Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: afsantosPara mim estes meses de construção que leva já a minha casa está-se a revelar uma experiência espectacular,

    Calma, que você está no ponto alto da satisfação de todo o processo, que é o final da estrutura. Até ai é fácil, a partir de agora todos erros cometidos, vão começar a aparecer e você vai perceber o verdadeiro sentido da frase: Quem vem atrás que fecha a porta
    Cumps

    PS: Sou conservador por natureza e pagam-me para me preocupar, por isso, encare este comentário como defeito profissional. Acredito piamente na 1ª e 2ª lei de Murphy e o raio das obras ficam sempre sob pressão na ponta final.

    1º lei - tudo o que puder correr mal, vai correr mal de certeza
    2ª lei - e sob pressão vai correr pior ainda
  2.  # 2

    Eu também só "fã" das Leis de Murphy e na minha profissão essas duas maganas de leis aplicam-se que nem ginja, pois já as senti na pele uma serie de vezes.

    Todos nós sabemos que construir uma casa não é pêra doce e desiludam-se aqueles que assim pensam, mas também não podemos encarar esta "fase da vida" como sendo um pesadelo etc. Temos sim é ter "olho vivo" para evitar que os problemas aconteçam e no caso de eles acontecerem (como dizes e bem Paulo) termos a lucidez e clarividência de optarmos pelas melhores soluções para os ultrapassar.

    Paulo a minha construção vai neste momento na fase do telhado, beirado concluído, em principio amanhã começa-se a telhar.

    um abraço

    Filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas, raquel.jma
    •  
      alv
    • 21 dezembro 2008 editado

     # 3

    Vivam!
    Raquel, parabéns. Embora não seja o meu género de casa, parece-me que em função do terreno, não é fácil fazer melhor.
    Quanto aos custos do pladur, existe um grande equívoco, compreensível pela falta de trabalho que os construtores em geral e os tradicionais em particular têm, em afirmar que a construção de interiores em sistemas de gesso laminado é mais cara. Na realidade, mesmo que adopte por um dos melhores sistemas complexos, desde o pano interior das paredes exteriores, divisórias e tectos, é um sistema mais económico, para além do melhor conforto em termos térmicos, acústicos e higroscópicos.
    Existem estudos na Pladur que afirmam que se equacionarmos todas as variáveis em fase de construção a economia é de mais de 40%. Mesmo descontando algum exagero comercial isso é uma realidade, não entrando em consideração com os custos de exploração enquanto habitar a casa.
    Se quiser, sem qualquer interesse comercial, posso elaborar-lhe uma estimativa do valor que podedrá custar a sua casa nesses sistemas e com isso e com o descritivo, e pode dispôr de elementos para discutir sistemas e valores com os seus interlocutores.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  3.  # 4

    Hello a todos e obrigado pelos comments,

    Quando disse que estava saturada referia-me a tudo desde que casei.. compra dum terreno e por ser pequeno e área de construção diminuta vendeu-se, depois vendi a casa onde vivia há 1 ano, porque apareceu um comprador que pagou bem por ela (aproveitamos logo!), depois compramos outro terreno, arrendamos um apartamento, mudanças.. novo projecto.... vizinho com muitos conhecimentos que nos conseguiu embargar a obra... tinhamos a garagem á frente da casa num bloco e depois o bloco da casa ficava mais afastado e nem se via da rua.. era fantastico... depois de reprovado estudamos outro projecto, não gostamos porque era um bloco.... and so on... agora finalmente parece estar prestes a sair o nosso querido aprovado para começarmos a construir... apenas isso.. saturada deste processo todo!!

    :))

    Alv: dê-me um orçamento para essa casa em pladur.. total e só tectos... bora lá...

    ;))
    •  
      alv
    • 21 dezembro 2008 editado

     # 5

    Vivam!
    "maile-me" a planta em DXF.
    Vai servir-lhe para ter valores, elementos, continuar-mos a discusão e eventualmente fazer as especialidades. Não se esqueça que depois de aprovada a arquitectura terá de apresentar as especialidades, e neste momento, uma das mais exigentes é a térmica, pelo que, para não andar depois a fazer projectos de alteração, deverá construir exactamente o projectado.
    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    Hello Alv,

    Pode ser em dwg? As especialidade estão quase todas aprovadas.. está mesmo prestes a sair o menino da camara ;))

    Gracias,
  5.  # 7

    Tambem não é bem o meu género de casa, mas dentro do género está qualquer coisa de espectacular!! Parabens!
    •  
      alv
    • 22 dezembro 2008

     # 8

    Vivam!
    Serve qualquer coisa, desde que tenha medidas ou se possa medir.
    "Fassam" parte
  6.  # 9

    Viva!

    Raquel, será que pode colocar aqui o nome do empreiteiro que pensa adjudicar a casa.
    Também vou fazer uma casa, a iniciar, se tudo correr bem no final do próximo ano em Valadares e o valor que apresentou é interessante.


    Obrigado e parabéns pelo belo projecto, que tudo corra pelo melhor durante a construção!!!
  7.  # 10

    Boa noite jfcardoso,

    Antes de mais obrigado pelo comentário. O nome posso colocar, mas o contacto não queria expôr desta forma. Caso pretenda um orçamento envie-me o projecto por mail e o seu contacto que eu remeto ao Engº Vitor e ele entra em contacto consigo.... não conte é que eu coloquei aqui o valor orçamentado... ;)) isto é só para amigos.. quase... mas eu faço um "forcing"zito porque ele é o nosso habitual constructor e digo que o Cardoso é meu cliente :)))))))

    Cumprimentos
    Mail: [email protected]
  8.  # 11

    Colocado por: afsantosPaulo a minha construção vai neste momento na fase do telhado, beirado concluído, em principio amanhã começa-se a telhar.

