Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

Um povo que aceita que se acabem com os caminhos de ferro, estações de correio, escolas primárias, centros de saúde, hospitais, maternidades, tudo na base que é muito caro assegurar um país a funcionar, mais televisão menos televisão, o que é que interessa ...
    Somos um país pequenito mas mesmo assim não conseguimos que funcione em todo o território.
  2.  # 942

Colocado por: oxelfeR (RIP)Serviço público é aquele que é necessário a uma sociedade (ou pelo menos uma parte, não obrigatoriamente a maioria), prestado de uma forma "gratuita" (ou pelo menos não exclusiva).

Exemplos de serviços públicos: hospitais, escolas, comunicação social, bancos, cinemas, teatros, cafés, restaurantes, etc. - nada disto tem de ser estatal e grande parte não é. Na minha opinião deveria ser tudo privado, incluíndo escolas e hospitais.

E nenhum destes serviços é gratuito. Se for privado cada um paga o serviço que quiser usufruir, se for público pagam todos, os serviços que só alguns usufruem. Só um exemplo:
    eu pago a saúde privada da minha família, pago a parte que nos cabe pagar do S.N.S., embora não sejamos clientes deste serviço e pago a minha parte da conta do S.N.S. dos utentes que não conseguem pagar a parte deles.
  3.  # 943

Boas,

Colocado por: J.FernandesExemplos de serviços públicos: hospitais, escolas, comunicação social, bancos, cinemas, teatros, cafés, restaurantes, etc

Divido em dois:
    -
    Colocado por: J.Fernandeshospitais, escolas

-
    Colocado por: J.Fernandescinemas, teatros, cafés, restaurantes, etc

E quanto a estes tenho dúvidas (por motivos diferentes)
    Colocado por: J.Fernandescomunicação social, bancos

Colocado por: J.Fernandesnada disto tem de ser estatal

Um serviço público não tem obrigatoriamente de ser estatal.

Colocado por: J.FernandesNa minha opinião deveria ser tudo privado, incluíndo escolas e hospitais.

E na minha não.

Colocado por: J.FernandesE nenhum destes serviços é gratuito.

Escrevi gratuito mas não era essa ideia que deveria ter passado, mas sim, o não ter o lucro como objectivo.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 944

Colocado por: Jorge Rocha
    Que culpa tenho eu que aí estejam no desterro?Eu há 44 anos que aprecio o canal 2 e é o que mais gosto...por estar num desterro não é obrigado a ser labrego e ter que pagar um serviço MEO em internet pois não?Estamos a falar de TELEVISÃO PÚBLICA!
    Não percebeu... Além de que não vivo "atrás do sol posto", estou a 10 km de uma sede de concelho, a 25 km do litoral, não estou"enfiado" num vale!
    Não estou interessado em Meo ou similares, também vejo maioritariamente o canal 2, pago todos os meses uma taxa para um suposto serviço de televisão que NÃO TENHO!
    Isto é que de serviço público não tem nada!
    Eu"sou o outro", alguns queixam-se que pagam e não querem ver, eu quero ver, pago e não vejo...
    Alexandre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  5.  # 945

Faça-se o seguinte questionário à população:

- Qual é o programa de TV de serviço público que consome?

Gostava de ver a percentagem de pessoas que enumerasse um. E depois disso podíamos ter uma discussão sobre quais os conteúdos que são imprescindíveis ao ponto de estarem assegurados pela constituição que não são já fornecidos pelos outros canais.

Nem todo o conteúdo produzido pela RTP1 fica dentro do "serviço público". E parte desse serviço público são só e apenas tachos para uns amigos terem trabalho bem pago que quase ninguém quer consumir, desculpas para outros tantos adorarem o estado social que garante até pentes para os pentelhos, e TV culturalmente superior para mais alguns terem orgasmos mentais sentados à frente da sua bola de cristal do século passado.

Assegure-se tudo! Bah.

Cultura? A nossa cultura é chouriço, broa e vinho tinto. O resto é entretenimento pedante que eu tenho de pagar à força, tal como tanta outra mer$%.
  6.  # 946

Não se esqueçam da RTP Internacional, é um serviço prestado às comunidades Portuguesas no estrangeiro. É um serviço público.
  7.  # 947

Boas,

Colocado por: danobrega- Qual é o programa de TV de serviço público que consome?

