Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Claro que podes ter opinião diferente da minha....não conheço todos os sistemas do mercado! agora acho que é um sistema que tem muito potencial e ainda muito por evoluir.
    Não conheço a Steel Houses, mas irei ver, mas do que vi até agora os sistemas que se aproximaram mais do que gosto são os S. Modulares utilizados no Japão.
  2.  # 22

    Não veja só pela casa modelo...muitas vezes isso é um chamariz.

    Confirme se os edifícios Modulares que a empresa montou são idênticas a nível de qualidade da ed. modelo, pois muitos dos problemas das construções ficam escondidos.
    E se optar por esse sistema, pedir á empresa a descriminação de todos os materiais e processos, e só a partir dai efetuar o pagamento faseado da obra.

    ``Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.´´
    Concordam com este comentário: Carlos Brito
  3.  # 23

    Bom dia a todos,

    Em resposta ao Tiagot, informo que a moradia que visitei é a T2 de 75,20m2.

    Aproveito ainda para deixar a minha opinião relativa ao comentário do laranja mecânica, em que afirma que os materiais utilizados nas casas modulares são de qualidade inferior aos utilizados na construção tradicional. Na minha modesta opinião baseada no que já li em sites de outros países nomeadamente França bem como o que me foi transmitido pelo comercial da Steel Houses, tenho que discordar da sua opinião, pois foi-me apresentado de uma forma exaustiva o sistema construtivo utilizado pela Steel Houses, bem como o tipo de materiais que utilizam, inclusive foi-me fornecido o caderno de encargos base. segundo a explicação deles poucos são os materiais que diferem da construção tradicional a grande diferença está na estrutura que é 100% metálica (na construção tradicional já se utiliza em grande escala os perfis metálicos), e nas paredes exteriores que no caso da Steel Houses são em painel sandwich e na construção tradicional são em alvenaria. todos os restantes materiais são utilizados na construção tradicional nomeadamente o cappotto pelo exterior, o pladur nas paredes e tectos interiores, a tela PVC na cobertura, os isolamento térmicos e acústicos nos pavimentos, coberturas e paredes. quanto aos acabamentos finais janelas, portas, estores, carpintarias, pavimentos, louças sanitárias, mobiliário de cozinha são a escolher pelo cliente baseado no custo apresentado no caderno de encargos.
    Aproveito ainda para dizer que concordo o que diz o Senhor Rui Gomes em relação a temperatura interior da habitação, tem uma temperatura interior muito agradável, mas a verdade é que me foi explicado, que em relação a construção tradicional este sistema construtivo tem uma menos valia que tem a ver com a inercia térmica da habitação, segundo o que eu percebi isto tem haver com o acto de aquecer e arrefecer a casa a explicação que me deram foi que é preciso pouco tempo para aquecer a casa, mas que depois do aquecimento desligado a tempera regressa a temperatura inicial em pouco tempo pois os materiais não tem capacidade de reter temperatura como a alvenaria.

    Gostaria de perguntar se alguns dos intervenientes deste fórum me consegue explicar o que na verdade é a inercia térmica das casas? por ultimo tenho uma outra pergunta que está relacionada com o seguinte: foi-me mostrado uma"ficha" que dizem fazer parte do projecto térmico que tem que ser apresentado nas câmaras aquando do pedido de licenciamento da habitação, onde consta uma coisa que eu como leigo não sei se é assim tão bom como o que pretendem vender. nessa "ficha" para além da classe energética (a que eu vi era de um projecto feito para Vieira do Minho tinha classificação B+), tem uma coisa que é o coeficiente de transmissão térmica que neste caso era de 0,20. isto é utilizado como argumento de venda. alguém me consegue explicar o que é isto e se na realidade este valor é mesmo bom?

