Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: danobregaQuanto a teorias da conspiração, os casos que conheço de médicos irem a congressos são qualquer coisa do género:


    Isto fez-me lembrar, o polémico caso do Alfredo Pequito ...
    http://www.publico.pt/Sociedade/tres-laboratorios-deram-entre-2005-e-2007-um-milhao-de-euros-em-prendas-a-medicos-1462389
    http://www.publico.pt/Sociedade/alfredo-pequito-lamenta-muitos-casos-nao-deram-em-nada-1462394

    Cumpts
  2. Colocado por: Luis K. W.Conheço uma médica - de um hospital da capital - que passa3 a 4 MESESpor ano "em formação".
    E sei de fonte segura (a própria) que NUNCA paga as viagens+estadias+inscrição no «congresso».


    Não posso acreditar. :-)
  3. Colocado por: becas

    Tendo em conta que o que descontei, em 21 anos de serviço, para a ADSE é muitíssimo superior ao que beneficiei, só posso estar de acordo. Convém é recordar que eu, como FP, recorro prioritariamente ao "sistema de saúde normal".
    Clínicas de luxo é coisa que não há onde vivo e num raio de muitos km, quando preciso de ir a um médico privado ou de levar lá as minhas filhas pago a consulta na totalidade e recebo 10 euros. Tudo o resto é feito no SNS do qual tenho, aliás, (ainda) uma boa impressão


    Becas...sei bem o que é a vida de um professor (daqueles responsáveis e acredito que são a maioria) e sei bem o trabalho e responsabilidade que têm...e digo-te do fundo da minha alma que me custa dizer isto mas preferia ver reduzir nestes aspectos do que estas medidas injustas que vamos sofrer.
    Em relação a usares mais o sns é bom sinal mas acredita que se um dia precisares de atendimento especializado vais preferir ir a uma clinica com adse..ou então esperares muito tempo para a mesma no sns. Por ex Oftalmologia..mas há muitos mais exemplos.
    Mas concordo consigo quqndo diz
    Costuma-se dizer que dois errados não fazem um certo, mas neste país pretende-se que muitos errados façam um certo.
    ..

    E o ex teria que vir de cima. A austeridade tem que vir de cima.

    Em relação aos vencimentos cortados na FP, mesmo assim não me importava de trocar...a pressão e o ambiente no privado esta infernal. Ja se começa a notar os efeitos deste código de trabalho.


    Ontem vi o Freitas de Amaral na Sic Noticias entrevistado pela Ana Borges (não tenho a certeza se é este o nome da jornalista)
    e seria interessante alguém colocar aqui esse video.
    É chocante ver a maturidade deste Sr face a estes garotos que la estão..
    Se alguém conseguir agradeço e vale a pena ver pois o que ele diz foi bastante sensato.
    Precisávamos de gente com maturidade e que respeite e defenda o povo. Alguém que se importe.
  4. Colocado por: danobrega

    Não posso acreditar. :-)


    Não sou ateu, sinal de pouca inteligência por sinal (parece pleonasmo mas não é), mas neste caso, se não acreditasse até me nasceria um (uni)córnio na testa...
  5. Colocado por: carlosj39se não acreditasse até me nasceria um (uni)córnio na testa...


    Eu uso um afiador de lápis no meu. Penso que estão a julgar o todo pela excepção. Também há um médico que ganhou 700.000€ num ano, dois anos consecutivos. É só ir ver ao TdC.

    Para a totalidade dos médicos que trabalham no público que conheço directa e indirectamente (que são novos) o que acontece é o que ai descrevi.
  6. Colocado por: jpvngpreferia ver reduzir nestes aspectos do que estas medidas injustas que vamos sofrer.


    Eu também preferia que cortassem a ADSE do que tirarem 4 ordenados no meu agregado familiar...dava para muitas consultas no privado (e até umas operaçõezinhas estéticas lol)

    Colocado por: jpvngacredita que se um dia precisares de atendimento especializado vais preferir ir a uma clinica com adse..ou então esperares muito tempo para a mesma no sns. Por ex Oftalmologia..mas há muitos mais exemplos.


