Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    para esses dois terços lá estaria o salário mínimo, mas não tão mínimo...
  2.  # 22

    Colocado por: dvd.ribeiroQue os pés estejam assentes na terra e não se possa ganhar dinheiro fácil, as casas não valem o que se pede por elas nem na venda nem no aluguer, é um autêntico disparate.


    dvd.ribeiro, eu não sei nem tenho soluções mágicas. Mas diz que as rendas são altas, ok. As rendas são o que os senhorios acordam com os arrendatários. Como pretende que baixem? Que se passem leis? Já foi tentado e deu, por muito estranho que pareça, em casas oferecidas e em casas com rendas altas...

    Mas sei uma coisa, quanto mais entraves criarem ao negócio de alugar para habitação, mais altas as rendas serão. Parece-me evidente que se aumentar o risco e a incerteza do negócio, aumenta o custo.

    Também é curioso que diga que o custo de aquisição e de aluguer sejam os dois altos. Deve haver alguma relação, não? Não me parece espectável que não tenham algum nível de equivalência.

    Mas também gostava de saber, o que é que o dvd.ribeiro sugere?

    Colocado por: ParamontePara corresponder ao salário mínimo, uma renda justa seria para aí 100 Euros/mês, isso não pagará IMI+comdomínio+manutenção.


    Paramonte, tem de continuar a deixar a bola de neve rolar pela montanha.

    A seguir o preço de aquisição tem de ser justo comparado com o preço de aluguer. Não faz sentido que o valor de investimento seja ridiculamente mais baixo que um depósito sem risco. Quem é que alugava casas assim? Vendiam-a as e punham o dinheiro no banco.

    E depois tinha de baixar o preço de construção, para ser justo em relação ao preço de aquisição.

    Ora para baixar o custo de construção, baixe-se o custo dos materiais e de toda a mão de obra associada.

    Nunca mais parávamos, é a definição de mercado. Não consegue mexer num valor e pensar que não tem consequências. E esse valor representa o equilíbrio de todas as forças que o tentam controlar.
    Concordam com este comentário: ICLG
  3.  # 23

    para já uma coisa ajudava, menos IRS sobre os alugueres.

    O problema em Portugal a este respeito é imobiliário a preços de nível europeu com salários de terceiro mundo.

    A mistura é explosiva. Alugar a preço justo (relativamente ao investimento e manutenção) mas como, se as pessoas ganham uma miséria?

    Há tempos na TVI entrevistaram um emigrante q trabalha em Inglaterra num emprego q salvo erro era embalador numa fábrica (ordenado mínimo nas calmas em Portugal). Em Inglaterra o homem fazia mais do triplo que fazia cá.

    O mais tocante foi ver o homem de cerca de 40 e tal anos a chorar a dizer que pela primeira vez na vida ía ter um carro...
  4.  # 24

    Colocado por: Paramontepara esses dois terços lá estaria o salário mínimo, mas não tão mínimo...


    Maravilha: só precisa de encontrar quem o pague. Porque sendo o salário contrapartida de trabalho, o aumento traduz-se em desemprego.
  5.  # 25

    • eu
    • 1 julho 2012 editado

     # 26

    Colocado por: gf2011Fonix, nesse sitio nem dado....!

    As pessoas têm que se adaptar às condições...

    A minha família neste momento tem (graças a muito trabalho) bons rendimentos, mas também já vivemos com 700 euros de rendimento total... nessa altura alugámos uma casa velha, tínhamos um pequeno carro velho e nada de férias ou luxos. Nem sequer uma ida ao restaurante. E não nos queixámos: trabalhámos, progredimos e melhorámos os nossos rendimentos.
    Concordam com este comentário: treker666, ICLG, ruiga
    •  
      GF
    • 1 julho 2012

     # 27

    Colocado por: eu
    As pessoas têm que se adaptar às condições...

    A minha família neste momento tem (graças a muito trabalho) bons rendimentos, mas também já vivemos com 700 euros de rendimento total... nessa altura alugámos uma casa velha, tínhamos um pequeno carro velho e nada de férias ou luxos. Nem sequer uma ida ao restaurante. E não nos queixámos: trabalhámos, progredimos e melhorámos os nossos rendimentos.


    A expressão que usei foi forte, mas concordo plenamente com o que diz (e também já passei por esse ciclo que refere). Mas convenhamos que na linha de Sintra, há sítios mais condignos para morar do que a Serra das Minas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 28

    Notícias acabadinhas de sair:
    "A atualização anual das rendas deverá rondar os 3,3 por cento no próximo ano, o que representa o maior agravamento desde 2004.".
    Afinal em que ficamos?
  7.  # 29

    ficamos na mesma. pelo menos enquanto se achar que as rendas devem ser controladas por artifícios, enquanto houver uma protecção desequilibrada do arrendatário contra o senhorio e enquanto uma geração que está queimada pela situação anterior preferir não alugar a correr o risco de ter aborrecimentos.

    esses 3% são mais uma protecção dos inquilinos, são um aumento máximo para algumas situações. As rendas têm baixado, e quem tinha uma renda ao preço do mercado ou a baixa ou perde o Inquilino, independentemente de qq parvoíce fixada pelo governo.
  8.  # 30

    As rendas altas vão acabar por força do mercado a baixar, dado que as pessoas actualemente têm mais os pés no chão e não se põe a pagar aquilo que não podem, mas o problema do arrendamento em Portugal não são as rendas altas, pois estas são um reflexo das rendas baixissimas e da impunidade de quem não paga, a incerteza de que aconteça algo, como há uns anos atrás, de congelar as rendas.
    Isto leva a que as pessoas partam logo para um preço alto para se precaverem.
    A impunidade sobre os que não pagam, leva a que muitos proprietários tenham muitos imoveis fechados em vez dos alugarem por sentirem receio que fiquem com inquilino mas sem rendimento. Isto retira do mercado muitos imoveis, logo os preços sobem por diminuição da oferta.
    •  
      GF
    • 13 agosto 2012