    mais uma vez obrigado a todos
  4.  # 24

    Viva Carlos,

    Como previa de facto do ponto de vista económico não é uma solução "revolucionária" uma vez que 64000€ a dividir por 75m2 dá cerca de 850€/m2 em valor de construção. Tendo em conta que por cerca de 750€/m2 já consegue construir seguindo um modo de construção habitual, verifica-se que não há um ganho significativo em termos económicos.
    Poderá talvez ter ganhos de rapidez de execução, perderá na possibilidade de adaptação ao seu terreno e caso específicos, mas também não temos muito conhecimento sobre isso.
    Possivelmente as paredes interiores serão revestidas a "pladur" (gesso cartonado) o que é uma solução mais frágil que as tradicionais alvenarias. E sendo uma solução com bastante menos massa, a inércia térmica bem como o isolamento acústico serão menores (atenção se a pretender colocar num local com algum ruído!!)
    A inércia térmica tem que ver com o material e massa que constitui os elementos constructivos. Imagine que tem uma parede de pedra. Se no inverno aquecer os seus espaços interiores a pedra vai aquecendo muito lentamente e quando desliga o aquecimento ela irá continuar a libertar o calor que acumulou, ou seja, terá uma grande inércia na modificação da temperatura própria e na que irradia. (Exemplo, no verão se colocar a mão numa pedra da calçada que esteve o dia todo a ser aquecida no meio da noite vai ver que ainda está quente e a libertar calor). O inverso acontece no verão, mantendo o interior fresco, porque o calor exterior encontra uma grande inércia e demora muito mais tempo a chegar aos espaços interiores.
    O tipo de contrução que referiu não tem grande capacidade para acumular esse calor, logo os sistemas de climatização terão que ser apropriados para essa condição e possivelmente um pouco mais agressivos e de maior consumo.

    Voltando ao início, não conhecendo profundamente este tipo de construções, julgo que acabam por ser vítimas da falta de um mercado de maior dimensão, que iria diluir muito mais os seus custos. Para ser atractiva deveriam ser soluções bastante mais económicas que as tradicionais, mas pelos vistos, ou têm preços iguais aos tipos de construção ditos normais ou são até mais caros.

    Por isso depois de muitas voltas acaba-se quase sempre por voltar ao betão e alvenaria, que acabam por permitir uma grande adaptabilidade às circunstâncias envolventes.

    Cumprimentos, Tiago.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos Brito
  5.  # 25

    Orçamento enviado pela empresa Téketo em Setembro de 2011
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos Brito
  6.  # 26

    Deixou o link para um t1 por 40 mil euros chave na mão
    http://casas-modulares.com/casas-modulares/t1-economico-sit-modular/
  7.  # 27

    Colocado por: metralha80Orçamento enviado pela empresa Téketo em Setembro de 2011
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carlos Brito


    Acho extradordinário o que está escrito nesse orçamento, o qual transcrevo:
    "Valor pode estar sujeito a IVA à taxa legal em vigor"

    Pelo que me parece, as casas modulares da SIT, são realmente interessantes, mas aparentemente não cumprem a legislação das acessibilidades nas IS...
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro BarradasAcho extradordinário o que está escrito nesse orçamento, o qual transcrevo:
    "Valor pode estar sujeito a IVA à taxa legal em vigor"


    Estranho!

    Quando se factura a empresas o IVA é devido pelo adquirente.
    Neste caso, o valor facturado NÃO ESTÁ sujeito à taxa de IVA.

    No caso de consumidores finais, o valor ESTÁ, obviamente, sujeito a 23% de IVA.

    De qualquer modo, por causa destas "estranhezas" a frase foi, a devido tempo, alterada!
  9.  # 29

    Janus, vai-me desculpar... Mas não é 100% assim ;)
  10.  # 30

    Aqui fica mais uma empresa de construção modular em betão
    http://www.mudastone.pt/construcao-modular/modulus.aspx?idioma=pt
    Concordam com este comentário: ritagarcia
  11.  # 31

    desculpe que pergunte mas é de que zona do país? se for do norte conheço uma empresa que faz dessas casas e adaptadas ao seu terreno e têm umas de amostra la no terreno deles sempre dá para ver como é, estruturas, acabamentos mas quando lá estive perguntei valores e aquilo que me foi dito foi que o valor anda muito próximo ao valor m2 de construção rondava os 750/800€ m2 prontas chave na mão podendo alterar o valor consoante acabamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos Brito
  12.  # 32