    Por acaso precisei mesmo de recorrer a um oftalmologista muito conceituado para tratar a visão da minha filha..pago 90 euros por cada consulta (recebo 10) e, na cirurgia que ela teve de realizar, a ADSE reembolsou-me metade - não fora o seguro de saúde que ela tem e era ainda muito dinheiro por minha conta. Quanto a consultas de pediatria, por exemplo, não há num raio de muitos km um único pediatra convencionado, pelo que sempre paguei 120 euros de cada vez para receber 20. Não me estou a queixar, só a salientar que médicos e clínicas convencionados concentram-se nas grandes cidades. E por isso, compensava-me deixar de ter ADSE.



    Colocado por: danobregaEu já fui em formação ao estrangeiro, foi tudo pago pela minha empresa, não faz sentido falar em "deixar de receber o ordenado", e ainda recebi uma ajuda por dia.


    A formação que faço é integralmente paga por mim, com exceção de uma verba, pequena, que provém da FCT e não da entidade empregadora. Como tenho o péssimo hábito de fazer comunicações em vários congressos por ano, sobra sempre uma parcela muito considerável (agora menos, porque não tenho capacidade económica para tal). E as aulas que não dou nesses dias são integralmente repostas para não prejudicar os alunos.


    Colocado por: jpvngEm relação aos vencimentos cortados na FP, mesmo assim não me importava de trocar...a pressão e o ambiente no privado esta infernal


    No setor público não é diferente. Onde trabalho, já só falta arrancar olhos, porque (quase) toda a gente se apercebeu que os despedimentos (ou os "disponíveis", forma mais barata de despedir) estão para chegar...
  7. Eça de Queirós escreveu em 1872
    "Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesmo baixeza de carácter, a mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se em paralelo, a Grécia e Portugal"
    (in As Farpas)
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • jpvng
    • 20 setembro 2012 editado
    Não consegui encontrar o video completo (editado)
  8. Colocado por: becasPor acaso precisei mesmo de recorrer a um oftalmologista muito conceituado para tratar a visão da minha filha..pago 90 euros por cada consulta (recebo 10) e, na cirurgia que ela teve de realizar, a ADSE reembolsou-me metade - não fora o seguro de saúde que ela tem e era ainda muito dinheiro por minha conta. Quanto a consultas de pediatria, por exemplo, não há num raio de muitos km um único pediatra convencionado, pelo que sempre paguei 120 euros de cada vez para receber 20. Não me estou a queixar, só a salientar que médicos e clínicas convencionados concentram-se nas grandes cidades. E por isso, compensava-me deixar de ter ADSE.


    Sinceramente acredito que possas ser menos beneficiada, mas não prejudicada..contudo respeito a tua opinião.
  9. Colocado por: jpvngSinceramente acredito que possas ser menos beneficiada, mas não prejudicada..contudo respeito a tua opinião.


    Como qualquer sistema de seguro, uns pagam pelos azares dos outros. O conceito é mesmo esse. Não faz sentido olhar para o caso individual.
  10. Colocado por: danobrega

    Como qualquer sistema de seguro, uns pagam pelos azares dos outros. O conceito é mesmo esse. Não faz sentido olhar para o caso individual.


    Colocado por: jpvngSinceramente acredito que possas ser menos beneficiada, mas não prejudicada..contudo respeito a tua opinião


    Só para concluir, não acho que seja prejudicada, apenas contesto quem põe a ADSE na lista dos "enormes benefícios" dos FP., tão enormes que justificam os cortes salariais - não foi, de resto, o caso das vossas duas intervenções. Concordo que se acabe com a ADSE, de resto. Ou que se torne facultativo.
  11. Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,



    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

    http://www.youtube.com/watch?v=8qYP-Lu18uA&feature=relmfu
  12. Via blasfemias:


