Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Estou em fase de escolha de acabamentos para uma moradia, e no que diz respeito á escolha das madeiras para portas, rodapés, aros das portas, guarnições. degraus e patamares de escada estou indeciso entre escolher Mogno ou Faia.

Qual das 2 madeiras tem mais qualidade e durabilidade?

Obrigado!!
  2.  # 2

Para a função que vão ter a diferença a qualidade e durabilidade de uma ou outra é irrelevante.
    Já o aspecto estético neste caso deve ser tido em conta. De qual gosta mais? Como vai ser o chão? E a cor das paredes? Que ladrilhos vai ter?
  3.  # 3

Pois, o Mogno é mais escuro e a faia mais claro. Para já, estou a pensar em por o piso flutuante e portas dos roupeiros em faia, enquanto que o restante (portas, rodapés, aros das portas, guarnições. degraus e patamares de escada) será em Mogno. Pensei em pôr tudo da mesma côr, mas acho que fazendo esta escolha ficará bem.

Já agora, existe alguma diferença no preço de cada uma? Pergunto isto porque o construtor disse que eu podia escolher uma das duas, mas que aconselhava o mogno...
  4.  # 4

Sei que o mogno é uma boa madeira, com boa reputação. tenho em minha casa moveis em mogno de tom claro.. há um escuro que não aprecio tanto mas o meu mogno é de tom claro.
    • jafn
    • 2 julho 2012 editado

# 5

A madeira de mogno é mais resistente, do que a de Faia
    O Mogno depois de acabada fica sempre mais escura (castanho/avermelhada), do que a faia que é uma madeira de acabamento mais clara
    é sempre uma questão de gostos, se gosta mais do estilo antigo, portas (madeiras) mais escuras, ou no estilo moderno tons claros, madeiras em Faia ou carvalho e outras.
    O preço anda ela por ela, mas a faia pode ser um pouco mais cara, mas pouco.
  5.  # 6

Bom dia,

só pode ter essas duas escolhas? Não é um pouco limitado? Já pensou em pedir ajuda ao seu arquitecto, que é para isso que lhe paga? Porque é que é o construtor tem que lhe impôr uma escolha? O que diz o seu projecto de execução?

Já pensou em utilizar apenas uma madeira e não as duas? Quantos mais materiais tem para harmonizar maior é a probabilidade de ficar mal no resultado final. E porque não portas e portas de roupeiros na cor das paredes e os cobertores das escadas no mesmo material do pavimento. Nunca ouviu falar em "Less is more"? Olhe é um optimo conselho.

Cumprimentos,

Rodrigo
  6.  # 7

Caro Rodrigo
    O José Silva está a comprar uma moradia a um promotor, acha que este vai gastar mais que aquilo que tinha previsto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigo Cruz
  7.  # 8

Caro zedasilva,

obrigado pela chamada de atenção, não me tinha apercebido. Sendo assim, retiro o que disse acima, excepto a opinião acerca da quantidade de materiais.

Cumprimentos,

Rodrigo
  8.  # 9

Quanto à quantidade de materiais concordo consigo. Tb defendo que o menos é mais.
  9.  # 10

A madeira de Faia é mais sensível à humidade. Humidades residuais das argamassas de revestimento, ou mesmo um nível alto de humidade relativa no ar do interior, podem ocasionar algumas manchas nesta madeira.
  10.  # 11

E o mogno, quem o tem.....quer alterar!!
  11.  # 12

Picareta, porquê??
  12.  # 13

Eu nos ultoimos dois anos esmaltei,para nao dizer lacar,4 ou 5 apartamentos que tinham as portas em mogno...para cores claras,normalmente branco.A Luz de uma casa é totalmente diferente...mogno nao...e depopis falamos aqui de madeiras,quando o que está em causa sao folheados...
  13.  # 14

nada disso, o mogno que vi era completamente maçiço!!! A faia é que já nao sei...
  14.  # 15

A única coisa que deve ser maciça devem ser os rodapés e as guarnições das portas tudo o resto serão folheados sejam em que madeira for quase que aposto.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  15.  # 16

Colocado por: jose silvaPicareta, porquê??

Passou de moda. E a faia também está a passar de moda. Existem dezenas de madeiras muito mais bonitas que a faia e o mogno, talvez mais caras, mas como se trata de folheados a diferença é muito pouca.

Colocado por: joaosantosEu nos ultoimos dois anos esmaltei,para nao dizer lacar,4 ou 5 apartamentos que tinham as portas em mogno...

Também eu.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  16.  # 17

Que tipo de novas madeiras/folheados se está a referir??
  17.  # 18

As Aduelas em principio também são em madeira maciça, agora nos lacados já se utiliza muito nas aduelas, guarnições e rodapés o contraplacado marítimo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, joaosantos, Rodrigo Cruz
  18.  # 19

E os contraplados maritimos nao mexem...numca percebi pq ha pessoas que acham que só o maciço é que é bom...normalmente é o que dá problemas,e a maioria das pessoas come aglomerados por maciços...
  19.  # 20

Boa tarde, aproveitando este tópico...

Vou revestir umas escadas a madeira de sucupira e toda a carpintaria será em sucupira (excepção dos roupeiros). Porém, nos quartos não faço questão que a madeira seja maciça. Existe flutuante em sucupira natural? de que marcas?
    Muito obrigada!

0.0190 seg. NEW