uma mulher que tipicamente demora mais tempo a tomar banho e lavar o cabelo, o caudal e a temperatura do esquentador eletrico não são suficientes, e por isso desaconselho a sua aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
    • Lm_Lm
    • 13 janeiro 2016 editado

     # 15

    chipleader,
    desde março 2014 até a presente data se tive-se 1000 euros a mais na sua carteira a sua opinião garantidamente seria outra.

    o esquentador eléctrico tem um valor muito baixo em gasto energético para aquecimento de água. Além disso conta com uma drástica redução na fatura do consumo de água. Somando os dois provavelmente ultrapassava os 1000 euros ao longo destes quase 3 anos.

    Eu utilizo diariamente um esquentador eléctrico desde 2011 e até a data só tenho assinalar vantagens. Aconselho vivamente que comparem qualidades e níveis de segurança dos aparelhos existentes no mercado e passem a utilizar este tipo de equipamento, no mínimo para tomas de banhos. Economicamente (entre outros aspectos) a utilização de "um bom" esquentador eléctrico é uma mais valia para o utilizador bem como para o país.
  13.  # 16

    E a hipótese de bomba de calor que a EDP está a aconselhar?

    https://energia.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/?nodeId=9088
  14.  # 17

    para que adquirir uma bomba de calor que me vai ocupar imenso espaço e retirar dinheiro da minha carteira se posso ter a minha finalidade preenchida (poupar dinheiro no meu dia-adia) com um esquentador elétrico que é muito, muito, muito mais económico?

    uma bomba de calor não passa de um termoacumulador aquecido pela serpentina que gera calor no sistema de frio. a treta impingida pelo marketing é fácil de desmascarar para quem sabe o funcionamento de um sistema de frio
  15.  # 18

    Colocado por: Lm_Lmchipleader,
    desde março 2014 até a presente data se tive-se 1000 euros a mais na sua carteira a sua opinião garantidamente seria outra.

    o esquentador eléctrico tem um valor muito baixo em gasto energético para aquecimento de água. Além disso conta com uma drástica redução na fatura do consumo de água. Somando os dois provavelmente ultrapassava os 1000 euros ao longo destes quase 3 anos.

    Eu utilizo diariamente um esquentador eléctrico desde 2011 e até a data só tenho assinalar vantagens. Aconselho vivamente que comparem qualidades e níveis de segurança dos aparelhos existentes no mercado e passem a utilizar este tipo de equipamento, no mínimo para tomas de banhos. Economicamente (entre outros aspectos) a utilização de "um bom" esquentador eléctrico é uma mais valia para o utilizador bem como para o país.


    ja agora esse milagroso esquentador elétrico que faz poupar carradas de dinheiro,precisa de qual potência elétrica para funcionar??eu com uma potência de 3.4 k posso ter isso a funcionar sabendo que estou no limite?não vou ter que subir no escalão aumentando o preço e para dar de comer a EDP?
  16.  # 19

    Colocado por: Lm_Lm
    uma bomba de calor não passa de um termoacumulador aquecido pela serpentina que gera calor no sistema de frio. a treta impingida pelo marketing é fácil de desmascarar para quem sabe o funcionamento de um sistema de frio
    mais fácil é desmanchar os seus falsos argumentos.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  17.  # 20

    ramos1999,

    se pretende poupar algum no seu dia-a-dia que pode chegar a valores muito elevados de economia anual (depende do número de pessoas do seu agregado familiar) tem de aumentar a potência contratada.
    o seu carro de à 20 anos consumia mais gasolina que o seu carro comprado o ano passado
    não teve de investir para ter economia?
 
0.0399 seg. NEW