    O resumo perfeito :
    todos concordam que o governo deve cortar na despesa para que não seja necessário cortar na saúde , na educação, nas segurança social, nos salários, no investimento e na cultura.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  13. extremismo neoliberal.... Silva Lopes, quem diria, não encontrou outra maneira para compreender esta medida da TSU.
    Antonio Borges, Braga de Macedo, Gaspar, Passos os principais obreiros desta ideologia.
    PSD tornou-se num partido de extremismo. Para mim é um partido que morreu. Nunca esquecerei isto.
  14. havia uma casa com 10 pessoas para ser governada e perante uma grave crise foi preciso tomar medidas drasticas para evitar a bancarrota, entretanto cada vez era mais evidente que essa salvação só ia beneficiar no futuro 3 pessoas pois não era possivel com essas medidas ir sustentando minimamente as dez, ou seja 7 delas inevitavelmente perante tanta austeridade iriam sucumbir e tudo isto para que no futuro a casa continuasse apenas com 3 delas. dilema: é isto uma opção? existe alternativa?? é possivel neste processo convencer essas 10 pessoas que o futuro é só para 3 delas?
  15. Debate na Renascença reúne o presidente executivo da farmacêutica Bial, Luís Portela, o ex-ministro da Economia Daniel Bessa e o especialista em estratégia, conhecimento e inovação, Francisco Jaime Quesado.


    O presidente executivo do maior grupo farmacêutico exportador em Portugal ( Bial) diz não compreender as razões que levam as pessoas a sair à rua em manifestações.

    “Eu tenho para mim que, neste momento, o país não tem alternativas ao primeiro-ministro que tem – eventualmente, em relação aos restantes membros do Governo, mais cedo ou mais tarde, terão de ser remodelados – mas não sei porque é que as pessoas saem para a rua a fazer barulho. Acho que a solução que nós temos de procurar é uma solução construtiva, de cada um, no seu cantinho, dar o seu melhor e procurar soluções”, defendeu Luís Portela no debate emitido este domingo pela Renascença sobre soluções para a crise.

    Luís Portela não é um defensor da taxa social única (TSU), “mas ainda me entusiasma menos a forma primária como o país reagiu ao anúncio da medida”.

    No mesmo debate, o economista Daniel Bessa criticou quem tenta convencer os portugueses de que a austeridade acabou – “isso é batota”.

    “Há uma coisa que não aceito: é que alguém diga eu sou contra esta [medida, da TSU] sem imediatamente dizer qual é a outra. Porque isso é batota. Tentar convencer 10 milhões de portugueses de que não queremos isto e também não queremos nada e que a austeridade acabou, é batota, porque não acabou”, afirmou.

    “O que estava previsto inicialmente era que a descida das contribuições para a Segurança Social por parte das empresas fosse compensada por aumento de IVA. Depois o Governo português ponderou, acho que o IVA já estava demasiado elevado, não teve coragem e acabou por sair com a medida de os trabalhadores pagarem mais e as empresas pagarem menos. Convenhamos que, para os nossos gostos e hábitos, uma coisa destas não foi bem recebida”, concluiu.


    Daniel Bessa a favor de um ajustamento rápido sem corte nos salários
    O antigo ministro da Economia e presidente da COTEC defende um ajustamento económico mais doloroso, mas também mais rápido, “que foi o que se passou na Irlanda”.

    “A Irlanda teve uma actuação em que foram tomadas, de uma só vez, mais medidas e mais duras. O que temos hoje pela frente em Portugal? Temos a continuação da austeridade pelo menos em 2013 e 2014. Eu talvez preferisse uma actuação mais rápida, sendo certo que isso é indispensável, porque tudo isto se faz para Portugal recuperar o crédito e capacidade de decisão”, explica.

    Daniel Bessa é, por outro lado, totalmente contra a recuperação da economia à custa de baixos salários.