    Para mim, a estrutura termina no betão armado + telhado + alvenarias. Até este pornto corre tudo bem, vê-se avanços quase diários. dai dizer que é a parte mais gratificante. Mas o que quis puxar á discussão à discussão indirectamente é o seguinte:

    Quando a Raquel diz que está desejosa de começar a construir, esse desejo pode fazê-la cometer aquele que eu considero ser o erro mais grave de todo o processo, que é precipitar-se e adjudicar ao primeiro que aparece ou começar sem rever o projecto e definir tudo, antes da primeira pedra, porque está farta de esperar. Esta fase é critica e erros cometidos nela, mais tarde, vão custar muito caro.

    E adianta pouco ter fé que vai correr tudo bem, porque isto não vai lá com fé, vai com preparação e no caso de empreitadas sem um empreiteiro geral, em que não existe alguém responsável por tudo e cada sub empreiteiro vai fazer a sua parte para receber e desaparecer, os perigos aumentam muito. Por isso, cuidado com as precipitações nesta fase

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos, AnaT, raquel.jma
  9.  # 12

    Boa tarde Sr. Paulo Correia,

    Obrigado pelo comentário.
    Quanto á ansiedade, que existe e é devida pelo facto de andar com este projecto de tras para a frente há seguramente 2 anos. Ele já foi visto e revisto.

    Quanto ao empreiteiro, é de nossa confiança, e temos obras efectuadas por ele com mais de 10 anos. Temos empregados nossos na obra a laborar com os dele e pagamos a um Eng e ao Arq. para acompanharem a obra e lá estão quase que diariamente.

    Claro que casas perfeitas não existem e sempre acabamos por dizer: .. porque não fiz assim, ou assado.. mas depois da nossa ultima alteração na parte superior... acho que já não é possivel alterar nada e até porque não é possivel com o terreno.

    Anseio começar, mas sem pressa, já que esta é inimiga do "bem fazer", verdade? Estou bem onde estou... vivo em frente ao rio Douro, vejo a melhor cidade do mundo (PORTO) e vejo a foz.. o rio a entrar no mar... mas queria ter a MINHA CASA definitivamente :)))
  10.  # 13

    Colocado por: raquel.jma vejo a melhor cidade do mundo (PORTO)


    ???

    Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé ...

    Gostos não se discutem...

    Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé ...

    Aceite os votos de um Santo Natal
  11.  # 14

    Colocado por: A. Nónimo
    Colocado por: raquel.jmavejo a melhor cidade do mundo (PORTO)


    ???

    Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé ...

    Gostos não se discutem...


    Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé Hé ...

    Aceite os votos de um Santo Natal


    Pois não ;)) Bom Natal
  12.  # 15

    Colocado por: raquel.jma... Ele já foi visto e revisto. ...


    Isso é o que todos dizem.
    E para não fugir à regra, também eu dizia.
    De nada me valeu ter um pai que é empreiteiro e os muitos anos que passei nas obras.

    Um Santo Natal
  13.  # 16

    Olá Raquel

    Primeiro os parabéns por decidir partilhar o seu projecto, neste mundo global que é a internet. Permitindo assim obter algum conhecimento extra, mas contribuindo também para o aperfeiçoamento do conhecimento global de todos nós.
    Penso que o seu projecto é bastante arrojado, moderno e espaçoso o que deve ter dado luta ao arquitecto, para conciliar os seus interesses e por outro cumprir os regulamentos e as burocracias das camaras.
    Agora a parte menos boa, essa construção vai ficar bastante cara, depois muito cuidado com as coberturas em terraço e grandes vão envidraçados, com todos os problemas térmicos e de infiltrações, de resto fogo á peça. Não substime os conselhos do Paulo Correia e de outros, porque construir com qualidade e ainda por cima barato, não é para todos, mesmo numa simples moradia. Boa Sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  14.  # 17

    Caro Lav

    No post #3 : o que é uma "cabina de duche ermética" com exaustão para o exterior?

    São as cabines de duche com saúna integrada?

    Fiquei curioso pois estou a planear a remodelação de um Casa de Banho com boas dimensões (acho eu..cerca 4mx3) e queria "investir" numa solução de "banhos".

    As cabines de duche integradas têm sempre muito bom aspecto ( ..e bem caras...) mas fico sempre com receio da sua fiabilidade e se na verdade proporcionam um banho forte ( àgua quente e com itensidade suficiente nos diversos pontos), ou se são apenas uma ilusão com uma forte componente de marketing \ e empacotamento de produto.

    Agradeço comentários, principalmente quem tenha na sua casa cabines de duxe integrando equipamentos (duxe em si, spa, ou suana...etc).
  15.  # 18

    Sim de facto, essas cabines tem tanto de tentação como de duvidas.
    Será que valerão alguma coisa?
    • kami
    • 9 janeiro 2009

     # 19

    Boas

    Também tenho exactamente as mesmas dúvidas... se essas cabines com tantos jactos e jactinhos... não são um grande barrete... alguém tem uma em casa? Aquilo consegue mandar água pelos buracos todos como deve de ser?

    Cumps
  16.  # 20

    Boas a todos,

    Cabines de duche ou chamadas de hidromassagem, funcionam e bem... posso deixar alguns contactos de clientes meus e perguntam se estam satisfeitos.... tlvz digam que como só há 1 em casa, de manhã fazem fila á porta ;))

    Façamos assim: Experimentam uma e depois dão a vossa opinião aqui no forum.... ok? :)

    Cabine
    Cabine

    Uma destas... pode ser?
 
0.0241 seg. NEW