    bom dia,

    Após leitura atenta do orçamento da Teketo disponibilizado pelo metralha 80 verifico duas coisas a primeira que o orçamento é pouco elucidativo, pois apenas tem um modelo e um valor, não informa o que está a contemplar, possivelmente os clientes serão informados a posterior. quanto a questão do IVA esta é uma questão muito pertinente pois existem muitas formas de "matar pulgas". Claro que a frase "Valor pode estar sujeito a IVA à taxa legal em vigor", está errada pois como é natural em qualquer transacção comercial o IVA tem que ser incluído. penso que se trata de uma estratégia para que o preço seja mais apelativo aos olhos dos clientes e mais tarde aquando das negociações com o cliente dizer olhe o preço é X e quanto ao IVA o cliente é que escolhe qual a percentagem a facturar. Se apresentarem o valor com IVA terão que o fazer incluindo os 23% no caso concreto seriam mais 32.054,59€ sendo o valor final de 171.422,40€ o valor já não é tão simpático quanto isso. Esta situação já me aconteceu em orçamentos da construção tradicional, em que dizem valor final é por exemplo 100.000,00€, mas quando questionados quanto ao IVA dizem não o IVA não está incluído é mais IVA.
    isto já não me admira nada, afinal de contas o país está como está é a custa destas coisas.........
    Depois da visita a Steel Houses em Lousada, já entrei em contacto com a Teketo e irei efectuar uma visita a uma moradia em construção breve terei mais novidades.

    depois de visualizar e analisar o link que o metralha80 disponibilizou, vi a descrição dos acabamentos do módulo de 40.000,00€ da SIT e verifico algumas coisas que a mim me deixam confusos, nomeadamente no que toca ao isolamento térmico se não vejamos, eu tenho um projecto aprovado para a construção tradicional e verifico que na memória descritiva desse projecto é várias vezes mencionado o regulamento térmico em vigor que não permite a existência de pontes térmicas nas fachadas, vigas e pilares, e depois verifico que uma solução igual a que está no Link não cumpre de todo esta exigência pois estamos a falar de módulos de betão cujo o acabamento exterior é betão a vista pintado, é certo que não menciona o acabamento interior mas depreendo que deve ser pladur. na minha opinião este sistema não cumpre a legislação e não é eficiente em termos de conforto térmico. em relação a solução da Steel Houses a diferença é muita pois as paredes deles tem 10cm de isolamento térmico. gostaria de saber qual é a vossa opinião acerca disto.

    obrigado a todos,
  13.  # 33

    Bom dia,

    Joel Aguiar eu sou de Valongo, como diz que já visitou uma casa modelo no Norte será possível indicar o nome e localização dessa moradia que visitou? eu já visitei a Steel Houses em Lousada, será a mesma? caso seja a mesma gostaria de obter a sua opinião pois tenho uma opinião formada a cerca da mesma e gostaria de comparar com a minha.

    obrigado a todos,
  14.  # 34

    Colocado por: metralha80Aqui fica mais uma empresa de construção modular em betão
    http://www.mudastone.pt/construcao-modular/modulus.aspx?idioma=pt
    Concordam com este comentário:ritagarcia


    O sistema da Mudastone não é mais barato que o preço da construção tradicional, mas tem muita qualidade. Já vi duas casas destas na zona de leiria e uma em palmela.
    •  
      janus
    • 7 julho 2012 editado

     # 35

    Colocado por: Pedro BarradasJanus, vai-me desculpar... Mas não é 100% assim ;)


    Não é assim, como?

    Volto a referir as situações possíveis:
    Quando a empresa vende a outras empresas, o IVA é devido pela empresa adquirente e o valor facturado NÃO ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?
    Quando a empresa vende para exportação, valor facturado NÃO ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?
    Quando a empresa vende para consumidores finais, o valor facturado ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?

    Cumpts.
  15.  # 36

    Colocado por: Carlos BritoBom dia,

    Joel Aguiar eu sou de Valongo, como diz que já visitou uma casa modelo no Norte será possível indicar o nome e localização dessa moradia que visitou? eu já visitei a Steel Houses em Lousada, será a mesma? caso seja a mesma gostaria de obter a sua opinião pois tenho uma opinião formada a cerca da mesma e gostaria de comparar com a minha.

    obrigado a todos,

    Não é em Lousada, aquilo fica na Maia antes de chegar à saída do jumbo do lado direito têm algumas em madeira pequenas e uma maior cm amostra.
    Quanto à minha opinião e não me levem a mal os fãs desse tipo de casa eu defendo a construção tradicional, preço é o mesmo ou até mais barato, estrutura muito mais fiável, paredes maciças e não ocas, amanhã podemos demolir uma parede ou fazer obras mais a fundo do que nesse tipo de habitações a única vantagem que poderei compreender e o facto de o cliente não passar pelo processo de obra durante a construção, tem o terreno encomenda a casa, como quem encomenda um carro e depois é só chegar pousar e usar e mesmo. Quando lá parei estive a falar com o comercial e foi como lhe disse a única vantagem que me poderia convencer seria o preço até ele dizer que era o mesmo aí perdeu todas as vantagens, porque essa seria a vantagem principal das casas modulares, sendo o preço igual e as restantes vantagens idênticas ou menores que a construção tradicional não me é difícil escolher.
  16.  # 37

    Colocado por: janus

    Não é assim, como?