    “Aquilo que tanto admiramos, como esses crescimentos enormes, a taxas elevadíssimas, de países como a China, a Índia, o Brasil, uma boa parte está-se a fazer aí com actividade que sai daqui. Agora, tirar daí a conclusão que temos de ser tão baratos como eles e que nos vamos tornar competitivos pelo preço, seria um desastre, porque gente barata por esse mundo diante é o que mais há”, sustenta.


    Não percebeu porque é que o povo saiu à rua coitado. E logo ligado à industria farmacêutica.

    Em relação ao Sr. Daniel Bessa e o exemplo da Irlanda seria interessante perceber qual o actual salário mínimo desse País.
  16. Colocado por: Luis K. W.Hoje, no meu (EXCELENTE... para a má fama que costumam ter) Centro de Saúde aprendi uma nova.
    Os trabalhadores podem estar:
    - de férias;
    - de baixa;
    Mas os médicos podem ainda estar:
    - de banco e...
    - de congresso.

    «De Congresso»?! Pois... conheço alguns que passam várias semanas por ano em "Congressos", geralmente patrocinados pela indústria farmaceutica. E, o mais interessante, é que não deixam de receber o ordenado - que NÓS lhes pagamos - enquanto se "instróem" em Cabo Verde, nas Seychelles ou nas cataratas do Niagara.
    Discordam deste comentário:joaobarreira


    O que o move contra os médicos? Há algo de visceral nos seus comentários contra os médicos e contra o sistema de saúde português . Acha que tem demasiadas regalias ? Todos os médicos são corruptos e passam a vida em congressos a fazer turismo ? Conhece realmente como é a vida de um médico ? Acha que todos os futebolistas ganham dinheiro como o ronaldo ? Vá perguntar à maioria dos que jogam na 2ª e 3ª divisão...

    E o que paga para o SNS acha que é demasiado ? Experimente fazer um seguro de saúde completo...não há ! As seguradoras no nosso país enchem os olhos com as aparencias luxuosa dos hospitais e clinicas privadas mas...os médicos que lá trabalham foram formados no SNS.. na hora do aperto, quando um doente está mesmo mal...hummm...pense para onde o mandam e lavam as mãos. Assim fica mais barato. Têm sempre as costas quentes
    Porque será que os sistema público de saúde português está entre os melhores dos mundo ? Porque é que conseguimos baixar a mortalidade infantil desde 1970 para estarmos nos 3 primeiros lugares do mundo ?

    Espero que não seja mais um daquele que gostaria de ter sido médico. Não desanime. Agora há cursos especiais para licenciados noutras áreas. Só não sei se vai haver emprego daqui a uns (poucos) anos. Mas sempre fica o canudo.
  17. joaobarreira,os ordenados dos médicos podem estar em 1000€?Como um jogador da 3ªdivisão?
  18. Colocado por: Jorge Rochajoaobarreira,os ordenados dos médicos podem estar em 1000€?Como um jogador da 3ªdivisão?


    Sim. Para alguns é como vão ficar...estão a negociar-se contratos de 40 h/semanais ( incluindo trabalho aos fins de semana e noites) cm salários brutos de 1300/1400 €. A tendência é para descer. 6 anos de curso + 2 de estágio geral + 5-6 anos de especializção...

    Aqui fica a tabela salarial dos médicos...de 2010 que foi a masi recente que arranjei ( e era ainda de antes dos cortes !). São salários brutos. Não esquecer que como não há concursos para graduados há muitos anos e que a progressão dos escalões está congelada a maioria dos médicos mais novos (ultimos 10 anos) está encalhado nos indices 120-135.
    Há muitos educadores e professores a ganhar muito mais que isso na função pública para 22h/semanais (???...já sei corrigir testes e preparar as aulas, bla, bla). E o ensino como está ? E o sistema de Justiça ? Quanto ganha e que regalias terá um juiz ? Podem não ter é oportunidade de trabalhar mais 40 h noutro local, incluindo noites e fins d semana para completar o salário. Mas dentro em pouco os médicos também não vão ter...por que em breve haverá desemprego médico...
 
0.7873 seg. NEW