Atenção que não é só a RTP que está em causa.

Colocado por: danobregaNem todo o conteúdo produzido pela RTP1 fica dentro do "serviço público".

Vejo mesmo muito pouca televisão, por isso posso estar a dizer uma grande asneira: quase nenhum o é.

Colocado por: danobregaCultura? A nossa cultura é chouriço, broa e vinho tinto.

Não deixa de ser cultura ...

Divirtam-se,
  8.  # 948

Colocado por: oxelfeR (RIP)Atenção que não é só a RTP que está em causa.

Sim, eu estou consciente. A minha opinião é a mesma, não se devia assegurar tanta porcaria chegando ao ponto onde se chegou. Apenas apontei os canhões para a RTP.

De certa maneira a carteira do povo tem mais poder de decisão no futuro e rumo do país do que a treta do voto. Mas temos vindo a perder este poder aos poucos, para podermos ter tudo e mais alguma coisa assegurada. Não gosto nada do caminho que isto está a seguir e aborrece-me que não se ganhe consciência disso.

Não é uma questão de ser isto ou aquilo especificamente, é o conjunto todo de serviços que decidem por nós que são os que queremos/devemos consumir cujo valor total, a meu ver, já passou de um limite equilibrado e razoável. E quem pensa assim, olha para o tema "televisão garantida" e ele causa uma certa comichão.

É uma questão de se debater qual devia ser o limite razoável para a dimensão/custo do estado, social ou qualquer outro nome que lhe queiram chamar, e ver o que é prioritário e que se consegue encaixar lá. Não me parece que TV esteja no topo da lista...

Colocado por: oxelfeR (RIP)Não deixa de ser cultura ...

Essa é que é a nossa cultura, e bem boa! São as coisas que fazemos, os nossos costumes, e as coisas que nos define como povo. :-P
  9.  # 949

Boas,

Colocado por: danobregaÉ uma questão de se debater qual devia ser o limite razoável para a dimensão/custo do estado, social ou qualquer outro nome que lhe queiram chamar, e ver o que é prioritário e que se consegue encaixar lá.

Estado paga 11 milhões por ano a funcionários que estão no privado
    Segundo dados das Finanças, existem 996 licenças extraordinárias, que permitem acumular subsídio no Estado com salário no privado.

http://economico.sapo.pt/noticias/estado-paga-11-milhoes-por-ano-a-funcionarios-que-estao-no-privado_150640.html

Divirtam-se,
  10.  # 950

Boas,

Colocado por: danobregaMas pronto, o malabarismo financeiro é "fantástico". :-P

Maior fatia do dinheiro das privatizações ainda não entrou nos cofres do Estado
    2,5 dos 3,1 mil milhões de euros das privatizações da REN e da EDP ainda não entraram nos cofres do Estado. Estão a render juros para a Parpública.
    A China Three Gorges (EDP) e a State Grid e a Oman Oil Company (REN) já pagaram a totalidade dos 3.282 milhões de euros, mas nos cofres do Estado entraram apenas 760 milhões, respeitante às primeiras tranches de cada uma das operações de privatização. Os restantes 2,5 mil milhões (2,1 mil milhões da EDP e 432 milhões da REN) continuam na Parpública, que assim está também a arrecadar os juros respectivos.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=574941&pn=1

Divirtam-se,
  11.  # 951

E o Governo? Faz serviço público? Também era bem acabado!
  12.  # 952

TV culturalmente superior para mais alguns terem orgasmos mentais sentados à frente da sua bola de cristal do século passado.

Cultura? A nossa cultura é chouriço, broa e vinho tinto. O resto é entretenimento pedante ...

Esta conversa é assustadora. De um lado o educador da classe operária Jorge Rocha a garantir que a cultura e o divertimento devem ser obrigatoriamente servidos ao povo pela estado via TV quer o povo queira ou não - assim como quem obriga um filho a comer a sopa. Do outro o Danobrega, a fazer lembrar outros tempos e outro senhor para quem um povo culto é um povo infeliz que nada mais precisa senão chouriço, pão e vinho. Tudo o que vá além disso não passa de "masturbação" de gente armada em intelectual que não se convence que a verdadeira cultura eram os pis-nics da Renascença organizados pelo António Sala com música da Ágata e do Quim Barreiros, à volta da febra grelhada, da sande de couratos e do carrascão do Cartaxo.
    Entre um Jdanov educador da massas e um adepto do Serviço Nacional de Informação do tempo da outra senhora venha o diabo e escolha, a diferença não é muita.
    Concordam com este comentário: AXN
  13.  # 953

