Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

cleocadio.... não se deve preocupar com a inscrição na matriza das FINANÇAS ( só serve para pagar impostos sobre o valor patrimonial)... Eu inquiri sobre o Registo na CONSERVATÓRIA DO REGISTO PREDIAL, este é que lhe garante a legal existência dos edificios e do terreno.

Como lhe disse, pode nem precisar de Projectos para a Câmara Municipal.
  2.  # 22

Colocado por: Pedro Barradascleocadio.... não se deve preocupar com a inscrição na matriza das FINANÇAS ( só serve para pagar impostos sobre o valor patrimonial)... Eu inquiri sobre o Registo na CONSERVATÓRIA DO REGISTO PREDIAL, este é que lhe garante a legal existência dos edificios e do terreno.

Como lhe disse, pode nem precisar de Projectos para a Câmara Municipal.

Pedro, tratei disso também, na altura até contratei um notário, penso que está tudo ok. Até porque uma vez já entreguei na CM de Santiago do cacem um pedido de parecer de viabilidade de construção, e acho que a informação esta lá, na resposta.

Já li o RMAU da camara, mas isso do ano, não faço ideia do que é, a que se refere essa legislação?
  3.  # 23

Já agora, para um recuperador de calor com umas 2 saidas para quartos, tem de ser um orçamento separado a uma casa da especialidade?

Alguém sabe valores?
  4.  # 24

Colocado por: cleocadioViva, já sou leitora deste forum há algum tempo e já me ajudaram com dicas em várias ocasiões. Venho agora pedir uma pequena ajuda.

Herdei um monte alentejano no qual preciso fazer obras. Já o tive à venda, mas com a crise é complicado, e a verdade é que com o passar do tempo ele vai-se deteriorando e vai precisar de obras. Como já decido que afinal não vendo, queria dar-lhe uns toques para ficar uma casa de férias catita, e que se aguente largos anos sem precisar de novo investimento, assim como modernizá-la um pouco. O meu avô era pedreiro, pelo que foi fazendo o que podia.

Posto isto:

Sem intenções de ampliar, só remodelar, tenho o seguinte:
    • Uma casa, com cerca de 84 m2
    • Uma cabana/anexo agricola com aprox 62m2

Posso mostrar fotos:Monte

O Mais importante seria a cobertura, ver se as vigas estão ok e tratar. As telhas acho que estão ok, reparar algumas talvez.
    Daí para baixo é meter um bom isolamento e pladur ou algo do género mais rústico, madeira...ainda não sei. hj em dia é umas placas de madeira finas que o meu avô lá meteu. A casa é uma beca baixinha, nas zonas desse tecto falso, a altura é de 2.20, bato com a cabeça nos candeeiros.
    Há 2 grandes issues, um forno de pão interior e uma grande chaminé que quero substituir por uma pequena de canto com recuperador para a casa toda. No inverno a coisa é fria :)

Ora para isto deixo de ter 2 chaminés, e se calhar com isto a câmara implica:

chamine
    chamine2

Dará para manter o exterior da chaminé e fazer uma coisa mais pequena dentro? Quanto ao forno de pão, tem de ficar chaminé para fazer uma cozinha, coisa que não tem.

De resto, é o habitual:

Picar e renovar chão e paredes, meter electricidade por dentro das paredes, substituir canalização, fazer nova (torneiras de cozinha e esquentador tem de ir para outro lado). Tem esgotos, vá lá!

O Problema é que a coisa, dependendo dos custos pode ter que ser feita por etapas.

Neste caso, com materiais de custo médio, quanto seria o preço por m2 da renovação? E quais seriam as etapas?

Tipo, agora trato do tecto/telhado, para o anos paredes e chão, para o outro lá faço cozinha. Tem de ser bem pensado pois vai ter de ser com poupanças, não há cá empréstimos. E na volta, ficando gira, era tentar alugar para férias.

Outra questão, sendo a obra em Santiago do cacem é melhor contratar localmente para não subir custos? É que malta a ir da zona de Montijo/Setubal para lá, sempre gasta mais. As referencias que tenho são aqui da margem sul, são 100km de distância.

Depois, há o exterior, que tb precisava de um chão giro, alisar as terras, cerca à volta do terreno, uma zona de churrasco, mas não é prioritário. Piscina vai uma insuflável :D. E tenho furo e bomba.
    Acham que o melhor é fazer já um projecto, com arquitecto ou ir com um empreiteiro fazendo o que se pode?

Conheço empreiteiros que dizem que tratam do projecto, para submeter à câmara e tal, mas não sei por onde ir. E depois os custos da papelada, o tempo de espera, ai jesus.

Quanto à cabana, é coisa para outras nupcias, mas ficava um chalet/escritório espectaculares, mas com um arranjo brutal, pois as telhas estão a cair, e é apenas uma antiga cabana das burras que o meu avô cimentou e arranjou.

cabana

Olá cleocadio! Estou a iniciar agora o mesmo processo que motivou este seu post em 2012 :) Conseguiu terminar? Alguma recomendacao??
    Obrigada :)
  5.  # 25

Olá!

Fiz renovações sozinha, DiY, com a ajuda de amigos, durante 2 anos. Ficou boa, mas não o resultado final que queria. Isso implica mais recursos, e embora tenha tentado reiniciar, tenho tido alguns obstaclulos, disponibilidade sobretudo.

Se quiser posso mostrar em privado o que foi feito, tenho alguns no google fotos do processo.

Ainda tenho a esperança de um dia terminar o projecto e até conseguir trabalhar a partir de lá remotamente.

O dificil agora são os preços e a mão de obra, impossível.

0.0148 seg. NEW