Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

.
  2.  # 122

Não contando com as rendas congeladas à décadas, acho fúteis as queixas de rendas caras num mercado absolutamente livre.

Peço desculpa pela franqueza, mas se acham caro é porque não têm carteira para o que procuram.
    E se realmente estiver caro, os senhorios hão-de adequar os valores à procura..

Queixem-se antes dos mercados monopolizados, onde a procura é brutalmente superior à oferta, e qualquer concorrência que surja é de imediato travada.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  3.  # 123

.
  4.  # 124

Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,

Comprei casa em 2004.
    Com a prestação que paguei desde então (mesmo no pico da euribor em 2008), nunca conseguiria alugar uma casa semelhante à que comprei (no mesmo sitio) ...

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

Comprar é um risco de muito longo prazo. Recompensado com prestações mais baixas que em arrendamento.

Arrendando,
    Se não gostar da casa pode mudar
    Se não gostar da vizinhança pode mudar
    Se a zona desvalorizar pode mudar
    Se perder o trabalho muda para uma mais adequada

Comprando,
    Se não gostar da casa azar o seu
    Se não gostar da vizinhança azar o seu
    Se a zona desvalorizar azar o seu
    Se perder o emprego tem que aguentar o barco enquanto vende e não vende, e prepare-se para perder muito dinheiro...

Não percebo a sua observação.
  5.  # 125

Não percebo a sua observação

Paga de mensalidade ao Banco, um valor inferior às rendas de casa praticadas na zona
  6.  # 126

Colocado por: Jacinta
    Paga de mensalidade ao Banco, um valor inferior às rendas de casa praticadas na zona

Certo... E?
  7.  # 127

Certo... E?

ele
    nunca conseguiria alugar uma casa semelhante à que comprei (no mesmo sitio)
    ... , talvez porque as rendas são demasiado elevadas para a sua bolsa
  8.  # 128

.
  9.  # 129

.
  10.  # 130

.
    • mar_ju
    • 21 agosto 2012 editado

# 131

Colocado por: antdodoiPeço desculpa pela franqueza, mas se acham caro é porque não têm carteira para o que procuram.

Ou então a carteira de muitos portugueses está a empobrecer devido... a tudo o que já se sabe!!!

Procurar um T2 ou T3 para a família com um mínimo de condições por um valor que não seja igual ao ordenado de um dos membros do casal, parece-me uma pretensão justa.

A alternativa não deveria ser as pessoas irem morar para "um quarto ou partilhar casa com outros", como alguém brilhantemente sugeriu.

Como já referi, enquanto vir como vejo casas minúsculas (há t2 com menos m2 que o meu actual t1 de 70 m2), com decorações de tijoleira, WC e cozinha do século passado, com WC's onde para se fechar a porte é preciso colar-se à parede, algumas sem sequer lugar de garagem ou até sem elevador e me virem dizer que é 500€ ou 550€ porque tem vista para o "raio que os parta", ou porque a zona é boa ou porque querem é ganhar tudo numa renda só, ou porque querem afugentar "maus inquilinos", ou seja o que for... as rendas são caras!

Continuam a exisxtir muitos senhorios que pensam que a casinha a alugar é só para tirar rendimentos, não se dão a um mínimo de manutenções e cuidados à casa (como de resto se vê aqui pelos tópicos de humidades, inundações, problemas eléctricos,falta de seguros da casa, etc).

Os portugueses são maus inquilinos e maus senhorios.
  11.  # 132

.
  12.  # 133

Os portugueses são maus inquilinos e maus senhorios.

Não concordo. A verdade é que há de tudo: bons e maus senhorios, bons e maus inquilinos e penso que os casos relatados aqui no fórum mostram isso mesmo, faltosos em ambas as partes. Como é natural, os casos em que não há conflitos não aparecem aqui, o que acaba talvez por transmitir uma ideia errada.

1 - O valor das rendas.
    Na minha opinião, como tudo o resto, estão caras para os portugueses e acho uma violência que alguém tenha de trabalhar 1 mês inteiro para pagar a renda. Porém temos de reconhecer que este facto não é da responsabilidade do senhorio cujo objectivo, perfeitamente legítimo, é rentabilizar o investimento. Cabe a a cada um avaliar a sua situção e arrendar uma casa que se enquadre nas suas posses.