Para alguns que gostam de mostrar a diferença e que só todos os outros estão errados,esses alguns estão sempre certos,aliás sem opinião própria é muito fácil criticar as opiniões dos outros,embora mais estranho pareçam ter para além de não ter opinião sobre os assuntos,não vá o diabo tecê-las...criticar por criticar,melhor será não haver televisão para esses espertos...que oferecer a possibilidade de poder ter apenas um canal público pedagógico como se obrigatório fosse com os botões da televisão para mudar e decidir...vá-se lá perceber essa cegueira do(obrigatório)
  14.  # 954

Colocado por: j cardosopovo culto é um povo infeliz que nada mais precisa senão chouriço, pão e vinho.

Eu não disse isso j cardoso. Dei um exemplo do que é cultura para mim.

E se o j cardoso pensa que por obrigar a passar uns programas mais "culturais" na TV vai educar quem quer que seja que não quer pegar num livro e ler, ou procurar informação de outra maneira, então o j cardoso é bastante ingénuo.

A prova disso é olhar para quem vê a RTP2, são os que "não precisam".

Por outro lado não tenho problema qualquer com quem goste de Quim Barreiros ou piqueniques. Viva a liberdade, aquela que parece que não gosta. O j cardoso quer formatar todas as pessoas consoante os seus ideais, nem que para isso tenha de obrigar todos a pagar "o formato".
  15.  # 955

Colocado por: Jorge Rochavá-se lá perceber essa cegueira do(obrigatório)

A diferença entre a sua opinião e a minha é que a sua custa-me dinheiro, e vai-me fazendo falta, e a minha não lhe custa nada. Entende a diferença? Por mim se o Jorge Rocha quiser pagar a RTPx do seu bolso até lhe agradeço, e talvez o Cavaco lhe dê uma comenda como deu ao outro que "ofereceu" as cadeiras de rodas.
  16.  # 956

Boas,

Colocado por: danobregaO j cardoso quer formatar todas as pessoas consoante os seus ideais, nem que para isso tenha de obrigar todos a pagar "o formato".

Colocado por: j cardosoDe um lado oeducador da classe operáriaJorge Rocha a garantir que a cultura e o divertimento devem ser obrigatoriamente servidos ao povo pela estado via TV quer o povo queira ou não - assim como quem obriga um filho a comer a sopa.

Divirtam-se,
  17.  # 957

my bad, I guess.
  18.  # 958

E se o j cardoso pensa que por obrigar

E de onde tirou essa conclusão, pode saber-se?

Ou estas?

Viva a liberdade, aquela que parece que não gosta. O j cardoso quer formatar todas as pessoas consoante os seus ideais, nem que para isso tenha de obrigar todos a pagar "o formato".
  19.  # 959

Colocado por: danobregaA diferença entre a sua opinião e a minha é que a sua custa-me dinheiro, e vai-me fazendo falta, e a minha não lhe custa nada. Entende a diferença?

Como assim?Não me custa nada?Está a brincar não?
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=57531

Colocado por: danobregaPor mim se o Jorge Rocha quiser pagar a RTPx do seu bolso até lhe agradeço, e talvez o Cavaco lhe dê uma comenda como deu ao outro que "ofereceu" as cadeiras de rodas.

Está a ver o filme ao contrário...quem quer pagar para receber a comenda do cavaco é o danobrega e não eu se ler bem o que antónio borges pretende fazer com os 140 milhões pagos pelo(estado)eu e o danobrega
    • AXN
    • 27 agosto 2012

# 960

No fim de contas o que é um serviço Público? Com é que a RTP (1 e 2) fornecem esse "serviço público? Que conteudos de programação fazem parte do "serviço público?
    Programas da RTP de hoje:
    06:30Bom Dia Portugal

10:00Verão Total em direto

13:00Jornal da Tarde

14:15Vidas em Jogo

15:14Verão Total

18:00Portugal em Direto

19:09O Preço Certo

20:00Telejornal

21:00Estado de Graça

21:44Decisão Final

22:43Portugueses Pelo Mundo