    Volto a referir as situações possíveis:
    Quando a empresa vende a outras empresas, o IVA é devido pela empresa adquirente e o valor facturado NÃO ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?
    Quando a empresa vende para exportação, valor facturado NÃO ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?
    Quando a empresa vende para consumidores finais, o valor facturado ESTÁ sujeito à taxa de IVA. Não é assim?

    Cumpts.


    Se a compra for material o IVA é sempre cobrado mesmo de empresa para empresa, agora se eu sou uma empresa e subcontrato outra empresa para me fazer um serviço mas tem de ser obrigatóriamente ligado à minha area profissional então ai o IVA é devido pelo adquirente, a empresa subcontratada passa-me uma factura com IVA devido pelo adquirente e é a minha empresa que vai pagar o IVA dessa factura ao estado e as despesas que a outra empresa teve em materiais que pagou iva mas não cobrou vai ser deduzido pelo estado.

    Exportação não estou dentro do assunto por isso não vou opinar.

    Quanto ao cliente final se for feito um serviço com materiais e mão de obra o IVA é sempre cobrado a 23% (Este é o sistema utilizado por nós) mas se o cliente nos pedir apenas a mão de obra e ele compra e fornece o material podemos cobrar o IVA a 6% mas, para aqueles que virem isto e pensarem é pá vou usar esse sistema assim só pago 6%, isto na area de remodelação porque por exemplo uma empresa de limpezas que basicamente trabalha com mão de obra não pode cobrar a 6% só a 23%. Cada caso é um caso por isso é complicado.

    Mas a vantagem que já ouvi dizer que vai entrar e vai acabar com muita fuga ao fisco e também com a concorrência desleal daqueles que trabalham sem factura é que as despesas com obras em casa vão começar a entrar para o IRS tornando-se uma vantagem para o cliente final que ao invés de tentar fugir à factura vai querer ter uma e ai finalmente as empresas vão ter alguma vantagem em relação aos chamados "biscateiros".
    Espero que essa lei entre o quanto antes.
    Mas para evitar fugas
  17.  # 38

    Bom dia,
    Já há mais algum feedback em relação a este tipo de contrução? A principal questão que me leva a pensar numa moradia deste tipo prende-se com o fator "custo", será assim tão mais barato? Gostaria de saber se é possivel fazer uma moradia deste tipo com 70.000eur, Tipologia T3 e areas total >=120m^2. Onde poderei ver uma moradia deste tipo construída e quais as empresas que apresentão melhor relação qualidade7preço? Convém referir que sou da zona norte do País (Distrito de Braga).

    Obg e cumpts
  18.  # 39

    ´Bom dia cart3r, eu já fui ver umas casas deste género á Batalha no IC2, já não me recordo do nome pois já foi á algum tempo, achei tudo muito giro, mas quando o individuo me diz que na realidade a unica vantagem neste tipo de construção era a rapidez na montagem da casa, pois a nivel de preço ainda ficava mais cara (no site diz que fica mais barato) desisti logo da ideia, mas não custa ir ver, pode ser que agora fiquem mais baratas...
  19.  # 40

    Colocado por: cart3rBom dia,
    Já há mais algum feedback em relação a este tipo de contrução?A principal questão que me leva a pensar numa moradia deste tipo prende-se com o fator "custo", será assim tão mais barato?Gostaria de saber se é possivel fazer uma moradia deste tipo com 70.000eur, Tipologia T3 e areas total >=120m^2.Onde poderei ver uma moradia deste tipo construída e quais as empresas que apresentão melhor relação qualidade7preço? Convém referir que sou da zona norte do País (Distrito de Braga).

    Obg e cumpts


    Já foi dito milhares de vezes, que em termos de CUSTO a diferença não é genericamente nenhuma. A qualidade não é fácil de confirmar, mas de tudo o que tenho visto parece-me a mesma, para preços muito parecidos.
 
0.0277 seg. NEW