Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a amadurecer a ideia para implementar um sonho que já tenho há uns tempos: hotelaria. Pensei iniciar com um pequeno projecto, possivelmente Alojamento Local, com 8/10 quartos.

Tenho identificado um prédio que está neste momento à venda, no centro da cidade. Independentemente do investimento inicial com esta aquisição, já comecei a dar voltas à cabeça com os pequenos pormenores que sei que vão surgir, até porque já tenho a experiência de ter feito uma reabilitação total semelhante: a do meu apartamento.

Assim, para quem me possa ajudar, questionava inicialmente (virão no futuro certamente muitas mais questões e poderão ser alvo de debate - conto com o vosso apoio :-)

Processos administrativos:

- o prédio está licenciado para habitação. a licença para alojamento local terá de ser efectuada na câmara minicipal? que projectos de especialidades são normalmente exigidos? só incêndio?
    - caso arrende o prédio (que é também uma opção), poderei explorá-lo da mesma forma, com autorização do senhorio e contrato de arrendamento?

Processos técnicos:
    - AQS. Verificando que é um edifício de 2 andares, com cerca de 300m2 no total, o que me aconselhariam ao nível de sistemas de aquecimento de águas? tenho pensado 2 WC's "comuns" por piso (1 homens + 1 senhoras), com 2 compartimentos para banho em cada um deles. esta é a questão que mais me preocupa, porque o garante de pressão satisfatória e água quente são para mim dois pontos essenciais para o sucesso...

Obrigado por todo o tempo que me possam dispensar.

Cumprimentos.
  2.  # 2

... deve ponderar uma IS por quarto... excepto se estiver a apostar no mercado lowbudget/ Hostel...
    O que precisa, é só consultar os diversos topicos acerca do AL, veja aqui:
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=alojamento+Local&Type=Comments&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  3.  # 3

Viva Japazul,
    pelo que descreve, estando no centro da cidade e sendo pequeno, talvez a se adeque mais a uma situação de hostel com espaços de banho comuns por piso.
    De momento são situações bastante procuradas, pela economia de preço para quem viaja e pela oportunidade de conhecer outras pessoas.
    Aí também entram aspectos menos definíveis como o "charme" do edifício. Não sabemos se este possui algo especial, mas caso tenha, tente por tudo fazer com que não desapareça com a remodelação, pois será a sua mais-valia.
    Concentrando os wc conseguirá também uma maior rentabilidade do investimento, uma vez que são dos espaços mais dispendiosos de construir, manter e limpar. Assim reduz a área de WC (investindo um pouco mais na qualidade) e poderá aumentar a área para dormidas.
    Para além das especialidades pedidas pelas câmaras é natural que existam bastantes mais procedimentos a respeitar relativamente à instalação de um serviço de aluguer ao público.
    Onde é o imóvel ?

Toda a sorte Japazul
    Cumprimentos, Tiago.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  4.  # 4

Colocado por: japazulProcessos técnicos:
    - AQS. Verificando que é um edifício de 2 andares, com cerca de 300m2 no total, o que me aconselhariam ao nível de sistemas de aquecimento de águas? tenho pensado 2 WC's "comuns" por piso (1 homens + 1 senhoras), com 2 compartimentos para banho em cada um deles. esta é a questão que mais me preocupa, porque o garante de pressão satisfatória e água quente são para mim dois pontos essenciais para o sucesso...

Por isso é que existem os projectos... ;)
    Concordam com este comentário: j cardoso
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas... deve ponderar uma IS por quarto... excepto se estiver a apostar no mercado lowbudget/ Hostel...
    O que precisa, é só consultar os diversos topicos acerca do AL, veja aqui:
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=alojamento+Local&Type=Comments&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul

Caro Pedro Barradas,

Agradeço a sua sugestão mas, de facto, não encontrei informação no site que fosse de encontro às minhas necessidades.

Colocado por: tiagotViva Japazul,
    pelo que descreve, estando no centro da cidade e sendo pequeno, talvez a se adeque mais a uma situação de hostel com espaços de banho comuns por piso.
    De momento são situações bastante procuradas, pela economia de preço para quem viaja e pela oportunidade de conhecer outras pessoas.
    Aí também entram aspectos menos definíveis como o "charme" do edifício. Não sabemos se este possui algo especial, mas caso tenha, tente por tudo fazer com que não desapareça com a remodelação, pois será a sua mais-valia.
    Concentrando os wc conseguirá também uma maior rentabilidade do investimento, uma vez que são dos espaços mais dispendiosos de construir, manter e limpar. Assim reduz a área de WC (investindo um pouco mais na qualidade) e poderá aumentar a área para dormidas.
    Para além das especialidades pedidas pelas câmaras é natural que existam bastantes mais procedimentos a respeitar relativamente à instalação de um serviço de aluguer ao público.
    Onde é o imóvel ?

Toda a sorte Japazul
    Cumprimentos, Tiago.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul

Caro Tiago,

Agradeço as suas palavras de incentivo. Efectivamente, trata-se de um prédio antigo no centro histórico da cidade, em que pretendo manter a "traça" e fachadas. Portas antigas, janelas, etc. É isso que lhe vai dar charme. A concentração dos wc's vai ser uma preocupação pois, como diz e bem, permitirá aumentar um pouco a área para dormidas.

Colocado por: Pedro Barradas
    Por isso é que existem os projectos... ;)
    Concordam com este comentário:j cardoso

Caro Pedro Barradas,

De acordo, mas não avanço para projectos sem saber que solução de equipamentos pretendo implementar. Ou seja, não quero empreiteiros a "impingir-me" soluções :-) Depois de ouvidas as opiniões, optarei e então sim, tratarei do projecto :-)
  6.  # 6

Caro Japazul;

Para um empreendimento desse género, será necessário integrar os vários equipamentos e exigências legais na solução final. A fase de projecto fará sentido precisamente para que todas essas soluções sejam coordenadas e positivamente integradas. Por isso não sei se não é um equívoco esperar para escolher a solução de equipamentos a implementar antes de iniciar os referidos projectos, uma vez que é para isso mesmo que os projectos (de Arquitectura e Especialidades ) servem, precisamente para o ajudar a selecionar as os equipamentos, técnicas constructivas e restante intervenção espacial de um modo coordenado.
    Por muita boa vontade que os diversos comentários expressem é sempre complicado ter completa consciência do seu imóvel e do que pretende.
    Todavia, será sempre útil para recolher algumas impressões e experiências de outros casos ou foristas que tenham tido experiências similares, no entanto podem não ser directamente aplicáveis no seu caso, pelo que será conveniente depois voltar a colocar este tipo de questões à equipa projectista que escolher.

Cpts, Tiago.
  7.  # 7

Colocado por: japazul
    , mas não avanço para projectos sem saber que solução de equipamentos pretendo implementar. Ou seja, não quero empreiteiros a "impingir-me" soluções :-) Depois de ouvidas as opiniões, optarei e então sim, tratarei do projecto :-)

Os Projectos é que vão especificar as soluções, quer de equipamentos quer tecnico-construtivas que o empreiterio geral vai ter de implementar. Não confunda as coisas.

A 1º coisa que deve fazer é contactar um ou mais ganbinetes de projecto e pedir uma reunião (de preferência no local do "crime") por forma a, face ao existente e às suas expectativas, lhe elaborarem uma proposta de honorários...

0.0162 seg. NEW