     # 31

    3.3% é absurdo para a situação que vivemos...
    Concordam com este comentário: Jacinta
  9.  # 32

    Cópia do artigo:
    "Os aumentos previstos de 3,3 por cento nas rendas a partir de Janeiro deverão afetar cerca de 627 mil famílias, o número de contratos de arrendamento que o INE tem registados desde 1975.
    As rendas de casa deverão registar a partir de Janeiro o maior aumento desde 2004, com uma subida de 3,3 por cento, tendo em conta a inflação dos últimos meses.
    Este aumento significa uma subida na renda de quatro euros mensais num contrato assinado na década de 80, dez euros por mês em contratos posteriores a 1990 e 20 euros mensais em contratos recentes.
    O Jornal de Negócios lembra que as rendas são atualizadas segundo a variação do Índice de Preços no Consumidor sem Habitação correspondente aos últimos 12 meses.
    Daí que o valor da subida das rendas deva rondar os 3,3 por cento, uma vez que este índice se fixou em 3,35 por cento em Julho, prevendo, contudo, que desça em Agosto.
    Estes aumentos deverão afetar cerca de 627 mil famílias, equivalente ao número de contrato de arrendamento que o Instituto Nacional de Estatística tem registados a partir de 1975.
    Quem tem um contrato de arrendamento anterior a 1967 deverá preparar-se para um aumento de cinco por cento em 2013, um aumento que deverá significa uma subida de cerca de dois euros mensais, uma vez que as 150 mil famílias nestas situações pagam, em geral, rendas muito baixas."
  10.  # 33

    Colocado por: gf20113.3% é absurdo para a situação que vivemos...


    O valor é tirado da inflacção... mas é como disse: só sobe o valor da renda quem o tiver abaixo do mercado. E esses não sobem mais que 3% porque não podem.
  11.  # 34

    Colocado por: ParamonteSenhorios com rendas por receber, têm q pagar o IMI condommíno e a manutenção e o IRS

    Se o inquilino não paga as rendas o senhorio não as declara em sede de IRS!
    •  
      GF
    • 13 agosto 2012

     # 35

    Isso nao é bem assim, sobe quem quiser, depois podem é ficar sem inquilino...
  12.  # 36

    Colocado por: ParamonteO mais tocante foi ver o homem de cerca de 40 e tal anos a chorar a dizer que pela primeira vez na vida ía ter um carro...

    Eu não o tive antes dessa idade... Mas, tive outras prioridades mais importantes para mim e para a minha família - comprar casa.
    O carro veio mais tarde e, sempre usado. Cada um de nós devia viver apenas e só dentro das suas possibilidades financeiras.
    Talvez o país estivesse melhor....
    • ICLG
    • 13 agosto 2012

     # 37

    depois podem é ficar sem inquilino

    Para alguns, até deve de dar muito jeito que se vão embora.
    • sisu
    • 13 agosto 2012

     # 38

    Colocado por: ruigaAs rendas altas vão acabar por força do mercado a baixar, dado que as pessoas actualemente têm mais os pés no chão e não se põe a pagar aquilo que não podem, mas o problema do arrendamento em Portugal não são as rendas altas, pois estas são um reflexo das rendas baixissimas e da impunidade de quem não paga, a incerteza de que aconteça algo, como há uns anos atrás, de congelar as rendas.
    Isto leva a que as pessoas partam logo para um preço alto para se precaverem.
    A impunidade sobre os que não pagam, leva a que muitos proprietários tenham muitos imoveis fechados em vez dos alugarem por sentirem receio que fiquem com inquilino mas sem rendimento. Isto retira do mercado muitos imoveis, logo os preços sobem por diminuição da oferta.



    Então os inquilinos que não pagam são os que têm rendas baixas?! Então é só exigir uma renda alta e o senhorio livra-se do incumprimento por parte do inquilino é isso? Você descobriu a pólvora, tanta gente a ser enganada e afinal era só cobrar uma renda mais elevada e acaba-se logo o incumprimento.
    Não concordo nada com a teoria das rendas irem num futuro breve muito pelo contrário.
    Aluguei casa á um ano um T2 em Setúbal por 380€ e na altura era muito difícil encontrar mais casas a preços desta ordem, era tudo mais caro. No entanto nunca gostei muito da zona, preferia uma casa numa zona mais central e a casa tinha alguns problemas de humidade. Á uns meses comecei a ver outras casas e qual não é o meu espanto quando reparo num número razoável de casa em zonas melhores, areas semelhantes a preços mais baixos.
    Neste momento vou mudar de casa para uma casa numa zona muito mais central, com maiores áreas, um T3 a 360€/mês.
    Por isso aqui em Setúbal as rendas estão a baixar e não a subir e acho que a tendência será essa agora.
  13.  # 39

    Colocado por: ICLG
    Para alguns, até deve de dar muito jeito que se vão embora.


    é o meu caso, o Inquilino pediu para baixar a renda, mas como precisava de vender a casa disse-lhe isso mesmo e não lhe baixei a renda.

    saiu ha um mês, e era um senhor impecável.

    vamos lá a ver é se consigo vender...
    • ICLG
    • 13 agosto 2012

     # 40

    vamos lá a ver é se consigo vender

    Desejo-lhe boa sorte, mas não vai ser fácil e pode perder muito dinheiro.
    Se puder esperar, talvez seja uma ideia tentar arrendar com opção de compra.
 
0.0256 seg. NEW