2 - Os impostos:
    Não concordo com os protestos; não que não ache os impostos elevado, mas sim porque eles são elevados para TODOS e não sou adepto das excepções. A ser assim era o IVa da restauração que merecia uma excepção, era o IVA dos bilhetes do futebol, era o gasóleo mais barato para não sei quem ... e de repente isto era um mar de excepções. Acho que esse não é o caminho.

3 - Liberdades e garantias: (chamemos-lhe assim):
    Não há, nem para uns nem para outros (refiro-me ao regime geral). E, mais uma vez, não há aqui como não há em muitas outra actividades, para não dizer em nenhuma. A razão é muito simples: O pesadelo burocrático (e não só) que é a nossa justiça. Uma justiça que demora anos a ser aplicada nunca poderá ser considerada como verdadeira justiça. Fosse possível expulsar um inquilino faltoso em 30 dias e provavelmente não haveriam tantos. Fosse possível obrigar rapidamente um senhorio a cumprir com as suas obrigações, nomeadamente a garantir habitabilidade das casas que aluga, e não haveriam tantas queixas.

4 - Que fazer?
    No que diz respeito ao preço, não sei qual é a solução. Ou melhor, sei, o ideal era atingir um grau de desenvolvimento económico que permitisse um ganho sustentado dos salários. Não acredito que vá acontecer.
    E acho que é fundamental que a justiça seja eficaz e rápida ao serviço de todos, senhorios e inquilinos
    Concordam com este comentário: treker666, Meia Cuca
  13.  # 134

A alternativa não deveria ser as pessoas irem morar para "um quarto ou partilhar casa com outros", como alguém brilhantemente sugeriu..

Claro que não. A alternativa é alguém trabalhar para pagar a casa aos outros. Arranjamos uns mineiros escravos para o ferro pedra e cimento, depois mais uns escravos para colar tudo e fazer uma casa, depois um totó que a compre e que a alugue ao preço que seja justo para o inquilino.

Não era bem tapar os ouvidos, era mais os olhos.
  14.  # 135

depois um totó que a compre e que a alugue ao preço que seja justo para o inquilino

lol, mas bem visto.
  15.  # 136

Está visto que neste (como noutros assuntos) cada um tem a sua opinião conforme o lado da "barricada" em que se enquadra: dos senhorios ou dos inquilinos, dos proprietários dos compradores, dos que ganham pouco e dos que ganham muito... não há muito a fazer.
    Concordam com este comentário: anadesousa
  16.  # 137

Já agora, só um pequeno exercício mental, digamos de retórica... um casal em que cada um ganha 500€ (que é só para nem ser o ordenado mínimo), tem 2 filhos, precise de arrendar um T2 (já nem falo num T3, as crianças que se aguentem à bronca as duas até à maioridade nos quartos minúsculos que se vêm nas casas hoje em dia) encontrará uma casa para arrendar com o mínimo de condições, perto de um sítio com acessibilidades de transportes e escolas numa cidade como o Porto ou Lisboa?

"Ah, não pode alugar um T2, ficam todos a morar num T1"
    "Ah, não pode ser no centro da cidade, que vão para as periferias" - mas como com estes rendimentos nem carro quase podem pagar, levantam-se todos às 5h da manhã para fazerem horas de transportes públicos
    "ah, que vão morar para casa dos pais ou da família"
    "ah, se ganham pouco que não tivessem 2 filhos"
    "ah, que arranjem outros empregos a ganhar mais ou façam horas extras" (que nem estas já são pagas hoje em dia)...

isto era tudo o que NÓS faríamos, certo?
    Concordam com este comentário: anadesousa
  17.  # 138

Pois hé deveria haver como aqui em França organismos publicos que se ocupam dessa situaçao que descreve! e nao os proprietarios, essas pessoas aqui teem o Ofiçio Publico dos HLM ( habitaçao a renda moderada), onde sao so essas pessoas que podem concorrer para esse tipo de habitaçao, tem de apresentar a sua remuneraçao anual, e se voce ganha mais que o escalao que eles teem nao pode habitar nesse tipo de casas, ai a maioria hé tudo assumido praticamente pelos proprietarios! vai me dizer que existem alguns bairros com este tipo de arrendamento ( conheço tipo de coperativa em Setubal), tambem o sei, somente hé que esses bairros sao muito poucos !
  18.  # 139

de jesus mendes

a câmara de gaia e penso que outra (já não me recordo) também tem um projecto semelhante, mas são mais pessoas a concorrer que casas disponíveis. Não me recordo do nome do projecto, mas era assim.
  19.  # 140

.
    Concordam com este comentário: treker666

0.0364 seg. NEW